CORREIA DENTADA DO C5 V6
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- Sem Habilitação
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Galera,
Comprei um C5 V6 2004 e está com 73000KM, então, comecei a buscar informções sobre as preventivas dele. A primeira dúvida é quanto a correia dentada:
Qual a KM para troca?
R1= No manual diz que as correias de distribuição devem ser trocadas aos 75.000KM para todos (Xsara, Picasso, Berlingo, C3, C5 e C8) e 60.000KM para o Jumper diesel. Achei isso meio genérico.
R2= Questionei meu antigo mecânico, e ele disse que leu nos manuais técnicos dele indicando 128.000KM a troca para o V6.
R3= Perguntei a um outro dono de C5 V6 e ele me garantiu que a troca é pra ser feita com 90.000KM
R4= Achei um vídeo em francês no YouTube do cara trocando a correia de um 406 e, não entendo muito de frances, mas acho que entendi ele falar algo parecido com 120.000KM, e outro detalhe, ele manda somente testar os rolamentos, e não substituí-los como a citroen fala...
Os motores do C5 e 406 (ES9J4S) é o mesmo do Renault Laguna (L7X 701)?
Li alguns comparativos que dizem que sim, pois esse motor é de fabricação da PSA..
Achei um kit de correia dentada do laguna da marca HUTCHINSON, que aparentemente é idêndico ao do C5, porém por 60% do valor que a concecionária me pediu.. mas o vendedor não soube me dizer se era compatível. Alguem sabe?
Faço essas perguntas, pois gosto de ficar com a mecânica sempre em dia, porém não pretendo jogar quase R$ 3.000,00 pelo ralo sem necessidade.
Se alguem souber alguma resposta, ou quiser complementar os comentários agradeço.
Angelo.
Comprei um C5 V6 2004 e está com 73000KM, então, comecei a buscar informções sobre as preventivas dele. A primeira dúvida é quanto a correia dentada:
Qual a KM para troca?
R1= No manual diz que as correias de distribuição devem ser trocadas aos 75.000KM para todos (Xsara, Picasso, Berlingo, C3, C5 e C8) e 60.000KM para o Jumper diesel. Achei isso meio genérico.
R2= Questionei meu antigo mecânico, e ele disse que leu nos manuais técnicos dele indicando 128.000KM a troca para o V6.
R3= Perguntei a um outro dono de C5 V6 e ele me garantiu que a troca é pra ser feita com 90.000KM
R4= Achei um vídeo em francês no YouTube do cara trocando a correia de um 406 e, não entendo muito de frances, mas acho que entendi ele falar algo parecido com 120.000KM, e outro detalhe, ele manda somente testar os rolamentos, e não substituí-los como a citroen fala...
Os motores do C5 e 406 (ES9J4S) é o mesmo do Renault Laguna (L7X 701)?
Li alguns comparativos que dizem que sim, pois esse motor é de fabricação da PSA..
Achei um kit de correia dentada do laguna da marca HUTCHINSON, que aparentemente é idêndico ao do C5, porém por 60% do valor que a concecionária me pediu.. mas o vendedor não soube me dizer se era compatível. Alguem sabe?
Faço essas perguntas, pois gosto de ficar com a mecânica sempre em dia, porém não pretendo jogar quase R$ 3.000,00 pelo ralo sem necessidade.
Se alguem souber alguma resposta, ou quiser complementar os comentários agradeço.
Angelo.
DESCOBRINDO O TAPETE MÁGICO...
- Munhoz
- Zumbi
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- Nome: Vitor Munhoz
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- Contato:
Cara da uma ligada na peugeot, os preços lá são mais em conta do que na citroen.
mas com certeza não gasta 3 mil, se não me engano só a correia custa uns 400, ai SE for trocar os rolamentos deve ser mais 400, fora a mão de obra uns 200..
mas liga na peugeot antes. se tiver dúvida pode ligar oficinas especializadas em sp, tem o Mark MK, tem a MotorFast e a Flafersa.. eles pode tirar todas as suas dúvidas.
Abraço e curta o carrão!!
mas com certeza não gasta 3 mil, se não me engano só a correia custa uns 400, ai SE for trocar os rolamentos deve ser mais 400, fora a mão de obra uns 200..
mas liga na peugeot antes. se tiver dúvida pode ligar oficinas especializadas em sp, tem o Mark MK, tem a MotorFast e a Flafersa.. eles pode tirar todas as suas dúvidas.
Abraço e curta o carrão!!
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- Sem Habilitação
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- Registrado em: Seg Nov 07, 2011 8:30 pm
- Nome: amaso
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Munhoz,
o preço mais em conta que achei foi na Renotech, 1200,00 o Kit... porém é para o Laguna, e o vendedor online não soube me informar se é o mesmo do C5, porém, consultando o catalogo da SKF indica os mesmos rolamentos e tensores, num site de autopeças da espanha também fala que é o mesmo... por isso fiquei na dúvida.
A correia até acha na faixa de 300,00 mas não acho certo substtituir somente a correia e viver com medo de ficar na mão...
Att.
Angelo
o preço mais em conta que achei foi na Renotech, 1200,00 o Kit... porém é para o Laguna, e o vendedor online não soube me informar se é o mesmo do C5, porém, consultando o catalogo da SKF indica os mesmos rolamentos e tensores, num site de autopeças da espanha também fala que é o mesmo... por isso fiquei na dúvida.
A correia até acha na faixa de 300,00 mas não acho certo substtituir somente a correia e viver com medo de ficar na mão...
Att.
Angelo
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- Curioso
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- Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
- Nome: Ferrara
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Caro amigo,
se minha informação vale como conselho, nao sei, mas falo pela experiencia com meu Xantia V6 que tem o mesmo motor que o seu.
