Novo Membro - C5 2005

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
diogomizanzuk
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 3:28 am
Nome: DiogoMizanzuk

#1

Mensagem por diogomizanzuk » Seg Dez 27, 2010 12:26 pm

Boa tarde Amigos!

Há poucos dias adquiri um C5 ano 2005 com 66mil km e resolvi me inscrever no clube para trocar experências, à propósito, quero parabenizá-los pelo bom gosto, este é meu primeiro Citroen e estou achando o carro fantástico! Muito bonito, confortável e com muita tecnologia, é muito gostoso andar com ele.

Mas como tudo tem um porém, gostaria de comentar as minhas impressões sobre o carro e ver a opinião dos conhecedores e donos mais exprientes:

1- Achei o consumo um pouco alto, não esperava que fosse econômico, mas acho que está gastando mais do que o normal: 6km/l na cidade e 8,5km/l na estrada, andando bem na maciota e trocando as marchas manualmente (se deixar no automático faz menos ainda 5 e 7,2 respectivamente);

2- A suspensão traseira faz um pequeno rangido, como de fosse com feixe de molas, achei estranho...;

3- Quando o carro passa dos 120km/h da á impressão de a traseira dar uma pequena dançada (não senti que ofereceu perigo, mas é um pouco desconfortável, pois balança levemente para um lado e para outro, é como se o carro sofresse ação de vetos laterais) isso se acentua conforme a velocidade aumenta. Isso é normal ou o carro tem rodar firme e numa trajetória extremaente reta mesmo em altas velocidades 190-200km/h?;

4- Fui ao litoral esse fds, e percebi que lá o computador de bordo acusou um defeito e isso não acontece na minha cidade (Curitiba +ou- 1000m de altitude), aparece: SISTEMA CONTROLO MOTOR COM DEFEITO e a marcha lenta fica variando entre 500 e 1000rpm, sendo que o carro morre algumas vezes. Alguém ja passou por isso? Sensor de pressão barométrica será?

5- Na primeira partida do dia, logo que o motor pega, faz um barulho como se fosse tucho batendo, dura uns 2 segundos e depois pára. O óleo do motor foi trocado logo antes de eu pegar o carro, foi utilizado semi-sintético F1 MASTER 15w40, da Ipiranga. Isso tbém é normal nesses motores ou é problema?


No mais parece tudo ok, suspensão funciona direitinho, freios, etc. Estou muito satisfeito com o carro e só pretendo trocá-lo por outro C5, quando couber no meu bolso.

Agradeço desde já aos novos amigos e desejo um feliz 2011!

Abraços.


luizftoliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Mai 09, 2008 10:13 pm
Nome: luizfto

#2

Mensagem por luizftoliveira » Sex Dez 31, 2010 8:48 am

[quote name='DiogoMizanzuk' post='11948' date='Dec 27 2010, 12:26 PM']
Boa tarde Amigos!

Há poucos dias adquiri um C5 ano 2005 com 66mil km e resolvi me inscrever no clube para trocar experências, à propósito, quero parabenizá-los pelo bom gosto, este é meu primeiro Citroen e estou achando o carro fantástico! Muito bonito, confortável e com muita tecnologia, é muito gostoso andar com ele.

Mas como tudo tem um porém, gostaria de comentar as minhas impressões sobre o carro e ver a opinião dos conhecedores e donos mais exprientes:

1- Achei o consumo um pouco alto, não esperava que fosse econômico, mas acho que está gastando mais do que o normal: 6km/l na cidade e 8,5km/l na estrada, andando bem na maciota e trocando as marchas manualmente (se deixar no automático faz menos ainda 5 e 7,2 respectivamente);

2- A suspensão traseira faz um pequeno rangido, como de fosse com feixe de molas, achei estranho...;

3- Quando o carro passa dos 120km/h da á impressão de a traseira dar uma pequena dançada (não senti que ofereceu perigo, mas é um pouco desconfortável, pois balança levemente para um lado e para outro, é como se o carro sofresse ação de vetos laterais) isso se acentua conforme a velocidade aumenta. Isso é normal ou o carro tem rodar firme e numa trajetória extremaente reta mesmo em altas velocidades 190-200km/h?;

4- Fui ao litoral esse fds, e percebi que lá o computador de bordo acusou um defeito e isso não acontece na minha cidade (Curitiba +ou- 1000m de altitude), aparece: SISTEMA CONTROLO MOTOR COM DEFEITO e a marcha lenta fica variando entre 500 e 1000rpm, sendo que o carro morre algumas vezes. Alguém ja passou por isso? Sensor de pressão barométrica será?

