Não liga de primeira

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Netynho
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Dez 01, 2020 2:08 am

Não liga de primeira

#1

Mensagem por Netynho » Ter Dez 01, 2020 3:18 am

Olá sou novo no fórum, comprei essa semana um C5 2.0 16v 2002. Ele está com vários problemas que pretendo ir resolvendo aos poucos. Um deles é que quando tento funcionar ele logo após enfiar a chave e aguardar somente a luz da injeção apagar ele não funciona.

Então tenho que ligar e desligar umas três vezes para ele funcionar.

Outra opção que tenho tido é ligar a chave aguardar uns 30 seg e da a partida e ele tem funcionado.

E a outra é ligar a chave fazer os procedimentos a cima não ligou eu tento na partida mais vezes sem desligar dsndo uns toque no acelerador.

Quando o carro funciona ele está engasgando, quando vou sair sai fraco caso eu não pise um pouco mais, e se deixar na macha lenta ele fica engasgando tipo quando vai apagar e volta.

Sei que no fórum foi falado disso mais no meu caso percebi ser diferente me falaram de ser ou a bomba de combustível por ser a original ainda ou mesmo o regulador de pressão de combustível pois parece que está perdendo força nessa questão.

Alguém poderia me ajudar com esse primeiro problema ?
Desde já agradeço
Carro C5 2.0 16v 2002


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Não liga de primeira

#2

Mensagem por Miau » Ter Dez 01, 2020 8:42 am

Mas tudo que você relatou indica ser falha de pressão na linha de combustível. O seu motor deve ter na caneta de bico, uma saída igual a um bico de pneu. Lá, basta acoplar um medidor de pressão e verificar, sem dar partida, apenas virando a chave para ON.

Uma leitura boa seria 3,5 bar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Netynho
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Dez 01, 2020 2:08 am

Re: Não liga de primeira

#3

Mensagem por Netynho » Ter Dez 01, 2020 10:14 am

Vlw miau vou pedir pra da uma olhada, segundo o rapaz Aqui que era dono do veículo falou que quando pediu pra colocar o aparelho ele acusou queda de pressão, quando desliga a chave por isso tem que ficar ligando e desligando aí no caso tem que testar né ? Bomba e regulador de pressão correto ? Quero ver se os mecânicos verificar isso hoje pra mim poder viajar pra minha cidade.

Vlw
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Não liga de primeira

#4

Mensagem por giovane s » Qua Dez 02, 2020 10:45 am

Netynho escreveu:
Ter Dez 01, 2020 3:18 am

Quando o carro funciona ele está engasgando, quando vou sair sai fraco caso eu não pise um pouco mais, e se deixar na macha lenta ele fica engasgando tipo quando vai apagar e volta.
Pode ser entrada de ar falsa no coletor de admissão ou motor fora do ponto também.
Netynho
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Dez 01, 2020 2:08 am

Re: Não liga de primeira

#5

Mensagem por Netynho » Qui Dez 03, 2020 8:07 pm

giovane s escreveu:
Qua Dez 02, 2020 10:45 am
Netynho escreveu:
Ter Dez 01, 2020 3:18 am

Quando o carro funciona ele está engasgando, quando vou sair sai fraco caso eu não pise um pouco mais, e se deixar na macha lenta ele fica engasgando tipo quando vai apagar e volta.
Pode ser entrada de ar falsa no coletor de admissão ou motor fora do ponto também.
Obrigado, vou pedir pra verificar após testar a outra dica. Obgd
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Não liga de primeira

#6

Mensagem por giovane s » Qui Dez 03, 2020 8:21 pm

Netynho escreveu:
Qui Dez 03, 2020 8:07 pm
giovane s escreveu:
Qua Dez 02, 2020 10:45 am

Pode ser entrada de ar falsa no coletor de admissão ou motor fora do ponto também.
Obrigado, vou pedir pra verificar após testar a outra dica. Obgd
Para verificar o ponto tem que retirar as velas e verificar se os pistões estão alinhados, a ferramenta de fasagem do virabrequim entra em diversas posições erradas no volante do motor.

