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geve55
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#1

Mensagem por geve55 » Qui Dez 22, 2011 11:29 am

BOM DIA Á TODOS, SOU NOVO PORAQUI E GOSTARIA DE COMEÇAR ABUSANDO DO CONHECIMENTO DE VCS. SÃO 2 DUVIDAS:

1° QUANDO PARO EM UM SEMÁFORO E COLOCO O CAMBIO NO NEUTRO, ELE ME DA UMA MENSAGEM DE ANOMALIA NA CAIXA AUTOMATICA, ISSO NÃO ACONTECE QUANDO DEIXO NO DRIVE E SEGURO SÓ NO FREIO. ISSO É NORMAL??? O QUE PODERIA SER???

2° GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO CONSEGUIR O MANUAL DO CARRO, POIS O MESMO VEIO SEM E COM CHAVE RESERVA.

EM TEMPO, O CARRO É UM C5 2.0 16V ANO 2003!!

DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO DISPENSADA E FICO NO AGURADO


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Benedusi
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#2

Mensagem por Benedusi » Qui Dez 22, 2011 12:01 pm

Não, isso não é normal, provavelmente é coisa simples, um sensor, ou alguma válvula, resolva isso o mais rápido possível, pra não dar nada mais grave no câmbio.

Também não precisa colocar no N, o carro gasta mais em neutro que engatado, e se você segurar no freio por uns 5 segundos ele desengata sozinho.

manual:
<a href="http://manual-de-instrucoes.com/manual- ... ROEN/C5-_E" target="_blank">http://manual-de-instrucoes.com/manual- ... N/C5-_E</a>
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#3

Mensagem por popest » Sex Dez 23, 2011 9:21 am

Bom dia Benedusi.

"Também não precisa colocar no N, o carro gasta mais em neutro que engatado, e se você segurar no freio por uns 5 segundos ele desengata sozinho."

Amigo nunca tinha ouvido falar que no neutro o carro consome mais...pelo contrario deixando no driver ele fica engatado e consome mais. No caso o meu nunca percebi isso "deixar no driver depois de 5 segundos ele desengata.

Vamos desenvolver isso com os colegas do site.


Abraços.
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#4

Mensagem por Benedusi » Sex Dez 23, 2011 11:22 am

Você pode fazer o teste, com o carro engrenado e parado a injeção manda somente o combustível necessário para manter o carro ligado, já em ponto morto a injeção não tem informações suficientes e manda mais combustível.

Faça o teste com o marcador de consumo instantâneo no CB, quando você estiver descendo algum ladeira, coloque em neutro, o consumo fica em 1l/100km ou mais, agora coloque em D, o consumo cai para 0,1l/100km

Não que a diferença seja grande, porém mostra que não há motivo para colocar o carro em ponto morto em momento algum.

------------------------------------------

Segurando o carro no freio ele para de fazer força e desengata a marcha, tanto que se você soltar o carro ele vai para traz se estiver em uma subida ou fica parado se estiver em terreno plano e logo que a ECU percebe que você soltou o freio em segundo ele engata o carro de novo, você pode sentir isso no carro, não sei se no 2.0 isso funciona, pois ele usa o Al4 da psa, no v6 isso acontece e é fácil de perceber.
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#5

Mensagem por tiuzao » Sáb Dez 24, 2011 8:42 am

Detalhe importante .. em neutro a temperatura do oleo do cambio sobe rapidamente pois ele para de circular pelo trocador de calor (radiador) . então não aconselho deixar o carro em N . pelo menos e assim no cambio do V6 AM6
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#6

Mensagem por Munhoz » Dom Dez 25, 2011 11:19 pm

com o carro engrenado ele faz o cut off na injeção, ele injeta muito menos combustível do que se estivesse em marcha lenta.

Tenho um Xantia manual, indo pra santos eu deixo engatado em quarta marcha e ele segura os 80 km/h, piso muito pouco no freio e economizo combustivel tbm.

Dá pra fazer isso no automátio?

Esse câmbio de 6 marchas não sei como funciona.
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#7

Mensagem por tiuzao » Seg Dez 26, 2011 8:39 am

Nasa coso em especifico faço tambem desta forma, no caso de uma descida de serra ou descida longa para evitar as sucessivas trocas de marcha .
Acontece que o cambio do meu carro , alem de automatico tem tambem o manual, então faço o que vc
sugeriu sim engato uma 3 ou 4 deixo o carro usar digamos - freio motor
esse cambio na cidade em D ele auto adapata e vc, não passa de 1800 rpm ele troca de marchas ate 1500 rpm deixando o carro bem economico (andando sem pisar fundo com responsabilidade) consigo fazer 7 km p/l na cidade em transito pesado , lembrando e um C5 V6 que pesa 1600 kg.

