tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
weston
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 10:31 am
Modelos Citroën: C4 PALLAS

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#1

Mensagem por weston » Qui Fev 16, 2017 4:06 pm

ola pessoal, a pouco mais de 1 semana comprei um c4 pallas 2012 automatico, estou muito satisfeito com o carro, mais estou com uma duvida com respeito ao cambio automatico, ao engatar a marcha ré principalmente com o motor frio sinto um tranco no motor, com o motor quente e se eu ja estiver saindo com o carro no D parar e engatar a ré ele não da tranco forte, tambem da tranco de leve ao passar da 1° pra 2° marcha,queria sabe rsi é normal desses cambios al4 da esse tranco na marcha ré com o motor freio.
obs: sou cuidadoso no uso do cambio automatico, sigo sempre a recomendação de ao parar colocar em N puxar o freio de mao liberar freio do pé e so depois colocar em P.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#2

Mensagem por Munhoz » Qui Fev 16, 2017 4:59 pm

podem ser as solenoides do câmbio, item barato de trocar.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#3

Mensagem por gjvialta » Qui Fev 16, 2017 6:08 pm

weston escreveu:ola pessoal, a pouco mais de 1 semana comprei um c4 pallas 2012 automatico, estou muito satisfeito com o carro, mais estou com uma duvida com respeito ao cambio automatico, ao engatar a marcha ré principalmente com o motor frio sinto um tranco no motor, com o motor quente e se eu ja estiver saindo com o carro no D parar e engatar a ré ele não da tranco forte, tambem da tranco de leve ao passar da 1° pra 2° marcha,queria sabe rsi é normal desses cambios al4 da esse tranco na marcha ré com o motor freio.
obs: sou cuidadoso no uso do cambio automatico, sigo sempre a recomendação de ao parar colocar em N puxar o freio de mao liberar freio do pé e so depois colocar em P.

olá, weston!

O cambio AL4 é muito macio nas mudanças de marcha. Trancos são indícios do começo dos problemas. Se isso está acontecendo é importante que você procure por uma oficina que realmente entenda desse tipo de cambio para que uma análise seja feita. Essa oficina deve ter profissionais capacitados e equipada.

Uma verificação numa amostra do óleo do cambio deve ser retirada para ver suas condições. Se estiver na cor amarronzada e sem detritos, é sinal que o problema de trancos é recente. Depois disso é importante verificar a pressão de trabalho do óleo da caixa. Isso deve ser feito com um scanner conectado no carro e dando um passeio. A pressão deve estar entre 2,55 a 2,9 bar, seja frio ou quente. Se estiver fora disso é sintoma de que algo está errado. Pode ser componentes simples como anéis de borracha, as solenóides mencionadas pelo Munhoz.

Após isso deve se verificar o funcionamento o funcionamento das solenóides. Elas trabalham para condicionar a pressão de trabalho. Pode ser que exista defeito e ela não está dando conta do recado, ou elas próprias estão com defeito.

Veja lá e depois conta pra gente qual foi a solução.
weston
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 10:31 am
Modelos Citroën: C4 PALLAS

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#4

Mensagem por weston » Qui Fev 16, 2017 6:25 pm

obrigado pelas dicas, o ruin é que aqui na minha regiao não tem oficinas especializadas, outra coisa, é recomendado ou não fazera troca do oleo do cambio?
Avatar do usuário
eltton_lopes
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Abr 14, 2016 10:27 pm

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#5

Mensagem por eltton_lopes » Dom Fev 19, 2017 8:14 am

weston escreveu:obrigado pelas dicas, o ruin é que aqui na minha regiao não tem oficinas especializadas, outra coisa, é recomendado ou não fazera troca do oleo do cambio?
Amigo te aconselho a fazer a troca do óleo , provavelmente vai melhorar esses trancos q vc falou , vc tem duas escolhas ou vc troca todo o óleo do câmbio q se não me engano são 6 ou 7 litros , mas vai sair caro porque o Mecanico vai ter q desmontar seu câmbio ou vc pode trocar parcialmente o óleo ( que no meu caso foi oq eu fiz ) e te falo melhorou muito os trancos
E uma dica troca 4 litros primeiro roda uma 300 km e troca de novo mais 4 litros vc fazendo isso o óleo novo vai misturar com o velho , vc fazendo isso uma 3 vezes seu óleo já vai estar mais limpo só uma dica


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#6

Mensagem por luciano_klein » Dom Fev 19, 2017 7:43 pm

Amigo, meu c4 Picasso estava assim, mesmo depois da troca do Fluido do câmbio.

