C5 V6 3.0 2003 - COMO AVALIAR ANTES DA COMPRA.
Boa noite pessoal, meu primeiro post, por aqui, espero ser muitos.
Estou tentando adquirir um C5 V6 3.0 ou mesmo um 2.0 exclusive. estou lendo muitos artigos sobre o carro, pois sempre tive uma queda por um destes mesmo sabendo que o mercado é meio "cruel" na sua avaliação, porém estou assumindo isso.
Pelos artigos que andei lendo, muito se fala na suspensão hidroative III com suas esferas e seu óleo específico LHM ou LDS e seu cambio automático que pode ser colocado no modo manual ou esportivo.
Acho que esses dois ítens, são os fatores principais, pra quem for adquirir este veículo, lógico além de seu vasto numero de opcionais.
Agora a pergunta que deixo aqui como leigo no assunto é:
Ao entrar num carro desses, o que devo analisar e ou verificar nesses doi ítens.
Alguma outra observação que vcs gostariam de colocar para que eu ficasse atento.
O "scaneamento", que fazem na citroen vale a pena ou é só comedeira de dinheiro, ou seja um mecânico de minha confiança seria capaz de analisar esse carro?
Estou localizado em São Paulo - Capital, poderiam me indicar alguma oficina que costumam lidar com esse carro que não seja da propria citroen.
Pra mim o carro é "show de bola", porém estou avaliando aqui, seu "custo-benefício", já fui ver uns 3, tem um deles, que logo ao sentar no carro o hidroative se auto-ajustou com meu peso, e os outros dois não,...só foi depois, que se não me engano qdo o carro foi ligado,...isso é normal?
Obrigado,
um grande abraço!
Estou tentando adquirir um C5 V6 3.0 ou mesmo um 2.0 exclusive. estou lendo muitos artigos sobre o carro, pois sempre tive uma queda por um destes mesmo sabendo que o mercado é meio "cruel" na sua avaliação, porém estou assumindo isso.
Pelos artigos que andei lendo, muito se fala na suspensão hidroative III com suas esferas e seu óleo específico LHM ou LDS e seu cambio automático que pode ser colocado no modo manual ou esportivo.
Acho que esses dois ítens, são os fatores principais, pra quem for adquirir este veículo, lógico além de seu vasto numero de opcionais.
Agora a pergunta que deixo aqui como leigo no assunto é:
Ao entrar num carro desses, o que devo analisar e ou verificar nesses doi ítens.
Alguma outra observação que vcs gostariam de colocar para que eu ficasse atento.
O "scaneamento", que fazem na citroen vale a pena ou é só comedeira de dinheiro, ou seja um mecânico de minha confiança seria capaz de analisar esse carro?
Estou localizado em São Paulo - Capital, poderiam me indicar alguma oficina que costumam lidar com esse carro que não seja da propria citroen.
Pra mim o carro é "show de bola", porém estou avaliando aqui, seu "custo-benefício", já fui ver uns 3, tem um deles, que logo ao sentar no carro o hidroative se auto-ajustou com meu peso, e os outros dois não,...só foi depois, que se não me engano qdo o carro foi ligado,...isso é normal?
Obrigado,
um grande abraço!
Vamos lá amigo, qual o ano do carro?
Pra mim, esse é o tipico carro q já q vai assumir a desvalorização, investe um pouco mais e pega o V6.
Pq o V6. Pq o V6 alem de ser muito mais moderno e equipado, vai te dar o mesmo consumo e gastos q um 2.0. Não muda nada.
O q avaliar:
Começe pelo normal. Motor, cambio... tudo isso precisa estar em dia mesmo. Um mecanico bom pode olhar isso pra vc sem problemas.
A suspensão é coisa facil. Primeiro tente ver se esse veiculo tem todas as revisões em concessionaria. Depois exija o laudo (a Super Visão faz um legal). Se não tiver nada de errado, otimo.
Agora vamos ao teste: coloque ele para subir e descer, veja se fica normal. De uma volta, ve se escuta algum barulho estranho.
Depois pare o carro e com ele ligado abra o porta-malas. Sente nele e ve se ele volta a altura normal.
Veja as luzes do painel, verifique o estado de tudo. Veja a KM.
Esse carro bem cuidado dura até os 200 mil km sem manutenção na suspensão. Então, se for bem cuidado vc fica tranquilo.
O oleo da suspensão é o LDS. Verifique quando foi a ultima troca. Caso não saiba, troque e aproveitei para ver as mangueiras.
