AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

#1

Mensagem por Marciorschneider » Qui Dez 29, 2016 3:28 pm

Boa tarde pessoal, tá tudo pronto para eu troca o óleo da minha caixa, porém estou com uma dúvida:

Para ter acesso ao plug de drenagem é necessário que eu retire uma barra de aço presa pro 4 parafusos que bloqueia o acesso. Minha dúvida é se eu consigo remover ela com o carro em uma rampa ou preciso colocar ele no elevador? Tenho receio de remover ela na rampa e depois não conseguir por ela de volta pelo peso do carro na suspensão. Abaixo segue o pedaço do procedimento com a ilustração do que estou falando:
troca oleo AL4
troca oleo AL4


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#2

Mensagem por renan97ar » Dom Jan 01, 2017 8:50 pm

Aparentemente isso é parte da barra estabilizadora, então é muito provável que precise suspender o carro. Já tentou ver se não consegue tirar o dreno com ela aí?
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#3

Mensagem por Marciorschneider » Qui Jan 05, 2017 11:23 pm

renan97ar escreveu:Aparentemente isso é parte da barra estabilizadora, então é muito provável que precise suspender o carro. Já tentou ver se não consegue tirar o dreno com ela aí?

Pior que não, fica bem no caminho do parafuso :/. Talvez com uma chave de perfil bem baixo teria acesso, mas uma soquete não entra ali embaixo.

No começo achei que era parte da suspensão, mas analisando melhor percebi que essa barra é presa no chassi, a documentação em inglês chama de berço (cradle).

E pra complicar ainda mais, no documento que fala do torque desses parafusos diz que não podem ser reaproveitados, devendo ser substituídos. Liguei aqui na citroen em poa e eles nunca tiveram eles, quer dizer que qualquer c5 x7 que tenha sido feita a troca de óleo tiveram eles reaproveitados.

Fim de semana vou tentar fazer, se tiver sucesso posto aqui o resultado.
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#4

Mensagem por Marciorschneider » Qui Jan 05, 2017 11:42 pm

Marciorschneider escreveu:
renan97ar escreveu:Aparentemente isso é parte da barra estabilizadora, então é muito provável que precise suspender o carro. Já tentou ver se não consegue tirar o dreno com ela aí?

Pior que não, fica bem no caminho do parafuso :/. Talvez com uma chave de perfil bem baixo teria acesso, mas uma soquete não entra ali embaixo.

No começo achei que era parte da suspensão, mas analisando melhor percebi que essa barra é presa no chassi, a documentação em inglês chama de berço (cradle).

E pra complicar ainda mais, no documento que fala do torque desses parafusos diz que não podem ser reaproveitados, devendo ser substituídos. Liguei aqui na citroen em poa e eles nunca tiveram eles, quer dizer que qualquer c5 x7 que tenha sido feita a troca de óleo tiveram eles reaproveitados.

Fim de semana vou tentar fazer, se tiver sucesso posto aqui o resultado.
Achei um esquema melhor da suspensão, a barra me parece estar presa em uma estrutura fixa, o que você acha?


Imagem
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#5

Mensagem por Miau » Sex Jan 06, 2017 12:20 am

Me parece apenas uma barra de reforço.. Acho q pode soltar de boa e depois recolocar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#6

Mensagem por Marciorschneider » Ter Jan 10, 2017 11:34 pm

Tentei, mas consegui remover os parafusos. A posição não era favorável e não tinha um cabo de força com o tamanho adequado.

Vou mudar a estratégia: vou tentar reduzir a altura do soquete com uma dremel, se der certo vou conseguir usar ele com o torquímetro e abrir sem precisar remover a barra, se não der vou usar uma chave allen como base para fazer uma chave quadrada com a altura reduzida. Dessa maneira evito o risco de quebrar os parafusos que prendem a barra.

Mas cá entre nós, sei que a grande maioria dos C5 tem o motor diesel e outro câmbio, mas que ligar foda pra colocar esse bujão....coloquei algumas fotos pra ilustrar melhor:

Altura do soquete e o espaço disponível:

Imagem

Imagem

Visão de baixo para cima:
Imagem
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#7

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 11, 2017 1:08 am

Essa chave é de 1/4? Tive a impessão que sim..
não pra colocar a catraca direto ai?

Pode compartilhar o documento que diz que os parafusos não devem ser reaproveitados?
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#8

Mensagem por Marciorschneider » Qua Jan 11, 2017 12:40 pm

Tentei, mas minha catraca é de 3/8, não cabe...

Claro, segue a página que fala isso é essa em anexo, eles são os parafusos "1". No documento eles são chamados de baixa fricção, não sei o que muda em relação a um parafuso "normal".

Imagem
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#9

Mensagem por Marciorschneider » Sex Jan 13, 2017 10:55 pm

Feita a troca do óleo. Usei a dremel para fazer dois lados retos no soquete e usei uma chave inglesa. Com isso acabei usando o torquímetro apenas no bujão de abastecimento, mas paciência, foi o que deu para fazer sem desmontar toda aquela barra.