5- Na primeira partida do dia, logo que o motor pega, faz um barulho como se fosse tucho batendo, dura uns 2 segundos e depois pára. O óleo do motor foi trocado logo antes de eu pegar o carro, foi utilizado semi-sintético F1 MASTER 15w40, da Ipiranga. Isso tbém é normal nesses motores ou é problema?
No mais parece tudo ok, suspensão funciona direitinho, freios, etc. Estou muito satisfeito com o carro e só pretendo trocá-lo por outro C5, quando couber no meu bolso.

Agradeço desde já aos novos amigos e desejo um feliz 2011!

Abraços.
[/quote]
luizftoliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Mai 09, 2008 10:13 pm
Nome: luizfto

#3

Mensagem por luizftoliveira » Sex Dez 31, 2010 9:03 am

Diogo,

Tenho um C5 2005 com 74000 km, comprado zero km. O carro realmente é muito bom, tendo apresentado poucos problemas:
- quebra do suporte da polia da bomba da direção hidráulica (65000km)
- falha do controlador do ar condicionado (tive de trazer a peça da França)
- pneus originais duraram 23000 km, eram "H"; Foram substituidos por "V"

Quando ao seu C5:

1.Seu consumo está alto: faço média de 8.5km/l e 10km/l na estrada no mdo automático
2.Rangido na suspensão trazeira não é normal
3.O carro é muito estável e preciso nas mudanças de trajetória até 210 km/h
4.Sua valvula de controle da marcha lenta está desregulada
5.O único barulho após a partida do motor é a embreagem eletromagnética do ar condicionado (faz um "clack")

O principal problema com o C5 é mão de obra para manutenção, principalmente nas concessionárias. Procure uma oficina especializada e compre o manual de manutenção do C5 da editora Haynes, para ajudar a identificar qualquer problema.
diogomizanzuk
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 3:28 am
Nome: DiogoMizanzuk

#4

Mensagem por diogomizanzuk » Seg Jan 03, 2011 3:42 pm

Luiz,

Muito obrigado pelos comentários! Me interessa bastante adquirir este manual, onde consigo comprá-lo? Entendo um pouco de mecânica e com um manual desses consigo resolver boa parte dos problemas que podem vir à ocorrer.

Quanto ao consumo, troquei as velas (Denso Iridium Tought VKH-16) e melhorou bastante, está fazendo 7,5 na cidade e 10 na estrada (5 pessoas com bagagem), agora está coerente com o tamanho do motor e peso do carro.

Encontrei uma oficina aqui em Curtiba que é especilizada em importados e eles trabalham com citroen, vou levar para fazer uma revisão na suspensão e sistema de injeção.

Abraço!
luizftoliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Mai 09, 2008 10:13 pm
Nome: luizfto

#5

Mensagem por luizftoliveira » Seg Jan 03, 2011 7:48 pm

Diogo,

O manual pode ser comprado on-line no link:

<a href="http://www.haynes.co.uk/webapp/wcs/stor ... &langId=-1" target="_blank">http://www.haynes.co.uk/webapp/wcs/stor ... ngId=-1</a>

Se vc gosta de mecanica, vai achá-lo muito útil.

sds

Luiz
braulio.bm
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Nov 17, 2010 3:39 pm
Nome: braulio menezes

#6

Mensagem por braulio.bm » Sáb Jan 22, 2011 1:02 am

Olá,

Conheço um mecânico que já foi chefe de manutenção da Citroen de SP.
Ele atende em sua casa em Caieiras-SP - Grande São Paulo.
Fez curso para atender à chegada do C5 no Brasil.
Conhece MUITO deste carro.
Atualmente ele é chefe de manutenção da BMW em SP.
Atende na casa dele, apenas nos finais de semana.
Vale a pena.

Quanto a peças, ele e eu recomendamos a TOULOUSE <a href="http://www.toulouseimport.com.br/" target="_blank">http://www.toulouseimport.com.br/</a>

O carro é excelente em curvas, simplesmente perfeito.
Se sente algo de estranho, certamente tem algo de errado.
Caso interesse, me pergunta que eu mando o contato deste mecânico.

Existe também uma oficina especializada em carros franceses no Limão-SP.
É um pouco + cara, porém tb recomendo.

