OLEO TRANSMISSAO AUTOMATICA

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polaco
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#1

Mensagem por polaco » Sáb Set 24, 2011 2:41 pm

Ola Pessoal!!!
Possuo o Citroen C5 3.0 V6, esta com 60.000KM e estou com uma duvida danada sobre a troca de oleo da transmissao automatica.
Dei uma olhada no manual de manutencao e so fala para checar o nivel do oleo.
Andei pesquisando na internet, alguns falam para trocar, outros falam que nao precisa.
Falei em 4 oficinas especializadas em cambios automaticos, 2 disseram que precisa trocar e outras 2 inclusive uma e representante autorizada da ZF fabricante do cambio que esta no carro e o mecanico responsavel aconselhou a nao trocar o oleo.
O funcionamento do cambio esta normal, sem trancos ou barulhos.
Oh duvida cruel......trocar ou nao???????

Se alguem tiver alguma experiencia.

Valeu, Abracos


Hernandes
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#2

Mensagem por Hernandes » Qua Set 28, 2011 10:21 am

Fala Polaco.... Blz...

Está em SP? Caso esteja, recomendo entrar em contato com o pessoal da PRADOMATIC

Lá o pessoal faz serviço de 1ª... quando há necessidade de reparo os caras trocam tudo... deixam seu câmbio novo...

Vale a pena fazer a troca do fluido sim... embora não seja informado no manual, é bom colocar um sangue novo no cambio pra evitar dor de cabeça no futuro...

Bom, pra fazer um fhushing e deixar o oleo novo, vc vai investir proximo a R$ 1 mil

Site: www.pradomatic.com.br (<a href="http://www.pradomatic.com.br" target="_blank">Ou Clique aqui</a>)
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Endereço: Av. Santo Amaro 239, Vila Nova Conceição.
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#3

Mensagem por Munhoz » Qua Set 28, 2011 1:55 pm

Eu trocaria, óleo não é eterno, sempre suja e esses câmbios tem uma dúzia de sensores e que muitas vezes óleo vencido altera as leituras. Muito comum no AL4.

Tem gente que prefere deixar estragar que ai já faz de uma vez, mas eu acredito que se trocar da uma sobre vida ao câmbio.

Depois posta pra gente se trocou ou não, quanto gastou, onde..

Que ano é o seu? estou vendo uma compra de um 2003 v6 também, se puder me mandar email com umas dicas e relatos do seu carro ficarei muito grato.
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#4

Mensagem por SPCMARCIO » Dom Fev 19, 2012 11:22 pm

Caracas...kkkkk como tive um problemão com o cambio de meu C5 2003 2.0, confiro a todos que apesar da Citro informar que o óleo é vitalício, eles também não informam que na Europa os carros equipados com AL4 nos 80.000 km as caixas destes são sucateados devido as baixas temperaturas e etc e o preço de uma nova ser mais atraente do que a reforma. No Brasil temos a alta temperatura, sendo assim a Citro indicaria que não precisa trocar o óleo....se eu fosse voces não iria por ai, pois apesar de, este óleo ser 100% sintetico de altissima qualidade, existem aditivos no mesmo e estes vencem. Caso não ocorra a troca terão diversos problemas como: desgaste antecipado, sujeiras no fundo do carter, prejudicando assim o funcionamento das eletrovalvulas, pois as mesmas estão instaladas nas proximidades do carter da Al4, várias mensagens de anomalias no seu computador de bordo e no final a conta vai ficar alta, principalmente se encontrar à sua frente um mecânico espertinho e mal informado, que prefere reformar direto ao invés de verificar no mercado se seria mais barato e facil adquirir uma nova Al4, que já se acha por R$3.500,00 no mercado (SP). Qualquer concessionária da Citro, vai informar que o óleo é vitalicio, analisem bem a questão, e se achar prudente troque 40.000 km, já se acha o óleo ATF ao preço de R$75,00/L, é mais barato do que comprar uma caixa nova, ou mesmo reformar por R$6.000,00 e ainda rezar para o especialista não errar nada na montagem. Lembre-se ser humano é passivo de erros.
C5 2003 2.0 16v
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#5

