BSM pifou

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#1

Mensagem por FrancoFFP » Seg Ago 10, 2015 5:04 pm

Boa tarde amigos, infelizmente a BSM que fica ao lado da bateria do meu C5 2006 3.0 V6 pifou.

Na verdade o carro começou a não dar a partida de primeira depois de uns dias de muita chuva aqui em Porto Alegre.

Eu dava a partida e nem sempre pegava de primeira, às vezes era de segunda ou terceira, inclusive li relatos parecidos aqui, porém falaram que era contato da ignição, ou era bateria, ou até
Motor de partida. Porém levei em dois mecânicos aqui e eles deram o mesmo diagnóstico era a tal BSM.

Troquei a bateria até antes de verem que era a BSM e portanto ai já foram 400 reias.

Alguém poderia me dar alguma luz neste assunto.

A princípio a troca da BSM por outra usada é mais o serviço, está
Saindo R$ 1.000,00.

Teria mais algo que eu poderia
Olhar antes de trocá-la?

Abraços


fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#2

Mensagem por fabinhovioleiro » Ter Ago 11, 2015 12:05 am

Se o carro não pega no primeiro giro da chave,
não significa problema na BSI, pode ser muita coisa.

Coisas relacionadas a injeção eletrônica por exemplo ok,
meu c5I 2001 as vezes faz isso, mas não vejo nenhum problema que venha me preocupar,
girar a chave duas vezes ate para o barulho da bomba ai na terceira dar a partida pega de boa.

Mas logo vou ver o que pode ser, mas bsi acho que não é o caso.
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#3

Mensagem por Munhoz » Ter Ago 11, 2015 11:34 am

Fabinho, seu sintoma me parece ser a bomba de combustível. Ela tem uma válvula que impede o retorno da gasolina e quando ela falha a linha esvazia, por isso virando a chave duas ou três vezes sem dar a partida resolve.
fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#4

Mensagem por fabinhovioleiro » Qua Ago 12, 2015 12:25 am

Pois é pode ser mesmo a bomba,
em breve vou parar para ver esse detalhes.

Estou aos poucos resolvendo os probleminhas do meu c5

Valeu abraço.
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#5

Mensagem por FrancoFFP » Qua Ago 12, 2015 4:54 pm

Obrigado pelos retornos.

Fabinho, mencionei a BSM e não a BSI, o nosso C5 tem os dois módulos.

A BSM fica ao lado da bateria no motor, e a BSI fica mais pra cabine.

Se alguém souber da BSM, ou onde eu poderia adquirir uma mais em conta.


Abraços
fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#6

Mensagem por fabinhovioleiro » Qua Ago 12, 2015 9:16 pm

Falei BSI essa ao lado da bateria mesmo,
não sabia que era BSM.

Já deu uma olhada nela e nos conectores ?

Minha Break tinha alguns problemas,
tipo o A/C sensor de chuva e faróis,
mas resolvi trocando um dos plugs que havia entrado em curto.

Problema resolvido.
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#7

Mensagem por FrancoFFP » Qui Ago 13, 2015 4:09 pm

Valeu Fabinho, sim está do lado da bateria é a BSM e tem outro módulo que é a BSI, está fica mais no interior do carro, na parte do painel parece.

Pois é, poderia ser um conector estragado mesmo, mas como eu posso verificar isso, verificar se é algum daqueles conectores? Quais tu me diz para eu verificar? Obrigado
fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#8

Mensagem por fabinhovioleiro » Qui Ago 13, 2015 8:19 pm

Tira aquela capa de proteção, e de uma olhada na fiação ali por cima,
depois tiras os conectores um por um e da uma olhada neles,
veja se tem algum com sinal de curto ou oxidação.

Dentro da bsm é difícil dar problema, mas pode acontecer.
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#9

Mensagem por FrancoFFP » Sex Ago 14, 2015 5:36 pm

Muito obrigado Fabinho.

E se eu tirar conector por conector como dissestes, não vou desprogramar a BSM? Pois me falaram que quando trocam a BSM, eles fazem uma reprogramação acho que nas saídas e tal.

Se eu retirar os conectores (um por vez, ou todos de uma vez só) não corro o Risco de desprograma-la?

Outra coisa, estou desconfiado disso que tu me disse mesmo, de repente é só um conector com problema e tal, inclusivo Fabinho, o mecânico fez uma pequena "gambiarra" ali na BSM, para eu poder dar partida no carro. Ele colocou um pedaço de fio, tipo de cobre, bem no conector que fica em uma posição sozinha, mais pro lado de onde fica a bateria sabe? Este conector é branco no meu carro, tem umas quatro entradas de fios nele, e em uma das pontas por onde entram os fios neste conector, o mecânico só colocou ali este pedaço de fio, repito tipo fio de cobre mais grossinho, cujo eu encostando um fio neste fiozinho que ele colocou no conector é mais abaixo em um tipo pino que também fica entre a BSM e a bateria, o carro da a partida.

