Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
carlos.fernando
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 18, 2017 6:14 pm
Nome: Fernando
Localização: São Paulo/SP
Modelos Citroën: C4 Lounge 1.6 THP Exclusive 2013

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#16

Mensagem por carlos.fernando » Qua Dez 13, 2017 3:38 pm

carlos.fernando escreveu:Tenho um C4 Lounge 1.6 THP e recentemente a ventoinha do radiador começou a disparar.
(Desculpe se é algo repetido, mas não achei outro post semelhante).
(Achei um post apenas falando algo semelhante mas em relação ao ar condicionado, mas no meu caso, como podem ver abaixo, a falha acontece independente do funcionamento do ar condicionado).

Ao ligar o motor, a ventoinha dispara em velocidade máxima, e fica o tempo todo assim, mesmo durante o deslocamento com o carro.
Após desligar o motor, a ventoinha permanece ligada em alta rotação por mais uns 4 a 5 minutos.
(Isso já me custou uma bateria e me deixou 3 vezes na mão).
O painel não indica sobreaquecimento (na verdade nem sei onde que indica a temperatura da água do motor, mas não acende a luz de temperatura anormal).
Pluguei o scanner e não há códigos de falha, e o sensor indica temperatura média normal de cerca de 75ºC ~ 85ºC, ou seja, a controladora não está entendendo ter sobreaquecimento para ter que manter a ventoinha ligada.
O nível do líquido de arrefecimento (água) está normal.
A mangueira de entrada de água do radiador até esquenta, mas a de saída fica bem fria.
A falha acontece com o ar condicionado ligado ou desligado, da mesma forma.

Ou seja, pelo que pude entender, não há falhas que façam a controladora entender que deve acionar a ventoinha dessa forma.
Assim, acredito que o que pode estar ocorrendo é:
1. Por alguma falha na controladora, ela está acionando a ventoinha sem necessidade, ou
2. O relê da ventoinha está colado, e aciona constantemente a ventoinha.

Não achei onde fica o relê da ventoinha para poder testá-lo.

Alguém saberia informar:
1. Alguma outro fator que pode causar tal acionamento constante da ventoinha?
2. Localização do relê de acionamento da ventoinha do radiador?


Obrigado.


Pessoal,

Depois de muitas idas e vindas à concessionária, um mecânico me explicou o que acontece.
Ele efetuou a medição e confirmou.

Mas para entender melhor, tem que entender o que aconteceu antes:
- Desde a compra, meu carro fazia um barulho "chiado de correia".
- Levei na concessionária e trocaram correia mas não resolveu.
- Recentemente levei de novo, mexeram e falaram que arrumaram.
- Agora em Novembro fui fazer a revisão de 80.000 km, e voltou o chiado.

Falei com o mecânico e ele explicou que:
1. O motor 1.6 16V THP tem uma válvula (parece válvula corta-fogo de motor AP) no cabeçote que controla o vácuo na linha de lubrificação (semelhante a um hidro-vácuo)
2. Quando ela danifica (a membrana), ela faz barulho de chiado pois não consegue sugar ar.
3. Na concessionária, anteriormente, quando "arrumaram" o "barulho de chiado" tinham colocado silicone na tampa do bocal de óleo do motor, deixando ela meio aberta
4. Com isso entrava ar (e contaminação externa) por ali, mas não ocorria o barulho de chiado.
-- Na revisão de 80.000 km, pra adicionar óleo, ele teve que retirar o silicone, voltando a fazer barulho.
5. Por outro lado, quando a quantidade de ar era demais, o vácuo ficava baixo, o motor entendia que estava esquentando, e acionava a ventoinha na velocidade máxima pra refrigerar (mesmo sem ser necessário).

Segundo o mecânico e o rapaz de Serviços, isso é uma falha comum nesses motores (1.6 16V THP da linha BMW aplicados no Citroën e Peugeot) que só acontece depois de um tempo (vício oculto de produto).
Segundo a concessionária, para reparo tem que trocar a tampa de válvulas completa.

Para confirmar, tem levar na concessionária ou mecânico com scanner compatível pra efetuar as medições, e eles vão verificar o valor do vácuo dessa válvula.

