Câmbio no modo de emergência

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#1

Mensagem por Benedusi » Seg Dez 05, 2011 11:10 am

Tive que refazer o câmbio do meu c5 v6, o câmbio da novinho, uma beleza, mas o carro está entrando em modo de emergência, só fica em 3ª e sem força, na minha opinião seria só passar o scanner e ver o que está causando isso, provavelmente o módulo ou algum problema na conexão.

O mecânico não tem o scanner da citroen, alguém sabe de alguém que faça isso na zona oeste ou osasco?

Alguém já teve este problema, teve que trocar o módulo?


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#2

Mensagem por tiuzao » Seg Dez 05, 2011 3:33 pm

Desconheço o que esta acontecendo, porem gostaria de saber o que levou vc a refazer seu cambio , qual foi o sintoma, e o ano do seu carro. E uma informação que eu quero saber para caso eu passe pelo mesmo problema ja estar interado de o como agir.

Saudações
Editado pela última vez por tiuzao em Qui Dez 29, 2011 4:38 pm, em um total de 1 vez.
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#3

Mensagem por Munhoz » Seg Dez 05, 2011 9:05 pm

dá uma olhada no fórum do Xantia, tem um cara lá que resolveu os problemas do câmbio sem precisar refazer. Parece que tinha mal contato e um módulo com problema, não lembro exatamente.

Abraço
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#4

Mensagem por Benedusi » Ter Dez 06, 2011 2:12 pm

Então, ao que tudo indica foi essa falha que causou o problema no câmbio, além disso parece que o antigo dono tinha colocado um óleo diferente do padrão.

Código: P1730 Gear control malfunction 2,3,5
Creio que seja algum sensor mal instalado.



Carro: C5 2001 v6

Sintomas, o carro sempre rodou suave, um dia começou a dar uns trancos leves, parei na mesma hora numa oficina de confiança, no outro dia o carro já não passava demorava para passar as marchas e depois entrava em modo de emergência (travava na terceira).

Tive que trocar os pistões e a bomba de óleo


Pra quem tiver esse problema, do câmbio entrar em modo de emergência, vai a a minha dica:
Va direto pra oficina ou pra casa, melhor trocar um sensor, ou o módulo do que o câmbio inteiro.
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#5

Mensagem por leo_freitas » Qua Dez 14, 2011 4:17 pm

Pra quem precisar de scanner(C5 atende aos padrões OBD2), tem por R$40,00 no dealextreme.com:
<a href="http://www.dealextreme.com/p/obdii-blue ... -12v-42825" target="_blank">http://www.dealextreme.com/p/obdii-blue ... v-42825</a>

Comprei esse e estou no aguardo pra chegar.

Nota que esse aí é bluetooth, e tem vários(saida USB, uns com telinha acoplada...)

Abraços!
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#6

Mensagem por Benedusi » Qua Dez 14, 2011 6:11 pm

Como ninguém achava o maldito defeito no câmbio, acabei comprando um scanner, comprei aquele clone do original citroen peugeot, funciona muito bem por sinal, completo como o original.

Enfim, apareceram 2 erros, que após muito pesquisa, descobri que ambos estavam relacionados aos sensores do câmbio. Então, passei isso para os mecânicos e fui informado que todos os sensores haviam sido testados.

até que finalmente acharam o maldito sensor (que nem sequer esta escondido)

Resultado
Problema: Sensor de rotação saída.
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#7

Mensagem por Munhoz » Qua Dez 14, 2011 6:12 pm

<a href="http://www.scribd.com/doc/71698001/2426 ... 0-Training" target="_blank">http://www.scribd.com/doc/71698001/2426 ... raining</a>

Tem tudo ai!! elétrica, mecânica e hidráulica.
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#8

Mensagem por Benedusi » Qua Dez 14, 2011 7:13 pm

To com o sensor aqui na minha frente, mas ta difícil de achar na net.
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#9

Mensagem por Munhoz » Qui Dez 15, 2011 7:32 pm

então está próximo de arrumar?

você consegue o código da peça olhando no service? se conseguir o código, da uma ligada na peugeot e ve quanto custa, as vezes não é tão caro.

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#10

Mensagem por Benedusi » Sex Dez 16, 2011 1:55 am

Nem tinha pensado nisso, na citroen ta 500 e demora 2 anos pra chegar.
Consegui um original por 400.

Tanto problema por um pedacinho de plástico.
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#11

Mensagem por Munhoz » Sex Dez 16, 2011 11:43 am

a peugeot costuma ter um preço mais baixo que a citroen. Comprei os tensionadores da correia dentada por 210 os dois.

E esse prazo eles enrolam bem a gente, descobri que existem dois grupos de concessionárias da citro, uma do Sergio Habib e outra acho que francecar, nao lembro.

Eu precisava de uma peça pro Xantia e no grupo do sergio levava 2 meses pra chegar ai liguei na outra e levou dois dias.

