Dúvidas sobre o Meu C5 3.0 V6 2006.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#1

Mensagem por FrancoFFP » Sáb Mai 16, 2015 3:46 pm

[email]Boa tarde pessoal,

Comprei um C5 3.0 V6 05/06. O carro é muito bom, estou fazendo manutenção nele (pastilhas e discos de freio, homocineticas, pinças travadas na dianteira e pneus).

Hoje troquei os divos dianteiros, marca Fremax, porém dizia que era para o modelo C5 3.0 V6 porém 2001, 289mm de espessura. A pergunta é, posso ficar tranquilo com estes discos?

O consumo em uma pequena viajem que fiz aqui perto de Canoas, 160km ida e volta, ele fez uns 9,93km/l.
Cidade só pisando em arrancadas de ruas que necessitam um pouco de rapidez pra entrar nelas, 5,50km/l.
E no meu dia a dia, misto de anda e para com vias rápidas sem precisar parar, 7,6km/l.

Poderia colocar neles o Michelin 215/55 R16, porém o 93V? Os originais são 93W.

Abraços

OBs.: Repito, o carro é muito bom, muito confortável, e parece muito seguro, mesmo eu ainda sentindo um pouco de instabilidade nele, não sei se é mesmo, ou eu que estou recurso com este carrão.[/email]


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Dom Mai 17, 2015 2:11 pm

Bem vindo Franco,

Dê uma olhada no service da citroen, lá tem as informações corretas do seu carro, incluindo o disco de freio.

Pode colocar o V sim, o 93 indica a carga do pneu onde 93 = 650kg e o V é a velocidade = 240 km/h. O W indica velocidade máxima de 270 km/h
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#3

Mensagem por FrancoFFP » Qui Mai 21, 2015 10:07 pm

[quote name='Munhoz' date='May 17 2015, 02:11 PM' post='28933']
Bem vindo Franco,

Dê uma olhada no service da citroen, lá tem as informações corretas do seu carro, incluindo o disco de freio.

Pode colocar o V sim, o 93 indica a carga do pneu onde 93 = 650kg e o V é a velocidade = 240 km/h. O W indica velocidade máxima de 270 km/h
[/quote]

Obrigado pela dica Munhoz.

Tenho outra dúvida, a parte de baixo do painell, está "grudento". Não sei se usaram um produto pra limpar, já me disserem que poderiam ter passado algo tipo silicone, e o carro ficou parado algum tempo fechado e talvez pegando sol também. Inclusive ante de comprar o meu, verifiquei este "grude" e outros carros que eu via nas lojas. Por acaso sabe se é normal, ou como limpar isso?

Outra coisa, a carroceria do C5 é forte mesmo? Ou ela sofre algum tipo de deformação no decorrer do tempo? Não sei, mas tenho impressão que ao passar por desníveis, ou em algumas curvas, que ringe a carroceria, parece que está se entortando sabe?

O teto solar, está com um barulho ao rodar com o carro, não sei se parafusos frouxos ou borrachas desgastadas.

Saberia me orientar sobre estas questões?

Obrigado pelo retorno.

Abraço
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#4

Mensagem por Munhoz » Sex Mai 22, 2015 1:41 am

do painel é má conservação, mas é bem comum isso acontecer. Use mister músculo cozinha, uma escova de lavar roupa velha e pano de micro fibra. Sai tudo! Tem que ser o cozinha.

a carroceria do c5 é impressionante de forte, já vi dois acidentes onde o motor cai no chão, as rodas vão para tras e as portas continuam alinhadas!
Mas é normal torcer, principalmente quando passa uma roda primeiro do que a outra. Todo carro faz isso mas neste caso o carro já tem uma certa idade e as peças de acabemento não estão mais tão fixas como antes, por isso o barulho.
Fica tranquilo que esse carros aguentam paulera e também não oxidam.

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=IBm2tuxoLsc" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=IBm2tuxoLsc</a>
se não estou enganado esse carro recebeu 5 estrelas no crash test!

sobre o teto, tem que procurar empresa especializada. é bom pq dão uma geral e fazem toda a limpeza o que evita entrar agua por entupimento das calhas.
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#5

Mensagem por FrancoFFP » Sex Mai 29, 2015 12:29 pm

Caro Munhoz, mais uma vez, obrigado pelas espoliações. Tenho mais uma dúvida, ontem o meu porta-malas travou, não abria, ameaçava e não abria, uma vez abriu e outras tantas não. Dai em enumeras tentativas de descobrir algo, vi que ao girar a chave na ignição, em ligar o motor, só girar até ligar o rádio, aparecia a seguinte mensagem:
"Trancamento automático das portas, ativado". Saberia como desativo isso?

Outra coisa é, os barulhinhos ao descer e subir os vidros, da um barulho de que parece sujeira, e assobia um pouco sabe. Saberia também o que fazer?

teria algum telefone que eu pudesse tirar umas duvidas contigo em uma ligação? Sem querer abusar muito, já abusando.

Abraço
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#6

Mensagem por Munhoz » Sex Mai 29, 2015 11:45 pm

O trancamento automático é quando o carro atinge uma certa velocidade, acho que 10 km/h. Para desabilitar, pelo menos na Picasso, basta manter pressionado o botão de trancamento central no painel até ouvir um aviso sonoro. Não me recordo se o C5 tem esses botão, deve ter.

