Alinhamento rodas traseiras

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

Alinhamento rodas traseiras

#1

Mensagem por brandao1323 » Sáb Mai 13, 2017 4:33 pm

Caros amigos,

Estou com uma dúvida que está me intrigando, vou tentar relatar aqui o mais detalhado possível e que pudessem também verificar nos seus carros.

Comprei 4 pneus novos para por no meu C4 Pallas, levei em uma loja que fez a troca deles e aproveitei solicitei o alinhamento e balanceamento, pois bem , ai começou o problema, quando colocamos o carro para alinhar, no 3D, acusou as rodas traseiras totalmente fora de alinhamento, e me falaram que precisava fazer cambagem pq o eixo traseiro poderia estar empenado, achei estranho e perguntei o preço, 300 pilas, na hora disse que não e pensei comigo, vou levar na semana seguinte para o meu mecânico de confiança, pois bem, levei sexta agora, colocamos o carro no alinhamento 3D e foi mesmo constatado que estava totalmente fora de alinhamento as rodas traseiras, achando estranho o mecânico tirou uma das rodas traseiras e constatou 2 calços atrás de dois parafusos que ficam atrás do "tambor" não sei o nome, colocamos a roda novamente e por incrível que pareça o computador 3D já deu OK para o alinhamento, fizemos o mesmo procedimento na outra roda e pronto, constatamos que o calço que estava atrás destes parafusos que acusava no 3D as rodas traseiras fora de alinhamento , fizemos todo o alinhamento ok , tanto das dianteiras como as traseiras.

Mas aí vem a minha dúvida, quando estava com esse calço e acusava fora de alinhamento e precisava fazer a cambagem, eixo traseiro empenado, percebendo e olhando fixamente por de trás do carro as rodas estavam retas, agora com a retirada dos calços e acusando o 3D com o alinhamento OK, observei que as rodas traseiras tem uma leve inclinação para fora, está normal ou tem algo de errado? Outro detalhe é que antes o carro quando balançava ele, ou entrava dentro escutava um rangido tipo weeekk.....weeekkk só na parte de tras, parecia coisa enferrujada, já agora quando entrou o alinhamento não faz mais o barulho...


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Alinhamento rodas traseiras

#2

Mensagem por Munhoz » Dom Mai 14, 2017 7:01 pm

Estranho isso, o calço em dois parafusos apenas e com a roda girando devia fazer a roda girar fora de alinhamento e ficar vibrando.
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

Alinhamento rodas traseiras

#3

Mensagem por brandao1323 » Dom Mai 14, 2017 8:59 pm

Opa Munhoz, boa noite

Esses dois parafusos não são o da face da roda, são parece torques atrás do tambor...que faz com que a roda tenha uma cambagem negatva ou positiva, parece que utilizam isso até pra fazer cambagem...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Alinhamento rodas traseiras

#4

Mensagem por Miau » Seg Mai 15, 2017 9:26 am

a maioria dos carros tem uma cambagem de poucos graus negativa na traseira mesmo.. isso dá mais estabilidade em curvas.. acho que é normal.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

Alinhamento rodas traseiras

#5

Mensagem por brandao1323 » Seg Mai 15, 2017 11:36 am

Show de bola Miau, andei pesquisando mesmo ...vlw pela força...grande abraço a todos
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Alinhamento rodas traseiras

#6

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Mai 15, 2017 2:52 pm

A pergunta eh, quem colocou esses calços ali?

Sent from my XT1033 using Tapatalk
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

Alinhamento rodas traseiras

#7

Mensagem por brandao1323 » Seg Mai 15, 2017 3:03 pm

Ai é que está Gabriel, eu to achando que foi essa empresa que fui para por os pneus, disse eles que tinha 3 rodas empenadas, no entanto fui verificar o serviço, o carro ficou em cima do elevador por algum tempo que pode ter sido a hora que colocaram, esses calços são peças que utilizam justamente para fazer cambagem , porem no meu caso que não precisava fazer isso, podem ter colocado para que quando o carro fosse para a maquina de alinhamento acusasse o problema de cambagem, como relatei, quando fui no mecanico de confiança e que constatamos mesmo que precisava fazer a cambagem, "eixo empenado " que achamos esse calço, só retiramos e deu ok na maquina, e detalhe que os calços estavam ainda brilhando de novos, então com certeza foram eles que colocaram para que acusasse na maquina ...bando de safados!! Não tem como ter sido em outro lugar, pois, aos exatos 1 mes antes fiz a revisão no carro no meu mecanico de confiança, que pedi para fazer alinhamento e balanceamento das rodas e tudo estava ok, inclusive quando peço para fazer qualquer serviço já tiro o meu dia, pois gosto de acompanhar tudo...
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Alinhamento rodas traseiras

#8

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Mai 15, 2017 3:07 pm

Esses caras sao safados mesmo!
Eu nao saio de perto quando levo o carro nesses lugares.. ja quiseram fazer cambagem do xantia, imagina se estraga um cilndro da suspensao..

