C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
chatiles
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 08, 2021 9:31 am
Modelos Citroën: C5 2006

C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

#1

Mensagem por chatiles » Qui Jul 08, 2021 9:46 am

Olá,

A mais ou menos 2 semanas, meu citroen C5 2.0 2006 começou a apresentar duas coisa estranhas:

1° -> Na primeira partida do dia, logo pela manhã por exemplo, o carro não desenvolve, não consigo subir a rampa da garagem do meu prédio, tenho que esperar um tempo e acelerar bastante para conseguir, logo após uns 5 minutos ele apresenta no painel defeito na caixa de velocidade, desligo o carro, aguardo alguns segundos e o erro para de aparecer não volta mais a acontecer ao longo do dia, não tenho problema de força nem nada, bem estranho, parece algo eletrônico.

2°-> Quando estou no trânsito ou manobrando, a temperatura do motor sobe rapidamente, acionando ventoinhas, ele não chega a desligar o carro, porém o ponteiro no painel fica quase no fim, de mais quente.

O que poderia ser esses dois casos ?


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

#2

Mensagem por giovane s » Qui Jul 08, 2021 10:34 am

chatiles escreveu:
Qui Jul 08, 2021 9:46 am
Bom dia

1° -> Na primeira partida do dia, logo pela manhã por exemplo, o carro não desenvolve, não consigo subir a rampa da garagem do meu prédio, tenho que esperar um tempo e acelerar bastante para conseguir, logo após uns 5 minutos ele apresenta no painel defeito na caixa de velocidade, desligo o carro, aguardo alguns segundos e o erro para de aparecer não volta mais a acontecer ao longo do dia, não tenho problema de força nem nada, bem estranho, parece algo eletrônico.
Tem que passar scanner na caixa de câmbio e verificar o erro e principalmente os parâmetros gravados deste erro.
Quando não entra em modo de emergência (3ª marcha), não é eletroválvula.
Pode ser sensor de temperatura, sensor de entrada ou de saída da caixa de câmbio.

Adicionado após 27 minutos 36 segundos:
chatiles escreveu:
Qui Jul 08, 2021 9:46 am

2°-> Quando estou no trânsito ou manobrando, a temperatura do motor sobe rapidamente, acionando ventoinhas, ele não chega a desligar o carro, porém o ponteiro no painel fica quase no fim, de mais quente.
Esse é o primeiro que tem que ser resolvido.
Provalvelmente é a resistência do eletroventilador. (1° estágio da ventoinha). Erro P0485 no scanner.
chatiles
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 08, 2021 9:31 am
Modelos Citroën: C5 2006

Re: C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

#3

Mensagem por chatiles » Qui Jul 08, 2021 2:19 pm

Obrigado pelo retorno,

Vou ir o quanto antes na oficina e mandar verificar essa resistência do eletroventilador primeiramente, após resolvido este caso da temperatura, parto para a do câmbio. Desde já muito obrigado!
chatiles
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 08, 2021 9:31 am
Modelos Citroën: C5 2006

Re: C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

#4

Mensagem por chatiles » Sex Jul 09, 2021 2:43 pm

Esse é o primeiro que tem que ser resolvido.
Provalvelmente é a resistência do eletroventilador. (1° estágio da ventoinha). Erro P0485 no scanner.
Pode ficar triste ou puto assim como eu fiquei, mas o problema era o reservatório do líquido de arrefecimento que estava vazio :sad: , problema que a pergunta que fica é: Última vez na mecânica esqueceram de completar após revisão ou consumiu tudo em menos de 2 meses? Fica a pergunta por enquanto.
1° -> Na primeira partida do dia, logo pela manhã por exemplo, o carro não desenvolve, não consigo subir a rampa da garagem do meu prédio, tenho que esperar um tempo e acelerar bastante para conseguir, logo após uns 5 minutos ele apresenta no painel defeito na caixa de velocidade, desligo o carro, aguardo alguns segundos e o erro para de aparecer não volta mais a acontecer ao longo do dia, não tenho problema de força nem nada, bem estranho, parece algo eletrônico.
Este ainda não tive tempo de ver, mas vou o quanto antes e retorno aqui com resposta.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

#5

Mensagem por giovane s » Sex Jul 09, 2021 3:08 pm

chatiles escreveu:
Sex Jul 09, 2021 2:43 pm
Esse é o primeiro que tem que ser resolvido.
Provalvelmente é a resistência do eletroventilador. (1° estágio da ventoinha). Erro P0485 no scanner.
Pode ficar triste ou puto assim como eu fiquei, mas o problema era o reservatório do líquido de arrefecimento que estava vazio :sad: , problema que a pergunta que fica é: Última vez na mecânica esqueceram de completar após revisão ou consumiu tudo em menos de 2 meses? Fica a pergunta por enquanto.
O que foi feito nesta revisão 2 meses atrás?

Pode ter vazamento no sistema de arrefecimento em vários lugares, inclusive para dentro do câmbio automatico, esta última oficina que você levou o veículo verificou se o sistema de arrefecimento não está perdendo pressão.
chatiles
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 08, 2021 9:31 am
Modelos Citroën: C5 2006

Re: C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

#6

Mensagem por chatiles » Seg Jul 12, 2021 3:45 pm

O que foi feito nesta revisão 2 meses atrás?

Pode ter vazamento no sistema de arrefecimento em vários lugares, inclusive para dentro do câmbio automatico, esta última oficina que você levou o veículo verificou se o sistema de arrefecimento não está perdendo pressão.
Foi feito uma revisão de compra, onde o mesmo constatou que tinha um problema no freio de mão apenas, que foi resolvido, onde o restante estava tudo ok. Teste de pressão não sei dizer se foi feito.

Eu fiz um teste aqui em casa, na primeira partida do dia, deixei o carro ligado, esquentando, não apresentou erro e nem problema de caixa de velocidade com defeito.
chatiles
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 08, 2021 9:31 am
Modelos Citroën: C5 2006

Re: C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

#7

Mensagem por chatiles » Seg Jul 19, 2021 8:08 am

Passando para dar um feedback:

- Nível do líquido de arrefecimento resolveu, não baixou o nível, significa que foi falha minha ou da mecânica, enfim, ainda bem que não foi nada grave

- Câmbio ainda não fui na oficina e continua o mesmo sintoma, assim que for trago novidades
chatiles
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 08, 2021 9:31 am
Modelos Citroën: C5 2006

Re: C5 2006 - Aquecendo e perdendo força

#8

Mensagem por chatiles » Seg Nov 29, 2021 11:13 am

Olá pessoal,

Demorei um pouco em retornar, mas vamos lá!

TODOS, simplesmente TODOS os defeitos apresentados no meu carro conforme descrito foi ocasionado pela válvula termostática, o mesmo foi trocado e tudo resolvido, sem erros e sem problemas desde então.

Valeu a todos pelas dicas!
Responder