O V6 tem controle de tração e estabilidade. Verifique se as luzes se aparecem no painel, teste o modelo para ver se tudo se comporta bem,
Ok?
Abraços
Pra mim, esse é o tipico carro q já q vai assumir a desvalorização, investe um pouco mais e pega o V6.
Pq o V6. Pq o V6 alem de ser muito mais moderno e equipado, vai te dar o mesmo consumo e gastos q um 2.0. Não muda nada.
O q avaliar:
Começe pelo normal. Motor, cambio... tudo isso precisa estar em dia mesmo. Um mecanico bom pode olhar isso pra vc sem problemas.
A suspensão é coisa facil. Primeiro tente ver se esse veiculo tem todas as revisões em concessionaria. Depois exija o laudo (a Super Visão faz um legal). Se não tiver nada de errado, otimo.
Agora vamos ao teste: coloque ele para subir e descer, veja se fica normal. De uma volta, ve se escuta algum barulho estranho.
Depois pare o carro e com ele ligado abra o porta-malas. Sente nele e ve se ele volta a altura normal.
Veja as luzes do painel, verifique o estado de tudo. Veja a KM.
Esse carro bem cuidado dura até os 200 mil km sem manutenção na suspensão. Então, se for bem cuidado vc fica tranquilo.
O oleo da suspensão é o LDS. Verifique quando foi a ultima troca. Caso não saiba, troque e aproveitei para ver as mangueiras.
O V6 tem controle de tração e estabilidade. Verifique se as luzes se aparecem no painel, teste o modelo para ver se tudo se comporta bem,
Ok?
Abraços
[quote name='Cirdan' post='10525' date='Aug 18 2010, 04:26 PM']
Vamos lá amigo, qual o ano do carro?
Pra mim, esse é o tipico carro q já q vai assumir a desvalorização, investe um pouco mais e pega o V6.
Pq o V6. Pq o V6 alem de ser muito mais moderno e equipado, vai te dar o mesmo consumo e gastos q um 2.0. Não muda nada.
R. Ok, mas isso é vero mesmo,...o 2.0 gasta igual a um 3.0 V6?
O q avaliar:
Começe pelo normal. Motor, cambio... tudo isso precisa estar em dia mesmo. Um mecanico bom pode olhar isso pra vc sem problemas.
R. Ok
A suspensão é coisa facil. Primeiro tente ver se esse veiculo tem todas as revisões em concessionaria. Depois exija o laudo (a Super Visão faz um legal). Se não tiver nada de errado, otimo.
R. SuperVisão fica em São Paulo, poderia passar o endereço ou tel?
Agora vamos ao teste: coloque ele para subir e descer, veja se fica normal. De uma volta, ve se escuta algum barulho estranho.
Depois pare o carro e com ele ligado abra o porta-malas. Sente nele e ve se ele volta a altura normal.
Veja as luzes do painel, verifique o estado de tudo. Veja a KM.
Esse carro bem cuidado dura até os 200 mil km sem manutenção na suspensão. Então, se for bem cuidado vc fica tranquilo.
O oleo da suspensão é o LDS. Verifique quando foi a ultima troca. Caso não saiba, troque e aproveitei para ver as mangueiras.
O V6 tem controle de tração e estabilidade. Verifique se as luzes se aparecem no painel, teste o modelo para ver se tudo se comporta bem,
Ok?
Abraços
[/quote]
Boa noite Cirdan,
Lendo os vários artigos presentes aqui no forúm, percebi que vc realmente é um grande conhecedor dos C5
estou tentando assimilar tudo sobre ele pelas matérias publicadas na internet, porém nada mais "lúcido" é perguntar, para as pessoas que vivênciaram esse carro e possuem algo pra nos repassar.
Umas dúvidas, vc ja esta me esclarecendo, uns disseram aqui que o óleo LDS seria mais duradouro que o LHM,... a necessidade de troca desse óleo seria a cada 100.000km? e os outros componentes como as esferas só depois de 200.000 é isso?
abraços.
Vamos lá amigo, qual o ano do carro?
Pra mim, esse é o tipico carro q já q vai assumir a desvalorização, investe um pouco mais e pega o V6.
Pq o V6. Pq o V6 alem de ser muito mais moderno e equipado, vai te dar o mesmo consumo e gastos q um 2.0. Não muda nada.
R. Ok, mas isso é vero mesmo,...o 2.0 gasta igual a um 3.0 V6?
O q avaliar:
Começe pelo normal. Motor, cambio... tudo isso precisa estar em dia mesmo. Um mecanico bom pode olhar isso pra vc sem problemas.
