Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
YuriGonzalezAraujo
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Ago 07, 2016 7:18 pm
Modelos Citroën: C4 Lounge

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#1

Mensagem por YuriGonzalezAraujo » Dom Ago 07, 2016 7:32 pm

Olá Pessoal,

Tenho um C4 Lounge Tendance 2.0 e há alguns meses o mesmo passou a disparar a ventoinha que eu acho que é do sistema de arrefecimento direto e em intervalos muitos curtos (acionamentos a cada 10 ou 15 segundos e com duração de 2 segundos). Não tenho nenhuma experiência em mecânica de veículos mas acho muito estranha esta situação.

Logo que eu ligo o carro (já com o ar-condicionado ligado no auto em 21oC) após 2 ou 3 segundos e ventoinha dispara por cerca de 2 segundos e desliga. Tempos depois (10 a 15 segundos), dispara de novo por cerca de 2 segundos. E é assim sempre que o carro esta funcionando. Meu trajeto casa/trabalho é o mesmo todo dia e com o mesmo engarrafamento e como já cheguei a contar, em cerca de 30 minutos são em média 80 a 90 acionamentos curtos da ventoinha. Um ou outro acionamento é mais logo. Se estou sem o ar ligado, o acionamento da ventoinha não acontece.

Isso é normal ? Verdade seja dita que nenhum alerta ou temperatura do motor ou interna é afetada. O ar-condicionado funciona normalmente mas eu acho estranho essa quantidade de acionamentos curtos.

Levei na concessionária que disse ter feito um scaneamento do sistema e que tudo estava ok. Mas eu não estou seguro deste diagnóstico, principalmente que o carro não se comportou assim nos primeiros 2 anos.

O que acham ?

Yuri


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#2

Mensagem por Miau » Dom Ago 07, 2016 7:39 pm

cara, tem que ver se o sistema de ventoinha do seu carro é de variação eletrônica ou se é de estágio..

se for de estágio, pode ser que o estágio lento não esteja armando, talvez por causa da resistência ou rele.. nesse caso o calculador percebe que a temperatura sobe rápido demais quando deveria subir lenta, e arma o estágio rápido, que é um modo de emergência.

Faça um teste.. com o carro parado na garagem, ligue e deixa na lenta.. e veja se ele arma o estágio lento.. ela gira mas não faz muito barulho..

depois ligue o ar condicionado junto, e veja se ela arma o estágio rápido
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#3

Mensagem por gabriel_mupe » Dom Ago 07, 2016 7:59 pm

Estranho fazer isso. Quando levou na concessionaria o mecanico viu dando defeito?
Se ainda assim nao resolver, entre com um pedido no SAC da citroen, isso nao eh normal e carro novo, pode ser alguma peca defeituosa.

Boa sorte
Abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Ailton1979
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Ago 08, 2016 5:06 pm
Modelos Citroën: Citroem glx 1.6 i

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#4

Mensagem por Ailton1979 » Seg Ago 08, 2016 5:38 pm

Isso acontece com o ar condicionado ligado ou desligado amigo??
YuriGonzalezAraujo
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Ago 07, 2016 7:18 pm
Modelos Citroën: C4 Lounge

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#5

Mensagem por YuriGonzalezAraujo » Ter Ago 09, 2016 5:42 pm

Ailton1979 => o problema só acontece com o ar-condicionado ligado ...

