Dúvida na Compra C5

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
marcos.rio
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Nov 05, 2009 4:04 pm
Nome: Marcos Paulo Nogueira
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#1

Mensagem por marcos.rio » Seg Fev 24, 2014 2:43 am

Olá Amigos,
Sou um amante apaixonado pelos carros da citroen. Atualmente tenho um Suzuki Grandvitara 2009 e por motivos de força maior financeiro terei que vende-lo e estou pensando e comprar um C5. Meu valor máximo seria até uns 24.000,00. Aí que entra o meu pedido de ajuda aos colegas. Nessa faixa de preço eu tenho a seguintes opções:

1) C5 Geração I - V6 com 70.000KM. (teto solar + banco eletrico)
2) C5 Geração II - 2.0 - AL4 com 120.000KM.
3) C5 Geração II Taurer - 2.0 AL4 com 85.000KM

O que os amigos acham melhor pela experiencia de vcs? Melhor ficar com o modelo mais antigo V6 e com um cambio menos problematico ou melhor pegar um modelo mais novo, mais rodado e com o famoso AL4 (obs: tive um xsara e um Picasso e ambos tiveram problemas com o AL4) ?

O C5 Geração I V6 possui um cambio de 4 marchas certo ? e não um de 6 como ocorre na geração II....
O Carro com motor 2.0 bebe menos que o V6?

Comprando o Carro, que itens vcs aconselham trocar por medida de segurança???


Obrigado amigos,

Marcos


marcos.rio
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Nov 05, 2009 4:04 pm
Nome: Marcos Paulo Nogueira
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#2

Mensagem por marcos.rio » Ter Fev 25, 2014 1:54 am

Alguem ?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#3

Mensagem por Munhoz » Ter Fev 25, 2014 11:03 am

Bom dia amigo,

Não entendo muito do C5, mas o V6 acredito ser mais carro. Porém visual é mais antigo..
O geração 2 tem mais cara de carro novo, mais status..
Dai você tem que decidir entre status ou prazer ao dirigir.. rs

Consumo, acredito não há tanta diferença entre o 3.0 e 2.0. O V6 geração 1 usa câmbio de 4 marchas sim.

Se esse V6 for o que estou pensando, vale muito a pena. Fui ver um para comprar 2 anos atrás e o carro estava com 56 mil km. Na época estava impecável.
Quanto ao AL4, existe um tópico muito bom na parte do C4 aqui mesmo, dê uma olhada la. Resumindo o problema do AL4 é óleo e as eletroválvulas. Simples e não tão caro quanto refazer esse câmbio.

boa escolha,
Abraço
marcos.rio
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Nov 05, 2009 4:04 pm
Nome: Marcos Paulo Nogueira
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#4

Mensagem por marcos.rio » Sex Fev 28, 2014 2:39 am

Obrigado Amigo pelas dicas!
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#5

Mensagem por rafael_xm_C4 » Sex Fev 28, 2014 7:45 pm

Caro Marcos, boa noite!

Comprei recentemente um C5 2006 3.0 V6, que veio com câmbio de 6 marchas, além da suspensão Hidractive III - Plus ( ainda não tive tempo para esmiuçar a diferença entre a Hidractive III normal e a Plus ).

Consumo, pelo menos até aqui: 7.0 de média - cidade X estrada.
Consumo estrada: Aproximadamente 10 km por litro
Consumo cidade: pisando leve e dependendo do terreno: 6 km por litro.

Para um V6 de 210 CV não está ruim.

Com relação ao câmbio - 4HP20 ou AL4, posso dizer que o problema de trocas involuntárias de marchas ocorre nos dois. No caso do meu o tranco, eventualmente, ocorre na troca da 2ª para a 3ª, mas podem ocorrer trancos incômodos nas reduções de todas as marchas.

Ainda hoje fiz um teste com trocas manuais: os trancos não ocorrem, salvo quando você deixa o câmbio fazer as reduções automáticas, mesmo no modo de trocas manuais.


Como peguei o carro recentemente, ainda não consegui fazer um check-up nele, apenas o necessário para colocá-lo em condições normais de uso, inclusive com troca dos pneus, tampas de válvulas ( este motor não tem uma junta na tampa de válvulas, o retentor é um borracha embutida num duto fundido na tampa, e isso ocorre porque a própria tampa é um condutor/refrigerador do óleo que passa pelos cabeçotes.

Aproveitei que já tinha enfiado o pé na jaca, e comprei também um Lexia 3, mas ainda não consegui habilitar o software. Assim que tiver, pretendo prestar serviço para as oficinas da região e, eventualmente, para os particulares que se interessarem.

Acredito que a configuração ideal seria uma Tourer com V6 e câmbio de 6, mas ..., infelizmente esta foi mais uma trapalhada da PSA que privilegiou um sistema de transmissão para desova de estoque, prejudicando um modelo que na opinião absoluta das pessoas, é de construção impecável.

As vendas de C4 Picasso, assim como da Grand C4 Picasso, e podemos dizer até do próprio C4 Pallas, foram muito prejudicadas por essa transmissão, que melhorou muito nos últimos modelos, mas que ainda apresenta os mesmos defeitos de sempre.

Se eu tivesse que optar, e tivesse condições para isso, escolheria a Tourer, que muito embora não tenha o esmero mecânico que o carro merece, é de tirar o chapéu.
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Sex Fev 28, 2014 11:17 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
marcoal
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 2:09 pm
Nome: Marco A.L.

#6

Mensagem por marcoal » Ter Mar 11, 2014 8:30 pm

Acredito que teremos muitas divergências. Por isso o mais importante para você é saber o que você quer de um C5 e tirar suas conclusões de tudo que for escrito aqui.

Se te ajudar, comprei em fevereiro de 2013 um C5 2055 modelo I. Há dois messes troquei por um C5 2006 modelo II. Ambos 2.0. Gostaria muito de ter o V6, mas comparei preços e disponibilidade de peças e vi que são mais caras e mais difíceis de se encontrar. Faça um teste. Ligue em oficinas e lojas e veja os valores para trocar a correia dentada, por exemplo.

O C5 2005 estava com 170 mil km, dos quais rodei uns 20 mil. Tinha um pequeno vazamento no retentor do conversor de torque mas não dava nenhum tranco. Todo mês eu completava o nível do óleo. O C5 2006 com 93 mil km tinha o mesmo vazamento só que já estava dando um tranco nas trocas de primeira para segunda. A loja em que comprei gastou uns R$ 1.200,00 para arrumar e está perfeito. Problemas todo carro usado vai ter. O meu carro anterior era um Picasso que aos 38 mil km teve que fazer a caixa. Ele era manual.

Basicamente o modelo I e o modelo II são o mesmo carro. Chassis, motor, caixa e suspensão (exceto que o I tem 6 esferas e o II tem 4). O que muda é o design muito mais moderno tanto exterior quanto interior. E isso faz muita diferença no dia a dia e principalmente na hora em que você for vender o carro. E tenha isso em mente, quem vende C5 tem que ter muita paciência.

Há dois meses eu estava na mesma dúvida que você. Optei pelo 2.0 modelo II.
Responder