Duvida ao alinhar direçao e troca de pneus

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Migiel
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Set 07, 2022 12:47 am
Modelos Citroën: C5 Tourer 16v

Duvida ao alinhar direçao e troca de pneus

#1

Mensagem por Migiel » Dom Mar 19, 2023 6:19 pm

Boa tarde, esta semana fui alinhar a direção do meu citroen C5 2009 ,qual nao foi o meu espanto quando o mecânico levantou o carro no elevador ,óleo começou a cair da zona do motor,fui verificar e o oleo provinha da bomba da suspensão o mecanico disse me para nao me preocupar que deveria ser oleo a mais no sistema de suspensao e o mesmo estava a purgar o excesso,limpei o oleo da bomba e de facto a mesma nao mais deitou oleo. Como infelizmente no passado ja tive problemas com mecanicos que desconheçem completamente como trabalhar com a suspensao do C5,isto é normal ?
Obrigado.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Duvida ao alinhar direçao e troca de pneus

#2

Mensagem por giovane s » Ter Mar 21, 2023 5:47 am

Migiel escreveu:
Dom Mar 19, 2023 6:19 pm
Como infelizmente no passado ja tive problemas com mecanicos que desconheçem completamente como trabalhar com a suspensao do C5,isto é normal ?
Obrigado.
Tem que baixar o veiculo até a posição stop e desligar a bateria para trabalhar em elevador.
Para ver o nivel de fluido é só baixar até a posição stop e tirar a tampa do reservatório, o nivel deve estar na base do copo de 0 a 10 mm de altura.
Antonioraf
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 3:26 pm
Nome: Antonio Araujo

Re: Duvida ao alinhar direçao e troca de pneus

#3

Mensagem por Antonioraf » Qui Mai 11, 2023 4:07 pm

giovane s escreveu:
Ter Mar 21, 2023 5:47 am
Migiel escreveu:
Dom Mar 19, 2023 6:19 pm
Como infelizmente no passado ja tive problemas com mecanicos que desconheçem completamente como trabalhar com a suspensao do C5,isto é normal ?
Obrigado.
Tem que baixar o veiculo até a posição stop e desligar a bateria para trabalhar em elevador.
Para ver o nivel de fluido é só baixar até a posição stop e tirar a tampa do reservatório, o nivel deve estar na base do copo de 0 a 10 mm de altura.
Na verdade, quando necessitar colocar seu C5 em um elevador que fique com as rodas no ar, deve-se colocar a suspensão na altura máxima (quarta posição) para não ter problema de aumento de pressão hidraulica no sistema Hidractive 3+.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Duvida ao alinhar direçao e troca de pneus

#4

Mensagem por giovane s » Ter Mai 16, 2023 10:41 pm

Antonioraf escreveu:
Qui Mai 11, 2023 4:07 pm
giovane s escreveu:
Ter Mar 21, 2023 5:47 am
Migiel escreveu:
Dom Mar 19, 2023 6:19 pm
Como infelizmente no passado ja tive problemas com mecanicos que desconheçem completamente como trabalhar com a suspensao do C5,isto é normal ?
Obrigado.
Tem que baixar o veiculo até a posição stop e desligar a bateria para trabalhar em elevador.
Para ver o nivel de fluido é só baixar até a posição stop e tirar a tampa do reservatório, o nivel deve estar na base do copo de 0 a 10 mm de altura.
Na verdade, quando necessitar colocar seu C5 em um elevador que fique com as rodas no ar, deve-se colocar a suspensão na altura máxima (quarta posição) para não ter problema de aumento de pressão hidraulica no sistema Hidractive 3+.
A pressão no sistema hidropneumático com o veiculo parado é determinada pela pressão de nitrogênio dentro das esferas que é de aproximadamente 50 BAR.
1 BAR equivale a 14,5 PSI.
O sistema trabalha com aproximadamente 700 PSI, esta pressão nas esferas faz o efeito de amortecimento do veiculo, a quantidade de óleo no sistema apenas determina a altura de cada amortecedor, que é gerenciado por sensores em cada amortecedor de forma similar a bóia de combustível.

Os problemas gerados na suspensão hidropneumática estão ligadas a falta de troca do óleo e ao rompimento das mangueiras de retorno que ressecam com o tempo.
Os prejuízos gerados em oficinas está ligado a falta de óleo no sistema que acaba por superaquecer o módulo de controle.
O sistema na posição inferior utiliza aproximadamente 3 litros de fluido, na posição mais alta utiliza 6 litros.
Quando o sistema tem nivel abaixo do minimo e é comandado a maior altura a bomba de óleo cavita e funciona sem parar até "queimar" o módulo.

Quando o veiculo é levantado fora da posição STOP em elevador as valvulas de retorno se abrem para abaixar o veiculo.
Em condição normal com o peso do veiculo ele desce, quando ele está no elevador e existe uma mangueira de retorno quebrada o amortecedor extende e o sistema succiona ar.
Quando o elevador retorna o veiculo ao solo devido ao sistema ser fechado o excesso de oleo e ar sai pela tampa do reservatório.
Kabelo10
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 11, 2022 10:44 am
Modelos Citroën: Citroën C5 Exclusive 2005 16v Aut. 2.0

Re: Duvida ao alinhar direçao e troca de pneus

#5

Mensagem por Kabelo10 » Sex Set 01, 2023 11:19 am

Migiel escreveu:
Dom Mar 19, 2023 6:19 pm
Boa tarde, esta semana fui alinhar a direção do meu citroen C5 2009 ,qual nao foi o meu espanto quando o mecânico levantou o carro no elevador ,óleo começou a cair da zona do motor,fui verificar e o oleo provinha da bomba da suspensão o mecanico disse me para nao me preocupar que deveria ser oleo a mais no sistema de suspensao e o mesmo estava a purgar o excesso,limpei o oleo da bomba e de facto a mesma nao mais deitou oleo. Como infelizmente no passado ja tive problemas com mecanicos que desconheçem completamente como trabalhar com a suspensao do C5,isto é normal ?
Obrigado.
Olá, até onde sei quando se vai colocar o C5 em elevador deve-se deixar na altura máxima (4º posição). Possuo um grupo no whatsapp com mais de 200 pessoas que possuem C5 de diversos anos/modelos. Caso queira entrar é só mandar um whats para mim. Lá no grupo tem muitos bons mecânicos que entendem deste carro muito bem. Meu número é 61-9-9283-6947.
Responder