Mensagem por tiuzao » Ter Fev 21, 2012 4:27 pm

Caros,tenho um C5 v6 3.0 2006 rodado 120000 kms com o cambio AM 6 fabricado pela japonesa AISIN que e o cambio original 6 marchas tanto do C5 como do C6, esse cambio equipa diversos carros japoneses (toyota lexus ..) e alemães (VW, Porsche Cayne, volvo....) ele usa o fluido da ESSO JWS 3309 ou da Mobil que e desenvolvido em exclusivo pra esse cambio. Pois bem, no manula do carro não consta nada, na concessonaria aqui da minha cidade nunca foi trocado esse oleo em nenhum veiculo da marca/modelo, a fabrica não recomenda a troca ,segundo varios tecnicos que consultei na CC. Citroen.. POREM o pessoal de loja de cambio automatico independente cobram R$ 300,00 por 4 litros trocados, segundo dizem o prazo e 40000kms tb dizem que o oleo evapora, agora pergunto. Oleo não tem agua (H2O) como vai evaporar ??, Não sou quimico mas não sou tão desinformado tambem. Se cada litro de oleo que so existe na conc. Citroen custa R$ 120,00 como pode trocar 4 litros + M.o. por R$300,00 ?? Alem do que dentro do cambio vai 7 litros de oleo mas so escoa 3 litros os outros 4 litros não escoa, fica retido dentro do conversos de torque e não sai. Bom , resumindo não troquei e tambem não vou inventar moda. Vou continuar procurando quando tiver informações mais concretas posso ate rever essa questão. Fico muito desconfiado com tudo que falam por isso procuro me inforar o maximo possivel para não ser levado no bico. Foi como disse outro dia vc chega de C5 independente do ano os mecanicos ja olham teu bolso e a maioria NUNCA viu o carro a Outro dia parei em um auto center par consultar preço de balanceamento , o cara viu o carrão dando aquela balançada bonita na hora de subir a calçada e ja falou "ACHO QUE O AMORTECEDOR TA RUIM" ......... falar o que !!!!
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#6

Mensagem por SPCMARCIO » Ter Fev 21, 2012 5:16 pm

Tiuzão
Tinha reformado a caixa e andei 60mil km (deste Km 95% viajando) e também não havia trocado o óleo, até por que na CC os mesmo me informaram que este era vitalicio. O ex supervisor da Citro, tbm informou a mesma coisa, este fez o curso fora do Brasil, quando a marca resolveu importar C5 para nosso país.
Especialista me informam, que o maior problema da não troca de óleo, são os detergentes/aditivos que neste possuem, além do mais temos as sujeiras que se depositam na parte inferior atrapalhando asim as informações recebidas na ECU provenientes das eletrovalvulas, neste caso, msgs de anomalia no câmbio, pois quando as eletrovalvulas enviam valores desconhecidos a ECU informa anomalia. Meu câmbio AL4, deu problemae no primeiro instante levei ao especialista, e tentei ao maximo acompanhar todos os trâmites do especialista que mexeu neste, graças estava de férias e como gosto de saber de tudo (apaixonado por carros) resolvi me enfiar na oficina deste para pelo menos não cometer alguns erros fatais. Na abertura da caixa e na retirada do óleo, putz como tinha pequenas particulas de sujeira no óleo, proximo as eletrovalvulas minusculas particulas, que talvez estavam atrapalhando no envio das informações, mesmo com os filtros em bom estado. Cheguei a colher um pouco deste óleo para levar a um laboratório e comparar os mesmos(novo e usado), mas a idéia foi cara demais, sendo assim desisti, mas ainda acho que seria interessante saber disto, pois assim terminaria de vez a dúvida e mataria o disse me disse. Mas bem, o fato é que eu vi este óleo já numa coloração um pouco mais escuro do que o novo, isto era perceptivel. Não conheço a caixa do V6 e creio ser muitissimo diferente da AL4 na composição das eletrovalvulas e etc, então não dá para analisar, mas tenho visto muitos assuntos relacionados e muitos alegam que após a troca do óleo o carro ficou show. No meu caso tive uma certa sorte, pois o especialista de câmbio me informou que talvez a compra de um novo câmbio poderia ficar muito mais barato e poderia revender o meu. Desta forma comprei um novo (zero bala) num valor muito bom R$4.000,00, na verdade seria R$3.500,00, mas como o contato era dele foi R$500,00 para ele, mas agora já sei o trâmite todo, ouseja nome da loja, endereço e fone.. Ahhh também vi os discos (vários) da embreagem que no caso dos veiculos automaticos são submersas, molhadas no óleo, estas se desgastam com o tempo e a sua composição vai se desprendendo em minusculas particulas, no caso da minha alguns discos estavam quase lisos. Acredito que para acabar com este impasse teriamos que comparar as especificações do óleo novo com o usado, pois se este é vitalicio, mesmo o usado terá que obter as mesmas propriedades do novo independente do tempo de utilização. Eu moro no interior, talvez por este motivo tenha ficado tão caro, mas ainda não desisti de ter este laudo, até por que pretendo ainda ter muitos C5 em minha vida...hehehehe
Uma coisa eu concordo contigo...kkkkk pra mim que resido no interior, quando chego em qualquer lugar, seja auto center entre outros, putz as pessoas babam no carro e sai falando uma porção de besteiras, tipo tem que trocar o amortecedor....kkkkkk trocar a valvula do pneu.... e etc.. e quando falo que o carro não tem amortecedor , mas sim um pistão hidraulico + esferas que dura no minimo 100mil km, e que no pneu tem uma valvula com sensor, pronto tudo muda, pois não precisa trocar nada mais. O carro, melhor dizendo a NAVE chama muito atenção e temos que tomar cuidado com os empurra, empurra, pois mesmo o 2003 que é o meu é considerado carro de bacana com dim dim, mal sabe eles que somos apaixonados pela tecnologia e desenho desta NAVE. Quem compra esta NAVE, compra por que gosta, pois sabemos que teremos problemas para encontrar peças, mão de obra qualificada e etc.. compramos por que idolatrmos esta NAVE.
Editado pela última vez por SPCMARCIO em Qua Fev 22, 2012 1:36 pm, em um total de 1 vez.
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#7

