Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#16

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 09, 2016 3:59 am

diogosirtulli, aqui tem um relato viewtopic.php?p=36672#p36672
O câmbio é o mesmo, então acho que os benefícios também.


Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#17

Mensagem por Route 66 » Qui Nov 17, 2016 6:46 pm

Estou pensando em comprar um Lexia no Aliexpress

Gostaria de saber se mesmo com o Lexia chinês eu conseguiria fazer as atualizações online de software de motor e de câmbio

O que acham deste aqui?

https://www.aliexpress.com/item/2015-Le ... 20041.html

Obrigado!
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#18

Mensagem por Route 66 » Qui Nov 24, 2016 5:17 pm

Miau escreveu:Sim.. Da. Eu atualizei minha injeção normalmente.
Miau, então é possível fazer o telecarregamento com Lexia genérico e a conta do service.citroen.com? Telecarregamento e atualização são a mesma coisa?

Pergunto porque queria atualizar o C3 da minha esposa. 2012/2012 Exclusive Solaris, 50.000 km, óleo trocado com 45.000, sem trancos nem nada, nunca acendeu luz, nunca travou (ou seja, acho que o câmbio está em boas condições) mas não gosto do comportamento do câmbio, acho que ele estica demais, queria saber se tem alguma atualização. O carro foi comprado em jul/12 pela tia dela, deve ser dos últimos C3 modelo antigo. Sabe se tem alguma atualização para ele? Como colocar a última versão de SW do câmbio?

Outra coisa, acho o carro muito gastador, tem consumo de Fusin... Velas novas, bicos limpos, filtros todos trocados, termostática nova e esquentando rápido e o consumo não melhora... Tem algo mais que possa ser feito?

Desculpa o monte de pergunta, mas é difícil achar documentação deste carro na internet. Meu outro carro (um Fusion 2012) tem muito mais informação disponível.
fabbenites
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Abr 12, 2016 8:05 am
Nome: fabricio
Modelos Citroën: C4 Picasso 2010

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#19

Mensagem por fabbenites » Qui Nov 24, 2016 10:16 pm

Boa noite.

Tive por alguns anos Megane Grand Tour 2.0 aut e Logan 1.6 aut, eles usam o mesmo cambio ( al4 ), sempre gostei desse cambio, troca suave sem trancos e adaptação inteligente em relação tipo de condução.

Comprei C4 Picasso 2010, nunca gostei do comportamento do cambio desse carro em relação troca das marchas, na cidade não saia da segunda marcha, jogava pra terceira e a danada voltada pra segunda e, por la ficava, lendo os relatos na net resolvi hoje atualizar cambio na Css em Maringa - Pr ( excelente atendimento e serviço ), o pessoal relatou que o carro tinha a penúltima versão tanto do cambio e motor, nesse casso foram atualizados.

Mesmo dia fiz pequena viagem de 120km, de fato as trocas acontecem na casa dos 2200/2300rpm, em geral o cambio ficou com ajuste melhor, similar com a linha Renault, aumentou consideravelmente o prazer em dirigir, consumo difícil avaliar, acredito que a forma que o carro se comporta agora pela lógica deve melhorar consumo, talvez algo imperceptível, mas pra quem compra um carro que na cidade faz seus 6 km/l não deve ligar muito pra isso.

Outra impressão que tive, posso estar equivocado, melhorou a partida do motor, pra mim ficou rápida.

Tenho que testar o seguinte : Antes quando estava rodando a 40/60 km/h e fosse diminuindo a marcha, a primeira marcha entrava e dava um tranco danado no motor, na linha Renault a primeira marcha não entra em velocidade incompatível, tenho que ver se isso ainda acontece.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#20

Mensagem por Miau » Qui Nov 24, 2016 11:57 pm

Sim é possível.. Se houver atualização o lexia faz tranquilo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#21

Mensagem por Route 66 » Sex Nov 25, 2016 2:03 pm

E você recomenda algum vendedor de Lexia no Aliexpress?
maxwander
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jul 18, 2016 10:37 am
Modelos Citroën: tô a pé!

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#22

Mensagem por maxwander » Qui Dez 08, 2016 11:49 pm

Miau teria como você postar um tutorial de como atualizar o sistema Al4 no Lexia?
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#23

Mensagem por Route 66 » Sex Dez 09, 2016 12:02 pm

Fui hoje à concessionária Saint Moritz, no SIA, aqui em Brasília. Conversei com o Lívio, que fez o telecarregamento pela internet do sofware do câmbio do C3 2012 da minha esposa. Foi feito pelo Diagbox com login da Citroën mesmo. Para o motor (injeção ME7.4.9) não havia atualizações disponíveis, mas para o câmbio havia uma atualização. ´

Segundo o Lívio, ela é de 2013 e resolve alguns problemas de trancos no C3, que os clientes reclamavam. Ensinei ele a ligar as luzes diurnas (acende o farol automaticamente assim que o motor pega) pelo Diagbox, então quem precisar deste serviço aqui em BSB (em que as principais vias expressas são "rodovias" e o DER/DF deita e rola de multar) pode procurar a Saint Moritz que eles sabem como fazer a ativação.

