superaquecimento C4 Hatch
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superaquecimento C4 Hatch
Quem puder me ajudar, sai hoje cedo e parei para deixar uma pessoa e fiquei algum tempo parado
com o carro desligado e saiu uma funaceira branca na frente e deu aquele cheio de agua
quente no motor, estava longe de um posto etc e tal, liguei o carro e funcionou normal,
prossegui e notei apos algum tempo que a temperatura ficou subindo um pouco acima
dos 3 pontos, DETALHE sempre ficou no meio certo.
Em seguida notei que ela subiu ate quase no maximo e em seguida acendeu o STOP, consegui,
ate chegar a um posto era mais 2 km e fui devagar mas notei que o carro perdeu potencia e
o freio ficou duro quase sem funcionar, parei o carro num posto notei ao abrir
o capot notei que a agua do daquele reservatorio estava vazia, contudo as partes do mortor
nao estavam assim tao quente, optei por nao colocar agua e vou ligar para o mecanico, se
alguem puder me dizer o que pode isto? é normal ao acender o STOP o carro peder a potencia
e o freio ficar inativo?
Faltou dizer carro é c4 hatch 2010 exclusive AT
com o carro desligado e saiu uma funaceira branca na frente e deu aquele cheio de agua
quente no motor, estava longe de um posto etc e tal, liguei o carro e funcionou normal,
prossegui e notei apos algum tempo que a temperatura ficou subindo um pouco acima
dos 3 pontos, DETALHE sempre ficou no meio certo.
Em seguida notei que ela subiu ate quase no maximo e em seguida acendeu o STOP, consegui,
ate chegar a um posto era mais 2 km e fui devagar mas notei que o carro perdeu potencia e
o freio ficou duro quase sem funcionar, parei o carro num posto notei ao abrir
o capot notei que a agua do daquele reservatorio estava vazia, contudo as partes do mortor
nao estavam assim tao quente, optei por nao colocar agua e vou ligar para o mecanico, se
alguem puder me dizer o que pode isto? é normal ao acender o STOP o carro peder a potencia
e o freio ficar inativo?
Faltou dizer carro é c4 hatch 2010 exclusive AT
- Miau
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Temperatura de acionamento ventoinha
Pode parecer sarcasmo meu mas.. já na fumaça que saiu, se eu não entendo de mecânica de carro, nem tentava mais ligar.
O que deve ter ocorrido é que estourou alguma mangueira ou vedação do sistema de arrefecimento, e então o fluido aditivado entrou em contato com partes quentes do motor.. e ai sai mesmo uma fumaça branca.
E ai então você rodou com o carro, vazando água.. péssima ideia.. bota péssima nisso.
O fluido deve ter saído todo.. e ficou apenas ar no sistema.. por isso o sensor de temperatura se comportou estranho, uma vez que foi projetado pra ler a temperatura do fluído liquido(água desmineralizada + aditivo).. uma vez que vazou o fluido todo, o ar não passou a informação correta da temperatura do motor.. lógico.. ar e água são fluidos diferentes.. e a água é muitas vezes mais transferidora de temperatura do que o ar.
Quando você viu a temperatura subir no painel.. é por que o motor tava muito, mas muito superaquecido.
O motor perdeu potencia por vários fatos.. vou supor aqui alguns..
Ficou tão quente que o óleo passou da temperatura limite de serviço, ficando fino demais, e não criando mais a película que protege o atrito das partes.. anéis do pistão ralando seco no cilindro e comendo o mesmo.. sendo assim.. partes que tem q ter vedação ficaram com folga deixando vazar compressão do motor..
Certamente a junta está queimada.. muito provavelmente também deve ter empenado o cabeçote.. comprometendo a vedação dos cilindros e dando perda de potencia.
Se prepara que o tapa vai ser grande. Acredito que vai ter uma retífica total do motor
O que deve ter ocorrido é que estourou alguma mangueira ou vedação do sistema de arrefecimento, e então o fluido aditivado entrou em contato com partes quentes do motor.. e ai sai mesmo uma fumaça branca.
E ai então você rodou com o carro, vazando água.. péssima ideia.. bota péssima nisso.