Abraços.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#17

Mensagem por Munhoz » Qua Dez 13, 2017 4:38 pm

Maravilha! Bom que resolveu.
Acho que vi algo parecido em um vídeo da HighTorque

Adicionado a 1 minuto 54 segundos:
E obrigado por compartilhar a solução
plucascosta
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Mai 26, 2018 7:11 pm
Modelos Citroën: C4 Lounge Exclusive THP 1.6 2013/2014

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#18

Mensagem por plucascosta » Sáb Mai 26, 2018 7:19 pm

carlos.fernando escreveu:
carlos.fernando escreveu:Tenho um C4 Lounge 1.6 THP e recentemente a ventoinha do radiador começou a disparar.
(Desculpe se é algo repetido, mas não achei outro post semelhante).
(Achei um post apenas falando algo semelhante mas em relação ao ar condicionado, mas no meu caso, como podem ver abaixo, a falha acontece independente do funcionamento do ar condicionado).

Ao ligar o motor, a ventoinha dispara em velocidade máxima, e fica o tempo todo assim, mesmo durante o deslocamento com o carro.
Após desligar o motor, a ventoinha permanece ligada em alta rotação por mais uns 4 a 5 minutos.
(Isso já me custou uma bateria e me deixou 3 vezes na mão).
O painel não indica sobreaquecimento (na verdade nem sei onde que indica a temperatura da água do motor, mas não acende a luz de temperatura anormal).
Pluguei o scanner e não há códigos de falha, e o sensor indica temperatura média normal de cerca de 75ºC ~ 85ºC, ou seja, a controladora não está entendendo ter sobreaquecimento para ter que manter a ventoinha ligada.
O nível do líquido de arrefecimento (água) está normal.
A mangueira de entrada de água do radiador até esquenta, mas a de saída fica bem fria.
A falha acontece com o ar condicionado ligado ou desligado, da mesma forma.

Ou seja, pelo que pude entender, não há falhas que façam a controladora entender que deve acionar a ventoinha dessa forma.
Assim, acredito que o que pode estar ocorrendo é:
1. Por alguma falha na controladora, ela está acionando a ventoinha sem necessidade, ou
2. O relê da ventoinha está colado, e aciona constantemente a ventoinha.

Não achei onde fica o relê da ventoinha para poder testá-lo.

Alguém saberia informar:
1. Alguma outro fator que pode causar tal acionamento constante da ventoinha?
2. Localização do relê de acionamento da ventoinha do radiador?


Obrigado.


Pessoal,

Depois de muitas idas e vindas à concessionária, um mecânico me explicou o que acontece.
Ele efetuou a medição e confirmou.

Mas para entender melhor, tem que entender o que aconteceu antes:
- Desde a compra, meu carro fazia um barulho "chiado de correia".
- Levei na concessionária e trocaram correia mas não resolveu.
- Recentemente levei de novo, mexeram e falaram que arrumaram.
- Agora em Novembro fui fazer a revisão de 80.000 km, e voltou o chiado.

Falei com o mecânico e ele explicou que:
1. O motor 1.6 16V THP tem uma válvula (parece válvula corta-fogo de motor AP) no cabeçote que controla o vácuo na linha de lubrificação (semelhante a um hidro-vácuo)
2. Quando ela danifica (a membrana), ela faz barulho de chiado pois não consegue sugar ar.
3. Na concessionária, anteriormente, quando "arrumaram" o "barulho de chiado" tinham colocado silicone na tampa do bocal de óleo do motor, deixando ela meio aberta
4. Com isso entrava ar (e contaminação externa) por ali, mas não ocorria o barulho de chiado.
-- Na revisão de 80.000 km, pra adicionar óleo, ele teve que retirar o silicone, voltando a fazer barulho.
5. Por outro lado, quando a quantidade de ar era demais, o vácuo ficava baixo, o motor entendia que estava esquentando, e acionava a ventoinha na velocidade máxima pra refrigerar (mesmo sem ser necessário).

Segundo o mecânico e o rapaz de Serviços, isso é uma falha comum nesses motores (1.6 16V THP da linha BMW aplicados no Citroën e Peugeot) que só acontece depois de um tempo (vício oculto de produto).
Segundo a concessionária, para reparo tem que trocar a tampa de válvulas completa.

Para confirmar, tem levar na concessionária ou mecânico com scanner compatível pra efetuar as medições, e eles vão verificar o valor do vácuo dessa válvula.

Abraços.