R. Ok
A suspensão é coisa facil. Primeiro tente ver se esse veiculo tem todas as revisões em concessionaria. Depois exija o laudo (a Super Visão faz um legal). Se não tiver nada de errado, otimo.
R. SuperVisão fica em São Paulo, poderia passar o endereço ou tel?
Agora vamos ao teste: coloque ele para subir e descer, veja se fica normal. De uma volta, ve se escuta algum barulho estranho.
Depois pare o carro e com ele ligado abra o porta-malas. Sente nele e ve se ele volta a altura normal.
Veja as luzes do painel, verifique o estado de tudo. Veja a KM.
Esse carro bem cuidado dura até os 200 mil km sem manutenção na suspensão. Então, se for bem cuidado vc fica tranquilo.
O oleo da suspensão é o LDS. Verifique quando foi a ultima troca. Caso não saiba, troque e aproveitei para ver as mangueiras.
O V6 tem controle de tração e estabilidade. Verifique se as luzes se aparecem no painel, teste o modelo para ver se tudo se comporta bem,
Ok?
Abraços
[/quote]
Boa noite Cirdan,
Lendo os vários artigos presentes aqui no forúm, percebi que vc realmente é um grande conhecedor dos C5
estou tentando assimilar tudo sobre ele pelas matérias publicadas na internet, porém nada mais "lúcido" é perguntar, para as pessoas que vivênciaram esse carro e possuem algo pra nos repassar.
Umas dúvidas, vc ja esta me esclarecendo, uns disseram aqui que o óleo LDS seria mais duradouro que o LHM,... a necessidade de troca desse óleo seria a cada 100.000km? e os outros componentes como as esferas só depois de 200.000 é isso?
abraços.
Então amigo... o LDS realmente dura mais pq no C5 a Citroen tirou o Freio do sistema hidraulico, evitando seu aquecimento e assim dando uma maior durabilidade. Porem eu recomendo a troca quando vc comprar o carro. O certo mesmo é trocar depois de uns 50 mil km ou uns 2 anos... assim não fica no limite.
Tenta buscar o acervo digital da quatro rodas, ler reportagens. É dificil achar informação sobre esse carro.
Sobre o consumo, é realmente isso. Em determinado momento, o V6 é mais economico. Um ex: Na rodovia.
A 120 km/h o V6 fica a 2400 giros. O 2.0 fica a 3200. Isso resulta num consumo menor do V6, principalmente em rodovia com longas retas.
Um Xantia V6 era mais economico do q o meu 2.0 nessas condições.
Sobre a SuperVisão, é só vc jogar o google amigo. Eles tem pontos em varios locais e fazem o laudo por 80 reais.
Dependendo do lugar, vc obriga o vendedor a pagar isso...
Abraços
Tenta buscar o acervo digital da quatro rodas, ler reportagens. É dificil achar informação sobre esse carro.
Sobre o consumo, é realmente isso. Em determinado momento, o V6 é mais economico. Um ex: Na rodovia.
A 120 km/h o V6 fica a 2400 giros. O 2.0 fica a 3200. Isso resulta num consumo menor do V6, principalmente em rodovia com longas retas.
Um Xantia V6 era mais economico do q o meu 2.0 nessas condições.
Sobre a SuperVisão, é só vc jogar o google amigo. Eles tem pontos em varios locais e fazem o laudo por 80 reais.
Dependendo do lugar, vc obriga o vendedor a pagar isso...
Abraços
[quote name='Cirdan' post='10551' date='Aug 19 2010, 12:05 PM']
Então amigo... o LDS realmente dura mais pq no C5 a Citroen tirou o Freio do sistema hidraulico, evitando seu aquecimento e assim dando uma maior durabilidade. Porem eu recomendo a troca quando vc comprar o carro. O certo mesmo é trocar depois de uns 50 mil km ou uns 2 anos... assim não fica no limite.
Tenta buscar o acervo digital da quatro rodas, ler reportagens. É dificil achar informação sobre esse carro.
Sobre o consumo, é realmente isso. Em determinado momento, o V6 é mais economico. Um ex: Na rodovia.
A 120 km/h o V6 fica a 2400 giros. O 2.0 fica a 3200. Isso resulta num consumo menor do V6, principalmente em rodovia com longas retas.
Um Xantia V6 era mais economico do q o meu 2.0 nessas condições.
Sobre a SuperVisão, é só vc jogar o google amigo. Eles tem pontos em varios locais e fazem o laudo por 80 reais.
Dependendo do lugar, vc obriga o vendedor a pagar isso...
