Defeito no sistema antipoluição C5 3.0 2005
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Oi pessoal, tenho um C5 3.0 2005 e está acusando Defeito no sistema antipoluição.
vi alguns comentários sobre isso ser um sensor que deve ser trocado ou limpo.
alguém sabe precisar se seria isso mesmo e onde fica este sensor, pois nao quero cair na mão de mecanico que quer arrancar meu fígado. pretendo comprar a peça e eu mesmo efetuar a troca.
conseguem me ajudar?
vi alguns comentários sobre isso ser um sensor que deve ser trocado ou limpo.
alguém sabe precisar se seria isso mesmo e onde fica este sensor, pois nao quero cair na mão de mecanico que quer arrancar meu fígado. pretendo comprar a peça e eu mesmo efetuar a troca.
conseguem me ajudar?
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- Curioso
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[quote name='Rodolfo bertolucci' date='Jul 7 2015, 09:44 PM' post='29793']
Fornielles, dá uma perguntava no forum das picasso, tem uns caras que manjam muito por lá, Andre, RGDL, Munhoz, não sei se a mecanica é proximo do seu C5, se for parecido é capaz deles te ajudar.
[/quote]
obrigado. vou procurar.
Fornielles, dá uma perguntava no forum das picasso, tem uns caras que manjam muito por lá, Andre, RGDL, Munhoz, não sei se a mecanica é proximo do seu C5, se for parecido é capaz deles te ajudar.
[/quote]
obrigado. vou procurar.
- Munhoz
- Zumbi
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Fornielles,
Isso pode ser sonda lambda ou na maioria dos casos combustível de má qualidade.
Tente trocar de posto e coloque uns 50 reais de Podium, veja se some o aviso.
Se quer economizar um pouco, compre Car80 e jogue no corpo de borboleta com o carro ligado. Isso vai limpar algumas coisas e é provável que note uma diferença no funcionamento do motor.
Isso pode ser sonda lambda ou na maioria dos casos combustível de má qualidade.
Tente trocar de posto e coloque uns 50 reais de Podium, veja se some o aviso.
Se quer economizar um pouco, compre Car80 e jogue no corpo de borboleta com o carro ligado. Isso vai limpar algumas coisas e é provável que note uma diferença no funcionamento do motor.
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[quote name='Munhoz' date='Jul 9 2015, 01:29 AM' post='29807']
Fornielles,
Isso pode ser sonda lambda ou na maioria dos casos combustível de má qualidade.
Tente trocar de posto e coloque uns 50 reais de Podium, veja se some o aviso.
Se quer economizar um pouco, compre Car80 e jogue no corpo de borboleta com o carro ligado. Isso vai limpar algumas coisas e é provável que note uma diferença no funcionamento do motor.
[/quote]
Oi Munhoz,
obrigado. mas acho que pode ser o componente mesmo. já troquei o combustível do tanque inteiro com gasolina aditivada e persiste o problema.
estes dias eu usava desligar o carro e ligar novamente. a mensagem aparecia mas conseguia andar razoavelmente bem. porém esta ultima semana mesmo fazendo isso o carro fica manco e falhando. ruim de andar.
vou tentar trocar essa sonda. sabe dizer onde ela fica?
Fornielles,
Isso pode ser sonda lambda ou na maioria dos casos combustível de má qualidade.
Tente trocar de posto e coloque uns 50 reais de Podium, veja se some o aviso.
Se quer economizar um pouco, compre Car80 e jogue no corpo de borboleta com o carro ligado. Isso vai limpar algumas coisas e é provável que note uma diferença no funcionamento do motor.
[/quote]
Oi Munhoz,
obrigado. mas acho que pode ser o componente mesmo. já troquei o combustível do tanque inteiro com gasolina aditivada e persiste o problema.
estes dias eu usava desligar o carro e ligar novamente. a mensagem aparecia mas conseguia andar razoavelmente bem. porém esta ultima semana mesmo fazendo isso o carro fica manco e falhando. ruim de andar.
vou tentar trocar essa sonda. sabe dizer onde ela fica?
