C5 Break Manual - Dúvidas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#16

Mensagem por giovane s » Seg Jun 07, 2021 10:28 pm

Benedusi escreveu:
Dom Jun 06, 2021 10:17 pm
Será que o radiado do C5 automático serve no manual? Os códigos são diferentes (1330R1 vs 1330R2) mas olhando as fotos eles parecem idênticos
O R2 parece ter a conexão para a mangueira que refrigera o câmbio automático a esquerda da conexão principal inferior.


Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#17

Mensagem por Benedusi » Qui Jun 17, 2021 6:07 pm

giovane s escreveu:
Seg Jun 07, 2021 10:28 pm
Benedusi escreveu:
Dom Jun 06, 2021 10:17 pm
Será que o radiado do C5 automático serve no manual? Os códigos são diferentes (1330R1 vs 1330R2) mas olhando as fotos eles parecem idênticos
O R2 parece ter a conexão para a mangueira que refrigera o câmbio automático a esquerda da conexão principal inferior.
Sim, tem 2 conexões a mais embaixo, pro meu carro simplesmente não achei, os únicos que encontrei eram na Notus que além de os pinos de fixação estarem em posição diferente (não acho que seria problema) eles tem a metade da espessura da colmeia, 16mm, acredito que usaram a mesma colmeia do c3 e dos thps. Mas acabei achando um do pug 607 e C5 2.2 HDI da Behr, ele é praticamente idêntico, exceto uma conexão a mais embaixo que no c5 é na própria mangueira, e na parte de cima a entrada é virada, mas só precisei cortar um pedaço da mangueira e serviu perfeitamente.

Imagem
Detalhe da conexão de cima que tem uma "curva"

Acabei descobrindo que o carro está sem a válvula termostática, provavelmente já estava esquentando antes e o antigo dono resolveu passar pra frente, estou achando que o problema são vários, radiador + bomba dágua + junta queimada, mas umas coisa por vez.

Troquei o radiador hoje mas não consegui encaixar a mangueira debaixo por completo:
Imagem
Tem alguma "jeitinho" ou é na força mesmo?

E pra ajudar eu perdi esse pino/tampa que vai na mangueira superior:
Imagem

Adicionado após 1 minuto 14 segundos:
Giovane, você sabe como faço pra remover isso:
Imagem
Estou achando que o pino da mangueira caiu aí dentro, e também tem terra aí pra fazer uns 2 tijolos
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#18

Mensagem por giovane s » Qui Jun 17, 2021 6:16 pm

Sem a válvula termostática superaquece mais rápido.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#19

Mensagem por Benedusi » Seg Jun 28, 2021 1:53 pm

giovane s escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:16 pm
Sem a válvula termostática superaquece mais rápido.
Coloquei a válvula e troquei o radiador, resolvido o problema, não aquece mais, mas ainda acho que queimou a junta, mesmo que pouca coisa, ele demora para dar partida e sai uma fumaça branca assim que pega, talvez esteja molhando algum cilindro quando desligado.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#20

Mensagem por giovane s » Seg Jun 28, 2021 9:20 pm

Benedusi escreveu:
Seg Jun 28, 2021 1:53 pm
giovane s escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:16 pm
Sem a válvula termostática superaquece mais rápido.
Coloquei a válvula e troquei o radiador, resolvido o problema, não aquece mais, mas ainda acho que queimou a junta, mesmo que pouca coisa, ele demora para dar partida e sai uma fumaça branca assim que pega, talvez esteja molhando algum cilindro quando desligado.
Verifica os parâmetros da injeção na lenta com motor quente no teu Lexia Diagbox.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#21

Mensagem por Benedusi » Seg Jun 28, 2021 9:53 pm

giovane s escreveu:
Seg Jun 28, 2021 9:20 pm
Benedusi escreveu:
Seg Jun 28, 2021 1:53 pm
giovane s escreveu:
Qui Jun 17, 2021 6:16 pm
Sem a válvula termostática superaquece mais rápido.
Coloquei a válvula e troquei o radiador, resolvido o problema, não aquece mais, mas ainda acho que queimou a junta, mesmo que pouca coisa, ele demora para dar partida e sai uma fumaça branca assim que pega, talvez esteja molhando algum cilindro quando desligado.
Verifica os parâmetros da injeção na lenta com motor quente no teu Lexia Diagbox.
A lenta tá entre 736 - 768, o que estaria dentro do padrão (800 +-50) mas eu quero conferir de novo mas com o carro quente, também vi que tem oleo no tubo de admissão antes da borboleta, deve ser da mangueira que vem do cárter, vou tentar limpar e ver se continua vindo óleo ou se é coisa antiga.

Imagem
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#22

Mensagem por giovane s » Ter Jun 29, 2021 5:36 pm

Benedusi escreveu:
Seg Jun 28, 2021 9:53 pm
A lenta tá entre 736 - 768, o que estaria dentro do padrão (800 +-50) mas eu quero conferir de novo mas com o carro quente, também vi que tem oleo no tubo de admissão antes da borboleta, deve ser da mangueira que vem do cárter, vou tentar limpar e ver se continua vindo óleo ou se é coisa antiga.

