C5 2.0 16v aut 2005 falha e não passa de 1500rpm

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
ivojag
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 5:47 pm
Nome: ivojag
Modelos Citroën: Citroen C5 Exclusive 2.0 16v gás automático 2005

#1

Mensagem por ivojag » Qui Mar 03, 2016 11:04 am

Caros colegas do fórum...bom dia!

Sou novo no mundo maravilhoso da Citroen e também aqui no fórum, comprei a nave (C5 2.0 16 aut Preto 2005) já sabendo que tinha um problema.
Ele liga e funciona normalmente depois de um breve espaço de tempo ele apresenta uma falha e limita o rpm em 1500, tendo que religar para voltar ao normal e apresentar a falhar minutos depois.
Já foram revisadas varias peças como map, bateria,tbi,tampa de válvula, coletor da admissão, passado lexia o problema resolve por alguns minutos e depois volta.
Levei em ma oficina e o mecânico descobriu que quando aperta o freio por muito tempo baixando de 1000rpm (tipo parar em um semáforo) é quando a falha aparece tendo que religar o carro para ele voltar ao normal.

Se alguém poder me ajudar com alguma experiencia parecida e sua solução eu agradeceria muito!!!


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Qui Mar 03, 2016 12:11 pm

qual erro acusa no lexia?
ivojag
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 5:47 pm
Nome: ivojag
Modelos Citroën: Citroen C5 Exclusive 2.0 16v gás automático 2005

#3

Mensagem por ivojag » Qui Mar 03, 2016 9:26 pm

[quote name='Munhoz' date='Mar 3 2016, 12:11 PM' post='33026']
qual erro acusa no lexia?
[/quote]

Boa noite Munhoz...muito obrigado pelo interesse!!!

No lexia acusa 2 erros, um erro de piloto automático e outro que não lembro, porem o mecânico disse que não tem nada haver. Hoje ele ligou e disse que amanha vai fazer teste de cabeçote pois ele tem certeza que o problema é de vácuo e como já testou todos os componentes que poderia esta com entrada falsa de ar e estão todas normais só resta verificar o cabeçote, ele relatou que pode ser as sedes de válvula...vamos ver o que o teste vai dar amanha!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#4

Mensagem por Munhoz » Qui Mar 03, 2016 10:26 pm

cuidado com esse teste de cabeçote, já vi acontecer de não ter compressão nos cilindros e o cabeçote ir pra retífica. No fim das contas era o variador de fase do comando, ele falha e as válvulas ficam "abertas".
No caso que vi o freio ficava ruim também, justamente por não ter vácuo suficiente.
ivojag
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 5:47 pm
Nome: ivojag
Modelos Citroën: Citroen C5 Exclusive 2.0 16v gás automático 2005

#5

Mensagem por ivojag » Sex Mar 04, 2016 2:43 pm

Munhoz muito obrigado por sua preocupação!

Então...até agora o mecânico não retornou com o resultado do teste de compressão do cabeçote, e lendo sua resposta percebi que os freios do meu carro não apresenta problemas porem é acionando eles por muito tempo que o mecânico faz apresentar a falha na hora do teste na rua.
ivojag
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 5:47 pm
Nome: ivojag
Modelos Citroën: Citroen C5 Exclusive 2.0 16v gás automático 2005

#6

Mensagem por ivojag » Qua Mar 09, 2016 10:54 pm

Boa noite caros colegas do club!!!

Hoje o mecânico ligou e disse que fez o teste no cabeçote e o mesmo esta bom, o defeito é no bloco do motor...tem que plainar o bloco, o cabeçote e com isso trocar varias pecas totalizando 6 mil reais de pecas retifica e mão de obra...o que os senhores acham?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#7

Mensagem por Munhoz » Qui Mar 10, 2016 11:34 am

Bom dia Ivo, não sou mecânico por tanto o que vou dizer é chute. Um problema no bloco significa um problema físico e se é físico porque quando desliga e liga volta ao normal? Deveria apresentar o problema sempre.

(Só uma correção do meu comentário acima, não lembro se o problema era no sensor de fase ou na solenoide do variador.)

