AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

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gjvialta
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AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

#16

Mensagem por gjvialta » Qui Fev 09, 2017 11:01 am

Munhoz escreveu:O AL4 tem dois ímãs na tampa do corpo de válvulas que é para segurar a limanha e por isso não fica em suspensão no óleo. Teria que tirar a tampa pra ver..
Marcio, você chegou a atualizar o software do câmbio?
Veja se consegue monitorar a pressão de trabalho do óleo do cambio. Ela tem parâmetros de funcionamento que devem estar por volta de 2,6 - 2,9 bar, independente da temperatura. Esse monitoramento deve ser feito ligando o carro (óbvio), desde frio até o motor estar completamente quente. O ideal é fazer isso com o note plugado no carro (conduzir o veículo passando marchas no automático e tiptronic) e avaliar o comportamento da pressão com o aumento da temperatura e ver quando os trancos acontecem. As eletroválvulas devem compensar a pressão em função do aumento da temperatura.

Se notar que a pressão não se mantem nesse intervalo é provável que os trancos tenham origem na perda de pressão de trabalho. Aí pode ser que seja as eletroválvulas, mas trocá-las somente não deve resolve o problema, pois a maioria da vezes o problema é que condena as eletroválvulas. é preciso trocar uns retentores que ficam na árvore primária e atrás do conjunto de discos de composite para ter certeza que você matou o problema. além dos retentores que ficam na base das eletroválvulas. Senão você, de início pode achar que o problema está resolvido e na verdade as válvulas estão morrendo porque não conseguem compensar os vazamentos. Perdão se falei algo que você já sabe, ou já fez.

A pior hora é entregar o carro na mão de um curioso que vai aprender mexendo no carro da gente. Boa sorte e vamos tentar resolver o problema. Conte com a gente que vamos trocando ideias pra aprendermos junto. Estamos aqui.


AlexandreHols
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#17

Mensagem por AlexandreHols » Sex Fev 10, 2017 9:03 pm

Marciorschneider escreveu:Feita a troca do óleo. Usei a dremel para fazer dois lados retos no soquete e usei uma chave inglesa. Com isso acabei usando o torquímetro apenas no bujão de abastecimento, mas paciência, foi o que deu para fazer sem desmontar toda aquela barra.

Imagem

O óleo, como esperado, estava bem escuro:

Imagem

Saiu cerca de 2,5 ~ 2,7 litros. Completei com 3 litros e depois fiz o procedimento de checagem de nível, deixando escorrer até começar a pingar. Usei o mobil lt71171 mesmo, encontrei por R$ 89,00 aqui em Porto Alegre.

Ao final resetei o contador de desgaste do óleo. Ainda não dei uma volta com o carro, vou ver como ficou amanhã.
Reservou o contador??? Explique pra mim como vc faz issoImagem

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#18

Mensagem por Marciorschneider » Sex Fev 10, 2017 9:22 pm

AlexandreHols escreveu:
Marciorschneider escreveu:Feita a troca do óleo. Usei a dremel para fazer dois lados retos no soquete e usei uma chave inglesa. Com isso acabei usando o torquímetro apenas no bujão de abastecimento, mas paciência, foi o que deu para fazer sem desmontar toda aquela barra.

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O óleo, como esperado, estava bem escuro:

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Saiu cerca de 2,5 ~ 2,7 litros. Completei com 3 litros e depois fiz o procedimento de checagem de nível, deixando escorrer até começar a pingar. Usei o mobil lt71171 mesmo, encontrei por R$ 89,00 aqui em Porto Alegre.

