C5 V6 3.0 2003 - COMO AVALIAR ANTES DA COMPRA.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
itakam
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 10:13 pm
Nome: itakam

#1

Mensagem por itakam » Ter Ago 17, 2010 11:20 pm

Boa noite pessoal, meu primeiro post, por aqui, espero ser muitos.
Estou tentando adquirir um C5 V6 3.0 ou mesmo um 2.0 exclusive. estou lendo muitos artigos sobre o carro, pois sempre tive uma queda por um destes mesmo sabendo que o mercado é meio "cruel" na sua avaliação, porém estou assumindo isso.
Pelos artigos que andei lendo, muito se fala na suspensão hidroative III com suas esferas e seu óleo específico LHM ou LDS e seu cambio automático que pode ser colocado no modo manual ou esportivo.
Acho que esses dois ítens, são os fatores principais, pra quem for adquirir este veículo, lógico além de seu vasto numero de opcionais.
Agora a pergunta que deixo aqui como leigo no assunto é:

Ao entrar num carro desses, o que devo analisar e ou verificar nesses doi ítens.
Alguma outra observação que vcs gostariam de colocar para que eu ficasse atento.
O "scaneamento", que fazem na citroen vale a pena ou é só comedeira de dinheiro, ou seja um mecânico de minha confiança seria capaz de analisar esse carro?
Estou localizado em São Paulo - Capital, poderiam me indicar alguma oficina que costumam lidar com esse carro que não seja da propria citroen.

Pra mim o carro é "show de bola", porém estou avaliando aqui, seu "custo-benefício", já fui ver uns 3, tem um deles, que logo ao sentar no carro o hidroative se auto-ajustou com meu peso, e os outros dois não,...só foi depois, que se não me engano qdo o carro foi ligado,...isso é normal?
Obrigado,
um grande abraço!


Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#2

Mensagem por Cirdan » Qua Ago 18, 2010 4:26 pm

Vamos lá amigo, qual o ano do carro?

Pra mim, esse é o tipico carro q já q vai assumir a desvalorização, investe um pouco mais e pega o V6.

Pq o V6. Pq o V6 alem de ser muito mais moderno e equipado, vai te dar o mesmo consumo e gastos q um 2.0. Não muda nada.

O q avaliar:

Começe pelo normal. Motor, cambio... tudo isso precisa estar em dia mesmo. Um mecanico bom pode olhar isso pra vc sem problemas.

A suspensão é coisa facil. Primeiro tente ver se esse veiculo tem todas as revisões em concessionaria. Depois exija o laudo (a Super Visão faz um legal). Se não tiver nada de errado, otimo.

Agora vamos ao teste: coloque ele para subir e descer, veja se fica normal. De uma volta, ve se escuta algum barulho estranho.

Depois pare o carro e com ele ligado abra o porta-malas. Sente nele e ve se ele volta a altura normal.
Veja as luzes do painel, verifique o estado de tudo. Veja a KM.

Esse carro bem cuidado dura até os 200 mil km sem manutenção na suspensão. Então, se for bem cuidado vc fica tranquilo.

O oleo da suspensão é o LDS. Verifique quando foi a ultima troca. Caso não saiba, troque e aproveitei para ver as mangueiras.

O V6 tem controle de tração e estabilidade. Verifique se as luzes se aparecem no painel, teste o modelo para ver se tudo se comporta bem,

Ok?

Abraços
itakam
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 10:13 pm
Nome: itakam

#3

Mensagem por itakam » Qua Ago 18, 2010 11:16 pm

[quote name='Cirdan' post='10525' date='Aug 18 2010, 04:26 PM']
Vamos lá amigo, qual o ano do carro?

Pra mim, esse é o tipico carro q já q vai assumir a desvalorização, investe um pouco mais e pega o V6.

Pq o V6. Pq o V6 alem de ser muito mais moderno e equipado, vai te dar o mesmo consumo e gastos q um 2.0. Não muda nada.
R. Ok, mas isso é vero mesmo,...o 2.0 gasta igual a um 3.0 V6?

O q avaliar:

Começe pelo normal. Motor, cambio... tudo isso precisa estar em dia mesmo. Um mecanico bom pode olhar isso pra vc sem problemas.
R. Ok

A suspensão é coisa facil. Primeiro tente ver se esse veiculo tem todas as revisões em concessionaria. Depois exija o laudo (a Super Visão faz um legal). Se não tiver nada de errado, otimo.
R. SuperVisão fica em São Paulo, poderia passar o endereço ou tel?

Agora vamos ao teste: coloque ele para subir e descer, veja se fica normal. De uma volta, ve se escuta algum barulho estranho.

Depois pare o carro e com ele ligado abra o porta-malas. Sente nele e ve se ele volta a altura normal.
Veja as luzes do painel, verifique o estado de tudo. Veja a KM.