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RESOLVIDO!
Pessoal....talvez ajude quem tenha o mesmo problema.
depois de investigar vários videos sobre o sistema antipoluição e tal....
verifiquei que este alerta pode ser gerado por inúmeros problemas que não necessariamente são o da sonda lambda ou catalizador que na verdade são peças que dificilmente dão defeito e erroneamente o mecânico desinformado insiste em trocar o conjunto (catalizador R$ 4 a 5 mil e sonda R$ 100 reais)
no meu caso foi o sistema de ignição e uma das bobinas (aciona a vela) estava queimada.
rsrsrs.....ainda estou aprendendo sobre algumas coisinhas que parecem básicas em mecânica, mas por desconhecimento acabo não mexendo...
resumo da ópera.... com uma simples verificação o mecânico testando a vela e depois a bobina constatou que uma estava queimada....a troca da peça por uma nova e mais a mão de obra saiu em R$ 200,00.
pronto...o V6 andando bunito dinovo e a mensagem no painel se foi.
(detalhe que acompanhei todo o processo de verificação)
(oficina em curitiba Fressato)
Pessoal....talvez ajude quem tenha o mesmo problema.
depois de investigar vários videos sobre o sistema antipoluição e tal....
verifiquei que este alerta pode ser gerado por inúmeros problemas que não necessariamente são o da sonda lambda ou catalizador que na verdade são peças que dificilmente dão defeito e erroneamente o mecânico desinformado insiste em trocar o conjunto (catalizador R$ 4 a 5 mil e sonda R$ 100 reais)
no meu caso foi o sistema de ignição e uma das bobinas (aciona a vela) estava queimada.
rsrsrs.....ainda estou aprendendo sobre algumas coisinhas que parecem básicas em mecânica, mas por desconhecimento acabo não mexendo...
resumo da ópera.... com uma simples verificação o mecânico testando a vela e depois a bobina constatou que uma estava queimada....a troca da peça por uma nova e mais a mão de obra saiu em R$ 200,00.
pronto...o V6 andando bunito dinovo e a mensagem no painel se foi.
(detalhe que acompanhei todo o processo de verificação)
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- Munhoz
- Zumbi
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obrigado pelo retorno e que bom que era um problema mais simples :icon_smile_approve:
Editado pela última vez por Munhoz em Seg Jul 13, 2015 4:57 pm, em um total de 1 vez.
[quote name='FORNIELLES' date='Jul 9 2015, 11:58 AM' post='29810']
[quote name='Munhoz' date='Jul 9 2015, 01:29 AM' post='29807']
Fornielles,
Isso pode ser sonda lambda ou na maioria dos casos combustível de má qualidade.
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Se quer economizar um pouco, compre Car80 e jogue no corpo de borboleta com o carro ligado. Isso vai limpar algumas coisas e é provável que note uma diferença no funcionamento do motor.
[/quote]
Oi Munhoz,
obrigado. mas acho que pode ser o componente mesmo. já troquei o combustível do tanque inteiro com gasolina aditivada e persiste o problema.
estes dias eu usava desligar o carro e ligar novamente. a mensagem aparecia mas conseguia andar razoavelmente bem. porém esta ultima semana mesmo fazendo isso o carro fica manco e falhando. ruim de andar.
vou tentar trocar essa sonda. sabe dizer onde ela fica?
[/quote]
o meu c5 quando ligo da esta mensagem
[quote name='Munhoz' date='Jul 9 2015, 01:29 AM' post='29807']
Fornielles,
Isso pode ser sonda lambda ou na maioria dos casos combustível de má qualidade.
Tente trocar de posto e coloque uns 50 reais de Podium, veja se some o aviso.
Se quer economizar um pouco, compre Car80 e jogue no corpo de borboleta com o carro ligado. Isso vai limpar algumas coisas e é provável que note uma diferença no funcionamento do motor.
