Aquecimento Motor do meu C5

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Fabifet
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Ago 14, 2010 8:37 pm
Nome: Fabifet
Localização: Rio de janeiro-RJ
Contato:

#1

Mensagem por Fabifet » Sex Nov 18, 2011 2:17 pm

Prezados,
Boa tarde!

Como já dito no título, o meu C5 agora está apaixonado pela oficina, no dia 03 de outubro de 2011, ele aqueceu e como tenho uma boa experiência em mecânica, parei o carro, reboquei e só liguei quando já estava frio, porém já era tarde!

Consequência:

A junta do cabeçote queimou, permitindo que a água fosse expelida junto com os gases do motor e desde então foi feito o seguinte:

> Troca da válvula termostática;
> Troca do suporte da válvula;
> Passe no cabeçote e troca de todas juntas;
> Verificação da ventoinha;
> Troca da bomba d"água;
> Troca de óleo e filtros;
> Varetou-se o radiador;
> Troca da tampa do reservatório;
> Foi isolado o Ar quente;
> Verificação das mangueiras.

E por mais estranho e inacreditável que possa ser, o bendito continua a aquecer. só que com um detalhe, só aquece em movimento.

Meu mecânico é muito capacitado, eu como já disse não sou leigo no assunto e não sei mais o que fazer, alguém pode me dar uma luz???

Obrigado a todos!

Ab,
Fabiano


tiuzao
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Out 12, 2011 10:42 am
Nome: tiuzão

#2

Mensagem por tiuzao » Sex Nov 18, 2011 3:57 pm

Caro. Ha um tempo atars me informaram na concessinoria que o Citroen não usa nada de agua no sistema e fluido de arrefecimento puro. Não sei se e isso , nem se a informação procede mas, fica ai a dica pra pesquisa
Editado pela última vez por tiuzao em Qui Dez 29, 2011 4:36 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#3

Mensagem por Benedusi » Sex Dez 16, 2011 8:39 pm

Não faça isso, eu parei com eu c5 v6 num posto na bandeirantes, sentido campinas, pedi pra completar a água, o cara me convenceu a completar com fluido, resultado:

Na volta formou muita pressão e rachou a capa de cima do radiador(ainda bem que não o radiador)
Custo:
Guincho: 240
Tive que mandar fazer a capa, não achei pra vender: 600 em cobre, nunca mais vai rachar

Dica, 50% água, 50% fluido, ou mais água, de uma olhada se não tem uma mangueira amassada pelo protetor do cárter.
Editado pela última vez por Benedusi em Qui Dez 29, 2011 4:36 pm, em um total de 1 vez.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
tiuzao
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Out 12, 2011 10:42 am
Nome: tiuzão

#4

Mensagem por tiuzao » Seg Dez 19, 2011 7:49 am

OTIMO, OTIMO - valeu a dica /// agradeço
Editado pela última vez por tiuzao em Qui Dez 29, 2011 4:35 pm, em um total de 1 vez.
amaso
Sem Habilitação
Mensagens: 31
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 8:30 pm
Nome: amaso
Localização: Oeste SC RS PR

#5

Mensagem por amaso » Sex Mar 23, 2012 10:17 am

Tem que ter muito cuidado com essas informações que a concessionária passa.
Quanto ao fluído, tem que seguir as instruções do próprio fabricante do fluído.
O que ocorre é que algumas montadoras vendem o fluído diluído (aí usa-se puro) e paga-se mais de R$30,00 por um litro de água!!! Porém a maioria dos fluídos que vendem por aí é concentrado, uns usa-se 20%, outros 50%. Convèm seguir as instruções do rótulo. Se olhar a composição é sempre a mesma a base de Etilenoglicol, o que muda é a concentração e o corante.

Att.
Angelo.
DESCOBRINDO O TAPETE MÁGICO...
diogomizanzuk
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 3:28 am
Nome: DiogoMizanzuk

#6

Mensagem por diogomizanzuk » Sex Abr 06, 2012 11:55 pm

Ja verificou a bomba d'água? Não existe vazamento de água? Talvez uma mangueira entupida?

Boa sorte com o problema e qdo resolver posta aqui.

Abraço
diogomizanzuk
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 3:28 am
Nome: DiogoMizanzuk

#7

Mensagem por diogomizanzuk » Ter Abr 17, 2012 1:41 am

Descobri que o meu C5 está com o mesmo problema, aquece sem motivo aparente apesar da temperatura do mostradoir estar marcando normal, mas o estranho é que o mesmo sensor de temperatura utilizado pelo sistema de injeção, é utilizado para enviar sinal ao mostrador do painel.

Um eletricista automotivo com alguma experiêncioa em franceses me disse que o problema desses carros é que a ventoinha não é acionada pela central do motor, e sim recebe uma cópia do sinal do sensor de temperatura e liga sozinha bem como seleciona a velocidade da hélice, pois possui um circuito eletronico autonomo. Não sei até que ponto ele está certo, mas se estiver, só trocando a ventoinha toda. No meu caso, a ventoinha até liga, mas só qdo a temperatura chega nos 110 graus mais ou menos, ou seja, depois de ferver....

Vou continuar investigando e depois informo a que conclusão cheguei.
marciocantarelle
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Out 22, 2012 9:48 pm
Nome: Cantarelle
Localização: Niterói - RJ

#8

Mensagem por marciocantarelle » Seg Dez 03, 2012 8:11 pm

Pessoal, boa noite a todos! Meu C5 3.0 V6 2003, estava com um pequeno vazamento na "Carcaça da Válvula Termostática", que depois desmontando a peça notei que se tratava apenas de um "distribuidor de água", sem sensores.
Pois bem, nas Citro de Niterói me cobraram R$970,00 e R$ 740,00, e mesmo assim por encomenda para 60 dias! Mandei fazer uma de alumínio, que irá durar a vida toda.
O vazamento de água acabou. Mas o V6 continua esquentando, quando pego subidas longas (tipo serra), em menos de 5 minutos de subida, a temperatura vai pro vermelho.
Conversei com um meca especializado (por telefone) e ele me disse que eu tenho que fazer uma sangria para eliminar as prováveis bolhas de ar.
Tentei fazer isso hoje, mas só achei uma válvula, no retorno do ar quente que vem do ar condicionado, mas não obtive melhora.

Alguém pode me ajudar?!
Responder