Primeiro, a correia nao é tão cara assim, que junto com os rolamentos fica algo em torno de R$ 3.000,00, mas não esqueça que há um esticador hidráulico que tambem precisa ser trocado e ele custa mais R$ 2.000,00, o que faz com que a troca completa gire em torno dos R$ 5.000,00.
Estudei muito sobre o assunto e tive as mesmas duvidas que voce e encontrei as mesmas respostas, porem, na Australia onde existem muito Xantias, encontrei materia falando tecnicamente em troca aos 160.000 km.
Meu Xantia esta com 151.000 km e ainda nao troquei a correia, que tenho programado sua troca para o final do ano, quando estiver com os 160.000 km que me propus atingir para a troca.
No final do ano te digo se troquei so a correia ou o cabeçote tambem.
Abraços,
Ferrara
se minha informação vale como conselho, nao sei, mas falo pela experiencia com meu Xantia V6 que tem o mesmo motor que o seu.
Primeiro, a correia nao é tão cara assim, que junto com os rolamentos fica algo em torno de R$ 3.000,00, mas não esqueça que há um esticador hidráulico que tambem precisa ser trocado e ele custa mais R$ 2.000,00, o que faz com que a troca completa gire em torno dos R$ 5.000,00.
Estudei muito sobre o assunto e tive as mesmas duvidas que voce e encontrei as mesmas respostas, porem, na Australia onde existem muito Xantias, encontrei materia falando tecnicamente em troca aos 160.000 km.
Meu Xantia esta com 151.000 km e ainda nao troquei a correia, que tenho programado sua troca para o final do ano, quando estiver com os 160.000 km que me propus atingir para a troca.
No final do ano te digo se troquei so a correia ou o cabeçote tambem.
Abraços,
Ferrara
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- Curioso
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- Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
- Nome: Ferrara
- Localização: São Paulo - SP
Ta ai o link que falei em 160.000 km.
<a href="http://www.myweb.com.au/citroen/xantia_v6_engine.htm" target="_blank">http://www.myweb.com.au/citroen/xantia_v6_engine.htm</a>
Abraços,
Ferrara
Distribution is performed by four overhead camshafts, two per cylinder head. One camshaft on each cylinder head operates the inlet valves and the other exhaust valves. The camshafts are driven by a 32 mm wide belts that also drives the water pump. Three rollers ensure smooth operation, while a dynamic tensor keeps the belt optimally taut. Belt replacement is only required after 160,000 km.
Já o Mark da MK, diga-se de passagem Engº Automobilista unico homologado pela PSA no Brasil e que cuida do meu carro desde 2008, é absolutamente contra minha posição em relação a correia dentada. Segundo ele 100.000 km é a conta para a troca, uma posição técnica porém bastante conservadora a meu ver, pois uma quebra da correia nesse motor deve custar algo em torno de R$ 15.000,00 para reestabelecer o seu funcionamento.
Abraços,
Ferrara
<a href="http://www.myweb.com.au/citroen/xantia_v6_engine.htm" target="_blank">http://www.myweb.com.au/citroen/xantia_v6_engine.htm</a>
Abraços,
Ferrara
Distribution is performed by four overhead camshafts, two per cylinder head. One camshaft on each cylinder head operates the inlet valves and the other exhaust valves. The camshafts are driven by a 32 mm wide belts that also drives the water pump. Three rollers ensure smooth operation, while a dynamic tensor keeps the belt optimally taut. Belt replacement is only required after 160,000 km.
Já o Mark da MK, diga-se de passagem Engº Automobilista unico homologado pela PSA no Brasil e que cuida do meu carro desde 2008, é absolutamente contra minha posição em relação a correia dentada. Segundo ele 100.000 km é a conta para a troca, uma posição técnica porém bastante conservadora a meu ver, pois uma quebra da correia nesse motor deve custar algo em torno de R$ 15.000,00 para reestabelecer o seu funcionamento.
Abraços,
Ferrara
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- Registrado em: Seg Nov 07, 2011 8:30 pm
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[quote name='Ferrara' date='Apr 9 2012, 09:50 PM' post='17171']
Primeiro, a correia nao é tão cara assim, que junto com os rolamentos fica algo em torno de R$ 3.000,00, mas não esqueça que há um esticador hidráulico que tambem precisa ser trocado e ele custa mais R$ 2.000,00, o que faz com que a troca completa gire em torno dos R$ 5.000,00.
[/quote]
Ferrara,
Obrigado pelas informações, porém, o motor que o C5 usa é o ES9J4S e não o ES9J4, por isso não possui o esticador hidráulico, então, na CITRO, o KIT sai por R$2000,00 mais R$600,00 de MO. No site da RENOTECH, que acredito ser o mesmo KIT sai por R$1200,00 e é original.
Ainda estou decidindo se faço a troca já.... acho que vou esperar até lá pelos 100mil..
Abraço.
Primeiro, a correia nao é tão cara assim, que junto com os rolamentos fica algo em torno de R$ 3.000,00, mas não esqueça que há um esticador hidráulico que tambem precisa ser trocado e ele custa mais R$ 2.000,00, o que faz com que a troca completa gire em torno dos R$ 5.000,00.
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Ferrara,
Obrigado pelas informações, porém, o motor que o C5 usa é o ES9J4S e não o ES9J4, por isso não possui o esticador hidráulico, então, na CITRO, o KIT sai por R$2000,00 mais R$600,00 de MO. No site da RENOTECH, que acredito ser o mesmo KIT sai por R$1200,00 e é original.
Ainda estou decidindo se faço a troca já.... acho que vou esperar até lá pelos 100mil..
Abraço.
DESCOBRINDO O TAPETE MÁGICO...