Caríssimo Carlos, você conseguiu a solução definitiva para o problema? Meu C4 está com exatamente o mesmo problema que o seu, ventoinha ligando direto e depois que desligo o carro permanece exatos 5 minutos ligada. O estranho é que o problema começou exatamente após eu trocar toda a tampa da válvula devido o barulho de correia. O barulho de correia acabou após a troca, mas começou esse. A concessionária afirma que tem a ver com a bateria ruim, mas com certeza não é só isso o problema.

Muito obrigado!!!
Avatar do usuário
carlos.fernando
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 18, 2017 6:14 pm
Nome: Fernando
Localização: São Paulo/SP
Modelos Citroën: C4 Lounge 1.6 THP Exclusive 2013

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#19

Mensagem por carlos.fernando » Qua Set 19, 2018 8:38 pm

Amigo, boa noite.

Consegui sim.
Na realidade a concessionária tinha "corrigido" o problema da ventoinha deixando a tampa de abastecimento de óleo semi-aberta (colocaram silicone, então parecia fechada mas ficava semi aberta). A ventoinha não disparava, mas ficava um barulho de "correia patinando" lascada.
(Inclusive, trocaram até a correia em garantia, mas não resolvia)
Depois de muita discussão, o mecânico da concessionária me falou que a causa disso era a membrana no cabeçote.
Depois de muitas idas-e-vindas, reclamações (na concessionária, no SAC, na Citroën, no ReclameAqui, etc.), eles fizeram a troca da tampa do cabeçote em garantia.

Depois de trocar essa tampa, o barulho "de correia" parou e a ventoinha nunca mais disparou.
Não sei dizer se fizeram algo a mais, mas me falaram que trocaram somente a tampa do cabeçote completa (com a membrana).

Na concessionária, o mecânico tinha conseguido identificar a falha passando o scanner, e verificando que a pressão de retorno da lubrificação (tipo de hidrovácuo) estava anormal.
Talvez passar o scanner no seu carro dê pra entender melhor a causa do problema.

PS.: Também tinham me falado de bateria baixa. Troquei a bateria, mas continuou o problema.
Inclusive, como a ventoinha ficava ligada por 5 minutos depois de desligar, a bateria foi gastando mesmo. Mas a bateria desgastar era consequência do problema da ventoinha, e não a causa.

Espero ter ajudado.
Abraços.
edson miranda
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Out 23, 2018 11:23 am
Modelos Citroën: C4 LOUNGE 1.6 THP 2014

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#20

Mensagem por edson miranda » Ter Out 23, 2018 11:41 am

carlos.fernando escreveu:Tenho um C4 Lounge 1.6 THP e recentemente a ventoinha do radiador começou a disparar.
(Desculpe se é algo repetido, mas não achei outro post semelhante).
(Achei um post apenas falando algo semelhante mas em relação ao ar condicionado, mas no meu caso, como podem ver abaixo, a falha acontece independente do funcionamento do ar condicionado).

Ao ligar o motor, a ventoinha dispara em velocidade máxima, e fica o tempo todo assim, mesmo durante o deslocamento com o carro.
Após desligar o motor, a ventoinha permanece ligada em alta rotação por mais uns 4 a 5 minutos.
(Isso já me custou uma bateria e me deixou 3 vezes na mão).
O painel não indica sobreaquecimento (na verdade nem sei onde que indica a temperatura da água do motor, mas não acende a luz de temperatura anormal).
Pluguei o scanner e não há códigos de falha, e o sensor indica temperatura média normal de cerca de 75ºC ~ 85ºC, ou seja, a controladora não está entendendo ter sobreaquecimento para ter que manter a ventoinha ligada.
O nível do líquido de arrefecimento (água) está normal.
A mangueira de entrada de água do radiador até esquenta, mas a de saída fica bem fria.
A falha acontece com o ar condicionado ligado ou desligado, da mesma forma.

Ou seja, pelo que pude entender, não há falhas que façam a controladora entender que deve acionar a ventoinha dessa forma.
Assim, acredito que o que pode estar ocorrendo é:
1. Por alguma falha na controladora, ela está acionando a ventoinha sem necessidade, ou
2. O relê da ventoinha está colado, e aciona constantemente a ventoinha.

Não achei onde fica o relê da ventoinha para poder testá-lo.

Alguém saberia informar:
1. Alguma outro fator que pode causar tal acionamento constante da ventoinha?
2. Localização do relê de acionamento da ventoinha do radiador?