O Lívio conhece bem de câmbio automático, ele sabia exatamente o que eu queria com o telecarregamento via internet. No caminho da concessionária para o trabalho eu já senti o câmbio trocando marchas mais cedo, mas vamos ver quando encher o tanque se o consumo realmente melhora. Além de atualizar o software, ele zerou os parâmetros autoadaptativos do câmbio, falou que é bom fazer isso sempre que mexer no software. Segundo ele, esta de 2013 é a última atualização para o C3 antigo (2003-2012), sendo que provavelmente não haverá mais outras posteriores, quer por desinteresse da fábrica em atualizar um produto já fora de linha, quer por não haver mais reclamações de clientes que possam ser solucionadas com uma nova atualização de software.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#24

Mensagem por Miau » Ter Dez 13, 2016 11:03 am

maxwander escreveu:Miau teria como você postar um tutorial de como atualizar o sistema Al4 no Lexia?
fala amigo, infelizmente nunca atualizei do C4 ou outros que não o Xsara Picasso.. ai não sei dizer o caminho
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Leonam
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mar 07, 2016 9:04 am
Nome: Leonam

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#25

Mensagem por Leonam » Seg Jan 09, 2017 11:22 am

Fiquei curioso quanto ao processo de atualização, possuo o Scanner e gostaria de realizar a atualização pois o consumo do meu veículo está demasiadamente alto. 6.2 km/l na cidade.

Fico no aguardo de possível auxilio quanto a senha usada para conectar no acesso e qual o menu utilizado no lexia ou diagbox.
jean_uemura
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Out 02, 2016 12:53 am

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#26

Mensagem por jean_uemura » Seg Jan 09, 2017 3:39 pm

Mês passado levei meu C4P na css por delay na resposta do acelerador e identificaram barras no motor, talvez por gasolina ruim que os antigos donos usaram. Aproveitei e pedi pra atualizar motor e câmbio e o consultor disse que era procedimento padrão quando se mexe no motor, zerar tudo e atualizar tudo possível.
Nao tenho nenhum relatório que foi feito isso, e o consumo não mudou muito tbm. Fazia 6km/l e hoje faz um pouco mais que 6,5. Mas precisamos considerar tantas outras variáveis, carga, trânsito, etc, ou seja, não dá pra ter certeza que a atualização fará milagres no consumo. Eu esperava fazer no mínimo 8 na cidade como alguns postaram, mas a realidade em SP é outra, sem constantes.

Enviado de meu LG-H815 usando Tapatalk
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#27

Mensagem por brandao1323 » Seg Jan 09, 2017 10:19 pm

jean_uemura, Olá Jean, boa noite!

Bom, creio que o mais importante das atualizações é a do cambio, claro que o conjunto cambio/motor se torna mais eficiente, porém é na atualização nas trocas de marchas mais suaves que você irá sentir a economia, antes o meu também não chegava a 7, postei esse tópico se eu não me engano em meados de novembro e fui ver e sentir as alterações de melhora após 1 mes e pouco e resolvi utilizar apenas DtClean, hoje por incrivel que parece meu carro esta fazendo de 9 a 9,5 na cidade e 14 a 14,5 na estrada, sou de Goiânia e o transito aqui é bem puxado. Espantado pois o próprio computador de bordo na cidade não sai de 9.3 k/l e melhor quando enche o tanque aparece autonomia de 600 km pra rodar! So quando pegava a estrada e ando pelo menos 50 km que fazia isso...rsss , nãao esquecendo , revisoes todas em dia, militec 1 pra deixar o motor redondo e filtro de ar inflow que deu uma bela ajuda tambem!
Espero ter ajudado com essas informações, ainda não testei no álcool...
MIVA
Habilitado
Mensagens: 67
Registrado em: Dom Mai 01, 2016 8:13 am
Modelos Citroën: c4 hatch exclusive AT

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#28

Mensagem por MIVA » Dom Jan 22, 2017 10:12 pm

bom apos diversas mensagens de service, feito a troca das duas solenoides 280 as duas, 4 lts oleo 480 limpeza etc etc , atualizacao do software no total 1.365, vamos ver como vai ficar, vou postando informações.
oseasplanem
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Ago 11, 2014 6:00 pm
Nome: oseasplanem

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#29

Mensagem por oseasplanem » Dom Jan 22, 2017 11:54 pm

vou tentar montar um tuto p atualizaçao pessoal
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Atualização do software cambio AL4 e motor - ficou show! Uma seda!

#30

Mensagem por luciano_klein » Qua Jan 25, 2017 6:39 pm

pessoal, fui na Le Monde aqui em Florianópolis e o responsável técnico a oficina me disse que não existe atualização pra meu carro, que não faz esse tipo de serviço, e que poderia acarretar algum defeito caso mexesse.

:eye:

Dá até medo de levar numa concessionária dessas hein...

Meu carro é um c4 Picasso 2011, motor ew10 câmbio al4
Responder