Imagem
Quente a lenta do meu fica aproximadamente de 360 mb, 740 RPM, tempo de injeção abaixo de 3,9 ms.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#23

Mensagem por Benedusi » Qui Jul 01, 2021 7:33 pm

giovane s escreveu:
Ter Jun 29, 2021 5:36 pm
Benedusi escreveu:
Seg Jun 28, 2021 9:53 pm
A lenta tá entre 736 - 768, o que estaria dentro do padrão (800 +-50) mas eu quero conferir de novo mas com o carro quente, também vi que tem oleo no tubo de admissão antes da borboleta, deve ser da mangueira que vem do cárter, vou tentar limpar e ver se continua vindo óleo ou se é coisa antiga.

Imagem
Quente a lenta do meu fica aproximadamente de 360 mb, 740 RPM, tempo de injeção abaixo de 3,9 ms.
Resolvi dar uma olhada na TBI e estava imunda, uma crosta de óleo com sujeira, na abertura onde fica o motor de passo tinha tipo uma graxa, limpei tudo e... piorou, agora a lenta continua oscilando mas entre 704 e 736 com o motor quente, não sou mecânico mas na minha cabeça vem duas coisas, algum bico injetor ruim ou entrada de ar pelo coletor ou mesmo nos oring dos bicos.

Uma coisa que não sei se é assim mesmo, mas com o motor quente o lexia reporta a temperatura do aditivo em 45 graus, não deveria ser 90? E a do ar acima dos 50 graus, tem alguma documentação onde eu consiga ver algum valor de referência?
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#24

Mensagem por Miau » Qui Jul 01, 2021 8:35 pm

Sabe se sua válvula termostatica está boa?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#25

Mensagem por Benedusi » Qui Jul 01, 2021 9:00 pm

Miau escreveu:
Qui Jul 01, 2021 8:35 pm
Sabe se sua válvula termostatica está boa?
Sim, botei nova essa semana, medindo a temperatura aí da região fica em 90 graus mesmo, e no painel também, fica nos 90 graus, só aparece isso no lexia
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#26

Mensagem por giovane s » Sex Jul 02, 2021 4:04 pm

O modelo da sua borboleta não regula a lenta, eu acho que tem um atuador de marcha lenta que deve ser desmontado e limpo.

Na foto que você tirou do "buraco no bloco" parece que foi adaptada uma mangueira no sistema de ventilação do cárter. Quando entope a mangueira menor que vai após a borboleta a membrana da tampa de válvula do escapamento fica aberta direto e os vapores de óleo sujam muito a borboleta.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#27

Mensagem por Munhoz » Ter Jul 06, 2021 11:43 am

Fala Benedusi, blz?
com relação aos cilindros de suspensão, os traseiros são fáceis de arrumar e tem um mecânico em SP que conseguiu recondicionar os dianteiros. Dependendo do valor de um novo, vale a pena.

Oficina Mobius
Endereço: Rua Calógero Calía, 400 - Vila Santo Estefano, São Paulo - SP, 04152-101
Telefone: (11) 97675-4871
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#28

Mensagem por Benedusi » Ter Jul 06, 2021 12:07 pm

giovane s escreveu:
Sex Jul 02, 2021 4:04 pm
O modelo da sua borboleta não regula a lenta, eu acho que tem um atuador de marcha lenta que deve ser desmontado e limpo.

Na foto que você tirou do "buraco no bloco" parece que foi adaptada uma mangueira no sistema de ventilação do cárter. Quando entope a mangueira menor que vai após a borboleta a membrana da tampa de válvula do escapamento fica aberta direto e os vapores de óleo sujam muito a borboleta.
Eu tinha desmontado o atuador, estava cheio de óleo, e foi depois de fazer isso e fazer o reaprendizado pelo lexia que a rotação caiu ainda mais, mas sábado eu coloquei um novo, genuíno, melhorou um pouco, agora a rotação fica por volta dos 800RPM, mas mesmo assim continua áspera e instável, tem muita coisa de errada ainda nesse carro, a tampa de válvulas está cheia de cola, vi que tem cola saindo por dentro e quando o motor esquenta parece que está batendo, e acredito que a bomba de gasolina não esteja segurando pressão. Isso fora a suspensão, acabamentos, probleminhas elétricos, a tampa traseira, lataria, lanternas.... Sinceramente dei uma brochada nesse carro, já gastei na faixa dos 10 mil que é o que o carro vale, e ainda assim vai longe...

Sábado fiz uns 300km, mas ainda não conferi quanto óleo foi pra admissão, eu não deveria tapar aquele furo?