Obrigado.
Ola bom dia!
Meu C4 LOUNGE THP 2014 ta com o mesmo problema relatado pelo Carlos Fernando. alguem sabe como resolver?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#21

Mensagem por Munhoz » Ter Out 23, 2018 12:03 pm

edson miranda, a solução está na mensagem acima da sua.
edson miranda
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Out 23, 2018 11:23 am
Modelos Citroën: C4 LOUNGE 1.6 THP 2014

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#22

Mensagem por edson miranda » Qua Out 24, 2018 12:36 pm

carlos.fernando escreveu:Amigo, boa noite.

Consegui sim.
Na realidade a concessionária tinha "corrigido" o problema da ventoinha deixando a tampa de abastecimento de óleo semi-aberta (colocaram silicone, então parecia fechada mas ficava semi aberta). A ventoinha não disparava, mas ficava um barulho de "correia patinando" lascada.
(Inclusive, trocaram até a correia em garantia, mas não resolvia)
Depois de muita discussão, o mecânico da concessionária me falou que a causa disso era a membrana no cabeçote.
Depois de muitas idas-e-vindas, reclamações (na concessionária, no SAC, na Citroën, no ReclameAqui, etc.), eles fizeram a troca da tampa do cabeçote em garantia.

Depois de trocar essa tampa, o barulho "de correia" parou e a ventoinha nunca mais disparou.
Não sei dizer se fizeram algo a mais, mas me falaram que trocaram somente a tampa do cabeçote completa (com a membrana).

Na concessionária, o mecânico tinha conseguido identificar a falha passando o scanner, e verificando que a pressão de retorno da lubrificação (tipo de hidrovácuo) estava anormal.
Talvez passar o scanner no seu carro dê pra entender melhor a causa do problema.

PS.: Também tinham me falado de bateria baixa. Troquei a bateria, mas continuou o problema.
Inclusive, como a ventoinha ficava ligada por 5 minutos depois de desligar, a bateria foi gastando mesmo. Mas a bateria desgastar era consequência do problema da ventoinha, e não a causa.

Espero ter ajudado.
Abraços.
Boa tarde. Valeu. Na realidade esqueci de mencionar que primeiro apareceu o problema da entrada de ar junto com um chiado tipo um grilo, vindo do motor. Nesse momento ainda não tinha aparecido o problema na Ventoinha. Levei em um mecanico e ele disse que a entrada de ar era o rompimento do diafragma da tampa de valvula, sobre o chiado tava achando que era na caixa de marcha. Levei em outra loja que tambem falou que a entrada de ar era o rompimento da membrana(diafragma) da tampa de valvula, e que esse mesmo problema era que tava gerando o chiado tipo grilo. Que só bastava trocar a tampa ou somente a membrana( que não vende separado na concesionaria ou lojas aqui de salavador) porém, achei no mercado livre e ja comprei(esperando chegar pra mecanico fazer a troca). Quanto a ventoinha, vou aguardar trocar essa membrana(diafragma) pra ver se o problema tambem é solucionado. Assim ue concluir eu posto o resultado
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#23

Mensagem por Munhoz » Qua Out 24, 2018 3:09 pm

Entendi, deve resolver. Depois posta o resultado pra gente. Boa sorte :arm:
João Claudio
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Nov 13, 2018 7:19 pm
Modelos Citroën: C4 thp

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#24

Mensagem por João Claudio » Ter Nov 13, 2018 10:29 pm

carlos.fernando escreveu:Tenho um C4 Lounge 1.6 THP e recentemente a ventoinha do radiador começou a disparar.
(Desculpe se é algo repetido, mas não achei outro post semelhante).
(Achei um post apenas falando algo semelhante mas em relação ao ar condicionado, mas no meu caso, como podem ver abaixo, a falha acontece independente do funcionamento do ar condicionado).