C5 tem atuador de marcha lenta, é bom descarbonizar a TBI.
Netynho
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Dez 01, 2020 2:08 am

Re: Não liga de primeira

#7

Mensagem por Netynho » Qui Dez 03, 2020 8:39 pm

giovane s escreveu:
Qui Dez 03, 2020 8:21 pm
Netynho escreveu:
Qui Dez 03, 2020 8:07 pm
giovane s escreveu:
Qua Dez 02, 2020 10:45 am

Pode ser entrada de ar falsa no coletor de admissão ou motor fora do ponto também.
Obrigado, vou pedir pra verificar após testar a outra dica. Obgd
Para verificar o ponto tem que retirar as velas e verificar se os pistões estão alinhados, a ferramenta de fasagem do virabrequim entra em diversas posições erradas no volante do motor.

C5 tem atuador de marcha lenta, é bom descarbonizar a TBI.
Obrigado. No caso o rapaz falou que o motor foi feito a alguns meses atrás, trocou os bicos, velas e alternador. Só que pedi para passar o aparelho e constatou
*sensor de detonação (sinal muito pequeno)
*sensor de detonação (erro esporádico)
*bobina de ignição B
*bobina de ignição A

O problema do carro como citado a cima é engasgando, quando piso forte do acelerador até o fundo ele tipo limpa e funciona normal, porém fica rateando enquanto tá andando.
A partida não tá pegando de primeira só na segunda ou após esperar um tempo tipo uns 10 a 15 seg.

Estou comentando aqui por que moro no interior e os mecânicos nunca sabem o que pode ser, sempre identifico o problema e peço só pra conferir pois na cidade só eu tenho esse carro ou carro da citroen.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Não liga de primeira

#8

Mensagem por giovane s » Qui Dez 03, 2020 9:02 pm

Netynho escreveu:
Qui Dez 03, 2020 8:39 pm

Obrigado. No caso o rapaz falou que o motor foi feito a alguns meses atrás, trocou os bicos, velas e alternador. Só que pedi para passar o aparelho e constatou
*sensor de detonação (sinal muito pequeno)
*sensor de detonação (erro esporádico)
*bobina de ignição B
*bobina de ignição A

O problema do carro como citado a cima é engasgando, quando piso forte do acelerador até o fundo ele tipo limpa e funciona normal, porém fica rateando enquanto tá andando.
A partida não tá pegando de primeira só na segunda ou após esperar um tempo tipo uns 10 a 15 seg.

Estou comentando aqui por que moro no interior e os mecânicos nunca sabem o que pode ser, sempre identifico o problema e peço só pra conferir pois na cidade só eu tenho esse carro ou carro da citroen.
Bobina é só verificar as resistências do primário e secundário nos pinos do conector 0,5 e 1,3 Ohms.
Diminuir a folga da vela para o mínimo de 0,8 mm pode ajudar se forem velhas.

Acredito que na cidade não tenham as ferramentas de fasagem do motor. Complicado, mas pegando as medidas é possível fazer com parafusos.
Netynho
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Dez 01, 2020 2:08 am

Re: Não liga de primeira

#9

Mensagem por Netynho » Sáb Dez 05, 2020 4:08 pm

giovane s escreveu:
Qui Dez 03, 2020 9:02 pm
Netynho escreveu:
Qui Dez 03, 2020 8:39 pm

Obrigado. No caso o rapaz falou que o motor foi feito a alguns meses atrás, trocou os bicos, velas e alternador. Só que pedi para passar o aparelho e constatou
*sensor de detonação (sinal muito pequeno)
*sensor de detonação (erro esporádico)
*bobina de ignição B
*bobina de ignição A

O problema do carro como citado a cima é engasgando, quando piso forte do acelerador até o fundo ele tipo limpa e funciona normal, porém fica rateando enquanto tá andando.
A partida não tá pegando de primeira só na segunda ou após esperar um tempo tipo uns 10 a 15 seg.

