P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
- ruben.gusmão
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Testa os bicos individualmente
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- rafa.aun
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Parece que temos agora três causas possíveis :
1º - Pressão excessiva de combustível (regulador de pressão)
 
2º - Bicos injetores
 
3º - Sistema de aceleração eletrônica (sensor/atuador)
 
Verifiquei que este último, com o tempo de uso, podem acabar tendo suas trilhas danificadas, principalmente do "10% ao 20%" de ATP.
Se isso ocorrer, pode ser que o atuador da borboleta leia incorretamente a posição do pedal, causando um parâmetro de aceleração incorreta.
Ontem fiz uma teste de aceleração com o carro com a chave na posição de partida usando um osciloscópio do software de OBD2.
A primeira coisa que vi é que em marcha lenta o ATP fica em 10% e no WOT em 80% (não deveria ser 100%?)
 
A segunda coisa que vi é que o pedal do acelerador estava duro (foi lubrificado) e roçando no painel com carpete (foi preso/ajustado).
 
A terceira coisa que vi foi se havia algum pico ou vale no ATP ao acelerar lentamente de 10% a 20%. Nada significativo. Há uma pequeno rebote no sinal para baixo quando o pedal é fixo em qualquer posição, mas não me pareceu uma anomalia.
 
Depois de passar um WD40 no pedal/sensor a hesitação de aceleração melhorou um pouco e a variação na lenta ficou mais estável.
Andei alguns quilômetros e ao parar em marcha lenta em um semáforo com o motor bem quente, pimba! Defeito no motor P0170...
			
			
									
										
						1º - Pressão excessiva de combustível (regulador de pressão)
2º - Bicos injetores
3º - Sistema de aceleração eletrônica (sensor/atuador)
Verifiquei que este último, com o tempo de uso, podem acabar tendo suas trilhas danificadas, principalmente do "10% ao 20%" de ATP.
Se isso ocorrer, pode ser que o atuador da borboleta leia incorretamente a posição do pedal, causando um parâmetro de aceleração incorreta.
Ontem fiz uma teste de aceleração com o carro com a chave na posição de partida usando um osciloscópio do software de OBD2.
A primeira coisa que vi é que em marcha lenta o ATP fica em 10% e no WOT em 80% (não deveria ser 100%?)
A segunda coisa que vi é que o pedal do acelerador estava duro (foi lubrificado) e roçando no painel com carpete (foi preso/ajustado).
A terceira coisa que vi foi se havia algum pico ou vale no ATP ao acelerar lentamente de 10% a 20%. Nada significativo. Há uma pequeno rebote no sinal para baixo quando o pedal é fixo em qualquer posição, mas não me pareceu uma anomalia.
Depois de passar um WD40 no pedal/sensor a hesitação de aceleração melhorou um pouco e a variação na lenta ficou mais estável.
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- Miau
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Ao pisar no máximo,  não passa de 80 e poucos % mesmo.  É  normal
			
			
									
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Já pensou em adquirir um daqueles OBDII chineses? O ideal no teu caso seria monitorar os sinais dos sensores com o carro em operação normal de dia a dia. Por exemplo, em marcha lenta o sinal do pedal não pode variar, se tiver variação é algum mau contato nele. Monitore MAP (pressão no coletor), sensor de temperatura, sensor do pedal, posição da borboleta... Pode ser muita coisa, mas o monitoramento dos sensores pode dar uma pista.
			
			
									
										
						- Miau
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Se o STFT e o LTFT estão fora do padrão o tempo todo,  então já tem coisa errada sempre em andamento. 
É aguardar o teste de pressão da bomba e o estado dos bicos.. Pra mim é um dos dois
			
			
									
