MUDANÇA DE MARCHA CITROEN C5 2.0 2001

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
rodrigopalmutti
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 10:27 am
Nome: rodrigopalmutti

#1

Mensagem por rodrigopalmutti » Sex Mai 25, 2012 9:13 am

olá pessoal

meu exc. 2.0 c5 2001

percebo que quando estou na subida e ele foi até a 3º marcha e vc tira o pé ele reduz uma marcha pois está abaixando a velocidade certo?

mas ele demora pra reduzir, o motor da uma aceleradinha e depois muda e da um tranco

o que pode ser,

lembrando que na estrada ele não apresenta isso, percebi so em subidas

se o nivel de óleo for o uns dos motivos , como eu vejo?

obrigado


att


SPCMARCIO
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 27, 2009 7:47 pm
Nome: SPC1
Localização: Rio de Janeiro; Volta Redonda

#2

Mensagem por SPCMARCIO » Sáb Jun 09, 2012 2:30 pm

Meu caro

Acredito ser interessante procurar um mecãnico que conheça este carro. O C5 é muito complexo e somente quem entende deste poderá lhe ajudar na conferência do óleo. Só para voce ter uma idéia, a verificação do óleo do câmbio AL4 e feita com o carro suspenso e ligado... Veja as considerações abaixo tiradas do Sistema da Citro (Seguir as etapas)

Controlo do nível do óleo
Condições prévias :
Veículo em posição horizontal
Controle de ausência do modo degradado da caixa de velocidades
Desmontar o bujão de enchimento (2)
Adicionar 0,5 litro de óleo suplementar na caixa de velocidades
Carregar no freio, efetuar a passagem de todas as velocidades
Alavanca de velocidades em posição "P"
motor a trabalhar, Ao ralenti
Temperatura de óleo 60°C (+ 8°; - 2°)

Após isto e com o bujão aberto o óleo em excesso será jogado para fora e somente deverá fechar o bujão quando o óleo estiver gotejando , ai sim pôde se fechar o bujão, pois acabara de confirmar que o nivel deste está ok. Amigo tudo isto com o carro ligado em marcha lenta (ao ralenti).
Ou seja o 0,5 litros que colocou na caixa é para se ter certeza que o nivel está ok, se não gotejar, ou mesmo não vazar nada, é sinal que o seu nivel esta muito baixo, neste caso terá que adicionar mais um pouco de óleo e conferir se não há vazamento no sistema da caixa, pois não é normal baixar mais do que 0,5 litros.
O nível está correto quando o fio de óleo se torna "gota a gota".
Montar o bujão de enchimento ( 2) (equipado com junta nova) Apertar a 2,4 m.daN.

Considerações:
Um nível de óleo muito elevado pode provocar as consequências seguintes :
Aquecimento anormal do óleo
Fugas de óleo
Um nível demasiado baixo provoca a destruição da caixa de velocidades.
Após completar o óleo da caixa se faz necessário através da ferramenta de diagnostico, informar esta adição à central da AL4, a falta desta informação poderá no futuro avistar mensagem de erros desconfortavel na central.
Em resumo: não existe uma marcação na caixa para se ver o nivel do óleo, tem que realizar o procedimento acima.
Fonte: Citroen Service - Documentação





[quote name='rodrigopalmutti' date='May 25 2012, 09:13 AM' post='17642']
olá pessoal

meu exc. 2.0 c5 2001

percebo que quando estou na subida e ele foi até a 3º marcha e vc tira o pé ele reduz uma marcha pois está abaixando a velocidade certo?

mas ele demora pra reduzir, o motor da uma aceleradinha e depois muda e da um tranco

o que pode ser,

lembrando que na estrada ele não apresenta isso, percebi so em subidas

se o nivel de óleo for o uns dos motivos , como eu vejo?

obrigado
att
[/quote]
C5 2003 2.0 16v
rodrigopalmutti
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 10:27 am
Nome: rodrigopalmutti

