Em busca do novo carro usado - C5 Break

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
eamaro
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jul 24, 2012 3:46 pm
Nome: Enio

#1

Mensagem por eamaro » Qua Jul 25, 2012 4:51 pm

Olá a todos.

Este é o meu primeiro post aqui no forum.

Gostaria de tirar algumas dúvidas e compartilhar algumas observações que tive durante a procura do meu futuro novo carro usado... Um C5 Break.

Primeiro gostaria de compartilhar que o método utilizado para a nova aquisição será o consórcio... não tem nem comparação com os juros de um financiamento, o valor que eu daria de entrada está sendo reservado para o lance... E com o lance ainda tenho a opção de reduzir o valor mensal... sobra mais grana pra gasosa...

Bom, nas minhas "andanças" por aí (são paulo - capital) achei alguns carros, teve um que nem ligava (concessionária VW), outros, um pouco mal preservados, e outros de dar água na boca... mas sempre com algum porém, pois estou vendo carros de 2002 pra cá... (o consórcio Itaú não aceita carros de mais de 10 anos).

Vendo estes carros e conversando com seus atuais proprietários tive algumas dúvidas e gostaria de compartilhar algumas observações:

Observações:

Freio de Mão - (me corrijam se eu estiver errado) O freio de mão do C5 Break trava o disco das rodas dianteiras e se a alavanca estiver "solta" não é uma questão apenas de apertar um parafuso ou regular um cabo, tem que conferir todo o sistema de freio. Um dos donos me passou esta informação e comentou que gastou certa de R$600,00 pra trocar os discos e pastilhas de freio (R$400,00) mais a mão de obra (R$200,00).

Pára brisa - Outro C5 estava com o para brisa trincado, segundo o dono, foi feito um orçamento de R$850,00 com a peça instalada. Eu mesmo liguei na Cristal Auto Vidros para orçar esta troca. Primeiro quase caí da cadeira, a atendente me passou um orçamento de R$1300,00, mas se tratava de um pára brisa que escurecia no sol e clareava a noite (nem sabia que existia isso e nem sei se realmente existe um desses para o C5 2002). Mas um "simples" já com os sensores de chuva sai por aproximadamente R$650,00 instalado.
Segue o contato da Cristal Auto Vidros (dica do douglasbj):

Cristal Auto vidros
Av. Vila Ema nº 5540 - Vila Ema São Paulo - SP
telefones : 2703-6945 // 2702-8109
www.cristalautovidros.com.br

Dúvidas:

1 - Bendito botão sobre/desce na traseira do C5 Break - Na maioria dos carros que vi o botão que fica no porta malas para descer e subir a traseira do carro não estava funcionando.
Isso é simples de resolver, é problema de fiação ou algo mais complicado na suspensão?

2 - Tampa de vidro traseira - Nenhum dos carros abria o vidro traseiro. Isso geralmente quebra ou pára de funcionar realmente? é fácil de consertar?

3 - Num dos carros foi adaptado um botão no painel central para ligar o ar condicionado. O botão "AUTO" não funciona, nem o botão "ECO", tem que apertar este botão "novo" para ligar ou desligar o ar... mas depois de ligado ele consegue separar o dual zone, velocidade, temperatura sem problema.
Isso é muito complicado se consertar? Alguém já viu este tipo de "gambiarra"? Isso pode ser somente o comutador do ar ou pode ser algo mais complicado?

Tenho outras dúvidas, se eu ficar escrevendo aqui não paro mais... Mas gostaria de agradecer a todos pelo site e espaço para tirar as dúvidas, também espero contribuir com alguma informação útil.

Atenciosamente, Enio.


eamaro
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jul 24, 2012 3:46 pm
Nome: Enio

#2

Mensagem por eamaro » Qui Jul 26, 2012 6:51 pm

Olá. quanto a minha dúvida, já achei uma dica:

"2 - Tampa de vidro traseira - Nenhum dos carros abria o vidro traseiro. Isso geralmente quebra ou pára de funcionar realmente? é fácil de consertar?"

Vejam o link a seguir:
<a href="http://users.skynet.be/sky83161/sven/openingc5.pdf" target="_blank">http://users.skynet.be/sky83161/sven/openingc5.pdf</a>

Tem este PDF com instruções de como testar substituir um fio para que a tampa volte a abrir.


Até.
diogomizanzuk
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 3:28 am
Nome: DiogoMizanzuk

#3

Mensagem por diogomizanzuk » Dom Jul 29, 2012 12:51 am

Enio,

Esses carros são espetaculares, o conforto é incomparável, mas tem que comprar um de procedência e em ótimo estado, veja bem, não é bom estado, é ótimo estado!

O meu é um 2005 e tem 80mil km, sou terceiro dono do carro (foi oq mais me motivou a comprá-lo) o carro era impecável e ainda é, mas já gastei R$ 15.000,00 com manutenção, mas eu sou um caso a parte, sou meio neurótico com meus carros, não posso escutar um barulho diferente que já corro pra oficina.