Do porta malas, se ele "ameassa" abrir é possível que o atuador esteja funcionando. Faz um teste, pressione a tampa da mala para baixo e tente abrir. Se abrir pode ser só uma pequena regulagem ou lubriicação do atuador.

Vidros, passa num posto e bate um ar nas canaletas pra tirar a poeira, depois passa grafite, pode ser em spray mesmo. Sobe e desce o vidro umas vezes e passa mais uma vez. As vezes resolve.

Se não se importar podemos nos falar por aqui, assim as dúvidas ficam expostas para outras pessoas que eventualmente tiverem os mesmos problemas.

Abraço
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#7

Mensagem por FrancoFFP » Sex Jun 05, 2015 11:02 am

Obrigado Munhoz, a princípio voltou ao normal já.

Tive um pé frio este domingo passado, um cara deu ré e me bateu. Amassou o parachoque que é quebrou a lente do farol esquerdo, e agora o xênon não está acendendo e o farol normal o do lado do xênon na mesma lanterna da esquerda, está com intensidade diferente do outro farol, o da direita, mas liga, o xênon não liga. Até o filete de luz acima do farol ali, está ligando. O xênon quando peguei ontem do chapista, até ligou, mas ao andar com o carro e chegar em casa, ele não ligou mais.

Será que é a lâmpada ou um fio que escapou? A e os sensores tanto dianteiros quanto traseiro não estão funcionando e está dando a mensagem no CB: " assistente de estacionamento com defeito" se eu não me engano.

Pode me ajudar novamente?

Abraço

Valeu
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#8

Mensagem por Munhoz » Sáb Jun 06, 2015 12:39 am

provavelmente cortou algum fio na batida. No Xantia tem um chicote elétrico no parachoque, no C5 não deve ser muito diferente
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#9

Mensagem por FrancoFFP » Sáb Jun 06, 2015 9:23 am

[/E
Desculpe, escrevi mal, o parachoque não amassou, o que amassou foi o capô. E quebrou a lente do farol bem no canto perto do capô.

Ontem andando com o carro novamente, liguei os faróis só pra testar, e não é que o xênon acendeu novamente. Mas andei de novo e cheguei em casa e não ligou de novo. O que poderia ser?

Abraço
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#10

Mensagem por Munhoz » Sáb Jun 06, 2015 11:43 am

está com cara de ser mal contato mesmo, teria que dar uma revisada nos conectores do farol e se não resolver pode ser outra coisa como a lâmpada danificada com o impacto.
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#11

Mensagem por FrancoFFP » Seg Jun 08, 2015 10:04 am

Obrigado Munhoz.

Outra coisa, a Correia dentada do C5, ela dá algum indício que deve ser trocada? Algum aviso no CB, ou barulho peculiar de que precisa ser trocada?

A princípio não sei se foi trocada, peguei o meu C5 com 88.000km e hoje ele está com 90.000km. Pelo que sei é pra ser tocada nos 60.000km, procede esta informação? A Correia dá indícios de que tem que ser trocada? Se ela não foi trocada na época lá com seus 60.000km, ela aguentaria até agora nos 90.000km?

Ontem casualmente, ao arrancar o carro numa esquina silenciosa, ouvi um barulho que não tinha notado ainda, era um barulho tipo uma turbina, bem fraquinho assim, um "assobiozinho" mais ou menos, ao acelerar na arrancada até passar a segunda ou terceira marcha, depois não ouvi mais. Mas foi muito baixo mesmo este assobio parece que de turbina sabe?

Abraço
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#12

Mensagem por Munhoz » Seg Jun 08, 2015 11:42 am

sobre a hora de trocar a correia tem que dar uma olhada no manual. Se não me engano do V6 é +/- com 100 mil mas confirma isso.
Não aparece nada no computador de bordo e para saber tem que fazer uma inspeção visual de desgaste.

Na dúvida, troque. O custo é alto em torno de 1500,00 só o kit mas ainda sim muito menor do que uma retífica de dois cabeçotes e 24 válvulas.. rs

Uma coisa que acho que vale a pena fazer já que vai estar com tudo desmontado é trocar os retentores dos comandos e do virabrequim. Normalmente os retentores são barato na Citroen ou Peugeot.
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#13

Mensagem por FrancoFFP » Sáb Jul 25, 2015 12:11 pm

Boa tarde Munhoz,

Tenho mais uma dúvida, aqui em opa teve bastante chuva por estes dias, e passei por várias rua alagadas, e graças a Deus consegui passar e não ficar parado.

A partir destes dias chuvosos o C5 começou a não querer ligar ao girar a chave.

Eu giro a chave, nem sempre pois as vezes pega de primeira, e as luzes acendem, porém quando dou a partida, não da nada, não liga o carro. Dai dou mais uma ou duas tentadas e ele liga.

A pergunta é, será que é bateria, ou o alternador que não está carregando, por ter passado várias vezes por ruas alagadas.

Abraço
FrancoFFP
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Mai 01, 2015 2:14 pm
Nome: FrancoFFP

#14

Mensagem por FrancoFFP » Dom Jul 26, 2015 1:34 pm

A princípio venho um amigo meu e fez uma ponte, ligou, cheguei em casa, uns 800m, e desliguei-o, tentei ligar na mesma hora, e já não ligou. Amanhã vou comprar uma bateria. Ou será que seria o alternador que não está carregando?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#15

Mensagem por Munhoz » Dom Jul 26, 2015 3:59 pm

deve ter agua em algúm relé.. o certo é abrir todos os conectores e ir passando limpa contato
Responder