C5 Break Manual - Dúvidas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

C5 Break Manual - Dúvidas

#1

Mensagem por Benedusi » Sex Mar 19, 2021 4:05 pm

Olá à todos, meu primeiro carro foi um C5 V6, que me deu alegrias e desgostos, mas sempre deixou uma vontadezinha de ter outro, mas queria uma break e como infelizmente a v6 não existe aqui, fui atrás de uma manual, ao longo dos últimos anos achei algumas, mas nunca no momento certo pra comprar, e nos últimos meses estava decidido a achar uma e comprar, mas foi difícil, todas estão virando sucata, até que achei uma feia, ruim e cara, que ninguém em sã consciência compraria e comprei, comprei não, dei um focus e mais dinheiro, péssimo negócio, mas não sou muito esperto
Imagem

Andei cerca de 15km com ela e entre os problemas estão:
• A suspensão está batendo mas aparentemente toda parte hidráulica está ok, provavelmente temos buchas e batentes ainda originais lá de 2001.
• Indicador de temperatura do óleo não funciona
• Indicador do nível de óleo idem
• Indica falhas no Abs, Airbag, Travagem(freios?), e ausência dos 4 sensores de pressão dos pneus
• Tampa de vidro traseira não abre
• Amortecedores da tampa da mala não tem carga
• Pintura está toda rugosa, parece que pintaram com rolinho de parede.
E fora as coisas pequenas como bancos ruins, lata com detalhes, para-brisas manchado, forro descolando, etc.

Motor está um pouco áspero, mas até que bom, mas uma revisão se faz necessária.

Agora é bola pra frente e vamos trazer o rabecão de volta a vida.

Adicionado após 1 minuto 10 segundos:
Alguém já teve esse problema com o vidro da tampa da mapa?
E pra trocar os amortecedores da tampa, tem que soltar o forro do teto mesmo?
Mais uma, os sensores dos pneus, eles tem uma bateria ou algo assim?

Adicionado após 3 minutos 2 segundos:
Ah, esqueci de um dos erros, que talvez seja a causa de alguns outros: N´vel do líquido de freios insuficiente.


C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#2

Mensagem por giovane s » Sáb Mar 20, 2021 8:16 am

O erro do fluído de freio em geral é o reservatório superior que tem uma resistência que indica se tem ou não fluído.
Com o scanner Lexia é possível identificar os erros do ABS, Travagem, mas pode ser só o indicador de fluído de freio.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#3

Mensagem por Benedusi » Sáb Mar 20, 2021 10:50 am

giovane s escreveu:
Sáb Mar 20, 2021 8:16 am
O erro do fluído de freio em geral é o reservatório superior que tem uma resistência que indica se tem ou não fluído.
Com o scanner Lexia é possível identificar os erros do ABS, Travagem, mas pode ser só o indicador de fluído de freio.
Sabe dizer onde fica essa resistência? Geralmente em outros carros fica na tampa, mas não nesse caso, tenho que trocar o reservatório todo?
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#4

Mensagem por giovane s » Sáb Mar 20, 2021 5:42 pm

Benedusi escreveu:
Sáb Mar 20, 2021 10:50 am
Sabe dizer onde fica essa resistência? Geralmente em outros carros fica na tampa, mas não nesse caso, tenho que trocar o reservatório todo?
Fica no reservatório.
Quanto menor a resistência mais cheio o reservatório, pode ser só oxidação dos terminais do chicote ou do reservatório.

Antes de sair trocando peça eu indico passar WD40 não só no conector do reservatório mas no conector da ECU do motor também.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#5

Mensagem por Benedusi » Sáb Mar 27, 2021 1:28 pm

Consegui instalar o Service box da Citroen, mas descobri que meu Lexia está com algum problema, eu consigo usar normalmente, mas na hora de ler o código das falhas tudo fica em branco:
image.png
E haja falhas!!!

O sensor do nível do fluido de freio eu testei com um multímetro e realmente parece morto, e como achei um novo e genuíno por R$100 acabei comprando, plugando o novo o erro some, um a menos, mas continuo com as falhas de freio e abs, o estranho é que o Lexia não aponta qualquer erro no abs, na verdade o único erro referente aos freios que achei o foi esse:
image.png
Provavelmente o sensor do pedal, vou dar uma conferida.

Injeção também não aponta nada, mas o motor não está bom, e só de deixar ligado alguns minutos dá pra ver o ponder do combustível descendo, então algo de errado não está certo :dislike: ;

E encontrei 2 chicotes soltos, esse na bsi:
image.png
E esse no cofre, vindo da ecu:
image.png
Odeio quando acho chicotes soltos e fios cortados, alguém tem alguma ideia?
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#6

Mensagem por giovane s » Sáb Mar 27, 2021 3:28 pm

Freio e ABSpode ser este sensor de freio.

Os erros parecem ser de baixo nível da bateria dos sensores de pressão das rodas.

Este conector azul no cofre do motor parece ser de uma segunda sonda lambda, talvez não utilizada neste motor no Brasil.