O fluido deve ter saído todo.. e ficou apenas ar no sistema.. por isso o sensor de temperatura se comportou estranho, uma vez que foi projetado pra ler a temperatura do fluído liquido(água desmineralizada + aditivo).. uma vez que vazou o fluido todo, o ar não passou a informação correta da temperatura do motor.. lógico.. ar e água são fluidos diferentes.. e a água é muitas vezes mais transferidora de temperatura do que o ar.
Quando você viu a temperatura subir no painel.. é por que o motor tava muito, mas muito superaquecido.
O motor perdeu potencia por vários fatos.. vou supor aqui alguns..
Ficou tão quente que o óleo passou da temperatura limite de serviço, ficando fino demais, e não criando mais a película que protege o atrito das partes.. anéis do pistão ralando seco no cilindro e comendo o mesmo.. sendo assim.. partes que tem q ter vedação ficaram com folga deixando vazar compressão do motor..
Certamente a junta está queimada.. muito provavelmente também deve ter empenado o cabeçote.. comprometendo a vedação dos cilindros e dando perda de potencia.
Se prepara que o tapa vai ser grande. Acredito que vai ter uma retífica total do motor
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- rgdl
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Temperatura de acionamento ventoinha
Cara, vazou liquido de arrefecimento por isso que saiu vapor do capô, nessa condição vc não deveria nem ter saído do lugar para evitar danos sérios ao motor. Nessa condição vc tinha que ter primeiro identificado onde estava o vazamento, se ele era muito grande ou era pequeno. Se fosse vazamento grande tinha que chamar o reboque, se fosse pequeno bastava colocar água no reservatório e ir parando de posto em posto para acrescentar mais e levar o carro direto para um mecânico.
Quanto ao alerta STOP é o alerta de que danos sérios podem ocorrer no motor se vc continuar com ele ligado. Ele pode ocorrer especialmente em duas condições, quando há superaquecimento do motor ou quando a há perda de pressão do óleo. No seu caso ele apareceu em função do superaquecimento do motor. Quando ele aparece vc tem obrigatoriamente que parar o carro e desligar o motor, não pode andar nem mais um metro com ele aceso.
Como vc não respeitou o aviso e andou mais 2km é certo ter, no mínimo, queimado a junta do cabeçote, por isso a perda de potência e o freio duro.
Com a junta do cabeçote queimada há a perda da compressão do cilindro e sem a compressão correta a queima do combustível não ocorre direito, dai a perda de potência.
O freio ficou duro porque ele depende do vácuo feito pelo motor para funcionar (já tentou frear o carro com o motor desligado?) com a perda da compressão há também diminuição do vácuo do motor, dai o freio duro.
Já apanhei muito com superaquecimento, já tive que fazer o cabeçote duas vezes por causa disso, por isso te digo mais vale pagar R$ 180,00 de reboque do que R$ 2000,00 de retifica.
Quanto ao alerta STOP é o alerta de que danos sérios podem ocorrer no motor se vc continuar com ele ligado. Ele pode ocorrer especialmente em duas condições, quando há superaquecimento do motor ou quando a há perda de pressão do óleo. No seu caso ele apareceu em função do superaquecimento do motor. Quando ele aparece vc tem obrigatoriamente que parar o carro e desligar o motor, não pode andar nem mais um metro com ele aceso.
Como vc não respeitou o aviso e andou mais 2km é certo ter, no mínimo, queimado a junta do cabeçote, por isso a perda de potência e o freio duro.
Com a junta do cabeçote queimada há a perda da compressão do cilindro e sem a compressão correta a queima do combustível não ocorre direito, dai a perda de potência.
O freio ficou duro porque ele depende do vácuo feito pelo motor para funcionar (já tentou frear o carro com o motor desligado?) com a perda da compressão há também diminuição do vácuo do motor, dai o freio duro.
Já apanhei muito com superaquecimento, já tive que fazer o cabeçote duas vezes por causa disso, por isso te digo mais vale pagar R$ 180,00 de reboque do que R$ 2000,00 de retifica.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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- Habilitado
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superaquecimento C4 Hatch
Obrigado pelas respostas, onde deu o sinal do stop impossivel parar, precisei andar mais um pedaço, já acionei o reboque vai levar para o BUENO aqui em BH , depois que ele fizer o orçamento passo mais detalhes.