Estou comentando aqui por que moro no interior e os mecânicos nunca sabem o que pode ser, sempre identifico o problema e peço só pra conferir pois na cidade só eu tenho esse carro ou carro da citroen.
Bobina é só verificar as resistências do primário e secundário nos pinos do conector 0,5 e 1,3 Ohms.
Diminuir a folga da vela para o mínimo de 0,8 mm pode ajudar se forem velhas.

Acredito que na cidade não tenham as ferramentas de fasagem do motor. Complicado, mas pegando as medidas é possível fazer com parafusos.
Valeu tô vendo com o mecânico pra fazermos, depois que terminar e resolver o problema informo a vcs obg por enquanto. E vai desculpando a amolação
bacate
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 20, 2020 4:32 pm
Modelos Citroën: C5 exclusive 2.0 2012

Re: Não liga de primeira

#10

Mensagem por bacate » Qua Mar 24, 2021 10:04 am

Tenho um corolla que me deu trabalho há algum tempo atrás.
Não pegava de primeira. Se eu desligasse e desse a partica com um minuto ele pegava, mas se passasse alguns minutos, ele só pegava na segunda ou terceira partida. Troquei bomba 2 vezes e regulador de pressão. Continuou igual. Troquei velas e fiz limpeza de bicos. Continuou igual. A pressão da bomba foi medida em funcionamento e estava boa. Acontecia que estava perdendo a pressão depois de desligar o carro. Pensaram que podia ser vávula da bomba ou vazamento. Troquei orings e olharam tudo e não acharam porque da perda.
Por fim coloquei uma vávula de retenção na linha, perto da flauta, pra não deixar o combustível retornar. NÃO RESOLVEU.
Com muito custo e depois de muito tempo, descobri que estava perdendo pressao porque algum bico injetor não estava vedando. Quando desligava o carro, a gasolina pingava no coletor e perdia a pressão.
Quando fez limpeza, não testaram vazão e estanque dos bicos.
Mande testar seus bicos em máquina boa e fazer todos os testes. Talvez seu broblema seja só bico ruim.
Desculpe o relato grande, Achei melhor contar tudo ao inves de só falar pra testar os bicos porque pode ajudar outras pessoas
Netynho
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Dez 01, 2020 2:08 am

Re: Não liga de primeira

#11

Mensagem por Netynho » Sex Dez 10, 2021 1:24 am

:soco: vlw pela dica, ainda não resolvi essa parte mas vou procurar olhar
bacate escreveu:
Qua Mar 24, 2021 10:04 am
Tenho um corolla que me deu trabalho há algum tempo atrás.
Não pegava de primeira. Se eu desligasse e desse a partica com um minuto ele pegava, mas se passasse alguns minutos, ele só pegava na segunda ou terceira partida. Troquei bomba 2 vezes e regulador de pressão. Continuou igual. Troquei velas e fiz limpeza de bicos. Continuou igual. A pressão da bomba foi medida em funcionamento e estava boa. Acontecia que estava perdendo a pressão depois de desligar o carro. Pensaram que podia ser vávula da bomba ou vazamento. Troquei orings e olharam tudo e não acharam porque da perda.
Por fim coloquei uma vávula de retenção na linha, perto da flauta, pra não deixar o combustível retornar. NÃO RESOLVEU.
Com muito custo e depois de muito tempo, descobri que estava perdendo pressao porque algum bico injetor não estava vedando. Quando desligava o carro, a gasolina pingava no coletor e perdia a pressão.
Quando fez limpeza, não testaram vazão e estanque dos bicos.
Mande testar seus bicos em máquina boa e fazer todos os testes. Talvez seu broblema seja só bico ruim.
Desculpe o relato grande, Achei melhor contar tudo ao inves de só falar pra testar os bicos porque pode ajudar outras pessoas
Responder