Mensagem por andré gonçalves » Qui Mar 29, 2012 9:42 pm

[quote name='SPC1' date='Feb 21 2012, 04:16 PM' post='16639']
Tiuzão
Tinha reformado a caixa e andei 60mil km (deste Km 95% viajando) e também não havia trocado o óleo, até por que na CC os mesmo me informaram que este era vitalicio. O ex supervisor da Citro, tbm informou a mesma coisa, este fez o curso fora do Brasil, quando a marca resolveu importar C5 para nosso país.
Especialista me informam, que o maior problema da não troca de óleo, são os detergentes/aditivos que neste possuem, além do mais temos as sujeiras que se depositam na parte inferior atrapalhando asim as informações recebidas na ECU provenientes das eletrovalvulas, neste caso, msgs de anomalia no câmbio, pois quando as eletrovalvulas enviam valores desconhecidos a ECU informa anomalia. Meu câmbio AL4, deu problemae no primeiro instante levei ao especialista, e tentei ao maximo acompanhar todos os trâmites do especialista que mexeu neste, graças estava de férias e como gosto de saber de tudo (apaixonado por carros) resolvi me enfiar na oficina deste para pelo menos não cometer alguns erros fatais. Na abertura da caixa e na retirada do óleo, putz como tinha pequenas particulas de sujeira no óleo, proximo as eletrovalvulas minusculas particulas, que talvez estavam atrapalhando no envio das informações, mesmo com os filtros em bom estado. Cheguei a colher um pouco deste óleo para levar a um laboratório e comparar os mesmos(novo e usado), mas a idéia foi cara demais, sendo assim desisti, mas ainda acho que seria interessante saber disto, pois assim terminaria de vez a dúvida e mataria o disse me disse. Mas bem, o fato é que eu vi este óleo já numa coloração um pouco mais escuro do que o novo, isto era perceptivel. Não conheço a caixa do V6 e creio ser muitissimo diferente da AL4 na composição das eletrovalvulas e etc, então não dá para analisar, mas tenho visto muitos assuntos relacionados e muitos alegam que após a troca do óleo o carro ficou show. No meu caso tive uma certa sorte, pois o especialista de câmbio me informou que talvez a compra de um novo câmbio poderia ficar muito mais barato e poderia revender o meu. Desta forma comprei um novo (zero bala) num valor muito bom R$4.000,00, na verdade seria R$3.500,00, mas como o contato era dele foi R$500,00 para ele, mas agora já sei o trâmite todo, ouseja nome da loja, endereço e fone.. Ahhh também vi os discos (vários) da embreagem que no caso dos veiculos automaticos são submersas, molhadas no óleo, estas se desgastam com o tempo e a sua composição vai se desprendendo em minusculas particulas, no caso da minha alguns discos estavam quase lisos. Acredito que para acabar com este impasse teriamos que comparar as especificações do óleo novo com o usado, pois se este é vitalicio, mesmo o usado terá que obter as mesmas propriedades do novo independente do tempo de utilização. Eu moro no interior, talvez por este motivo tenha ficado tão caro, mas ainda não desisti de ter este laudo, até por que pretendo ainda ter muitos C5 em minha vida...hehehehe
Uma coisa eu concordo contigo...kkkkk pra mim que resido no interior, quando chego em qualquer lugar, seja auto center entre outros, putz as pessoas babam no carro e sai falando uma porção de besteiras, tipo tem que trocar o amortecedor....kkkkkk trocar a valvula do pneu.... e etc.. e quando falo que o carro não tem amortecedor , mas sim um pistão hidraulico + esferas que dura no minimo 100mil km, e que no pneu tem uma valvula com sensor, pronto tudo muda, pois não precisa trocar nada mais. O carro, melhor dizendo a NAVE chama muito atenção e temos que tomar cuidado com os empurra, empurra, pois mesmo o 2003 que é o meu é considerado carro de bacana com dim dim, mal sabe eles que somos apaixonados pela tecnologia e desenho desta NAVE. Quem compra esta NAVE, compra por que gosta, pois sabemos que teremos problemas para encontrar peças, mão de obra qualificada e etc.. compramos por que idolatrmos esta NAVE.
[/quote]
tenho um c5 2001 v6 diz ai vc imagina o que faz sair pela manhã quando o carro esta frio e parece que a caixa esta seca chega parecer que ta arrastando ferro com ferro por pelo menos 5km depois some.sera que o nivel do oleo esta baixo?
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#8