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				Route 66
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Eu acho que os bicos deveriam ser uma das primeiras coisas a serem testadas. Quanto à pressão, só colocar um manômetro, se der dentro do indicado, não é regulador. Até porque o carro falha em lenta, se fosse pressão excessivamente alta já apareceria neste teste na própria oficina. E normalmente regulador quando estraga começa a deixar passar pressão mais baixa do que o normal, nunca vi regulador subir pressão de linha.rafa.aun escreveu:Parece que temos agora três causas possíveis :
1º - Pressão excessiva de combustível (regulador de pressão)![]()
2º - Bicos injetores![]()
3º - Sistema de aceleração eletrônica (sensor/atuador)![]()
Verifiquei que este último, com o tempo de uso, podem acabar tendo suas trilhas danificadas, principalmente do "10% ao 20%" de ATP.
Os bicos devem ser retirados e colocados em uma máquina de limpeza e equalização. Devem apresentar vazões próximas uns dos outros, com uma variação entre eles de menos de 10% entre o com maior e o com menor vazão. Aproveita que já estão fora e dê uma limpada neles, só pra garantir. Se na equalização tiver um bico com vazão muito alta, você achou o problema. Agora, os malucos que mandaram colocar regulador de Corsa...
Mas se você já eliminou todas as possibilidades de entrada falsa de ar, eu tô achando que é mais coisa no sistema de aceleração eletrônica mesmo...
- Timoteo BATALHA
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No meu caso...lenta oscilando, aumento de consumo (média de 10,5l  para 12,3l) e quando frio, pegava na segunda, terceira tentativa.
acabou-se o problema quando mandei tirar os bicos e testar, limpar, calibrar. Um estava travando mesmo após limpeza. O Mecânico de injeção desmontou limpou montou novamente e finalmente resolveu.
Xsara Picasso 2.0i 16v, voltou a rodar economico e suave
			
			
									
										acabou-se o problema quando mandei tirar os bicos e testar, limpar, calibrar. Um estava travando mesmo após limpeza. O Mecânico de injeção desmontou limpou montou novamente e finalmente resolveu.
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Muito boa tese. Pode ser a estanqueidade de um ou de mais bicos. Em maior carga e em ciclos de trabalho mais curtos, a quantidade de combustível que escapa por conta da deficiência de estanqueidade não chega a comprometer o funcionamento, mas em lenta, quando o ciclo é mais longo e o tempo de abertura do bico é baixo, o vazamento do bico não estanque "mija" uma quantidade porcentualmente maior de combustível e acaba enriquecendo demais a mistura. Explicaria bem o erro acontecer só em lenta.Miau escreveu:Se o STFT e o LTFT estão fora do padrão o tempo todo, então já tem coisa errada sempre em andamento.
É aguardar o teste de pressão da bomba e o estado dos bicos.. Pra mim é um dos dois
É algo a se testar definitivamente.
- ruben.gusmão
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Eu suspeitava do bico... Muito bom o estudo... Estou levando o aprendizado para o meu outro carro...
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- rafa.aun
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RESOLVIDO.
Após longo período, finalmente descobri a causa real do problema.
Com a ferramenta adequada (R$ 80,00) para realizar o sincronismo do comando de válvula, identifiquei que o ponto do eixo de comando de admissão estava um ponto fora, causado as falhas e ocasionado uma marcha lenta instável.
Pude verificar também que o esticador da correia do comando de válvula estava frouxo e trabalhou muito tempo sem o tensionamento correto, podendo esse ser a causa da correia "pular" um dente.
Enfim, com tudo ajusdado, os motor voltou a ronronar como um gatinho e não apresenta mais falhas ou códigos de erros.
Obrigado a todos pela ajuda,
Rafael Aun
			
			
									
										
						Após longo período, finalmente descobri a causa real do problema.
Com a ferramenta adequada (R$ 80,00) para realizar o sincronismo do comando de válvula, identifiquei que o ponto do eixo de comando de admissão estava um ponto fora, causado as falhas e ocasionado uma marcha lenta instável.
Pude verificar também que o esticador da correia do comando de válvula estava frouxo e trabalhou muito tempo sem o tensionamento correto, podendo esse ser a causa da correia "pular" um dente.
Enfim, com tudo ajusdado, os motor voltou a ronronar como um gatinho e não apresenta mais falhas ou códigos de erros.
Obrigado a todos pela ajuda,
Rafael Aun
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Boa Rafael!! Agora é só curtir o carro!
Obrigado por postar a solução.
			
			
									
										
						Obrigado por postar a solução.
- tilex
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To assustado  com esse defeito, o meu deu esse defeito no fim de semana, tava com menos de 1/4 de combustivel, ai eu abasteci e parou a mensagem. Foi a primeira vez que deu essa mensagem com esse nivel de gas. Será bomba ?
			
			
									
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- rgdl
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Pode ser, mas também pode ser o regulador de pressão que tem no conjunto da bomba.
			
			
									
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Estou com esse erro desde que comprei o carro, no início do mês. P0170. A partir de hoje vou acompanhar o STFT, mas pelo que já vi, ele tá em valores inferiores a 10%.fiz uma revisão e verifiquei velas, mangueiras de vácuo, tbi, etc... Tudo normal.
			
			
									
										
						