C4 Hatch exclusive 2011 acusando pressão do Óleo baixa
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C4 Hatch exclusive 2011 acusando pressão do Óleo baixa
Bom dia senhores.
Meu C4 a algum tempo começou a acusar a pressão do óleo baixa, já troquei o óleo, filtro, já fiz um flush no motor, troquei o sensor do óleo, e mesmo assim continua acusando a pressão do óleo no motor baixa.
Com acontece ligo o carro como o motor frio ele funciona normal, em alta rotação e em baixa, mas quando aquece o motor na lenta ele sempre acusa a pressão do óleo, ai tem que ficar com o carro meio acelerado para não acusar a pressão.
alguma ideia do que possa ser? sujeira no carter ou é alguma peça do motor que foi pro quiabo.
Meu C4 a algum tempo começou a acusar a pressão do óleo baixa, já troquei o óleo, filtro, já fiz um flush no motor, troquei o sensor do óleo, e mesmo assim continua acusando a pressão do óleo no motor baixa.
Com acontece ligo o carro como o motor frio ele funciona normal, em alta rotação e em baixa, mas quando aquece o motor na lenta ele sempre acusa a pressão do óleo, ai tem que ficar com o carro meio acelerado para não acusar a pressão.
alguma ideia do que possa ser? sujeira no carter ou é alguma peça do motor que foi pro quiabo.
- Miau
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C4 Hatch exclusive 2011 acusando pressão do Óleo baixa
olha, se o aviso estiver coerente com a situação.. e a pressão estiver mesmo baixa, você está abreviando a vida do motor.. pressão baixa significa que não tem lubrificação suficiente, principalmente ali no eixo virabrequim, nos casquilhos e tal..
um candidato pode ser a própria bomba de óleo.
também pode ser a trompa de aspiração, vulgo pescador, entupida.. porém você disse que fez flush.
um candidato pode ser a própria bomba de óleo.
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- hardboot
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Sim fiz um flush, e até um barulho de válvula batendo que tinha sumiu.
Mas o que me deixa intrigado é por exemplo fiz um viagem de 200 km na quinta de madrugada, e portanto aqui no sul é frio então o carro ficava só com uma risquinho na temperatura, deste modo na viagem inteira ele só ascendeu umas duas vezes a pressão do óleo. já na volta toda vez que diminuía a rotação do motor vinha a mensagem.
Então a bomba quando esquente pode apresentar este tipo de problema?
Ou vou ter que abrir o motor?
Mas o que me deixa intrigado é por exemplo fiz um viagem de 200 km na quinta de madrugada, e portanto aqui no sul é frio então o carro ficava só com uma risquinho na temperatura, deste modo na viagem inteira ele só ascendeu umas duas vezes a pressão do óleo. já na volta toda vez que diminuía a rotação do motor vinha a mensagem.
Então a bomba quando esquente pode apresentar este tipo de problema?
Ou vou ter que abrir o motor?
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entenda que o óleo muda suas características físicas de acordo com a temperatura..
quando está frio, ele está mais viscoso, mais denso, mais pesado e por sua vez, escorre menos por entre as partes..
quando quente, fica mais ralo, mais liquefeito.. mais leve.. e escorre mais rápido por entre as partes..
sendo assim, ele quente e mais leve, e a bomba estando ruim, ele faz menos pressão sobre o sensor, o qual acusa que não há pressão satisfatória no sistema.
outro defeito do seu carro que você acabou de revelar é em relação ao sistema de arrefecimento.. clima frio ou quente, o sistema tem que ser capaz de regular a temperatura para a faixa de serviço, que compreende entre 88 a 100ºC.. veja, essa é a faixa de temperatura ideal onde as peças compreendem uma dilatação que causa melhor assentamento e vedação das partes, para evitar perda de compressão do motor.
ai a gente tem a falsa ideia de que o motor frio é bom.. pelo contrário.. é ruim.. pois não se tem o assentamento adequado das partes.. tão menos boa vedação.. tendo fuga de compressão no cilindro e causando maior consumo de combustível.
para isso existe algo chamado válvula termostática, que de forma mecanicamente automática, controla o fluxo do fluido de arrefecimento, fechando o fluxo dentro do motor, para agilizar o aquecimento do mesmo.. e quando atinge a temperatura ideal, ela se abre permitindo que o fluxo do fluido vá para o radiador afim de resfriar o mesmo.
aparentemente, seu carro está sem a válvula ou com ela travada na posição aberta.. isso também abrevia a vida do motor.
alias, muito provavelmente seu motor conta com trocador de calor anexado ao suporte do filtro de óleo, justamente para controlar a temperatura do óleo também, seja aquecendo quando o mesmo estiver frio, ou resfriando quando estiver quente.
quando está frio, ele está mais viscoso, mais denso, mais pesado e por sua vez, escorre menos por entre as partes..
quando quente, fica mais ralo, mais liquefeito.. mais leve.. e escorre mais rápido por entre as partes..
sendo assim, ele quente e mais leve, e a bomba estando ruim, ele faz menos pressão sobre o sensor, o qual acusa que não há pressão satisfatória no sistema.