O problema é que você tem que sair caçando as coisas que são da mesma marca..

depois posta se o câmbio ficou bom.

abs
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#12

Mensagem por Benedusi » Sex Dez 16, 2011 8:18 pm

Uma oficina para incluir na lista negra:
Bota Câmbio automático.

quase 2 meses pra fazer o câmbio, os cara marcavam de fazer tal dia, e não iam, não faziam, e só enrolação, no final fizerem bem feito sim, mas pela metade, eu tive que descobrir o sensor e comprar, e o corpo de válvulas, eles nem revisaram e ainda reclamaram pq eu não tinha revisado, bom, ao meu ver, se você manda fazer o câmbio, você quer o câmbio funcionando como novo e todo revisado.
Eu para chegar nesse estado tive até que comprar um scanner da citroen, contratar os caras do câmbio, mandar revisar o corpo de válvulas em itapevi, esperar 2 meses e gastar mais do que comprar outro.

por isso, e principalmente pela falta de vontade e respeito, eu não recomendo essa oficina à ninguém.

Ah, quase esquecendo, logo que eles terminaram o câmbio e o meu mecânico instalou, o câmbio não estava funcionando(sensor queimado) e eles não queriam nem saber, disseram que tinham refeito o câmbio e deu.

Resumindo, eu mandei refazer o câmbio, eles entregaram o câmbio ainda com defeito e disseram que não era problema deles.

Alguém ai confiaria em mecânicos assim?
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#13

Mensagem por SPCMARCIO » Qua Fev 15, 2012 9:12 pm

Pessoal, tenho um C5 2002/2003 16V 2.0, claro o carro é mto show, mas de uns tempos para cá, após a troca do óleo o carro começou a patinar. Observamos que o oléo anterior era de uma cor avermelhada, donde concluímos que o carro estava com um óleo não original, talvez um óleo Total da Citroen para caixa automatica, ao qual também detectamos que este era mais grosso que o original Esso ATF. Como o carro, continuou a patinar, solicitei um mecânico de confiança (ex supervisor de manutenção da Citro - com cursos fora do Brasil) que abrisse a AL4, mas bem.. se recusou pois disse que a orientação que sempre teve é que eles não teriam capacidade para abrir esta caixa, e o procedimento correto era envia-la para São Paulo. Descobri em Barra do Pirai - RJ um especialista em câmbio automático, com diversos cursos em renomadas oficinas do Brasil, envie o carro a este e o mesmo desmontou a AL4. Bem, para reformar custaria um absurdo, e demoraria um pouco, sendo assim partir para aquisição de uma nova AL4, e constatei que em São Paulo teria como adquirir uma AL4 nova por R$3.500,00 (caixa esta lacrada em embalagem de madeira zero - esquema de venda de caixa, devido a uma negativa pela propria Citro, pois teve uma pequena amassada em um componente e outro). no meu caso a AL4 tinha um amassado em um sensor externo e a entrada do radiador da caixa estava amassado. opa, show comprei a mesma e instalamos a nova AL4 no C5, sendo que poderia utilizar o radiador antigo e adquiri um novo sensor. Bem antes de tudo isto, quando deixava o carro na posição P ou N por um minuto ou mais , sempre apareceu a msg de anomalia cambio, neste caso desliga-se e religa o carro e inseri a posição D (não aparecia msg nesta posição). Após comprar a Al4 novao de uso, (lacrada, contatos sem vestigio algum de uso, chicote e etc), achei que este problema sumiria como qualquer outro que um dia existiu, pois a Al4 é zero e para confirmar isto desmontamos a mesma e vimos a parte interna desta...showw. Mas ai, veio o problema de novo em posição P ou N anaomalia cambio. Verificamos a ECU e tudo sendo enviado perfeitamente, ou seja nenhum problema, verificamos contatos, tudo perfeito, até mesmo consegui o esquema eletrico da Al4 e fusiveis e estava tudo certo. Partimos então para as consultas externas, internet e etc.. ai veio uma surpresa que não vimos em lugar nenhum anteriormente, uma informação que a caixa AL4 tem uma programação de se colocar em modo de emergência, quando o condutor a deixa por um tempo de 18 minutos na posição P ou N, de modo a preservar os componentes da mesma, pois quando a AL4 se encontra nesta posição o óleo tem a temperatura acrescida, pois nesta posição(P ou N) não há passagem do óleo pelo radiador da caixa, por este motivo um subito aumento da temperatura do óleo, podendo neste caso danificar a AL4, assim como alterando a pressão interna desta. No meu caso está ocorrendo isto na posição P ou N por volta de 1 minuto e meio , mas informaram que teria como alterar este valor. Pergunto alguem já ouviu falar disto, que a Al4 tem esta programação para segurança? Entendo que tem coerência, pois sei que o óleo quente excessivamente, tende a danificar, mas nunca tinha ouvido da tal programação da ECU. Se for verdade, puxa maravilha, o dificil é a confirmação, pois todos nos sabemos que a Citroen esconde o ouro e outras informações. Me ajudem a desvendar este misterio, pois se a AL4 não fosse zerada, até mesmo os perfericos, não perguntaria esta para voces.
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#14

Mensagem por Aranha » Qui Jun 14, 2012 3:05 am

Caro Amigos.Sabendo que a Caixa esta OK,ñ daria para desligar/anular esse comando-sensor que deixa a caixa em modo de emergencia? :154740:
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