[/quote]
Oi Munhoz,
obrigado. mas acho que pode ser o componente mesmo. já troquei o combustível do tanque inteiro com gasolina aditivada e persiste o problema.
estes dias eu usava desligar o carro e ligar novamente. a mensagem aparecia mas conseguia andar razoavelmente bem. porém esta ultima semana mesmo fazendo isso o carro fica manco e falhando. ruim de andar.
vou tentar trocar essa sonda. sabe dizer onde ela fica?
[/quote]
o meu c5 quando ligo da esta mensagem
Oi colega... Vamos por parte... Primeiro; verifique se o sistema de refrigeração de água esta ok. Acredite se quiser, no C5 tem que sangrar quando se coloca água, pode ser que esteja entrando AR pela tampa da água mal rosqueada ou rompida. Existe pinos para sangria da água, que possuem tampinhas de ventil como de pneu. A principio 3, quando for colocar água com o carro desligado, deixe todos abertos, então quando escorrer água por eles feche-os.
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Boa tarde pessoal!
Desculpem por reabrir um tópico um pouco antigo.
Sofri por meses com esse problema do sistema antipoluiçao, escaneamos o carro fizemos o que precisava e nada.
Para minha surpresa o meu motor tinha saído do ponto e era isso que estava causando, coloquei o motor no ponto e o problema nunca mais apareceu.
Fica ai a dica.
Abraços
Desculpem por reabrir um tópico um pouco antigo.
Sofri por meses com esse problema do sistema antipoluiçao, escaneamos o carro fizemos o que precisava e nada.
Para minha surpresa o meu motor tinha saído do ponto e era isso que estava causando, coloquei o motor no ponto e o problema nunca mais apareceu.
Fica ai a dica.
Abraços
Rogerio Coutinho
Tempra 2.0 8v 1995
Brava 1.6 16V 2000
Marea 2.0 20V 2000
Picasso 2.0 16V 2002
Blazer 2.4 2008
C5 2007 2.0 16V
Tempra 2.0 8v 1995
Brava 1.6 16V 2000
Marea 2.0 20V 2000
Picasso 2.0 16V 2002
Blazer 2.4 2008
C5 2007 2.0 16V
Ola amigos, so pra reforçar(não custa compartilhar conhecimento)
Esse motor, tem uma função que quando há falha de sistema de ignição e Sonda(defeito de catalizador captado por sonda), ele alterna uma falha nos cilindros para que o cidadão não continue a rodar com o carro (e depois sair falando que o carro não presta).
E acusa a mensagem. Saibam que ate uma alteração na voltagem da bateria, ou um mal funcionamento da sonda, vai acontecer de falhar, alternadamente os cilindros, e se não for um mecanico com conhecimento, vai ficar trocando oq esta bom.
Nos motores V6 de 210cv, eles possuem 4 sonda lambda. uma para cada 3 cilindros pre catalisador, e outra para cada tres cilindros pos catalizador.
Muito interessante esse defeito que nosso amigo postou, de o carro sair de ponto sozinho e acusar esse defeito. Fora de ponto deve ter dado diferença nos gases de escape quando houve diferença nas aberturas e fechamento
das valvulas, e a sonda fez o papel dela avisando a central.
abs.
Esse motor, tem uma função que quando há falha de sistema de ignição e Sonda(defeito de catalizador captado por sonda), ele alterna uma falha nos cilindros para que o cidadão não continue a rodar com o carro (e depois sair falando que o carro não presta).
E acusa a mensagem. Saibam que ate uma alteração na voltagem da bateria, ou um mal funcionamento da sonda, vai acontecer de falhar, alternadamente os cilindros, e se não for um mecanico com conhecimento, vai ficar trocando oq esta bom.
Nos motores V6 de 210cv, eles possuem 4 sonda lambda. uma para cada 3 cilindros pre catalisador, e outra para cada tres cilindros pos catalizador.