outro defeito do seu carro que você acabou de revelar é em relação ao sistema de arrefecimento.. clima frio ou quente, o sistema tem que ser capaz de regular a temperatura para a faixa de serviço, que compreende entre 88 a 100ºC.. veja, essa é a faixa de temperatura ideal onde as peças compreendem uma dilatação que causa melhor assentamento e vedação das partes, para evitar perda de compressão do motor.
ai a gente tem a falsa ideia de que o motor frio é bom.. pelo contrário.. é ruim.. pois não se tem o assentamento adequado das partes.. tão menos boa vedação.. tendo fuga de compressão no cilindro e causando maior consumo de combustível.
para isso existe algo chamado válvula termostática, que de forma mecanicamente automática, controla o fluxo do fluido de arrefecimento, fechando o fluxo dentro do motor, para agilizar o aquecimento do mesmo.. e quando atinge a temperatura ideal, ela se abre permitindo que o fluxo do fluido vá para o radiador afim de resfriar o mesmo.
aparentemente, seu carro está sem a válvula ou com ela travada na posição aberta.. isso também abrevia a vida do motor.
alias, muito provavelmente seu motor conta com trocador de calor anexado ao suporte do filtro de óleo, justamente para controlar a temperatura do óleo também, seja aquecendo quando o mesmo estiver frio, ou resfriando quando estiver quente.
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Valeu Miau, vou levar na mecânica e discutir esses detalhes com o mecânico para acharmos uma solução, mês que vem vou fazer uns 4 mil km e preciso do carro redondo.
- hardboot
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Bem fui ao mecânico e ele já queria fazer o motor, decidi ir por partes, pedi para que tirasse o cárter para verificar como estava, segue as fotos em anexo
bem depois da ultima troca e feito o flush o motor ficou desse jeito sem muita sujeira, a principio o pescador normal limpo, mas ali no virabrequim ele disse que por causa daquela mancha tinha que mandar pra retifica, pois estava riscado, passei a unha e não senti risco algum, pedi para testar a bomba do óleo mas ele disse que não tem equipamento, agora vou ter que levar em outra mecânica para ver a questão da bomba e depois pedir uma segunda opinião do virabrequim, não botei fé neste ultimo mecânico, ele disse que talvez teria que fazer a parte de cima também, e que poderia ficar uns 10k, mas meu carro não baixa óleo nem fuma dai então pra que fazer a parte de cima, os amigos acham que também devo fazer a parte de cima do motor?- Miau
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Eu acho que seu mecanico adora mandar fazer motor
Se não tem riscos nem sulcos onde ta manchado.. Nao tem problema.. isso pode ser facilmente verificado com um relogio comparador.. que o mecanico fixa em alguma parte de forma que a ponta de prova possa percorrer a superficie do eixo.. entao corre de um lado ao outro.. e o relogio mostra em microns se há diferença sulcada ou elevada, e até de empeno.
Verificar a pressão do óleo é muito fácil.. Basta tirar o pressostato e colocar um manômetro no lugar.. E fazer a leitura.
Se esse mecanico não dispõe de um manômetro.. Entao imagino que seus diagnósticos são a base de chutometros
mecanico bom tem que dispor de ferramentas adequadas para dar um diagnostico preciso
Sai fora desse aí
E evite usar o carro nesta condição pra nao criar um problema maior.. No máximo ligar o motor pra testes e leitura da pressão na marcha lenta.. Nada de aceleradas sem antes ter certeza da pressão
Se não tem riscos nem sulcos onde ta manchado.. Nao tem problema.. isso pode ser facilmente verificado com um relogio comparador.. que o mecanico fixa em alguma parte de forma que a ponta de prova possa percorrer a superficie do eixo.. entao corre de um lado ao outro.. e o relogio mostra em microns se há diferença sulcada ou elevada, e até de empeno.
Verificar a pressão do óleo é muito fácil.. Basta tirar o pressostato e colocar um manômetro no lugar.. E fazer a leitura.
Se esse mecanico não dispõe de um manômetro.. Entao imagino que seus diagnósticos são a base de chutometros
mecanico bom tem que dispor de ferramentas adequadas para dar um diagnostico preciso
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E evite usar o carro nesta condição pra nao criar um problema maior.. No máximo ligar o motor pra testes e leitura da pressão na marcha lenta.. Nada de aceleradas sem antes ter certeza da pressão
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Qual o estado das bronzinas? tem fotos delas?
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Infelizmente não tirei fotos mas a principio estavam ok, tanto que ele nem veio me mostrar elas, a que ficou eu olhei e ela estava toda prata sem riscos ou sulcos.
Vou levar em outro mecânico esta semana para verificar pressão do óleo, e ter outra opinião.
Depois posto os resultados.
Por enquanto obrigado galera.
Vou levar em outro mecânico esta semana para verificar pressão do óleo, e ter outra opinião.
Depois posto os resultados.
Por enquanto obrigado galera.