Não sei se fui claro, mas acho que poderia ter um probleminha só neste conector que o mecânico colocou tal fio grossinho "espetado ali", vou tentar postar uma foto mais tarde pra ti ver.

Será que não dá problema de desprogramar então a BSM caso eu venha desconectar os Plugs?

Abraço
fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#10

Mensagem por fabinhovioleiro » Sex Ago 14, 2015 8:32 pm

Pode soltar os conectores sem medo só deixar o carro desligado,
ou se quiser pode soltar os cabos da bateria também ok.
o que vai ocorrer é que o relógio do painel vai ter que ser acertado novamente.

Sobre o fio na caixa bsm, me mande fotos que eu tento ver o que está ocorrendo,
o sinal sai ali da chave e deve passar pela caixa, pra dai chegar até motor de arranque,
então o sinal não está chegando, sinal positivo quando gira a chave ok.

Eu troquei o conector na minha break o conector verde com 16 fios,
resolveu muito probleminha, fui no desmanche e comprei o conector por 20,00
e fui colocando fio por fio para não perder a ordem certa, só ir pelas cores um a um não tem erro.

:613179:
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#11

Mensagem por FrancoFFP » Seg Ago 17, 2015 10:18 am

Fabinho, mais uma vez obrigado pelas dicas.

Bom, o carro estava no fim de semana aqui na empresa que eu trabalho, vou tirar a foto daqui a pouco e te envio, tens algum e-mail particular também, mando a foto aqui e no teu e-mail.

Vou levar o carro agora no meio dia, em uma auto elétrica que me indicaram, eles prestam serviço pra frota daqui da empresa, e de repente eles arrumam a BSM somente trocando uma coisa ou outra e fica bem mais em conta do que os R$ 1.000,00 que estão me cobrando por aí.

Vamos nos falando, e valeu pelas dicas mesmo.

Um dia poderíamos armar um encontro dos C5 do Brasil, e nos encontrarmos pra trocarmos experiências das máquinas...

Apesar dos problemas que aparecem, é uma baita nave, um baita carro... Motorzão, espaço interno, luxo e cheio de tecnologia...

Abraço
fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#12

Mensagem por fabinhovioleiro » Seg Ago 17, 2015 5:04 pm

Pode me enviar no fabinhovioleiro@gmail.com

:613179:
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#13

Mensagem por FrancoFFP » Qua Ago 19, 2015 11:43 pm

Boa noite,

Felizmente conseguimos descobrir o tal "defeito na BSM". Tal defeito que estava custando em torno de R$ 1.000,00.

Bom, com ajuda dos colaboradores Fabinho e Munhoz, e mais a indicação de uma "Mosca branca" na área da mecânica, consegui resolver o meu problema.

Feito os testes para
Verificar a passagem de corrente elétrica nos componentes que fazem a ignição funcionar, constatou que um fusível estava queimado e trocando o mesmo, estou eu aqui mais feliz que não sei o que.

Ai vem o problema, será que um fusível custa R$ 1.000,00? E que mágica fez este mecânico que fez meu carro funcionar e me cobrou incríveis R$ 50,00? Isso mesmo, cobrou 50 pila pra ficar simbólico, perto de tamanha vontade de achar realmente o problema, é ser mecânico muito Honesto.

Isso ai então, um fusível trocado e BSM antes condenada, está lá cumprindo com o seu papel.

Abraço e obrigado pela força.
fabinhovioleiro
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Ter Mai 27, 2014 7:44 pm
Nome: fabinhovioleiro
Localização: Curitiba-Pr / Sítio Cercado
Contato:

#14

Mensagem por fabinhovioleiro » Qui Ago 20, 2015 8:46 am

SÓ ALEGRIA !


:613179:
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Imagem
Avatar do usuário
opmf
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Fev 17, 2016 9:38 pm
Nome: Jr Moura
Localização: Curitiba
Modelos Citroën: C5 II Exc 3.0 V6 2006

BSM pifou

#15

Mensagem por opmf » Qua Abr 27, 2016 10:34 pm

Boa noite colegas,
no meu caso foi a bsm mesmo q se foi... Abri a mesma e constatei q os reles estão detonado!

Preciso de uma ajuda na seguinte questão...
Como saber quais números de bsm são compatíveis com o meu carro, já que qndo pesquiso a minha, só aparece em sites de fora?

Agradeço desde já...

C5 II V6 3.0 2006
Responder