Tranco na caixa automática do C5
- flv.cav
- Sem Habilitação
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qua Abr 16, 2014 1:43 pm
- Nome: Flávio Cavalcante
- Localização: Osasco
- Modelos Citroën: C5 Exclusive 2.0 16v 2011 X7
Tranco na caixa automática do C5
Prezados,
Tenho um C5 2011 com 45.000 km e a caixa automática começou a dar um tranco, de forma intermitente, entre a 1ª e 2ª marcha. A fama da caixa AL4 já indicaria a precoce substituição das eletroválvulas, mas mesmo assim procurei concessionárias e oficinas especializadas, havendo uma convergência de opinião para a troca das eletroválvulas.
Pois bem, fiz a troca das peças, mas o carro continua com o mesmo tranco intermitente.
Nunca ascendeu nenhuma luz ou apresentou qualquer alerta de erro ou advertência. Verifiquei o fluído e está claro, sem limalhas, o que indica que não há desgaste das engrenagens internas.
Alguém já passou por algo parecido? Alguma sugestão? Foram feitas todas a configurações eletrônicas...
Desde já agradeço.
Tenho um C5 2011 com 45.000 km e a caixa automática começou a dar um tranco, de forma intermitente, entre a 1ª e 2ª marcha. A fama da caixa AL4 já indicaria a precoce substituição das eletroválvulas, mas mesmo assim procurei concessionárias e oficinas especializadas, havendo uma convergência de opinião para a troca das eletroválvulas.
Pois bem, fiz a troca das peças, mas o carro continua com o mesmo tranco intermitente.
Nunca ascendeu nenhuma luz ou apresentou qualquer alerta de erro ou advertência. Verifiquei o fluído e está claro, sem limalhas, o que indica que não há desgaste das engrenagens internas.
Alguém já passou por algo parecido? Alguma sugestão? Foram feitas todas a configurações eletrônicas...
Desde já agradeço.
Flávio Cavalcante
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Tranco na caixa automática do C5
Bem vindo Flávio,
É um problema bem conhecido e amplamente discutido. Hoje temos AL4 com 230 mil km nunca aberto, apenas com a troca das eletroválvulas e troca periódica do óleo.
Recomendo essas duas leituras:
viewtopic.php?f=29&t=866
viewtopic.php?f=19&t=3909
É um problema bem conhecido e amplamente discutido. Hoje temos AL4 com 230 mil km nunca aberto, apenas com a troca das eletroválvulas e troca periódica do óleo.
Recomendo essas duas leituras:
viewtopic.php?f=29&t=866
viewtopic.php?f=19&t=3909
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3524
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Tranco na caixa automática do C5
eu acho que a troca das solenoides foram desnecessárias.. visto que como não houve alarme algum no carro em relação a pressão da linha.
e continuo achando que o grande lance está no conversor de torque, que segundo as especializadas em conversor, deveria ser revisado a cada 50 mil km
assim que eu mexer no meu cambio, talvez semana que vem já.. posso falar mais sobre isso.
e continuo achando que o grande lance está no conversor de torque, que segundo as especializadas em conversor, deveria ser revisado a cada 50 mil km
assim que eu mexer no meu cambio, talvez semana que vem já.. posso falar mais sobre isso.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
- flv.cav
- Sem Habilitação
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qua Abr 16, 2014 1:43 pm
- Nome: Flávio Cavalcante
- Localização: Osasco
- Modelos Citroën: C5 Exclusive 2.0 16v 2011 X7
Tranco na caixa automática do C5
Munhoz / Miau,
Obrigado pelas informações.
O que realmente me intriga é a intermitência do tranco e a falta de luzes de advertência. Vou tentar provocar o erro com o Diagbox conectado para ver se encontro algo.
Pensei também em outras possibilidades: sensor de velocidade de rodas ou sensor do acelerador, o que pode influenciar na leitura da correta velocidade/aceleração.
Uma informação que não mencionei anteriormente é que uso o carro em 90% do tempo em estrada, ou seja, o carro não pega trânsito pesado, com constantes trocas de marcha. Creio que isso favorece a tese de que não há desgaste interno de engrenagens.
Vou fazer os testes e mantemos contato.
Obrigado,
Flávio.
Obrigado pelas informações.
O que realmente me intriga é a intermitência do tranco e a falta de luzes de advertência. Vou tentar provocar o erro com o Diagbox conectado para ver se encontro algo.