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Perguntei pois a bronzina é feita de material mais mole, então ela vai pro saco muito antes do virabrequim.
Você pode medir o vira usando uma ferramenta barata que chama Plastigage, compra as bronzinas standard novas e mede usando o plastigage.
Se estiver dentro do esperado pelo fabricante, não precisa de retifica nenhuma.
Daí você confere a bomba de óleo
Você pode medir o vira usando uma ferramenta barata que chama Plastigage, compra as bronzinas standard novas e mede usando o plastigage.
Se estiver dentro do esperado pelo fabricante, não precisa de retifica nenhuma.
Daí você confere a bomba de óleo
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Hoje levei o c4 em outra mecânica que dizem ser boa, já chegando, o kra trocou meu filtro de óleo que não tem 15 dias que foi trocado, testou a pressão do óleo, a mesma fica baixa tanto com o carro meio frio e com ele quente, quando se da acelerada a pressão sobe normal. Mostrei a foto pra ele que tirei na outra mecânica ele disse que não pode ficar escuro o virabrequim, tinha que ficar polido, e bem provável que terá que fazer retifica, e que seria bom também trocar a bomba de óleo.
resumindo me passou orçamento
Mão de obra 1100,00
Retifica em torno de 180,00
bronzinas 85,00
mancal 130,00
bomba de óleo 580,00
total 2075,00
me disse que a parte de cima não precisa mexer porque nao faz barulho e se desmontar com certeza vai ter que fazer algo, porque sempre tem algo gasto.
Agora vou levar em uma terceira oficina para fazer outro orçamento, ma sem fim menos de 2,5k não vai ficar.
resumindo me passou orçamento
Mão de obra 1100,00
Retifica em torno de 180,00
bronzinas 85,00
mancal 130,00
bomba de óleo 580,00
total 2075,00
me disse que a parte de cima não precisa mexer porque nao faz barulho e se desmontar com certeza vai ter que fazer algo, porque sempre tem algo gasto.
Agora vou levar em uma terceira oficina para fazer outro orçamento, ma sem fim menos de 2,5k não vai ficar.
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Boa noite pessoal.]
Segunda levei o carro no mecânico para começar o desmonte do motor para levar a retifica.
Para minha surpresa o pessoal da retifica disse que o virabrequim esta ok, e a parte de cima também
Mas ele vai me cobrar 950 reais para lavar o motor, limpar as camisas que tem umas rebarbas eu não vi rebarba alguma mas enfim e fazer uma plaina no cabeçote porque ele disse que esses de alumínio quando remove tem que planear porque eles empenam, procede isso?
e ainda falou que o problema pode ser as bronzinas gastas, o suporte do filtro do óleo com problema ou a bomba de óleo do carro.
Querem que troque um monte de peças e não sabem qual causa o problema.
Alguma dica por onde devo partir porque comprar tudo isso não vou fazer já estou gastando dinheiro que não precisava
imagens das peças em anexo.
Segunda levei o carro no mecânico para começar o desmonte do motor para levar a retifica.
Para minha surpresa o pessoal da retifica disse que o virabrequim esta ok, e a parte de cima também
Mas ele vai me cobrar 950 reais para lavar o motor, limpar as camisas que tem umas rebarbas eu não vi rebarba alguma mas enfim e fazer uma plaina no cabeçote porque ele disse que esses de alumínio quando remove tem que planear porque eles empenam, procede isso?
e ainda falou que o problema pode ser as bronzinas gastas, o suporte do filtro do óleo com problema ou a bomba de óleo do carro.
Querem que troque um monte de peças e não sabem qual causa o problema.
Alguma dica por onde devo partir porque comprar tudo isso não vou fazer já estou gastando dinheiro que não precisava
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Não procede, tem que medir o empenamento do cabeçote antes de qualquer plaina. Até mesmo para saber quanto tirar. Esses cabeçote tem uma margem pequena, o que eu quero dizer, não é igual um AP ou GM que pode tirar 1 ou 2 mm tranquilamente. São décimos de milimetros, é outro mundo..
Agora não vou achar mas amanha tento te mandar o guia de medição com os valores exatos! Fica em cima, mostra a documentação pra eles, não deixe que façam besteiras, isso vai te poupar dores de cabeças futuras
Agora não vou achar mas amanha tento te mandar o guia de medição com os valores exatos! Fica em cima, mostra a documentação pra eles, não deixe que façam besteiras, isso vai te poupar dores de cabeças futuras
- Miau
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Ainda acho que o motor foi desmontado a toa.. Eu teria apenas trocado a bomba de oleo
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Na página 90 tem a tolerância máxima de empeno do cabeçote:
http://service.citroen.com/dtt/CDP/donn ... 1_2004.pdf
Aqui tem o manual técnico de 2005, em Inglês, com mais informações também:
viewtopic.php?f=63&t=6525
Tem também as pressões de óleo
http://service.citroen.com/dtt/CDP/donn ... 1_2004.pdf
Aqui tem o manual técnico de 2005, em Inglês, com mais informações também:
viewtopic.php?f=63&t=6525
Tem também as pressões de óleo