Abraços
[/quote]
Obrigado Cirdan, por suas colocações e observações sobre o C5.
vaelu!
Então amigo... o LDS realmente dura mais pq no C5 a Citroen tirou o Freio do sistema hidraulico, evitando seu aquecimento e assim dando uma maior durabilidade. Porem eu recomendo a troca quando vc comprar o carro. O certo mesmo é trocar depois de uns 50 mil km ou uns 2 anos... assim não fica no limite.
Tenta buscar o acervo digital da quatro rodas, ler reportagens. É dificil achar informação sobre esse carro.
Sobre o consumo, é realmente isso. Em determinado momento, o V6 é mais economico. Um ex: Na rodovia.
A 120 km/h o V6 fica a 2400 giros. O 2.0 fica a 3200. Isso resulta num consumo menor do V6, principalmente em rodovia com longas retas.
Um Xantia V6 era mais economico do q o meu 2.0 nessas condições.
Sobre a SuperVisão, é só vc jogar o google amigo. Eles tem pontos em varios locais e fazem o laudo por 80 reais.
Dependendo do lugar, vc obriga o vendedor a pagar isso...
Abraços
[/quote]
Obrigado Cirdan, por suas colocações e observações sobre o C5.
vaelu!
Pessoal, encontrei um video no Youtube feito no RJ a respeito de um anuncio do C5, achei legal, pois se trata de um videozinho onde ele detalha todos os opcionais, inclusive alguns dando exemplo de como usá-los, é legal conferir abaixo.
Ps. não tenho nada a ver com o anúncio e não vou receber comissão por isso, mesmo porque o veículo já deve ter sido negociado faz tempo.
link:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=-hxHjfUMGRU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=-hxHjfUMGRU</a>
abraços.
Ps. não tenho nada a ver com o anúncio e não vou receber comissão por isso, mesmo porque o veículo já deve ter sido negociado faz tempo.
link:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=-hxHjfUMGRU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=-hxHjfUMGRU</a>
abraços.
Outro videozinho muito legal, que ilustra bem um suspensão hidroneumática dos citroens, muito bom.
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=S0_6HHNh6_g" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=S0_6HHNh6_g</a>
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=S0_6HHNh6_g" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=S0_6HHNh6_g</a>
Esses videos são interessantes para aprender sobre o veiculo. Quanto mais vc ler, melhor ainda.
Uma coisa q vc precisa ficar atento é com a elétrica desse carro amigo. Lembre-se q ele tem ABS, EDB, AFU, ASR e ESP.
Se um deles da pau, tudo vai dar problema. Sem falar nos 6 air bag. Então, tem q passar o scanner e ver tudo ok. Apontou qualquer problema, procura outro modelo amigo.
Abraços
Uma coisa q vc precisa ficar atento é com a elétrica desse carro amigo. Lembre-se q ele tem ABS, EDB, AFU, ASR e ESP.
Se um deles da pau, tudo vai dar problema. Sem falar nos 6 air bag. Então, tem q passar o scanner e ver tudo ok. Apontou qualquer problema, procura outro modelo amigo.
Abraços
[quote name='Cirdan' post='10567' date='Aug 19 2010, 09:40 PM']
Esses videos são interessantes para aprender sobre o veiculo. Quanto mais vc ler, melhor ainda.
Uma coisa q vc precisa ficar atento é com a elétrica desse carro amigo. Lembre-se q ele tem ABS, EDB, AFU, ASR e ESP.
Se um deles da pau, tudo vai dar problema. Sem falar nos 6 air bag. Então, tem q passar o scanner e ver tudo ok. Apontou qualquer problema, procura outro modelo amigo.
Abraços
[/quote]
Cirdam, esse problema com a elétrica caso ocorra, seria problemático mandar arrumar,...não valeria a pena é isso?
Valeu!
Esses videos são interessantes para aprender sobre o veiculo. Quanto mais vc ler, melhor ainda.
Uma coisa q vc precisa ficar atento é com a elétrica desse carro amigo. Lembre-se q ele tem ABS, EDB, AFU, ASR e ESP.
Se um deles da pau, tudo vai dar problema. Sem falar nos 6 air bag. Então, tem q passar o scanner e ver tudo ok. Apontou qualquer problema, procura outro modelo amigo.
Abraços
[/quote]
Cirdam, esse problema com a elétrica caso ocorra, seria problemático mandar arrumar,...não valeria a pena é isso?
Valeu!
Dependendo do q for amigo, tem q fugir do carro mesmo.