Não duvidando do seu mecânico mas antes de gastar 6 mil eu pediria uma segunda, terceira opinião.
O carro está em SP? se estiver posso indicar dois mecânicos.
De qualquer maneira da uma ligada na oficina MK e pede pra falar com o Mark <a href="https://www.facebook.com/oficinamk/" target="_blank">https://www.facebook.com/oficinamk/</a>
Editado pela última vez por Munhoz em Qui Mar 10, 2016 11:36 am, em um total de 1 vez.
ivojag
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 5:47 pm
Nome: ivojag
Modelos Citroën: Citroen C5 Exclusive 2.0 16v gás automático 2005

#8

Mensagem por ivojag » Qui Mar 10, 2016 2:59 pm

Muito obrigado pela atenção Munhoz

Eu não autorizei o serviço, vou retirar o carro para ver o que vou fazer, o mecânico é muito confiável porem o valor esta acima do meu orçamento. Acho que o carro fica bom quando liga por ter parâmetros fixos na central, depois que faz a leitura dos sensores que detecta a entrada de ar. Também não sou mecânico e estou chutando essa hipótese) Moro perto de campinas!
ivojag
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 5:47 pm
Nome: ivojag
Modelos Citroën: Citroen C5 Exclusive 2.0 16v gás automático 2005

#9

Mensagem por ivojag » Sex Mar 11, 2016 2:59 pm

Oi pessoal...tudo bem?

Encontrei um vídeo que fala sobre o meu suposto problema e resolvi compartilhar com vcs!

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=4KOojSaELmQ" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=4KOojSaELmQ</a>

Boa Tarde para todos!!!
Editado pela última vez por ivojag em Sex Mar 11, 2016 4:24 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#10

Mensagem por Munhoz » Sex Mar 11, 2016 4:41 pm

Legal o vídeo.
Mas não sei se é o seu caso. Veja que seu carro não baixa água e nem mistura água com óleo.

Repare que para ele diagnosticar o defeito no bloco é preciso retirar o cabeçote fora. Com o motor fechado acho muito difícil condenar o bloco, pois há a possibilidade de ser ou o cabeçote ou o bloco.
ivojag
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 5:47 pm
Nome: ivojag
Modelos Citroën: Citroen C5 Exclusive 2.0 16v gás automático 2005

#11

Mensagem por ivojag » Sex Mar 11, 2016 7:56 pm

Boa Noite Munhoz e todos do fórum!!!

Então, ele fez o teste no cabeçote e deu tudo certo, dai retirou o cabeçote e fez esse teste do vídeo com uma régua e constatou que esta empenado. Falei com meu mecânico antigo e de confiança (mas esta aposentado) e ele disse que pode ser isso sim o problema...vou trazer o carro de volta para minha cidade, levar em um mecânico que conheci a pouco tempo mas ate agora se mostrou muito honesto, desmontar o motor, levar na retifica e mandar avaliar. Com isso irei gastar menos da metade do valor que me foi orçado, trocando apenas o que for preciso...o que vocês acham???
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#12

Mensagem por Munhoz » Dom Mar 13, 2016 2:27 am

Menos da metade é um ótimo desconto. rsrs
Seu carro aqueceu alguma vez?
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#13

Mensagem por Benedusi » Seg Mar 14, 2016 5:50 pm

Eu tive um problema parecido com o primeiro c4 que tive, aconteceu depois de uma troca de óleo, não acusava nada, o carro andava uns metros e depois não subia mais o giro. No meu caso foi algo bem simples, o mecânico não tinha encaixado a tampa do óleo do motor, encaixei ela direito e pronto.

Não sei se é esse seu problema, mas com certeza não é o bloco do motor e nem o cabeçote. Leva numa citroen e pede pra escanearem com o carro ligado enquanto estiver apresentando o problema.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
ivojag
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Fev 29, 2016 5:47 pm
Nome: ivojag
Modelos Citroën: Citroen C5 Exclusive 2.0 16v gás automático 2005

#14

Mensagem por ivojag » Qua Mar 30, 2016 12:12 am

Olá Pessoal...boa noite!!!


Trouxe o carro para casa e levei para outro mecânico para ver a questão de retirar o motor para plainar o bloco, chegando la o mecânico viu o defeito e disse que já tinha visto algo parecido nos gols 16v, que poderia ser o sensor de temperatura da água, como custa apenas 33 reais comprei e trocamos...resultado não apareceu mais o problema até hoje!!!

Agora estou indo para as próximas etapas:

1- marcador de combustível marcando errado
2- completar nível do óleo da suspensão
3- limpador de para-brisa parou de funcionar do nada (já revisei parte elétrica e esta ok)

Conto com a ajuda de todos...muito obrigado!!!
oseas1115
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Jun 07, 2015 11:49 am
Nome: oseas1115

#15

Mensagem por oseas1115 » Qua Mar 30, 2016 8:40 am

Tem mecanicos de confiança que é melhor nw ter.
P condenar um bloco,sim tem que abri lo a nw ser que seja fratura exposta e
por empeno de uma das partes ou ele mistura e ou bate asa(escapa compressao entre eles)
Segundas e Terceiras opinioes tem e devem ser ouvidas.
Responder