Mensagem por SPCMARCIO » Sex Mar 30, 2012 8:56 pm

André
Pare seu carro em um entendido de C5 o mais rápido possivel, pôde sim ser óleo baixo, não sei se tu sabe, mas este carro e cheio de frescura no complemento do óleo, a aferição de esta baixo ou não é com o carro ligado e bujão aberto escorrendo, o nivel estará bom quando este somente dá pingos. Após este o mesmo espeta a ferramenta de diagnostico e informa a ECU uma quilometragem, bem não lembro ao certo, mas ele tem que informar algo para a ECU, para que ela entenda que o óleo foi completado. Não queira saber o preço de uma cx V6, pois paguei numa nova AL4 R$4.000,00.. A V6 é muito mais cara. Este é o seu primeiro passo, caso o óleo esteja no nivel correto, ai sim terá que abrir para ver o que esta ocorrendo.
Ahh algumas pessoas se atreve a fazer este complemento em casa..mas cuidado pôde sair mto mais caro, além de não informar a ECU (por falta da ferramenta) a quilometragem atualizada.
Não deixe qualquer um mexer nesta situação..pois se o cara trocar o óleo da caixa, por outro qualquer.. poderá ter problemas irreversivel... nunca use óleo similar nesta caixa, use sempre o original..este é caro, mas é a sua mellhor opção. ATF 71411 (Mobil/ Esso)
C5 2003 2.0 16v
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#9

Mensagem por SPCMARCIO » Sex Mar 30, 2012 9:10 pm

André

Corrigindo ATF 71141, como a sua caixa é a V6, não sei se é este o óleo original, peço que verifique antes de qualquer coisa. Nunca misture os óleos, pois estes podem se contaminar e ferrar a sua caixa.
Nunca ultrapasse o nivel necessário de óleo, pois se colocar óleo a mais, poderá ocorrer espumas e prejudicar a lubrificação da caixa e babau a sua caixa.
Dê uma lida nesta matéria:

<a href="http://www.netserv19.com/ecommerce_site ... RIFICANTES" target="_blank">http://www.netserv19.com/ecommerce_site ... ICANTES</a>
Editado pela última vez por SPCMARCIO em Sex Mar 30, 2012 9:19 pm, em um total de 1 vez.
C5 2003 2.0 16v
tiuzao
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#10

Mensagem por tiuzao » Dom Abr 01, 2012 9:09 am

Andre o SPC1 ta certo, corra pra ver isso antes que o negocio fique mais feio , se o seu cambio e 4 marchas o oleo e o que o SPC recomendou , se for 6 marchas e o ESSO ou MOBIL JWS 3309 - não caia em conversa de mecanico curioso.
Boa sorte e reporte o diagnostico assim que possivel
popest
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#11

Mensagem por popest » Seg Abr 02, 2012 9:35 am

Bom dia a todos.

Quando peguei meu c5 2.0 16v. efetivei uma manutenção total. Bom foi verificado o nível do óleo da caixa automatica e conferi de perto o procedimento.

1- Coloca-se 500 ml de óleo no reservatório.
2- Conecta o escaner no carro e acompanha a temperatura não me lembro ao certo quantos graus.
3- Com o carro no elevador após o carro chegar na temperatura ideal acompanhando pelo escaner o mecânico abre na parte de baixo do carro se sair os 500 ml o nível está ok. Se não sair nada estava faltando e inicia-se novamente o procedimento colocando mais 500 ml. No meu caso saiu 250 ml, portanto faltava 250 ml.