Sent from my XT1033 using Tapatalk
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

Alinhamento rodas traseiras

#9

Mensagem por Marciorschneider » Seg Mai 15, 2017 8:07 pm

Fala pessoal, esse documento em anexo contém a especificação da geometria de toda a linha Citroen.
Anexos
C5 X7 - B3BB011RP0 - Technical note _ Axle geometries.pdf.zip
(1.06 MiB) Baixado 518 vezes
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

Alinhamento rodas traseiras

#10

Mensagem por brandao1323 » Qua Mai 17, 2017 1:32 pm

Pessoal, boa tarde!

Vim trazer mais um relato, depois de muita pesquisa e procura, e mesmo incomodado com a convergência negativa visívil a olho nu das rodas traseiras, chegamos a seguinte conclusão. Como relatado acima, foram tirado os calços que servem para fazer cambagem nas rodas, são essas que alinham e fazem a convergencia das rodas tanto negativa quanto positiva, pois bem, incomodado com as rodas traseiras bem abertas notei que nem a banda de rodagem dos pneus tocava ao solo por igual, podendo ter o desgaste interno delas precocimente, ressaltar que todas as rodas tem que rodar retas, os carros que utilizam convergenca muito negativas são aqueles esportivos e que notamos claramente suas rodas abertas traseiras, mas, outro existem convergencias negativas porém não são notadas a olho nu, claro , para uma melhor estabilidade.

Fiz vários testes hoje na máquina de alinhamento, como estava sem os calços acusou alinhamento e cambagem ok, mas, as rodas estavam muito abertas e me trazendo estes vários incomodos, resovemos ir pondo os calços pouco a pouco, de várias medidas e o X da questão que ninguém está conseguindo desvendar, colocando os calços as rodas vem para a posição correta de rodagem porém no sistema 3D acusa uma cambagem errada, estas medidas carregadas de fábrica, e aí? Eis a questão, optei por não seguir a cambagem "correta" da maquina, por estéticamente ficar horrível e podendo comer muito a parte interna dos pneus, voltei os calços e agora está ok.

Se possível alguem puder tentar reparar a visualização da inclinação das rodas traseiras apenas a olho nú mesmo seria interessante e fazendo um relato, estando elas retas, não muito abertas ou não muito fechadas, verificar se existe estes calços nos parafusos de tras do cubo, apenas para verificar se o problema é no banco de dados da máquina 3D trazendo informações erradas ou algum problema do proprio carro que já sai da linha de montagem com estes calços para acerto...

Apenas trazendo essas informações para que caso alguem passe pelo que passei já saiba do que se trata, abraço a todos!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Alinhamento rodas traseiras

#11

Mensagem por Munhoz » Qua Mai 17, 2017 2:10 pm

Quais os números do banco de dados da máquina? Batem com os do documento que o Márcio postou? Cambagem rodas traseiras C4 (-1°42' ± 0°30')
Visualmente todos os citroens que tivemos em casa tem a roda traseira com cambagem negativa, Xantia, Xsara, VTS, Picasso, C3.

Essa cambagem negativa faz sim desgastar mais em um dos lados do pneu, por isso o rodízio é necessário. Eu usei pneus Kumho no Xantia e fazia o rodízio a cada 10 mil km, chegaram aos 60 mil km em muito bom estado.
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

Alinhamento rodas traseiras

#12

Mensagem por brandao1323 » Qua Mai 17, 2017 3:04 pm

Opa Munhoz, boa tarde!

irei verificar amanha esses valores da cambagem, com relação as rodas traseiras com a cambagem negativa, como falei anteriormente, o certo é visualmente é minimo, fica fora do normal voce olhando a trazeira e elas estao arregaçadas para fora, inclusive olhando o carro de frente chega a ressaltar as rodas traseiras ...kkkkkk, antes de trocar os pneus elas estavam retas, se tinha alguma inclinação era pouca, porém os pneus em perfeito estado desgastando por igual, inclusive fazendo os rodizios....bom demais sua colocação, até mesmo não tinha conseguido verificar esses valores que me colocou aqui da cambagem do c4, inclusive serve para os 2 modelos ? o Hath e o Pallas?
grande abraço meu amigo!
Responder