#3

Mensagem por rodrigopalmutti » Dom Set 23, 2012 9:10 pm

Pessoal, troquei as eletroválvulas de pressão do cambio, parece que melhorou muito, pois não senti os trancos mais, vou andar mais pra ver.

preços: 2 eletroválvulas: R$ 228,00 + R$ 60,00 de mão de obra + 1 litro de óleo

coloquei o sintético da HYUNDAI R$ 25,00
SPCMARCIO
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Dez 27, 2009 7:47 pm
Nome: SPC1
Localização: Rio de Janeiro; Volta Redonda

#4

Mensagem por SPCMARCIO » Sex Out 26, 2012 10:36 pm

[quote name='rodrigopalmutti' date='May 25 2012, 10:13 AM' post='17642']
olá pessoal

meu exc. 2.0 c5 2001

percebo que quando estou na subida e ele foi até a 3º marcha e vc tira o pé ele reduz uma marcha pois está abaixando a velocidade certo?

mas ele demora pra reduzir, o motor da uma aceleradinha e depois muda e da um tranco

o que pode ser,

lembrando que na estrada ele não apresenta isso, percebi so em subidas

se o nivel de óleo for o uns dos motivos , como eu vejo?

obrigado
att
[/quote]


Amigo

Qual é a kilometragem após a sua ultima revisão na caixa AL4? POis a cada 40mil km voce deve trocar as eletrovalvulas, se estas estiverem ruins, faz o carro dá uma aceleradinha e depois da um tranco.. Em alguns casos, quando o carro ainda se encontra frio costuma ser mais intenso os trancos.. O meu C5 até um mês atrás estava tendo dificuldade para passar a segunda marcha, por este dava uma aceleradinha e passava, depois dava tranco, verifiquei a KM e estava com 38 mil km, levei para trocar as eletrovalvulas e pronto.. o carro esta perfeito.. Ahh um macete que fiz, para testar, antes de trocar as eletrovalvulas.. Deixava o carro esquentar até a ventoinha entrar, depois saia com o carro e este não dava trancos e nem dava a aceleradinha.. Sendo assim amigo..verifique as eletrovalvulas e nivel do óleo
C5 2003 2.0 16v
rodrigopalmutti
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 10:27 am
Nome: rodrigopalmutti

#5

Mensagem por rodrigopalmutti » Sex Nov 09, 2012 9:07 pm

mas qual eletrovalvulas, ? todas? eu troquei somente as duas de pressão, tem as outras das marchas

qual são as que vc vc trocou?
rogero
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Ago 18, 2014 1:14 am
Nome: rogero
Modelos Citroën: C3 1.4

#6

Mensagem por rogero » Qui Set 11, 2014 12:07 am

sou de sp, to pegando um c5....onde realizo a troca do oleo do cambio??? tem oficinas especializadas n
os c5???
Lucas.C5
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Set 10, 2014 11:56 am
Nome: Lucas.C5

#7

Mensagem por Lucas.C5 » Qui Set 11, 2014 5:05 pm

[quote name='rogero' date='Sep 11 2014, 12:07 AM' post='25954']
sou de sp, to pegando um c5....onde realizo a troca do oleo do cambio??? tem oficinas especializadas n
os c5???
[/quote]


também estou procurando, peguei um c5 a pouco tempo a estou procurando alguem de confiança.
fui na happy new car, fica no bairro moema em SP (link abaixo), a princípio fui muito bem atendido, depois que pedi um desconto não quiseram mais fazer NADA no meu carro, nem atendem minhas ligações... uma pena, só queria um desconto!! rsrs

<a href="http://www.oficinacitroen.com.br/index.html" target="_blank">http://www.oficinacitroen.com.br/index.html</a>

meu c5 é 2009, ele falou que eu gastaria uns 1600 com tudo com ele.

Abraços
Responder