Desde então só alegria já tenho um ano com o carro sem qualquer tipo de problema.


Abraços.
andré gonçalves
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#12

Mensagem por andré gonçalves » Seg Abr 02, 2012 10:30 pm

[quote name='popest' date='Apr 2 2012, 09:35 AM' post='17100']
Bom dia a todos.

Quando peguei meu c5 2.0 16v. efetivei uma manutenção total. Bom foi verificado o nível do óleo da caixa automatica e conferi de perto o procedimento.

1- Coloca-se 500 ml de óleo no reservatório.
2- Conecta o escaner no carro e acompanha a temperatura não me lembro ao certo quantos graus.
3- Com o carro no elevador após o carro chegar na temperatura ideal acompanhando pelo escaner o mecânico abre na parte de baixo do carro se sair os 500 ml o nível está ok. Se não sair nada estava faltando e inicia-se novamente o procedimento colocando mais 500 ml. No meu caso saiu 250 ml, portanto faltava 250 ml.

Desde então só alegria já tenho um ano com o carro sem qualquer tipo de problema.
Abraços.
[/quote]
agradeço pela dica
andré gonçalves
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#13

Mensagem por andré gonçalves » Qua Abr 11, 2012 12:20 am

[quote name='tiuzão' date='Apr 1 2012, 09:09 AM' post='17092']
Andre o SPC1 ta certo, corra pra ver isso antes que o negocio fique mais feio , se o seu cambio e 4 marchas o oleo e o que o SPC recomendou , se for 6 marchas e o ESSO ou MOBIL JWS 3309 - não caia em conversa de mecanico curioso.
Boa sorte e reporte o diagnostico assim que possivel
[/quote]
tiuzã a caixa que vai no v6 é zf4hp20 e o óleo é o atf71141 mesmo tenho só uma pergunta esse carro não veio com vareta para verificar nível de óleo,sabe?
tiuzao
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#14

Mensagem por tiuzao » Qua Abr 11, 2012 1:14 pm

[quote name='andré sc' date='Apr 11 2012, 01:20 AM' post='17182']
tiuzã a caixa que vai no v6 é zf4hp20 e o óleo é o atf71141 mesmo tenho só uma pergunta esse carro não veio com vareta para verificar nível de óleo,sabe?
[/quote]


Bem O C5 a partir de 2005 que tratamos como FASE II o V6 e 6 marchas . O Cambio e o AL6 da AISIN
Esse cambio não tem vareta de oleo
O C5 V6 fase I que e antes de 2005/2006 esse sim o cambio e o que vc falou com 4 marchas.
O Posterior e so 6 marchas
Portanto o oleo do cambio AL6 e o que eu mencionei (jws 3309)
tiuzao
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#15

Mensagem por tiuzao » Sáb Mai 19, 2012 8:46 am

Ainda no dilema da troca ou não do oleo do cambio do¨V6 ¨6 marchas, resolvi arrumar alguem que pelo menos conferisse o nivel do oleo, meu mecanico vai dar uma olhada pra mim seguindo as recomendações do fabricante, porem tenho que ter pelo menos um litro de oleo a mão para o caso necessite. O oleo recomendado no manual ESSO JWS 3309 ou MOBIL ATF 3309 não consigo achar em lugar nehum, na concessioraria custa apenas R$ 600,00 o litro e sob encomenda, o proprio mecanico da concessionaria disse pra eu colocar o mesmo do 4 marchas que e tudo igual. E uma vergonha eu, consumidor saber mais que ele que estudou na fabrica (ou pelo menos acho que e isso).
Vou continuar procurando alguem que tenha esse produto para a venda
Depois reporto se








[quote name='SPC1' date='Mar 30 2012, 10:10 PM' post='17077']
André

Corrigindo ATF 71141, como a sua caixa é a V6, não sei se é este o óleo original, peço que verifique antes de qualquer coisa. Nunca misture os óleos, pois estes podem se contaminar e ferrar a sua caixa.
Nunca ultrapasse o nivel necessário de óleo, pois se colocar óleo a mais, poderá ocorrer espumas e prejudicar a lubrificação da caixa e babau a sua caixa.
Dê uma lida nesta matéria:

<a href="http://www.netserv19.com/ecommerce_site ... RIFICANTES" target="_blank">http://www.netserv19.com/ecommerce_site ... ICANTES</a>
[/quote]
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