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- Habilitado
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- Registrado em: Dom Mai 01, 2016 8:13 am
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superaquecimento C4 Hatch
Primeiro lugar quero destacar a honestidade da oficina BUENO especializada em citroen em BH.
A mangueira que furou e que em suma causaria todo um estrago fica logo acima do bloco do motor, ele encomendou e chega em 5 dias,
contudo, foi possivel fazer um paleativo, ENCURTOU um pedaço e com isto ela ficou muito proximo ao bloco.
O Destaque fica para a MECANICA BUENO porque apos recuperar a mangueira o motor ficou SEM POTENCIA, NAO ACEITAVA ACELERAÇÃO, pior dos mundos???
NADA DISTO.
Se fosse num MExaNICO com certeza condenaria cabeçote etc etc etc, mas bastou ligar o scanner reprogramar a central e TUDO VOLTOU AO NORMAL.
E o que mais me espanta, nao paguei nem 1 centavo, vou pagar na proxima semana quando chegar a peça que vou comprar por puro capricho e trocar,
mas segundo ele o paleativo que fizeram resolveria. Ainda existem pessoas honestas neste mundo.
Apesar de ser especialista em citroen eles consertam outras marcas e me mostrou um AUDI A4 e um honda accord que tiveram problema semelhante e estes
queiram junta cabeçote, motor ferrado, segundo ele este motor costuma ate ficar vermelho de tanto aquecimento quando estraga alguma coisa relacionada
a refrigeracao.
A mangueira que furou e que em suma causaria todo um estrago fica logo acima do bloco do motor, ele encomendou e chega em 5 dias,
contudo, foi possivel fazer um paleativo, ENCURTOU um pedaço e com isto ela ficou muito proximo ao bloco.
O Destaque fica para a MECANICA BUENO porque apos recuperar a mangueira o motor ficou SEM POTENCIA, NAO ACEITAVA ACELERAÇÃO, pior dos mundos???
NADA DISTO.
Se fosse num MExaNICO com certeza condenaria cabeçote etc etc etc, mas bastou ligar o scanner reprogramar a central e TUDO VOLTOU AO NORMAL.
E o que mais me espanta, nao paguei nem 1 centavo, vou pagar na proxima semana quando chegar a peça que vou comprar por puro capricho e trocar,
mas segundo ele o paleativo que fizeram resolveria. Ainda existem pessoas honestas neste mundo.
Apesar de ser especialista em citroen eles consertam outras marcas e me mostrou um AUDI A4 e um honda accord que tiveram problema semelhante e estes
queiram junta cabeçote, motor ferrado, segundo ele este motor costuma ate ficar vermelho de tanto aquecimento quando estraga alguma coisa relacionada
a refrigeracao.
- Munhoz
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rapaz que sorte hein!!
mas maravilha, muitos temeres economizados.
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- Miau
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Pelo seu relato.. Me surpreendeu não ter ocorrido danos ao motor.. Será que a central de injeção adotou um esquema pra preservar o motor?
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- Habilitado
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superaquecimento C4 Hatch
Tambem fiquei surpreso, de cara imaginei junta do cabeçote, porque apos sair a fumaça porque a agua vazou toda
a temperatura subiu e em seguida o stop, e apos isto rodei aproximadamente 2 km para chegar a um posto.
andando com o stop aceso o carro perdeu a potencia, e o curioso é que ao aparar abri o capot, e posso afirmar
que a sensação termica era normal, apenas aquel cheiro forte de agua do vapor.
Enquanto nao chega a peça esta andando somente com agua, nao colocou aditivo, temperatura normal, funcionamento
tudo normal, mas a peça é cara, na autorizada 370,00.
a temperatura subiu e em seguida o stop, e apos isto rodei aproximadamente 2 km para chegar a um posto.
andando com o stop aceso o carro perdeu a potencia, e o curioso é que ao aparar abri o capot, e posso afirmar
que a sensação termica era normal, apenas aquel cheiro forte de agua do vapor.
Enquanto nao chega a peça esta andando somente com agua, nao colocou aditivo, temperatura normal, funcionamento
tudo normal, mas a peça é cara, na autorizada 370,00.