Saudações.
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#8

Mensagem por Munhoz » Seg Dez 26, 2011 11:45 pm

Excelente consumo!! tem muito 1.6 que faz isso.. rsrs e olha que vc tem o dobro de motor.

O meu 2.0 manual ta na faixa dos 8,5 ~ 9 km/l aqui.
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#9

Mensagem por SPCMARCIO » Qua Fev 15, 2012 9:13 pm

Pessoal, tenho um C5 2002/2003 16V 2.0, claro o carro é mto show, mas de uns tempos para cá, após a troca do óleo o carro começou a patinar. Observamos que o oléo anterior era de uma cor avermelhada, donde concluímos que o carro estava com um óleo não original, talvez um óleo Total da Citroen para caixa automatica, ao qual também detectamos que este era mais grosso que o original Esso ATF. Como o carro, continuou a patinar, solicitei um mecânico de confiança (ex supervisor de manutenção da Citro - com cursos fora do Brasil) que abrisse a AL4, mas bem.. se recusou pois disse que a orientação que sempre teve é que eles não teriam capacidade para abrir esta caixa, e o procedimento correto era envia-la para São Paulo. Descobri em Barra do Pirai - RJ um especialista em câmbio automático, com diversos cursos em renomadas oficinas do Brasil, envie o carro a este e o mesmo desmontou a AL4. Bem, para reformar custaria um absurdo, e demoraria um pouco, sendo assim partir para aquisição de uma nova AL4, e constatei que em São Paulo teria como adquirir uma AL4 nova por R$3.500,00 (caixa esta lacrada em embalagem de madeira zero - esquema de venda de caixa, devido a uma negativa pela propria Citro, pois teve uma pequena amassada em um componente e outro). no meu caso a AL4 tinha um amassado em um sensor externo e a entrada do radiador da caixa estava amassado. opa, show comprei a mesma e instalamos a nova AL4 no C5, sendo que poderia utilizar o radiador antigo e adquiri um novo sensor. Bem antes de tudo isto, quando deixava o carro na posição P ou N por um minuto ou mais , sempre apareceu a msg de anomalia cambio, neste caso desliga-se e religa o carro e inseri a posição D (não aparecia msg nesta posição). Após comprar a Al4 novao de uso, (lacrada, contatos sem vestigio algum de uso, chicote e etc), achei que este problema sumiria como qualquer outro que um dia existiu, pois a Al4 é zero e para confirmar isto desmontamos a mesma e vimos a parte interna desta...showw. Mas ai, veio o problema de novo em posição P ou N anaomalia cambio. Verificamos a ECU e tudo sendo enviado perfeitamente, ou seja nenhum problema, verificamos contatos, tudo perfeito, até mesmo consegui o esquema eletrico da Al4 e fusiveis e estava tudo certo. Partimos então para as consultas externas, internet e etc.. ai veio uma surpresa que não vimos em lugar nenhum anteriormente, uma informação que a caixa AL4 tem uma programação de se colocar em modo de emergência, quando o condutor a deixa por um tempo de 18 minutos na posição P ou N, de modo a preservar os componentes da mesma, pois quando a AL4 se encontra nesta posição o óleo tem a temperatura acrescida, pois nesta posição(P ou N) não há passagem do óleo pelo radiador da caixa, por este motivo um subito aumento da temperatura do óleo, podendo neste caso danificar a AL4, assim como alterando a pressão interna desta. No meu caso está ocorrendo isto na posição P ou N por volta de 1 minuto e meio , mas informaram que teria como alterar este valor. Pergunto alguem já ouviu falar disto, que a Al4 tem esta programação para segurança? Entendo que tem coerência, pois sei que o óleo quente excessivamente, tende a danificar, mas nunca tinha ouvido da tal programação da ECU. Se for verdade, puxa maravilha, o dificil é a confirmação, pois todos nos sabemos que a Citroen esconde o ouro e outras informações. Me ajudem a desvendar este misterio, pois se a AL4 não fosse zerada, até mesmo os perfericos, não perguntaria esta para voces.
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