Ao final resetei o contador de desgaste do óleo. Ainda não dei uma volta com o carro, vou ver como ficou amanhã.
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É feito utilizando o scanner e o Lexia ou similar. Existe uma conta que no própria tela de contagem é explicada, se me lembro bem é subtrair 2750 pontos para cada meio litro de óleo adicionado. No meu caso estava em quase 10.000 pontos, como coloquei 3 litros acabei zerando o contador.
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#19

Mensagem por AlexandreHols » Sex Fev 10, 2017 9:24 pm

OK show

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#20

Mensagem por gjvialta » Seg Fev 13, 2017 4:37 pm

Marciorschneider escreveu:
AlexandreHols escreveu:
Marciorschneider escreveu:Feita a troca do óleo. Usei a dremel para fazer dois lados retos no soquete e usei uma chave inglesa. Com isso acabei usando o torquímetro apenas no bujão de abastecimento, mas paciência, foi o que deu para fazer sem desmontar toda aquela barra.

Imagem

O óleo, como esperado, estava bem escuro:

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Saiu cerca de 2,5 ~ 2,7 litros. Completei com 3 litros e depois fiz o procedimento de checagem de nível, deixando escorrer até começar a pingar. Usei o mobil lt71171 mesmo, encontrei por R$ 89,00 aqui em Porto Alegre.

Ao final resetei o contador de desgaste do óleo. Ainda não dei uma volta com o carro, vou ver como ficou amanhã.
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É feito utilizando o scanner e o Lexia ou similar. Existe uma conta que no própria tela de contagem é explicada, se me lembro bem é subtrair 2750 pontos para cada meio litro de óleo adicionado. No meu caso estava em quase 10.000 pontos, como coloquei 3 litros acabei zerando o contador.
Existe uma tese que é resultado de experiência na qual se retira 100 pontos para cada 10.000km rodados pelo carro na retiradas do pontos do contador. Exemplo seu carro estava com 70.000km (suposição porque não sei). O contador de desgaste do fluido, visto no lexia, estava em 20.000 (exemplo) pontos e você colocou 2 litros (exemplo também) de óleo na caixa. Então, Dois litros de óleo representa uma diminuição no contador em 4 * 2750 = 11.000 pontos. Porém o carro já rodou 70.000km, que proporciona uma redução nessa contagem de 7 * 100 = 700 pontos. Assim, a quantidade de pontos que deve ser retirada do contador de desgaste é 11.000 - 700 = 10.300 pontos, O contador ao final deverá ficar com 9.700 pontos. Isso se deve ao fato de que o desgastes dos componentes internos também está sendo levado em conta.

Abç
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#21

Mensagem por diogosirtulli » Qui Fev 16, 2017 11:45 am

Qual é o ano do seu C5 ? Marciorschneider
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#22

Mensagem por Marciorschneider » Qui Fev 16, 2017 4:04 pm

diogosirtulli escreveu:Qual é o ano do seu C5 ? Marciorschneider
É 2011/2012.
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#23

Mensagem por Marciorschneider » Qua Mar 22, 2017 7:42 pm

No final das contas resolvi o meu problema trocando as válvulas solenóides.

Tentei fazer em casa, drenei o óleo, abri a tampa do corpo de válvulas e tive problemas pra desconectar os conectores que vão em cada válvula...são 8 ao todo. Minha posição de trabalho não era favorável, o óleo complica pra puxar e não queria usar um alicate pra não ter risco de quebrar. Depois de demorar 5 minutos pra tirar o primeiro e machucar os dedos resolvi fechar tudo e levar em uma oficina especializada.

Mandei trocar as duas que ficam na parte de cima mas poderia ter sido só a que faz a regulagem da pressão (a que fica do lado é a do lock-up do conversor).

Gastei 500 reais na brincadeira com mão de obra e mais o valor das válvulas. Ao menos valeu a pena, pois finalmente resolvi o problema dos trancos da 1a -> 2a.
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#24

Mensagem por gjvialta » Qui Mar 23, 2017 11:59 am

Legal seu retorno dando informações pra todos nós.

Sobre o aspecto do fluido do câmbio, como estava?
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#25

Mensagem por Munhoz » Qui Mar 23, 2017 1:57 pm

Obrigado por postar a solução!! vou marcar como resolvido.
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