Jamais leve este carro em curiosos!
guigon
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 11:48 pm
Nome: guilherme goncalves

#7

Mensagem por guigon » Sex Fev 11, 2011 9:08 pm

Olá DiogoMizanzuk, também sou de curitiba e acabo de comprar um c5 so que o meu é 2004, gostaria de saber se já arrumou algum mecânico de confiança para o c5 estou querendo levar o meu para uma revisão.... o meu tb está fazendo 4 a 5 km na cidade, usando o automatico gostaria de saber onde trocou as velas e ounde comprou elas, vou tentar trocar para ver se ele economiza um pouco.


Valeu.

Ah uma que descobri sem querer do carro, coloquei luz de ré de LED e o sensor ficou louco ficando sempre ativo mesmo sem tar engatado a ré, só pelo fato de ter trocado a lampada de ré, coloquei umas normais e adivinha tudo voltou ao normal.
diogomizanzuk
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 3:28 am
Nome: DiogoMizanzuk

#8

Mensagem por diogomizanzuk » Qua Fev 23, 2011 2:41 pm

Olá Guilherme!

Minhas velas eu comprei na JNB Peças (41 2106-3232) em São José dos Pinhais, modelo Denso Iridium Tough VKH16. São meio caras, R$190,00 o jogo, mas acabam ficando baratas pq duram cerca de 100mil km.

Quando troquei as velas senti uma boa melhora no consumo, de 6km/l foi para algo em torno de 7 a 7,5km/l. Mas essa economia foi quase que totalmente anulada qdo coloquei as rodas aro 17'' do C4 VTR, com pneus 215/50/17 e hoje está fazendo entre 6,5 e 6,8km/l na cidade, mas temos que levar em consideração que curitiba talvez seja a pior cidade brasileira para se dirigir, transito muito lento etc.

Mas aprendi uma coisa sobre o consumo do C5, o macete está em acelerar somente o suficiente para o carro pegar embalo e depois aliviar o pé só para manter a velocidade, afinal são 1500kg pra tirar da inércia. O erro está em querer que o carro desenvolva rápido e isso é desperdício de combustível, pois não adianta acelerar rápido se logo em seguida vai ter que frear pq o carro da frente está a 20km/h. Sendo assim, se aproveite da lerdeza dos outros veículos e acelere somente o necessário para acompanhar a aceleração dos outros carros.

Outro fator a ser considerado quanto ao consumo do C5, é que quase todos os carros 2.0 que vemos por aqui, consomem entre 5 e 8 km/l, quase igual ao C5 (alguns até mais), mas com muito menos elegancia e conforto. Então basicamente, nós literalmente pagamos por isso.

Quanto a oficina, levei o carro na oficina da loja onde comprei o carro, mas não indico, me pareceu que por trabalharem muito com carros de loja (garantia de 90 dias), ficaram meio viciados em enrolar o cliente. Aliás, se descobrir alguma oficina boa e com preço justo, me avisa.

Boa sorte com o carro! Abraços.



Olá Braulio!

Fico grato pelas dicas, pena que não sou de SP.

Abraços
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#9

Mensagem por Cirdan » Sex Mar 04, 2011 10:01 am

Amigo, verificar o balanceamento das rodas traseiras... C5 não fica instavel nunca.

Abraços
alexandrecnunes
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Fev 28, 2011 10:43 pm
Nome: alexandrecn

#10

Mensagem por alexandrecnunes » Ter Mar 15, 2011 3:33 pm

Comprei meu C5 2003 faz uma semana, mas confesso que já namorava este carro a anos.
Fiquei impressionado com a quantidade de acessórios e dei sorte que no meu está tudo funcionando.
Também fiquei impressionado com o consumo, saí de um Honda Civic automático que fazia 11km/l na cidade e agora o C5 faz 7,3. Estou usando a Podium e só no automático. No próximo tanque vou andar no manual para ver se altera alguma coisa.
No mais, o carro é um espetáculo.
diogomizanzuk
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 26, 2010 3:28 am
Nome: DiogoMizanzuk

#11

Mensagem por diogomizanzuk » Dom Mar 20, 2011 5:35 pm

Alexandre,

Quem dera meu C5 fizesse 7,3 na cidade. Erga as mãos pro céu e agradeça...seu carro está bastante econômico.

Boa sorte com o carro!