Esse carro bem cuidado dura até os 200 mil km sem manutenção na suspensão. Então, se for bem cuidado vc fica tranquilo.

O oleo da suspensão é o LDS. Verifique quando foi a ultima troca. Caso não saiba, troque e aproveitei para ver as mangueiras.

O V6 tem controle de tração e estabilidade. Verifique se as luzes se aparecem no painel, teste o modelo para ver se tudo se comporta bem,

Ok?

Abraços
[/quote]
Boa noite Cirdan,

Lendo os vários artigos presentes aqui no forúm, percebi que vc realmente é um grande conhecedor dos C5
estou tentando assimilar tudo sobre ele pelas matérias publicadas na internet, porém nada mais "lúcido" é perguntar, para as pessoas que vivênciaram esse carro e possuem algo pra nos repassar.
Umas dúvidas, vc ja esta me esclarecendo, uns disseram aqui que o óleo LDS seria mais duradouro que o LHM,... a necessidade de troca desse óleo seria a cada 100.000km? e os outros componentes como as esferas só depois de 200.000 é isso?

abraços.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Qui Ago 19, 2010 12:05 pm

Então amigo... o LDS realmente dura mais pq no C5 a Citroen tirou o Freio do sistema hidraulico, evitando seu aquecimento e assim dando uma maior durabilidade. Porem eu recomendo a troca quando vc comprar o carro. O certo mesmo é trocar depois de uns 50 mil km ou uns 2 anos... assim não fica no limite.

Tenta buscar o acervo digital da quatro rodas, ler reportagens. É dificil achar informação sobre esse carro.

Sobre o consumo, é realmente isso. Em determinado momento, o V6 é mais economico. Um ex: Na rodovia.

A 120 km/h o V6 fica a 2400 giros. O 2.0 fica a 3200. Isso resulta num consumo menor do V6, principalmente em rodovia com longas retas.

Um Xantia V6 era mais economico do q o meu 2.0 nessas condições.

Sobre a SuperVisão, é só vc jogar o google amigo. Eles tem pontos em varios locais e fazem o laudo por 80 reais.

Dependendo do lugar, vc obriga o vendedor a pagar isso...

Abraços
itakam
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 10:13 pm
Nome: itakam

#5

Mensagem por itakam » Qui Ago 19, 2010 6:17 pm

[quote name='Cirdan' post='10551' date='Aug 19 2010, 12:05 PM']
Então amigo... o LDS realmente dura mais pq no C5 a Citroen tirou o Freio do sistema hidraulico, evitando seu aquecimento e assim dando uma maior durabilidade. Porem eu recomendo a troca quando vc comprar o carro. O certo mesmo é trocar depois de uns 50 mil km ou uns 2 anos... assim não fica no limite.

Tenta buscar o acervo digital da quatro rodas, ler reportagens. É dificil achar informação sobre esse carro.

Sobre o consumo, é realmente isso. Em determinado momento, o V6 é mais economico. Um ex: Na rodovia.

A 120 km/h o V6 fica a 2400 giros. O 2.0 fica a 3200. Isso resulta num consumo menor do V6, principalmente em rodovia com longas retas.

Um Xantia V6 era mais economico do q o meu 2.0 nessas condições.

Sobre a SuperVisão, é só vc jogar o google amigo. Eles tem pontos em varios locais e fazem o laudo por 80 reais.

Dependendo do lugar, vc obriga o vendedor a pagar isso...

Abraços
[/quote]

Obrigado Cirdan, por suas colocações e observações sobre o C5.
vaelu!
itakam
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 10:13 pm
Nome: itakam

#6

Mensagem por itakam » Qui Ago 19, 2010 6:48 pm

Pessoal, encontrei um video no Youtube feito no RJ a respeito de um anuncio do C5, achei legal, pois se trata de um videozinho onde ele detalha todos os opcionais, inclusive alguns dando exemplo de como usá-los, é legal conferir abaixo.

Ps. não tenho nada a ver com o anúncio e não vou receber comissão por isso, mesmo porque o veículo já deve ter sido negociado faz tempo.

link:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=-hxHjfUMGRU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=-hxHjfUMGRU</a>

abraços.
itakam
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 10:13 pm
Nome: itakam

#7

Mensagem por itakam » Qui Ago 19, 2010 6:59 pm

Outro videozinho muito legal, que ilustra bem um suspensão hidroneumática dos citroens, muito bom.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=S0_6HHNh6_g" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=S0_6HHNh6_g</a>
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Qui Ago 19, 2010 9:40 pm

Esses videos são interessantes para aprender sobre o veiculo. Quanto mais vc ler, melhor ainda.

Uma coisa q vc precisa ficar atento é com a elétrica desse carro amigo. Lembre-se q ele tem ABS, EDB, AFU, ASR e ESP.

Se um deles da pau, tudo vai dar problema. Sem falar nos 6 air bag. Então, tem q passar o scanner e ver tudo ok. Apontou qualquer problema, procura outro modelo amigo.

