Defeito freio de mao, carro travado na garagem C5 2009

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ragedudu
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jul 29, 2014 12:44 pm
Nome: ragedudu

#1

Mensagem por ragedudu » Seg Out 12, 2015 2:31 pm

Meu freio de mao eletronico acabou de travar, alguém já teve esse problema e como resolveu? Aparece a mensagem Defeito Freio de Mao e Defeito Anti Recuo, o carro esta travado no momento na minha garagem, sera que se lubrificar o cabo ou algum jeito pra destravar pra levar ate o mecanico ? Ou so reboque mesmo ?

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=lMGgkXotVgQ" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=lMGgkXotVgQ</a>


ragedudu
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jul 29, 2014 12:44 pm
Nome: ragedudu

#2

Mensagem por ragedudu » Seg Out 12, 2015 4:54 pm

Problema parcialmente resolvido, dentro do console central tem uma cinta que desarma o freio de mao automaticamente em caso de pane igual esta ocorrendo, fica a dica pra todos.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#3

Mensagem por Munhoz » Ter Out 13, 2015 11:04 am

valeu pela dica da cinta.
como o carro é todo eletrônico, o certo era passar no scanner pra ver o que acusa.
jefferson roberto
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Set 29, 2017 12:36 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Defeito freio de mao, carro travado na garagem C5 2009

#4

Mensagem por jefferson roberto » Sex Set 29, 2017 12:48 pm

Bom tarde meus amigos, estava tendo um problemas muito parecido no carro do meu amigo.
Resolvendo emergencialmente, retirando fusível de travamento f15 / 30a, caixa de fusível abaixo do painel de ar condicionado da esquerda / direita é o segundo abaixo da linha dos outros fusíveis, ainda aparece a mensagem porem ao dar uma leve arrancada ele destrava automaticamente.

abraços.
ramirocavalcanti
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Out 17, 2017 5:46 pm
Modelos Citroën: Citroen C5 2009

Defeito freio de mao, carro travado na garagem C5 2009

#5

Mensagem por ramirocavalcanti » Ter Out 17, 2017 5:53 pm

ragedudu escreveu:Meu freio de mao eletronico acabou de travar, alguém já teve esse problema e como resolveu? Aparece a mensagem Defeito Freio de Mao e Defeito Anti Recuo, o carro esta travado no momento na minha garagem, sera que se lubrificar o cabo ou algum jeito pra destravar pra levar ate o mecanico ? Ou so reboque mesmo ?

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=lMGgkXotVgQ" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=lMGgkXotVgQ</a>
No meu C5 esse problema dá 1x a cada 2 anos mais ou menos, e o responsável por isso é o "Conector de Stop", um interruptor que fica atrás do pedal de freio.

Os sintomas são:

1 - Você pisa no pedal de freio e tem um "delay" até você ouvir/sentir o cambio liberar o "P"

2 - Se o "Conector de Stop" estiver direitinho, quando você pisa no pedal de freio o cambio libera automaticamente. Com o tempo ele vai se desgastando, e essa liberação do cambio passa a ter um atraso.

Você pisa no pedal, e ele nao libera imediatamente. E, dependendo do estado, sequer libera o cambio para você descer a macha do "P" para o "D"rive.

As vezes alguns milisegundos de atraso entre apertar o pedal e ouvir o "click" na manopla, as vezes nao libera o cambio, as vezes demora 1 segundo ou vc tem que apertar várias vezes o pedal de freio até conseguir liberar o P.

3 - Quando a parte eletrônica desse conector começa a dar problema, mostra uma sequência de erros no painel como você descreveu - com o carro parado ou em movimento.

Erro no Freio Anti Recuo, Erro no Freio Blocante, Erro no sistema de ABS, e desarma tudo.

Detalhe: Você consegue andar com o carro normalmente.

Não há necessidade de tirar o freio do C5 usando o botão, basta acelerar um pouco que ele mesmo tira o freio de mão para você - Isso você configura no Menu do carro (botão no volante).

Uma coisa que aprendi com o C5 é: quanto menos você apertar os botões, melhor. Não brinque com a suspensão, ficar abaixando levantando, mudando para o sport e confort, nem com os comandos eletrônicos. Pq consertar a brincadeira é caro.

A peça custa uns R$ 150,00 na Citroen, você mesmo pode trocar.. acha atrás do pedal de freio. Desencaixa ela (é um interruptor de carcaça verde e o botão é preto, como uma campainha daquelas antigas).

As vezes vende com o chicote junto, se trocar o interruptor sozinho não resolver tenta trocar o chicote todo.
Editado pela última vez por ramirocavalcanti em Ter Out 17, 2017 6:09 pm, em um total de 1 vez.
ramirocavalcanti
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Out 17, 2017 5:46 pm
Modelos Citroën: Citroen C5 2009

Defeito freio de mao, carro travado na garagem C5 2009

#6

Mensagem por ramirocavalcanti » Ter Out 17, 2017 5:56 pm

Veja nessa foto aqui, a parte pequena é o contector / contator e o chicote.

A parte marrom é um botão, que é pressionado pela haste do pedal de freio quando você freia.

http://fotos.miarroba.es/fo/e8d6/1E4F64 ... 5FBA05.jpg

Depois de trocar tem que resetar os erros do carro com um scanner.
Responder