O conector azul da BSI pode ser algum opcional não instalado.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#7

Mensagem por Benedusi » Qui Abr 15, 2021 2:12 pm

Carro na oficina, cilindro mestre do freio ruim, atuador da embreagem idem, tudo que é bucha e borracha da suspensão, e os 4 "amortecedores" vazam óleo.
Estou correndo atrás de peças mas é difícil, mesmo com o código, os vendedores não colocam, é difícil saber se são compatíveis.
Vou tentar achar os 4 amortecedores novos, de repente na concessionária ou importar.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#8

Mensagem por Benedusi » Qui Jun 03, 2021 10:58 am

Peguei o carro na oficina ontem, com quase tudo feito menos os amortecedores, mas vi dois outros problemas, o carro esquenta na estrada quando pego uma subida, mesmo em giro baixo, se boto carga no motor o ponteiro da temperatura sobe rápido e outro é esse furo no bloco:
Imagem
Não sei o que tinha aí antes, nunca tinha reparado
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#9

Mensagem por giovane s » Qui Jun 03, 2021 11:27 am

Benedusi escreveu:
Qui Jun 03, 2021 10:58 am
Peguei o carro na oficina ontem, com quase tudo feito menos os amortecedores, mas vi dois outros problemas, o carro esquenta na estrada quando pego uma subida, mesmo em giro baixo, se boto carga no motor o ponteiro da temperatura sobe rápido e outro é esse furo no bloco:
Não sei o que tinha aí antes, nunca tinha reparado
O cabeçote de todos EW10J4 tem este furo, passa ar do escapamento para a admissão através da válvula EGR montada em cima da carcaça da válvula termostática em alguns modelos.

Quanto ao aquecimento pode ser que algumas varetas do radiador estão obstruídas.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#10

Mensagem por Benedusi » Qui Jun 03, 2021 11:59 am

giovane s escreveu:
Qui Jun 03, 2021 11:27 am
Benedusi escreveu:
Qui Jun 03, 2021 10:58 am
Peguei o carro na oficina ontem, com quase tudo feito menos os amortecedores, mas vi dois outros problemas, o carro esquenta na estrada quando pego uma subida, mesmo em giro baixo, se boto carga no motor o ponteiro da temperatura sobe rápido e outro é esse furo no bloco:
Não sei o que tinha aí antes, nunca tinha reparado
O cabeçote de todos EW10J4 tem este furo, passa ar do escapamento para a admissão através da válvula EGR montada em cima da carcaça da válvula termostática em alguns modelos.

Quanto ao aquecimento pode ser que algumas varetas do radiador estão obstruídas.
Pensei ser a bomba dágua porque o carro não esquenta no trânsito, peguei quase 1h de engarrafamento voltando pra casa, naquele anda e para a temperatura ficou normal, mas numa subida pequena na estrada esquenta muito rápido, e logo depois esfria rápido também, mas vou dar uma olhada, radiador não é tão caro, obrigado.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#11

Mensagem por giovane s » Qui Jun 03, 2021 7:17 pm

Benedusi escreveu:
Qui Jun 03, 2021 11:59 am
Pensei ser a bomba dágua porque o carro não esquenta no trânsito, peguei quase 1h de engarrafamento voltando pra casa, naquele anda e para a temperatura ficou normal, mas numa subida pequena na estrada esquenta muito rápido, e logo depois esfria rápido também, mas vou dar uma olhada, radiador não é tão caro, obrigado.
Tem casa de radiador que vareta o radiador por cerca de R$100, se não tem vazamentos pode ser melhor do que um paralelo.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#12

Mensagem por Benedusi » Sex Jun 04, 2021 3:07 pm

giovane s escreveu:
Qui Jun 03, 2021 7:17 pm
Benedusi escreveu:
Qui Jun 03, 2021 11:59 am
Pensei ser a bomba dágua porque o carro não esquenta no trânsito, peguei quase 1h de engarrafamento voltando pra casa, naquele anda e para a temperatura ficou normal, mas numa subida pequena na estrada esquenta muito rápido, e logo depois esfria rápido também, mas vou dar uma olhada, radiador não é tão caro, obrigado.
Tem casa de radiador que vareta o radiador por cerca de R$100, se não tem vazamentos pode ser melhor do que um paralelo.
Cheguei a levar para ver, mas esse radiador já teve algum problema, a parte de cima já foi refeita e está toda cheia de cola, segundo o mecânico se abrir não vai ter mais como fechar, ou seja, ou compro um usado ou um novo, achei novo da denso num preço até razoável acho que vou pegar, sabia que eu ia gastar bastante dinheiro nesse carro, mas não esperava tanto assim, mas ao menos se o problema for mesmo o radiador, depois de trocar eu vou poder usar o carro sem esquentar nem ele nem a minha cabeça.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#13

Mensagem por giovane s » Sáb Jun 05, 2021 1:11 pm

Só curiosidade, qual a potência declarada no documento do carro?
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#14

Mensagem por Benedusi » Sáb Jun 05, 2021 1:12 pm

giovane s escreveu:
Sáb Jun 05, 2021 1:11 pm
Só curiosidade, qual a potência declarada no documento do carro?
138cv, 1997 cc
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#15

Mensagem por Benedusi » Dom Jun 06, 2021 10:17 pm

Será que o radiado do C5 automático serve no manual? Os códigos são diferentes (1330R1 vs 1330R2) mas olhando as fotos eles parecem idênticos
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Responder