Adicionado após 10 minutos 28 segundos:
Munhoz escreveu:
Ter Jul 06, 2021 11:43 am
Fala Benedusi, blz?
com relação aos cilindros de suspensão, os traseiros são fáceis de arrumar e tem um mecânico em SP que conseguiu recondicionar os dianteiros. Dependendo do valor de um novo, vale a pena.

Oficina Mobius
Endereço: Rua Calógero Calía, 400 - Vila Santo Estefano, São Paulo - SP, 04152-101
Telefone: (11) 97675-4871
Obrigado Munhoz, eu já tinha feito um orçamento no Happy new car, mas acei um valor meio salgado só pra trocar as buchas dos amortecedores traseiros e acredito eu o LDS, mas assim que der uma animada eu vou entrar em contato com eles, obrigado. Quanto as peças, até ano passado eu encontrava várias peças genuínas a venda num preço bom(foi quando decidi comprar um C5 Break), mas pelo que percebi as concessionárias estavam desovando todas as peças de C5, hoje não achei nenhuma peça, nem sob encomenda em várias concessionárias, até aparece uma que outra no mercadolivre, mas sinceramente já estou cogitando recondicionar o que der e partir para as usadas.
Ah, sem falar no péssimo atendimento, quando falo que preciso de peças pra um c5 2001 parece que estou pedindo esmola, vários sequer me responderam depois disso. Quando tinha o DS3 era outra história, apesar de também ser um carro barato eu era muito bem tratado, não só isso tanto o pessoal da Lemans quanto da Itamotors chegaram a entrar em contato comigo depois pra saber se estava tudo certo.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#29

Mensagem por giovane s » Ter Jul 06, 2021 4:38 pm

Benedusi escreveu:
Qui Jul 01, 2021 7:33 pm
Resolvi dar uma olhada na TBI e estava imunda, uma crosta de óleo com sujeira, na abertura onde fica o motor de passo tinha tipo uma graxa, limpei tudo e... piorou, agora a lenta continua oscilando mas entre 704 e 736 com o motor quente, não sou mecânico mas na minha cabeça vem duas coisas, algum bico injetor ruim ou entrada de ar pelo coletor ou mesmo nos oring dos bicos.

Uma coisa que não sei se é assim mesmo, mas com o motor quente o lexia reporta a temperatura do aditivo em 45 graus, não deveria ser 90? E a do ar acima dos 50 graus, tem alguma documentação onde eu consiga ver algum valor de referência?
Verifica se o calculador do motor lido pelo lexia é realmente o que tem no veículo.
Tem a documentação do C5 e C8.
viewtopic.php?f=62&t=6064

Fora a temperatura do arrefecimento, parece que o motor está fora do ponto.
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

Re: C5 Break Manual - Dúvidas

#30

Mensagem por Benedusi » Qua Set 22, 2021 3:00 pm

Voltando a ativa devagarzinho, o carro continua igual, peguei um trabalho extra em julho e fiquei 100% sem tempo, agora aliviou um pouquinho e voltei a dar uma "olhada", final de semana fiz uma viagem de 300 km pra buscar umas peças usadas (lanternas, forros de porta, máquina do vidro, comutador de seta e limpador).
Na ida, cerca de 150km o carro estava ótimo, tirando a suspensão dura, mas isso só apareceria em buracos e irregularidades, temperatura externa de 37 graus, ar ligado, temperatura do motor sempre nos 90 graus, nenhum surpresa, agora na volta no começo carro ficou fraco, não subia a rotação, desliguei e liguei de novo e lenta oscilava até uns 2500RPM, ficava acelerado, caia, depois de uns km deu uma normalizada, mas chegando em casa vi que a TBI estava cheia de óleo de novo, então resolvi comprar logo a mangueira do respiro nova, limpei a TBI ontem e instalei a mangueira nova hoje, liguei o está excelente, mas agora tenho que tira um tempo pra pegar uns km e ver se volta a aparecer óleo.

Na hora da limpeza vi que o furo pequeno na TBI estava cheio de borra, limpei mas ele não me parece ser aberto, joguei um spray descarbonizante e volta tudo, será que só abre com o motor funcionando?

Também não entendo como essa mangueira pode influenciar em ter óleo ali, acho que se está subindo tanto óleo assim é porque tem algo errado no cabeçote ou na tampa de válvulas, mas vamos ver o que acontece, essa semana ainda vou trocar o fluido do arrefecimento de novo(desde que troquei o radiador não baixou nada) e tentar achar o furo no reservatório do limpador de para-brisas.

Peças novas (usadas)
Imagem

Adicionado após 2 minutos 57 segundos:
Ah, fui fechar uma porta traseira outro dia e o puxador ficou na minha mão, tava que era puro cola, mas agora vou tentar trocar o forro completo por esses.
Todas essas peças são do C5 II, fui seco pra trocar o comando do limpador de para-brisas pra descobrir que são completamente diferentes, e pra piorar quebrei mais ainda o meu e procurando um pra comprar ninguém mostra o código da peça pra eu saber se é o mesmo. Bom, mas ao menos agora eu sei que o CB funciona
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Responder