Pensei também em outras possibilidades: sensor de velocidade de rodas ou sensor do acelerador, o que pode influenciar na leitura da correta velocidade/aceleração.
Uma informação que não mencionei anteriormente é que uso o carro em 90% do tempo em estrada, ou seja, o carro não pega trânsito pesado, com constantes trocas de marcha. Creio que isso favorece a tese de que não há desgaste interno de engrenagens.
Vou fazer os testes e mantemos contato.
Obrigado,
Flávio.
Flávio Cavalcante
- gabriel_mupe
- Muito Curioso
- Mensagens: 552
- Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
- Nome: Gabriel Munhoz
- Modelos Citroën: Xantia Activa V6
Tranco na caixa automática do C5
Flavio, dependendo do tranco pode ser ate os coxins do motor/cambio.
Como a 1 e 2 marchas sao mais curtas vc percebe o tranco e nas mudancas entre 2-3 e 3-4 nao.
Isso aconteceu comigo em um pug 406.
Abs
Como a 1 e 2 marchas sao mais curtas vc percebe o tranco e nas mudancas entre 2-3 e 3-4 nao.
Isso aconteceu comigo em um pug 406.
Abs
Instagram
Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'
Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'
Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
- flv.cav
- Sem Habilitação
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qua Abr 16, 2014 1:43 pm
- Nome: Flávio Cavalcante
- Localização: Osasco
- Modelos Citroën: C5 Exclusive 2.0 16v 2011 X7
Tranco na caixa automática do C5
Gabriel,
O tranco é sempre entre a 1ª e a 2ª marcha, nunca ao contrário ou entre as demais marchas. Os coxins de motor e câmbio estão bons, inclusive troquei a bieleta anti-torque superior do motor semana passada.
Acredito que se fosse um problema mecânico (coxim, por exemplo), ele seria constante e não intermitente.
Amanhã vou fazer os testes com o carro em movimento e o Diagbox conectado.
Abs.
O tranco é sempre entre a 1ª e a 2ª marcha, nunca ao contrário ou entre as demais marchas. Os coxins de motor e câmbio estão bons, inclusive troquei a bieleta anti-torque superior do motor semana passada.
Acredito que se fosse um problema mecânico (coxim, por exemplo), ele seria constante e não intermitente.
Amanhã vou fazer os testes com o carro em movimento e o Diagbox conectado.
Abs.
Flávio Cavalcante
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3524
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Tranco na caixa automática do C5
como seu carro não apresenta falha na linha de pressão, ainda acho que pode ser problema no conversor, na roda livre dele.
ou talvez até o corpo de válvulas descalibrado.. nesse caso, talvez nem precisa desmontar o cambio.. se houver espaço, basta remover o corpo de válvulas e mandar pra uma casa especializada pra fazer a calibragem dos tampões das válvulas mecânicas dele.
outra coisa que pode ser e sai barato fazer, é trocar apenas os anéis de seguimento do pistão da tampa traseira, e também do pistão acumulador, que é de fácil acesso.. porém é tudo um tiro no escuro.
ou talvez até o corpo de válvulas descalibrado.. nesse caso, talvez nem precisa desmontar o cambio.. se houver espaço, basta remover o corpo de válvulas e mandar pra uma casa especializada pra fazer a calibragem dos tampões das válvulas mecânicas dele.
outra coisa que pode ser e sai barato fazer, é trocar apenas os anéis de seguimento do pistão da tampa traseira, e também do pistão acumulador, que é de fácil acesso.. porém é tudo um tiro no escuro.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Tranco na caixa automática do C5
A Picasso do meu pai em dias frios dava um tranco bem forte quando engatava a primeira e era o nível de óleo que estava errado, tinha 300 ml a mais. Nunca mais deu o tranco
Acho que antes de sair desmontando o certo é começar pelo mais barato, como você disse, andar com o Lexia ligado, verificar o nível.. etc
Acho que antes de sair desmontando o certo é começar pelo mais barato, como você disse, andar com o Lexia ligado, verificar o nível.. etc
-
- Habilitado
- Mensagens: 67
- Registrado em: Dom Mai 01, 2016 8:13 am
- Modelos Citroën: c4 hatch exclusive AT
Tranco na caixa automática do C5
Estes tranquinhos sempre notei, ré entao ao engatar e o carro parado percebe o tranco, e o detalhe carro frio de manha quase sempre entra em service, o que estou fazendo é ando com o carro uns 2 minutos estaciono, desligo em P e ligo novamente e nao aparece o service, semana que vem ou levar pra oficina.