A caixa do meu carro funcionava, mas dava um tranquinho de 1 pra 2, mandei fazer toda nova e gastei R$ 6.000,00.

A suspensão começou a bater, mandei trocar tudo e gastei R$4.000,00

Travou a vávula termostática e o motor ferveu e empenou o cabeçote. Comprei um cabeçote novo e fiz todo o motor, troquei bomba d'água, bomba de óleo, juntas, anéis, bronzinas, pistões e gastei mais R$ 4.000,00.

Outra coisa, esse tipo de carro tem que ter a manutenção em dia, se for deixando pra depois, quando vai ver já nem compensa mais consertar o carro de tão caro que fica.

Então, procure comprar um carro mais novo, menos rodado e com menos donos. E ao menor sinal de problema pare na oficina, que tem que ser especializada em franceses, senão só fazem merda nesses carros.
eamaro
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jul 24, 2012 3:46 pm
Nome: Enio

#4

Mensagem por eamaro » Dom Jul 29, 2012 8:43 am

Olá Diogo. Obrigado pelas dicas.

Pretendo fechar negócio no próximo mês e ainda tem alguns carros que quero ver antes de fechar negócio. Estou de olho em um 2005 com cerca de 80.000km. Mas ainda vou ver o carro pra confirmar o estado. Pretendo dar uma volta pra conferir motor, cambio e suspenção.

Claro que vou fazer um mini revisão; óleos, velas, correias, talvêz algumas buchas/coxins... mas não gostaria de gastar R$15000,00 pra arrumar o carro. :)

Quero confirmar o hidroactive se está 101%, se não tem nenhum barulho de batida seca, etc...

Ver se o cambio não dá nenhum tranco ou outro problema.

Quanto ao motor só posso ver se não tem nenhum barulho estranho em alta rotação e óleo vazando, fora isso somente um mecanico pra avaliar...

E testar outras parafernálias eletrônicas. Conheci um pouco dos modelos 2003, mas não sei mais o que tem os modelos 2005 em diante, me parece que estes já tem sensor de estacionamento na dianteira e limpadores de farois, fora outras coisas, é isso mesmo?

Até, Enio.
Editado pela última vez por eamaro em Dom Jul 29, 2012 8:47 am, em um total de 1 vez.
tiuzao
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Out 12, 2011 10:42 am
Nome: tiuzão

#5

Mensagem por tiuzao » Dom Jul 29, 2012 8:53 am

Lembre de um fato
Compre muito bem comprado pois a manutenção e cara e na hora da revenda a desvalorização é brutal, e ainda vc vai ter que achar a pessoa certa.
Nem tudo são flores.

A unica questão de sua pergunta que sei (porque tenho um sedan V6) é que SIM o freio de mão atua nas rodas DIANTEIRAS.

Sorte que vi isso logo, pois todo carro que compro tenho o mau habito de virar pelo meos um cavalo de pau (habito que cultivo desde muleque quando comprei meu Corcel 72)
Cavalo de pau na terra, 1/2 boca em baixa velocidade. so pra fazer pueira. (ja fui muito bom nisso)
Porem o C5 vai ser o primeiro carro meu que isso não sera possivel.

Confesso, estou frustrado!!

(talvez eu ainda vire um em marcha a ré)
eamaro
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jul 24, 2012 3:46 pm
Nome: Enio

#6

Mensagem por eamaro » Ter Ago 14, 2012 1:57 pm

Pessoal, ví uma Break linda... 84000km 2005. Muito bem conservada internamente, único dono, todas revisões na Citroen... mas...

Achei o carro meio "xoxo" na saída... parecia que estava patinando na saída... Não conheço muito bem câmbios automáticos, principalmente Citroen.

Tentei olhar outro C5 a venda com mais de 80000km... mesma coisa... quando "enfio" o pé no acelerador, parece que o carro fica mais fraco ainda... Isso é normal ou eu posso ter visto 2 carros com problema de cambio?

Vou tentar olhar (andar) com outros C5s para "ver" como funciona um cambio em ordem...

Como posso testar o cambio para ter certeza que está tudo ok?

Outra coisa, antes de me despedir da Break, ví no painel que alarmou os quatro pneus com problema de pressão... (pode ser a falta de sensores ou bateria fraca) e em seguida acendeu no painel a palavra "Service"... O "service" acende também pela pressão dos pneus ou isso significa realmente outra coisa?
Editado pela última vez por eamaro em Ter Ago 14, 2012 11:17 pm, em um total de 1 vez.
tiuzao
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Out 12, 2011 10:42 am
Nome: tiuzão

#7

Mensagem por tiuzao » Sáb Ago 18, 2012 8:47 am

Pode sim ser pressão dos pneus , mas tambem tem outros problemas que indicam o "serviçe" portanto atenção. O cambio automatico se você não é acostumado pode estranhar o fucionamento dele, não arranca como no cambio manual.
Boa sorte
Responder