Imagem

O óleo, como esperado, estava bem escuro:

Imagem

Saiu cerca de 2,5 ~ 2,7 litros. Completei com 3 litros e depois fiz o procedimento de checagem de nível, deixando escorrer até começar a pingar. Usei o mobil lt71171 mesmo, encontrei por R$ 89,00 aqui em Porto Alegre.

Ao final resetei o contador de desgaste do óleo. Ainda não dei uma volta com o carro, vou ver como ficou amanhã.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem

#10

Mensagem por gjvialta » Qua Fev 08, 2017 9:56 am

Olá, Marcio!

E aí como ficou o carro depois da troca de óleo no cambio? :suor:

Abç
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

#11

Mensagem por Marciorschneider » Qua Fev 08, 2017 3:38 pm

No começo tive a impressão que tinha ficado melhor, mas não sei se foi efeito placebo ou realmente mudou. Mas agora, depois de rodar algumas semanas, diria que ficou do mesmo jeito, com trancos eventuais na passagem da primeira para a segunda.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

#12

Mensagem por gjvialta » Qua Fev 08, 2017 4:39 pm

Quando você drenou o óleo antigo, você viu que ele estava escuro, mas notou partículas em sua composição? Tinha cheiro caracterizando óleo queimado? Fez a troca usando o lexia?

Perdão não estou querendo lhe ensinar nada, mas querendo entender. Sei que a troca do fluído deve ser cuidadosa e criteriosa, senão... Pelo volume que você mencionou, você não trocou todo o fluido do cambio. Aliás, não chegou a trocar 36% do total que o cambio contem. Penso que você trocou apenas a parte que fica no cárter do cambio. Tem um procedimento para a troca do óleo que leva em conta a sua temperatura, o funcionamento do cambio passando as marchas para que todo o óleo circule por dentro do sistema do cambio propriamente dito, fazendo uma lavagem de todo o sistema, verificação do funcionamento das eletroválvulas, pressão de trabalho do cambio e por fim a correção da contagem do desgaste do fluido do cambio que não deve ser zerada totalmente, pois deve ser levada em conta o desgaste natural dos componentes mecânicos do cambio. Além disso, não pode ser feita a mistura de óleo, ou fluido, com especificação diferente. Isso é importante. O nível de óleo deve ser feito com o carro funcionando a uma temperatura entre 58° a 68°C. Ao final deve ser monitorada a pressão de trabalho do fluido do cambio e trocar alguns retentores e as eletroválvulas. Tudo isso se o óleo antigo não tiver o aspecto queimado que citei no começo.

Basicamente esses são os critérios.
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

#13

Mensagem por Marciorschneider » Qua Fev 08, 2017 8:48 pm

Sem problemas, o fórum é o espaço para troca de idéias e aprendizado mesmo.

Sim, fiz a troca utilizando o procedimento da Citroen através do docbackup: óleo de mesma especificação, temperatura, aferição do nível, torque recomendado nos parafusos, etc., (anexei ele para consulta, infelizmente não pude subir como pdf e tive que converter para JPG). Ele realmente faz uma drenagem parcial, teria que repetir algumas vezes para garantir uma troca maior.

Ele estava escuro, mas não tinha cheiro de queimado não. Nunca vi pessoalmente uma troca em outros câmbios, mas pelos vídeos que vi no youtube ele não estava tão escuro como em outros casos. Não procurei especificamente por partículas, mas não percebi nada na lona que usei para cobrir o chão ou no que escorreu na mão.
Anexos
C5 (X7) - B2CI010CP0 - Drain and refill - Refilling - level _ automatic gearbox4.jpg
C5 (X7) - B2CI010CP0 - Drain and refill - Refilling - level _ automatic gearbox3.jpg
C5 (X7) - B2CI010CP0 - Drain and refill - Refilling - level _ automatic gearbox.jpg
C5 (X7) - B2CI010CP0 - Drain and refill - Refilling - level _ automatic gearbox.png
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

#14

Mensagem por Munhoz » Qui Fev 09, 2017 12:55 am

O AL4 tem dois ímãs na tampa do corpo de válvulas que é para segurar a limanha e por isso não fica em suspensão no óleo. Teria que tirar a tampa pra ver..
Marcio, você chegou a atualizar o software do câmbio?
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

AL4 troca do óleo - acesso ao plug de drenagem C5

#15

Mensagem por Marciorschneider » Qui Fev 09, 2017 9:30 am

Munhoz escreveu:O AL4 tem dois ímãs na tampa do corpo de válvulas que é para segurar a limanha e por isso não fica em suspensão no óleo. Teria que tirar a tampa pra ver..
Marcio, você chegou a atualizar o software do câmbio?
Sim, levei na Citroen para atualizar quando comprei o carro, em 2015.
Responder