Sugestão de compra.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ialan
Habilitado
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Out 27, 2017 6:56 pm
Modelos Citroën: c3 picasso

Sugestão de compra.

#1

Mensagem por ialan » Dom Jul 31, 2022 6:59 pm

Estou querendo trocar meu aircross, por um c4 Pallas ou c4 Picasso. O que me dizem algum ponto crítico a observar?

Desde já agradeço as sugestões.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Sugestão de compra.

#2

Mensagem por rgdl » Ter Ago 02, 2022 9:37 am

O C4 Picasso até 2014 não tem versão manual, então todos vem com cambio automático AL4, por isso vc tem que observar se o cambio foi bem cuidado.

O motor EW10 é um motor bem robusto mas não leva desaforo para casa, se vc não cuidar bem dele, especialmente na questão de arrefecimento, ele vai queimar a junta, então observe se o dono anterior usava aditivo no radiador, se não usava, colocando só agua pura, fuja desse carro.

Já os vendidos a partir de 2016 (não teve versão 2015) vc tem que ver se vem ou não com motor THP. Se é com motor THP tem que ver se o kit corrente já é o atualizado, pois o antigo dá muito folga e as guias costumam quebrar, Se a tampa do motor já é a nova que permite a troca do diafragma; tem a questão da mangueira que se acopla no turbo, pois se ela estiver ressecada ela quebra e destrói o compressor.

Nesses C4 Picasso o cambio automático já é o Aisin AT6 que é bem mais robusto que o AL4, porém esse modelo também tem cambio manual.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
ialan
Habilitado
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Out 27, 2017 6:56 pm
Modelos Citroën: c3 picasso

Re: Sugestão de compra.

#3

Mensagem por ialan » Qua Ago 03, 2022 5:53 pm

Quem me dera ter grana pra um thp.
Vai ser um 2.0 aspirado com Al4 mesmo. A versão at8 e Apartir de que ano?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Sugestão de compra.

#4

Mensagem por rgdl » Qui Ago 04, 2022 9:38 am

O cambio AL4 passou a ser chamado AT8 a partir de 2010, quando o conversor de torque foi modificado. Houve outras modificações também, mas a do conversor foi a mais significativa.

Dizem por ai que o AT8 dá menos problema que as versões anteriores do AL4.

Uma vez conversando com o mecânico que fez a reforma do meu AL4, e ele só trabalha com câmbio automático, ele me disse que os AL4 da PSA (Peugeot/Citröen) dão muito mais problema que o AL4 da Renault (DP0) e não há diferença mecânica entre eles. A diferença é só o óleo que é usado, a PSA usa o semissintético LT71141 que ela diz que é vitalício e a Renault usa o sintético Renaultmatic D3 SYN que ela diz para trocar a cada 50.000km.

Na reforma o mecânico colocou no meu cambio o Renaultmatic D3 SYN e eu venho trocando o óleo regularmente usando agora óleo Dexron VI + aditivo Lubegard Platinum, de modo que já são 100.000 km rodados após a reforma sem problemas.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder