C4 Pallas não funciona

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
AlvaristoJr
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 20, 2016 9:39 pm

C4 Pallas não funciona

#1

Mensagem por AlvaristoJr » Ter Set 13, 2016 11:59 pm

Pessoal, estou com um problemão!

Terça passada (dia 06/09/16), meu carro entrou na reserva e, como não tinha posto GNV no caminho, resolvi abastecer em qualquer posto cerca de 20L.

Acontece que na quarta-feira (07/09/16) pela manhã o carro não ligava mais. Eu virava a chave, armava arranque, mas o motor não pegava, sendo que eu não ouvia mais o barulho da bomba ligando.

Foi assim até acabar com minha bateria de vez, mas como ela era uma dessas de segunda linha eu optei por comprar uma Moura 60Ah (não tem mais de 65Ah).

Ainda assim o carro entrou em "Modo de Economia de Energia Ativado".

Reboque acionado levei o carro para um mecânico de renome na minha cidade (meu mecânico não tem scanner para ler o C4 e me informaram que seria necessário para tirar desse "modo eco").

Já na oficina foi verificado que não havia corrente chegando à bomba e foi condenada a minha BSM (modelo L11). Comprei a tal da BSM, mas não alterou nada, continuou do mesmo jeito (testei 2 outras BSM's).

Conseguimos um outro C4 para testar e tanto a BSM que eu comprei quanto a minha original estão funcionando normalmente nele, no entanto ao usar a BSM dele no meu carro, ocorre o mesmo problema: não chega corrente à bomba.

Mas se eu alimentar a bomba com um 12v direto da bateria o carro funciona normalmente, e quando eu tiro esse 12v direto ele morre em seguida.

Eu dependo do carro para trabalho e não posso ficar com ele muito tempo parado (já está assim tem 1 semana quase).

Alguém pode me dar um auxílio do que possa ser?

A única falha que apresentou no scanner da oficina foi " baixa tensão - sensor de nivel da bomba de combustível".

Estou perdido e preciso de uma luz.

Se alguém tiver o diagrama elétrico do carro, bem como a descrição dos fios dos chicotes e tomadas, agradeço bastante.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C4 Pallas não funciona

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Set 14, 2016 9:57 am

Pelo que você descreveu o problema parece ser entre a BSM e a bomba, ou seja, fios, conectores, fusível e relés. Ai é trabalho de eletricista, ele vai seguindo o caminho até chegar no ponto de falha.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C4 Pallas não funciona

#3

Mensagem por Miau » Qua Set 14, 2016 10:16 am

antes de trcar bsm, testou pra ver se saia sinal de 12v para a bomba direto do BSM?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
AlvaristoJr
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 20, 2016 9:39 pm

C4 Pallas não funciona

#4

Mensagem por AlvaristoJr » Qua Set 14, 2016 10:56 am

Munhoz escreveu:Pelo que você descreveu o problema parece ser entre a BSM e a bomba, ou seja, fios, conectores, fusível e relés. Ai é trabalho de eletricista, ele vai seguindo o caminho até chegar no ponto de falha.
Munhoz, obrigado pela resposta. Eu solicitei que fosse feito esse "caminho" desde o início do problema, porém ele não havia feito e já me deu logo o "diagnóstico" de que era a BSM queimada. ¬¬

Miau escreveu:antes de trcar bsm, testou pra ver se saia sinal de 12v para a bomba direto do BSM?
Miau, eu confiei no diagnóstico inicial dele de que era a BSM, afinal não sou reparador automotivo e ele que seria o "bambambam" da minha cidade nesse sentido. Sei que não chega sinal positivo no terminal do chicote que liga na bomba, e sei que com chave de teste no fusível F5 na BSM não tem corrente ali. Mas ao colocar em outro carro o funcionamento é normal. Esse é o mistério.

Nesse momento estou no escritório do meu pai ajudando a resolver alguns problemas aqui e logo mais vou à oficina para verificar se obteve alguma solução e para levar essas informações para eles para quem sabe facilitar na resolução do problema.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C4 Pallas não funciona

#5

Mensagem por Miau » Qua Set 14, 2016 12:20 pm

será que não tem algo como o imobilizador cortando a corrente? ou algum tipo de alarme?

o bom é ver direto no relê mesmo da BSM referente a bomba.. ver se o sinal que arma o relê está sendo comandado ou não saca? pois ai você está checando a origem..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
AlvaristoJr
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 20, 2016 9:39 pm

C4 Pallas não funciona

#6

Mensagem por AlvaristoJr » Qua Set 14, 2016 12:23 pm

Miau escreveu:será que não tem algo como o imobilizador cortando a corrente? ou algum tipo de alarme?

o bom é ver direto no relê mesmo da BSM referente a bomba.. ver se o sinal que arma o relê está sendo comandado ou não saca? pois ai você está checando a origem..