Ao ligar o motor, a ventoinha dispara em velocidade máxima, e fica o tempo todo assim, mesmo durante o deslocamento com o carro.
Após desligar o motor, a ventoinha permanece ligada em alta rotação por mais uns 4 a 5 minutos.
(Isso já me custou uma bateria e me deixou 3 vezes na mão).
O painel não indica sobreaquecimento (na verdade nem sei onde que indica a temperatura da água do motor, mas não acende a luz de temperatura anormal).
Pluguei o scanner e não há códigos de falha, e o sensor indica temperatura média normal de cerca de 75ºC ~ 85ºC, ou seja, a controladora não está entendendo ter sobreaquecimento para ter que manter a ventoinha ligada.
O nível do líquido de arrefecimento (água) está normal.
A mangueira de entrada de água do radiador até esquenta, mas a de saída fica bem fria.
A falha acontece com o ar condicionado ligado ou desligado, da mesma forma.

Ou seja, pelo que pude entender, não há falhas que façam a controladora entender que deve acionar a ventoinha dessa forma.
Assim, acredito que o que pode estar ocorrendo é:
1. Por alguma falha na controladora, ela está acionando a ventoinha sem necessidade, ou
2. O relê da ventoinha está colado, e aciona constantemente a ventoinha.

Não achei onde fica o relê da ventoinha para poder testá-lo.

Alguém saberia informar:
1. Alguma outro fator que pode causar tal acionamento constante da ventoinha?
2. Localização do relê de acionamento da ventoinha do radiador?


Obrigado.
Caros
Tenho o mesmo problema. C4 thp liga a ventoinha quando dou a partida. Troquei a pouco tempo a tampa do cabeçote com o diafragma avariado. No scanner deu ar-condicionado . O que pode ser Agradeço por qualquer informação.

Atenciosamente
vagnerss
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Nov 14, 2018 3:29 pm
Modelos Citroën: C4 Lounge Exclusive Flex 15/15

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#25

Mensagem por vagnerss » Qua Nov 14, 2018 4:25 pm

Boa Tarde pessoal estou com um problema parecido,

No meu caso o carro em baixa esta de boa o que não pode é jogar alta rotação se piso forte ele chega ali perto dos 60km por hora e ja
acende a luz de serviço porem se desligo ele apaga a luz de serviço.

Se eu ando fraco sem pisar muito, não acontece nada ele não acende a luz de serviço porem o mais complicado é que eu percebo ele fraco depois que acende a luz de serviço se jogo rotação maior nele.
gabrielblasio
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:51 am
Nome: Gabriel Blásio

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#26

Mensagem por gabrielblasio » Seg Ago 12, 2019 6:05 pm

Boa tarde carlos.fernando,
Estou com o mesmo problema com o meu carro, vc descobriu algo sobre isso?

O detalhe é que no meu caso, o problema da ventoinha começou após a troca da tampa de cabeçote.

Abraços
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#27

Mensagem por Munhoz » Seg Ago 12, 2019 6:28 pm

gabrielblasio escreveu:
Seg Ago 12, 2019 6:05 pm
vc descobriu algo sobre isso?
segue a resolução do problema viewtopic.php?f=19&t=6284&start=15#p48099
angelogomes
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Abr 07, 2020 8:25 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#28

Mensagem por angelogomes » Ter Abr 07, 2020 8:34 pm

Usa o app FAP Citroen, é para Android.

No meu caso ele acusou o codígo de erro da resistência do controle da ventoinha o que ocasionava o ventoinha entrar direto no 2o estágio. Dai ficava ligando e desligando a ventoinha.
Já cheguei na oficina dizendo o que era. Passaram o diagbox e confirmou o erro. Trocada a resistência e problema resolvido.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#29

Mensagem por giovane s » Qui Abr 09, 2020 12:08 am

carlos.fernando escreveu:
Dom Jun 18, 2017 6:49 pm
Tenho um C4 Lounge 1.6 THP e recentemente a ventoinha do radiador começou a disparar.

Pluguei o scanner e não há códigos de falha, e o sensor indica temperatura média normal de cerca de 75ºC ~ 85ºC, ou seja, a controladora não está entendendo ter sobreaquecimento para ter que manter a ventoinha ligada.

Alguém saberia informar:
1. Alguma outro fator que pode causar tal acionamento constante da ventoinha?

Obrigado.
Temperatura média de 75° a 85° é muito baixa. Deveria ser acima de 90°.

A ventoinha está mantendo a temperatura bem baixa pois houve um problema grave. Ex.: Bomba de alta pressão.

O procedimento de troca desta bomba é bem trabalhoso, não é só trocar e apagar erro de injeção, talvez não fizeram todo o reset de auto adaptativos corretamente e o motor continua se protegendo da bomba defeituosa.
Responder