Cirdan,

O balanceamento está perfeito, estou desconfiado da suspensão, está fazendo alguns barulhos e talvez precise trocar algumas buchas ou até mesmo o fluído...
Henriques
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Mar 18, 2011 10:09 pm
Nome: Henriques

#12

Mensagem por Henriques » Seg Mar 21, 2011 12:05 am

[attachmentid=478]Srs. Comprei a 2 meses C5 2002/2003 e logo de cara minha preocupação era a questão de consumo. O antigo dono disse que fazia 6,5 kml. Como tinha um Tempra 97 que (comigo) 9,5 cidade e 13 estrada, o que para alguns ainda duvidavam. Diz a comparação entre abastecimento e km rodados e cheguei a média de 9,3 com meu C5. Lógico, troquei óleo, uso gasolina adivada e acelero apenas o necessário para movimentar 1.5 T de peso, mas mantenho velocidade média de 50/60 e estrada até 110. Isto tudo com AR Cond. ligado mínimo/médio sem exageros. Estou satisfeito com este SEDAN luxo que o próximo será um 2006/2007 só para sentir o gostinho. Segundo sei, após 2004 é mais leve e mais economico. :) Esta é minha NAVE!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#13

Mensagem por Cirdan » Seg Mar 21, 2011 11:46 am

Se ele ta alinhado e balanceado, realmente é alguma bucha amigo. Manda dar uma revisada e deixa em dia.

Sobre o consumo: Sedan de luxo, 2.0 16V de 138cv (tem os de 143cv tb), cambio automatico de 4 marchas e cheio de equipamentos eletronicos.

Lembre-se q ele movimenta uma bomba q pressuriza todo o sistema (rouba potencia) e ainda varios itens. Vc usa ar condicionado (recomendo usar no automatico) e mais um monte de sensores q vão varrendo o chão para te dar o melhor conforto.

Sem falar o sensor de farol, de chuva, dos Air Bag e tudo mais... vc queria consumo de Uno Economy? Mais nunca... cada detalhe faz consumir mais.

Levante a mão pro ceu e agradeça mesmo os 7 km/l na cidade. E usar no manual é só ficar estressado com o cambio. Deixa no automatico e aceite q vc comprou um Sedan de luxo e não um carro economico.

Abraços
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#14

Mensagem por RAFAEL » Seg Mar 28, 2011 9:47 am

Reportado:alexandrecn

O meu está ficando ainda mais econônico, troquei a Podium pela Br aditivada, passou para 8.3KM/L.
Ando sempre pisando leve, e sem arrancadas forçadas.Também fico de olho no computador, e já peguei a manha de dosar a aceleração mantendo o consumo baixo.
Mas tem duas coisas me aborrecendo, o marcador de combustível que está marcando errado (a menos), já troquei a boia e nada.
Segundo é o ar condicionado que fica somente cerca de 2 minutos ligado (esfriando), e já troquei o ventilador do radiador pois estava trancando.
Alguém já teve este problema com o ar?
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
CBMACH
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Set 18, 2011 11:50 am
Nome: CBMach
Localização: Maceió-AL

#15

Mensagem por CBMACH » Seg Jun 17, 2013 2:48 pm

[quote name='O Administrador' date='Mar 28 2011, 09:47 AM' post='12739']
Reportado:alexandrecn

O meu está ficando ainda mais econônico, troquei a Podium pela Br aditivada, passou para 8.3KM/L.
Ando sempre pisando leve, e sem arrancadas forçadas.Também fico de olho no computador, e já peguei a manha de dosar a aceleração mantendo o consumo baixo.
Mas tem duas coisas me aborrecendo, o marcador de combustível que está marcando errado (a menos), já troquei a boia e nada.
Segundo é o ar condicionado que fica somente cerca de 2 minutos ligado (esfriando), e já troquei o ventilador do radiador pois estava trancando.
Alguém já teve este problema com o ar?
[/quote]

Olá.
Fiz uma pesquisa no fórum e não encontrei resposta a sua questão do ar condicionado.
Tenho problema semelhante no meu C5 2005, sem solução até o momento.
No meu caso é intermitente, chegando a passar mais de um dia para voltar a funcionar.
A Citroen local não conseguiu resolver, em várias tentativas.
O que noto é que quando a "pancada" da embreagem eletromagnética é bem forte, e o motor dá uma variada na rotação, o ar funciona bem.
Noutras ocasiões, a pancada é mais leve, o motor não varia e o ar não funciona. Só o ventilador. Seja no "auto" ou manual.
Tenho o livro da Haynes, mas não achei nenhuma indicação.
Se alguém já passou por isso e resolveu, peço ajuda.
Abraços. Machado - Maceió-AL
Responder