Muito interessante esse defeito que nosso amigo postou, de o carro sair de ponto sozinho e acusar esse defeito. Fora de ponto deve ter dado diferença nos gases de escape quando houve diferença nas aberturas e fechamento
das valvulas, e a sonda fez o papel dela avisando a central.
abs.
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Anomalia anti poluicao significa... que voce supostamente esta poluindo mais do que devia.
Pode ser um monte de coisa, mas o principio eh o seguinte: Tem algo errado com a saida dos gases.
Pode ser a sonda? Sim pode, ja que ela mede a saude dos gases no escape.
Cuidado ao trocar a sonda!!! A ECU tem um contador que "computa" a vida util da sonda e vai aplicando uma curva de correcao no sinal desta, ja que ele se degrada com o tempo. Ai tu troca a sonda, nao avisa a ECU e fica recebendo essa mensagem. Antes por causa de um outro problema, agora por causa da sonda e do problema original. Ao trocar a sonda avise a ECU via Lexia.
Algo errado nos gases significa queima anormal em um ou mais cilindros:
- Velas nao faiscando direito
- Bicos nao injetando direito
- Sensor de depressao no coletor reportando valores incoerentes
- Sensor de temperatura do motor reportando valores incoerentes
- Sensor de detonacao acusando uma "batida de pino" - Combustivel zoado
- Bomba de combustivel sem pressao (ai o bico nao vaporiza o combustivel e este nao queima direito)
- Bobinas nao gerando a tensao necessaria para a faisca na vela
- Filtro de ar muito sujo
- Filtro de combustivel muito sujo
- Vazamento de oleo dentro do cilindro (queima de oleo) - Junta, aneis de vedacao ou retentor de valvulas
- Correia fora do ponto
- E mais tudo o que eu esqueci de relacionar...
O interessante eh que as vezes o problema acontece erraticamente, nao acontece mais mas nao interessa, o CB vai ficar acusando anomalia anti poluicao por causa da forte legislacao Europeia quanto a emissao de poluentes. Se algo errado aconteceu e nao acontece mais o carro fica perturbando o dono ate que este leve o carro num mecanico para avaliar.
Pode ser um monte de coisa, mas o principio eh o seguinte: Tem algo errado com a saida dos gases.
Pode ser a sonda? Sim pode, ja que ela mede a saude dos gases no escape.
Cuidado ao trocar a sonda!!! A ECU tem um contador que "computa" a vida util da sonda e vai aplicando uma curva de correcao no sinal desta, ja que ele se degrada com o tempo. Ai tu troca a sonda, nao avisa a ECU e fica recebendo essa mensagem. Antes por causa de um outro problema, agora por causa da sonda e do problema original. Ao trocar a sonda avise a ECU via Lexia.
Algo errado nos gases significa queima anormal em um ou mais cilindros:
- Velas nao faiscando direito
- Bicos nao injetando direito
- Sensor de depressao no coletor reportando valores incoerentes
- Sensor de temperatura do motor reportando valores incoerentes
- Sensor de detonacao acusando uma "batida de pino" - Combustivel zoado
- Bomba de combustivel sem pressao (ai o bico nao vaporiza o combustivel e este nao queima direito)
- Bobinas nao gerando a tensao necessaria para a faisca na vela
- Filtro de ar muito sujo
- Filtro de combustivel muito sujo
- Vazamento de oleo dentro do cilindro (queima de oleo) - Junta, aneis de vedacao ou retentor de valvulas
- Correia fora do ponto
- E mais tudo o que eu esqueci de relacionar...
O interessante eh que as vezes o problema acontece erraticamente, nao acontece mais mas nao interessa, o CB vai ficar acusando anomalia anti poluicao por causa da forte legislacao Europeia quanto a emissao de poluentes. Se algo errado aconteceu e nao acontece mais o carro fica perturbando o dono ate que este leve o carro num mecanico para avaliar.
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Defeito no sistema antipoluição C5 3.0 2005
estou usando somente gasolina e hoje apareceu esta mensagem, coloquei alcool e sumiu.