Isso acontece quando o carro está frio, certo?

Ao passar de P pra D1 tb, é um pouco de D1 pra d2.

O meu resolveu trocando o corpo de válvulas, agora está perfeito tanto frio quanto quente.

A causa é que a pressão do fluido frio fica muito alta, e causa esse tranco.
Avatar do usuário
eltton_lopes
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Abr 14, 2016 10:27 pm

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#7

Mensagem por eltton_lopes » Dom Fev 19, 2017 7:55 pm

Depois da troca do óleo o meu ficou uma sedã ,as marchas passam que nem manteiga


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#8

Mensagem por gjvialta » Seg Fev 20, 2017 1:46 pm

weston escreveu:obrigado pelas dicas, o ruin é que aqui na minha regiao não tem oficinas especializadas, outra coisa, é recomendado ou não fazera troca do oleo do cambio?
Lembrando que óleo não vetor de problema no cambio. Se o óleo está contaminado, ou estragado, é sinal que existem problemas no cambio. Sua simples troca pode até melhorar o quesito trancos, mas é questão de tempo para que os trancos voltem novamente. O defeito que causou a contaminação inicial não vai sumir com a segunda troca. Detalhe que em grande número de vezes a troca do óleo pode até piorar os sintomas do cambio.

Insisto numa avaliação aprofundada conforme mencionei acima. A opção é de cada proprietário. Abç :vg:
weston
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 10:31 am
Modelos Citroën: C4 PALLAS

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#9

Mensagem por weston » Seg Fev 20, 2017 1:51 pm

obrigado pelas dicas Elton, eu até falei com o mecanica de uma oficina especializada e me perguntou si eu tinha trocado o oleo, o ruin é que fica a 750km... mas vou ter de levar pq também não quero levar em qualquer mecanico. fazendo mais alguns testes eu percebi que mesmo quente e dá o problema, é um defeito intermitente, tipo si eu estiver em e colocar em R ele da um tranco, colocando em D ele não da tranco, quando as veses dá em bem fraquinho, agora si for do D para o ré as veses não da tranco algun, hoje mesmo sai dei uma volta e parei pra estacionar na rua e coloquei o R umas 3x manobrando e não deu tranco nenhun, mais quando cheguei em casa pra guardar na garagem que coloquei do D pro R ele deu o tranco. e de D1 para D2 ele da um solavanco leve e quando reduz de D2 pra D1 também.
weston
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 10:31 am
Modelos Citroën: C4 PALLAS

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#10

Mensagem por weston » Seg Fev 20, 2017 2:00 pm

gjvialta obrigado, também acho que o ideal é levar na especializada pra passar o scanner, o problema é que nos proximos meses ta complicado. ja vi comentarios em alguns foruns falando que só trocar o oleo pode até pior o problema, eu peguei o carro faz 10 dias hoje e o antigo dono não me deu muitas informações sobre isso, na verdade só fui perceber os trancos uns 2 dias depois visto que não tinha muita esperiencia com carro aut. semana passada fui trocar as bieletas e percebi um pequeno vasamento em baixo pela regiao do carter entre duas juntas, perguntei ao mecanico e ele disse que era na caixa de marcha, na verdade não estava vasando de pingar no peito de aço, passei a mao em baixo e não estava pingando, era mais com um suor, e era um oleo claro de aparencia de novo. bom, ja me disseram que esse carro tem 2 oleos, o do cambio e do caixa, si for vasamento na caixa pode dar esse problema??
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#11

Mensagem por gjvialta » Seg Fev 20, 2017 2:19 pm

Weston, boa tarde!

1. Fluido, ou óleo do cambio são mesma "coisa". O óleo da caixa é o mesmo do cambio. Não existem dois óleos. O que é diferente é o óleo do motor do carro.

2. Se existem um suor por baixo do peito de aço, é preciso ver qual é a fonte de vazamento e coibi-lo. Nem o motor nem a caixa de cambio podem trabalhar com óleo faltando.