Vamos por partes:

1- não tenho nenhuma mensagem de erro de imobilizador, nem no scanner, e se eu alimentar a bomba com 12v direto o carro liga.
2- o carro não tem nenhum tipo de alarme de terceiros instalado, tendo apenas os equipamentos originais da versão exclusive.
3- com relação ao relé, no scanner, diz que o relé da bomba está acionado quando eu dou a partida, como deveria ser.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C4 Pallas não funciona

#7

Mensagem por Miau » Qua Set 14, 2016 12:31 pm

entendo.. mas é interessante inspecionar pelo seguinte..

o rele funciona assim..

tem 4 pinos.. 2 pinos são o de entrada e de saida dos 12v

os outros dois são um de negativo, e o outro que ao receber sinal do modulo, libera a passagem entre os pinos entrada - saida

o lance é checar se o pino de entrada tem 12v

checar se o pino de sinal do modulo recebe 5v ou 12v(de acordo com a tensão do rele) que libera os 12v para a saida

e ai checar se a saida tambem tem os 12v
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
AlvaristoJr
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 20, 2016 9:39 pm

C4 Pallas não funciona

#8

Mensagem por AlvaristoJr » Qua Set 14, 2016 12:34 pm

Você saberia informar qual relê é responsável por isso? Pois na BSM só visualizei fusíveis. Sou meio leigo nesse assunto, mas com essa informação eu tenho argumentos para debater com o mecânico

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C4 Pallas não funciona

#9

Mensagem por Miau » Qua Set 14, 2016 12:42 pm

tem que ver no manual do carro ou no mapa que costuma ter na tampa da caixa de fusiveis ou BSM
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
AlvaristoJr
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 20, 2016 9:39 pm

C4 Pallas não funciona

#10

Mensagem por AlvaristoJr » Qua Set 14, 2016 12:47 pm

No manual do carro só constam os fusíveis comuns, e lá tem o fusível f5 relacionado à bomba. Somente isso. Não fala nada de relês e nem de nada além disso.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

C4 Pallas não funciona

#11

Mensagem por renan97ar » Qua Set 14, 2016 4:26 pm

A BSM usa relês soldados diretamente a ela, mas se fosse relê ruim, ao trocar de BSM teria funcionado. A primeira coisa a se fezer é medir diretamente na BSM se no pino do conector que vai até a bomba há tensão. Se houver, é problema no chicote e não na BSM.

Se não houver, é algum problema na BSM ou módulo de injeção. Depois disso seria legal pedir via scanner a habilitação da bomba de combustível. Se não habilitar, pode ser algum problema no módulo de injeção, que não libera a bomba de combustível...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
AlvaristoJr
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 20, 2016 9:39 pm

C4 Pallas não funciona

#12

Mensagem por AlvaristoJr » Qua Set 14, 2016 4:40 pm

Boa tarde Renan, e obrigado pela sua resposta.

Se puder poderia me informar qual seria esse pino da BSM? O manual diz que é o fusível F5, mas com caneta de teste (lâmpada) ele não acende em nenhuma das pernas do fusível (com o fusível no lugar) - o que não é muita referência, porque o fusível da buzina tb não acende, mas ela funciona (vai entender, rsrsrs).

Eu gostaria de saber também se saberia me informar qual saída do módulo eu deveria checar para saber se está enviando corrente para a BSM de forma correta.

Grato.
AlvaristoJr
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Ago 20, 2016 9:39 pm

C4 Pallas não funciona

#13

Mensagem por AlvaristoJr » Qua Set 14, 2016 7:39 pm

Boa noite amigos.

Cheguei na oficina e o problema estava solucionado.

O mecânico chamou um amigo dele de outra oficina que tinha o Lexia e este scaneou o carro e resolveu o problema.

Só não tenho o que informar para vocês com relação ao que de fato era o defeito, pois o mesmo não informou nem sequer ao mecânico dono da oficina.


Com relação à BSM que comprei (custou R$600), caso alguém tenha interesse em adquirir, pode entrar em contato comigo pelo whatsapp - (21) 99827-8222 - ou eu vou devolver ela para o desmanche onde comprei e tentar resgatar o valor em outras peças (acabamentos da caixa de ar do lado do carona, grade da churrasqueira do parabrisa, uma antena funcional - o antigo dono tirou a haste e colocou aquelas do tipo Shark, mas a recepção é sofrível, então acredito que seja apenas uma capa sem uma antena propriamente dita)


Agora só tenho a minha velha companheira mensagem de "Defeito sistema antipoluição" e sua amiga"Defeito sistema de auxílio ao estacionamento", sendo esta última a que mais me incomoda, pois o sistema não funciona assim. Preciso descobrir qual a falha exata, mas acredito que seja oxidação dos conectores, uma vez que o antigo dono me informou que ficou um bom tempo sem os sensores traseiros do lado do motorista.

E com relação ao "Defeito sistema antipoluição" infelizmente, terei de conviver com ele, pois tenho GNV e pode ser esta a causa dessa falha (muito embora eu nunca tenha tido esse erro em nenhum carro anterior, ainda que com GNV), mas em breve comprarei uma sonda lambda nova para garantir a qualidade de funcionamento do veiculo, bem como um jogo de velas de platina ou iridium (isso se o valor aqui na minha cidade não for o de um rim).

No mais, agradeço a todos vocês pela atenção e pelas dicas.
cleomar silva
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Mai 10, 2017 7:33 pm
Modelos Citroën: c4 pallas

C4 Pallas não funciona

#14

Mensagem por cleomar silva » Seg Mai 15, 2017 8:31 pm

boa noite olhei esse seu e vi que seu mecanico nao quis informar o problema pois estou com um problema quase similar a esse seu meu carro deu pane testei outras bsn e nada ele aparentemente apareceu varios defeitos no computador de bordo sumiu o mostrador de marcha entrou em proteçao na terceira marcha comprei outra seletora de marcha pensando que era ista tbem e nada agora nao dar mais na chave e esta em mode de economia de energia ja tem um mes e ninguem consegue verificar o que eh estou sem solução affffkkkkk
Responder