Abraços
itakam
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 10:13 pm
Nome: itakam

#9

Mensagem por itakam » Sex Ago 20, 2010 12:50 pm

[quote name='Cirdan' post='10567' date='Aug 19 2010, 09:40 PM']
Esses videos são interessantes para aprender sobre o veiculo. Quanto mais vc ler, melhor ainda.

Uma coisa q vc precisa ficar atento é com a elétrica desse carro amigo. Lembre-se q ele tem ABS, EDB, AFU, ASR e ESP.

Se um deles da pau, tudo vai dar problema. Sem falar nos 6 air bag. Então, tem q passar o scanner e ver tudo ok. Apontou qualquer problema, procura outro modelo amigo.

Abraços
[/quote]

Cirdam, esse problema com a elétrica caso ocorra, seria problemático mandar arrumar,...não valeria a pena é isso?

Valeu!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#10

Mensagem por Cirdan » Sáb Ago 21, 2010 12:57 pm

Dependendo do q for amigo, tem q fugir do carro mesmo.

Tipo: problema no ESP ou ASR vai ficar carissimo. São poucos lugares q mexe nisso no Brasil. Ainda é um item de luxo com pouquissimo conhecimento, porem fundamental para a segurança.

O C5 podemos sim dizer q é impossivel capotar ou sofrer um acidente. Alem da super suspensão, vc tem todos esses controles. E caso sofra, o carro tem 6 air bag ultra-modernos.

Problema eletrico ou hidraulico, fuja.

Abraços
itakam
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 10:13 pm
Nome: itakam

#11

Mensagem por itakam » Dom Ago 22, 2010 2:24 pm

[quote name='Cirdan' post='10601' date='Aug 21 2010, 12:57 PM']
Dependendo do q for amigo, tem q fugir do carro mesmo.

Tipo: problema no ESP ou ASR vai ficar carissimo. São poucos lugares q mexe nisso no Brasil. Ainda é um item de luxo com pouquissimo conhecimento, porem fundamental para a segurança.

O C5 podemos sim dizer q é impossivel capotar ou sofrer um acidente. Alem da super suspensão, vc tem todos esses controles. E caso sofra, o carro tem 6 air bag ultra-modernos.

Problema eletrico ou hidraulico, fuja.

Abraços
[/quote]

Cirdam,

Por tantas matérias e blogs que li, inclusive o seu aprendi muito sobre o C5.
Seguindo vários conselhos e confirmados também com vc, infelizmente estou desistindo do carro.
Estou saindo pro Omega CD 2003, o C5 realmente não nos dá segurança qto sua manutenção, por ser realmente uma mecânica especializada onde poucos entendem, e quem conhcece cobra caro por isso.
Desta forma estaria assumindo 2 itens de insanidade, uma que o carro desvaloriza e perde mercado muito rapidamente, (uma coisa que estaria assumindo, porem...), outra seria pelo fato de estar adquirindo um carro "usado", teria que apostar nele como se estivesse tudo em perfeita ordem,...porém todos que fui ver tinha alguma coisa pra ser feita.
O carro realmente é o que mais me impressionou nesta categoria, porém não posso ficar "cego"
por isso, obrigado por me abrir os olhos principalmente na parte elétrica, pois não estava atento para esse lado.
Desta forma, encerro por hora minhas atenções por aqui e agradeço muito a vc caro amigo Cirdam.

Muitíssimo Obrigado.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Seg Ago 23, 2010 4:55 pm

Omega amigo? Puxa, tem tanto modelo V6 maravilhoso e vc vai comprar o Omega?

Joga modelo V6 no Webmotors e ve o q da.

Abraços
jfcastron
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mai 13, 2010 5:24 pm
Nome: José Castro

#13

Mensagem por jfcastron » Sáb Set 04, 2010 12:19 pm

Se queres um C5 muito bom.
Eu vi e me apaixonei, deu vontade de pegar.
Entra no site da Vernie (Citroen de Londrina), lá tem um C5 prata, 2006 tão pedindo uns R$43k, Tem menos de 50.000km, e tá de primeirissima. Muito bem cuidado, impecável, sem qualquer detalhezinho negativo.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#14

Mensagem por Cirdan » Seg Set 27, 2010 2:22 pm

O problema desse dai é preço né amigo...

Eu até tava pensando em trocar meu Vectra num C5 2006, mas desisti. Vou pegar um carro menor para usar no dia-a-dia e deixar a Picasso para viajar.

Abraços
grandmaserati
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Dez 02, 2021 10:19 am
Modelos Citroën: Citroen C6 V6 Hdi

Re: C5 V6 3.0 2003 - COMO AVALIAR ANTES DA COMPRA.

#15

Mensagem por grandmaserati » Qui Dez 02, 2021 10:23 am

obrigado por este conselho.
Responder