3. Óleo baixo da caixa de cambio pode sim causar trancos. Se não tem conhecimento suficiente para fazer as etapas que lhe sugeri, aconselho levar o carro a alguém para fazê-lo e questione a esse profissional, como ele vai proceder em busca do defeito. O roteiro que passei é uma base boa para que você perceba se o mecânico entende dos defeitos desse cambio.

4. Se o óleo estiver bom, importante verificar o nível, em temperatura de trabalho. Verificar a pressão de trabalho e equacionar sua perda em função da experiência que também lhe passei. Às vezes o problema é somente eletroválvulas. Sua troca pode resolver o problema. Porém é preciso ter certeza porque existem outros fatores que sobrecarregam as eletroválvulas.

Att,
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#12

Mensagem por renan97ar » Seg Fev 20, 2017 6:26 pm

Outra coisa a se analisar são os coxins. Caso o coxim do câmbio esteja estourado, pode causar esse solavanco. Uma forma simples de saber é observar se o motor se movimenta ao trocar de posição a alavanca. Troque de D para R algumas vezes, e veja se o motor faz algum movimento fora do normal.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#13

Mensagem por foguinho » Seg Fev 20, 2017 8:27 pm

Weston, qual a km do seu carro?
Quando tive meu primeiro C4 Pallas, peguei de um dono super cuidadoso, carro zerado, com 60Mkm... Ele apresentava esses mesmos sintomas do seu, um leve tranco na ré..... e de vez em quando..... Pra não ter erro eu já troquei as 2 eletrovalvulas e o oleo.... e zerou....
Isso é coisa facil de se fazer, se vc tiver um pouco de noção de mecanica.... isso vc faz em casa.... em no maximo 2 horas.... coisa simples...
Ao inves de comprar o oleo Mobil indicado pela Citroen,eu coloco sempre o Renaultmatic D3 SYN... que é metade do preço (aqui pago na renault 52,00 o litro) e é superior ao Mobil. Mesmo vc fazendo uma troca parcial não tem problema misturar.....
Agora se vc não tiver coragem de trocar, compra pela net e leva num mecanico.... e acompanha a troca, existem videos na net que até ensinam como fazer.... super simples! Creio que isso resolva esse seu problema....
Mesmo seu carro não apresentando mensagem no painel, aconselho já que vai trocar o oleo a trocar as eletrovalvulas pq se vc trocar somente o oleo e futuramente der mensagem de "defeito no cambio", quando vc abrir para trocar as eletrovalvulas vc vai ter que comprar o oleo novamente, depois que saiu da caixa, não pode reaproveitar....
Então, vale a pena gastar uns 320 que é o valor das duas solenoides e ficar despreocupado....
weston
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Fev 14, 2017 10:31 am
Modelos Citroën: C4 PALLAS

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#14

Mensagem por weston » Ter Fev 21, 2017 9:33 am

meu c4 está com 64.000km pensei em coxin de cambio também, si fosse manual eu teria mencionado isso mesmo, mas no automatico como eu disse não tenho esperiencia, não estou tão preocupado ainda pq ele não da nenhuma mensagem de erro, não trava em 3° e algumas veses não dá tranco ao engatar a ré. já dei uma boa pesquizada e a resposta é sempre a mesma: oleo e solenoides, minha suspeita é que está perdendo mesmo a pressão, como eu disse está com um pequeno vasamento em baixo que parece ser na junta do cambio, não é nada muito forte, não chega a pingar no carter, mais... todo vasamento é problema. achei ums kits no ml de 750,00 com solenoides, eletrovalvulas, 4 litros de oleo e vedação, trocar logo tudo pra garantir e ficar socegado, mais uma coisa, tem como verificar os coxin visualmente? levantado o carro no elevador e tal. e hoje cedo verifiquei que o nivel de oleo do freio ta muito baixo, naverdade nem si ve oleo naquele bujao superior, qual o oleo devo usar?
Luchi
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Mai 03, 2017 10:09 pm
Modelos Citroën: Gran Picasso C4 2009

tranco ao engatar a marcha ré no cambio automatico c4 pallas

#15

Mensagem por Luchi » Qua Mai 03, 2017 11:01 pm

boa noite, tenho uma gran picasso c4 automatica e preciso de uma peça: motor de acionamento do cambio automatico. alguem aqui do forum conhece alguem que tenha?
Responder