-
- Habilitado
- Mensagens: 75
- Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
- Nome: Márcio Schneider
Tranco na caixa automática do C5
Comecei a perceber esse comportamento no meu (2012 - 33.000 km). Depois de ler todo o fórum estou pensando em trocar o óleo, mas ainda não sei o valor cobrado aqui em Porto Alegre e também acho importante ter depoimentos de quem trocou há meses ou anos pra saber se resolveu no longo prazo.
- flv.cav
- Sem Habilitação
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qua Abr 16, 2014 1:43 pm
- Nome: Flávio Cavalcante
- Localização: Osasco
- Modelos Citroën: C5 Exclusive 2.0 16v 2011 X7
Tranco na caixa automática do C5
Caros, boa tarde.
Sexta-feira levei o carro até a concessionária Le Mans em Osasco e fizemos o teste com o DiagBox. Rodamos cerca de 40 minutos em um trânsito intenso e o carro apresentou o famigerado tranco umas 7 ou 8 vezes(1ª para 2ª marcha). Ora era um tranco mais suave, ora um pouco mais "violento". O aparelho não apresentou quaisquer mensagens de erro, o que dificulta muito o diagnóstico.
A primeira opção apresentada pelo consultor é a verificação do módulo de comando do câmbio. Ele ficou de verificar se é possível colocarmos um módulo do C4 para testes, pois ele não terá o do C5. A segunda opção, é o reparo total da caixa.
Pela experiência de vocês, o reparo total da caixa é a solução mais apropriada? Não há mais nada que possa interferir neste tipo de defeito? Lembrando que as eletroválvulas são novas e o fluído de transmissão está ótimo.
Sds,
Flávio.
Sexta-feira levei o carro até a concessionária Le Mans em Osasco e fizemos o teste com o DiagBox. Rodamos cerca de 40 minutos em um trânsito intenso e o carro apresentou o famigerado tranco umas 7 ou 8 vezes(1ª para 2ª marcha). Ora era um tranco mais suave, ora um pouco mais "violento". O aparelho não apresentou quaisquer mensagens de erro, o que dificulta muito o diagnóstico.
A primeira opção apresentada pelo consultor é a verificação do módulo de comando do câmbio. Ele ficou de verificar se é possível colocarmos um módulo do C4 para testes, pois ele não terá o do C5. A segunda opção, é o reparo total da caixa.
Pela experiência de vocês, o reparo total da caixa é a solução mais apropriada? Não há mais nada que possa interferir neste tipo de defeito? Lembrando que as eletroválvulas são novas e o fluído de transmissão está ótimo.
Sds,
Flávio.
Flávio Cavalcante
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Tranco na caixa automática do C5
Márcio, procura o Artur dessa oficina aqui https://www.facebook.com/MGAMotorfrance/
Especializados e amantes de Citroen
Quando trocou as eletroválvulas foi feito a reprogramação do módulo do câmbio ou zerado os parâmetros auto adaptativos?
- flv.cav
- Sem Habilitação
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qua Abr 16, 2014 1:43 pm
- Nome: Flávio Cavalcante
- Localização: Osasco
- Modelos Citroën: C5 Exclusive 2.0 16v 2011 X7
Tranco na caixa automática do C5
Munhoz,
Foram feiras as reprogramações sim.
Vou procurar a MGA, obrigado.
Foram feiras as reprogramações sim.
Vou procurar a MGA, obrigado.
Flávio Cavalcante
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Tranco na caixa automática do C5
Flávio, indiquei a MGA pro Marcio pois fica em Porto Alegre.. rs
Se quiser uma em SP, indico a Oficina MK, faço as manuteções lá.
Eles também começaram com a linha PSA
Se quiser uma em SP, indico a Oficina MK, faço as manuteções lá.
Eles também começaram com a linha PSA
- flv.cav
- Sem Habilitação
- Mensagens: 7
- Registrado em: Qua Abr 16, 2014 1:43 pm
- Nome: Flávio Cavalcante
- Localização: Osasco
- Modelos Citroën: C5 Exclusive 2.0 16v 2011 X7
Tranco na caixa automática do C5
Munhoz,
Acabei de verificar este pequeno detalhe! hehe
Encontrei também a Pat Paulicéia, a 3E Motors e a Revisauto. Você conhecem?
Obrigado.
Acabei de verificar este pequeno detalhe! hehe
Encontrei também a Pat Paulicéia, a 3E Motors e a Revisauto. Você conhecem?
Obrigado.
Flávio Cavalcante