Fui ao centro de Niterói hoje, na ida tudo bem mas na volta... como o carro ficou no sol ligo o ar e nada dele funcionar corretamente, não gelava.
Logo pensei que fosse algum problema com ele, vazamento de liquido refrigerante ou algo assim, desliguei o ar e segui em frente.
Peguei a BR101, velocidade em torno de 100km/h, apenas três tracinhos no mostrador, beleza... só que saindo da BR eu preciso andar um trecho de 4 quilômetros em baixa velocidade por causa dos quebra-molas e na minha rua dificilmente passo dos 10 km/h por causa dos buracos... com essa chuva que tem caído por aqui até parece pista de rali.
Resumindo... não tem mais vento na cara... cheguei em casa e apitou o aviso de que o carro estava superaquecido, bem na hora de entrar na garagem de casa.
Diagnóstico imediato... a ventoinha não estava armada, simplesmente parou de funcionar.
Agora vejam o motivo.
Quando troquei a ventoinha o mecânico me mostrou um conjunto de fusíveis maxi que fica sob a BSM, e um deles estava queimado e por isso a ventoinha nova não funcionava. Lembrei disso e fui direto lá. O engraçado é o manual não fala nada sobre eles. Na foto o soquete está sem o fusível da ventoinha.

Agora olha só o estado do moço... todo derretido... um fusível maxi de 50A, ele não estava rompido, pois fiz o teste de continuidade nele a resistência foi a zero, apenas tinha derretido por causa do mal contato.

Então esse fusível é mais um item a se olhar quando há problema na ventoinha, especialmente se ela não liga.