Tipo: problema no ESP ou ASR vai ficar carissimo. São poucos lugares q mexe nisso no Brasil. Ainda é um item de luxo com pouquissimo conhecimento, porem fundamental para a segurança.
O C5 podemos sim dizer q é impossivel capotar ou sofrer um acidente. Alem da super suspensão, vc tem todos esses controles. E caso sofra, o carro tem 6 air bag ultra-modernos.
Problema eletrico ou hidraulico, fuja.
Abraços
Tipo: problema no ESP ou ASR vai ficar carissimo. São poucos lugares q mexe nisso no Brasil. Ainda é um item de luxo com pouquissimo conhecimento, porem fundamental para a segurança.
O C5 podemos sim dizer q é impossivel capotar ou sofrer um acidente. Alem da super suspensão, vc tem todos esses controles. E caso sofra, o carro tem 6 air bag ultra-modernos.
Problema eletrico ou hidraulico, fuja.
Abraços
[quote name='Cirdan' post='10601' date='Aug 21 2010, 12:57 PM']
Dependendo do q for amigo, tem q fugir do carro mesmo.
Tipo: problema no ESP ou ASR vai ficar carissimo. São poucos lugares q mexe nisso no Brasil. Ainda é um item de luxo com pouquissimo conhecimento, porem fundamental para a segurança.
O C5 podemos sim dizer q é impossivel capotar ou sofrer um acidente. Alem da super suspensão, vc tem todos esses controles. E caso sofra, o carro tem 6 air bag ultra-modernos.
Problema eletrico ou hidraulico, fuja.
Abraços
[/quote]
Cirdam,
Por tantas matérias e blogs que li, inclusive o seu aprendi muito sobre o C5.
Seguindo vários conselhos e confirmados também com vc, infelizmente estou desistindo do carro.
Estou saindo pro Omega CD 2003, o C5 realmente não nos dá segurança qto sua manutenção, por ser realmente uma mecânica especializada onde poucos entendem, e quem conhcece cobra caro por isso.
Desta forma estaria assumindo 2 itens de insanidade, uma que o carro desvaloriza e perde mercado muito rapidamente, (uma coisa que estaria assumindo, porem...), outra seria pelo fato de estar adquirindo um carro "usado", teria que apostar nele como se estivesse tudo em perfeita ordem,...porém todos que fui ver tinha alguma coisa pra ser feita.
O carro realmente é o que mais me impressionou nesta categoria, porém não posso ficar "cego"
por isso, obrigado por me abrir os olhos principalmente na parte elétrica, pois não estava atento para esse lado.
Desta forma, encerro por hora minhas atenções por aqui e agradeço muito a vc caro amigo Cirdam.
Muitíssimo Obrigado.
Dependendo do q for amigo, tem q fugir do carro mesmo.
Tipo: problema no ESP ou ASR vai ficar carissimo. São poucos lugares q mexe nisso no Brasil. Ainda é um item de luxo com pouquissimo conhecimento, porem fundamental para a segurança.
O C5 podemos sim dizer q é impossivel capotar ou sofrer um acidente. Alem da super suspensão, vc tem todos esses controles. E caso sofra, o carro tem 6 air bag ultra-modernos.
Problema eletrico ou hidraulico, fuja.
Abraços
[/quote]
Cirdam,
Por tantas matérias e blogs que li, inclusive o seu aprendi muito sobre o C5.
Seguindo vários conselhos e confirmados também com vc, infelizmente estou desistindo do carro.
Estou saindo pro Omega CD 2003, o C5 realmente não nos dá segurança qto sua manutenção, por ser realmente uma mecânica especializada onde poucos entendem, e quem conhcece cobra caro por isso.
Desta forma estaria assumindo 2 itens de insanidade, uma que o carro desvaloriza e perde mercado muito rapidamente, (uma coisa que estaria assumindo, porem...), outra seria pelo fato de estar adquirindo um carro "usado", teria que apostar nele como se estivesse tudo em perfeita ordem,...porém todos que fui ver tinha alguma coisa pra ser feita.
O carro realmente é o que mais me impressionou nesta categoria, porém não posso ficar "cego"
por isso, obrigado por me abrir os olhos principalmente na parte elétrica, pois não estava atento para esse lado.
Desta forma, encerro por hora minhas atenções por aqui e agradeço muito a vc caro amigo Cirdam.
Muitíssimo Obrigado.
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- Modelos Citroën: Citroen C6 V6 Hdi
Re: C5 V6 3.0 2003 - COMO AVALIAR ANTES DA COMPRA.
obrigado por este conselho.