Miau => vou fazer esta verificação e coloco aqui o retorno ...
Ailton1979
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Ago 08, 2016 5:06 pm
Modelos Citroën: Citroem glx 1.6 i

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#6

Mensagem por Ailton1979 » Qua Ago 10, 2016 12:27 am

Se for so com. Ar ligado veirifica se nao tem pouco gas porq a segunda velocidad e acionado pelo pressostato do ar.tendo pouco gas da essq variacao
Avatar do usuário
carlos.fernando
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 18, 2017 6:14 pm
Nome: Fernando
Localização: São Paulo/SP
Modelos Citroën: C4 Lounge 1.6 THP Exclusive 2013

C4 Lounge - Ventoinha não desliga

#7

Mensagem por carlos.fernando » Dom Jun 18, 2017 6:49 pm

Tenho um C4 Lounge 1.6 THP e recentemente a ventoinha do radiador começou a disparar.
(Desculpe se é algo repetido, mas não achei outro post semelhante).
(Achei um post apenas falando algo semelhante mas em relação ao ar condicionado, mas no meu caso, como podem ver abaixo, a falha acontece independente do funcionamento do ar condicionado).

Ao ligar o motor, a ventoinha dispara em velocidade máxima, e fica o tempo todo assim, mesmo durante o deslocamento com o carro.
Após desligar o motor, a ventoinha permanece ligada em alta rotação por mais uns 4 a 5 minutos.
(Isso já me custou uma bateria e me deixou 3 vezes na mão).
O painel não indica sobreaquecimento (na verdade nem sei onde que indica a temperatura da água do motor, mas não acende a luz de temperatura anormal).
Pluguei o scanner e não há códigos de falha, e o sensor indica temperatura média normal de cerca de 75ºC ~ 85ºC, ou seja, a controladora não está entendendo ter sobreaquecimento para ter que manter a ventoinha ligada.
O nível do líquido de arrefecimento (água) está normal.
A mangueira de entrada de água do radiador até esquenta, mas a de saída fica bem fria.
A falha acontece com o ar condicionado ligado ou desligado, da mesma forma.

Ou seja, pelo que pude entender, não há falhas que façam a controladora entender que deve acionar a ventoinha dessa forma.
Assim, acredito que o que pode estar ocorrendo é:
1. Por alguma falha na controladora, ela está acionando a ventoinha sem necessidade, ou
2. O relê da ventoinha está colado, e aciona constantemente a ventoinha.

Não achei onde fica o relê da ventoinha para poder testá-lo.

Alguém saberia informar:
1. Alguma outro fator que pode causar tal acionamento constante da ventoinha?
2. Localização do relê de acionamento da ventoinha do radiador?


Obrigado.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#8

Mensagem por Munhoz » Seg Jun 19, 2017 5:45 pm

Foi feita alguma manutenção recente? troca do fluído de arrefecimento?
Avatar do usuário
carlos.fernando
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 18, 2017 6:14 pm
Nome: Fernando
Localização: São Paulo/SP
Modelos Citroën: C4 Lounge 1.6 THP Exclusive 2013

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#9

Mensagem por carlos.fernando » Seg Jun 19, 2017 11:45 pm

Munhoz,

Na verdade, enfrentei um problema recentemente (desde fevereiro até final de maio) na bomba de alta pressão de combustivel, deixando o carro mais fraco e falhando algumas vezes.
A concessionária trocou essa bomba recentemente.
A falha na ventoinha começou a ocorrer em Abril ~ Maio, enquanto o carro apresentava falha da bomba de combustível.
Inicialmente pensei que a ventoinha tivesse alguma relação com a falha na bomba, mas mesmo depois da troca da bomba de combustivel, a falha na ventoinha continuou.

Não sei se a concessionária chegou a mexer em algo no fluido de arrefecimento enquanto fazia essa manutenção.
Eles mexeram também para consertar a tampa do filtro de ar/ mangote da turbina (que estava mal encaixada e causava fuga de ar), uma vibração na tampa do cabeçote (colocaram silicone) e trocaram o cavalete de freio dos discos frontais.
Mas nada que tenha relação direta com o sistema de arrefecimento.

Esse final de semana olhei com mais atenção, e verifiquei que o líquido de arrefecimento estava acima do nivel máximo.
Retirei um pouco e deixei no nível correto, mas não mudou em nada o acionamento da ventoinha.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#10

Mensagem por Munhoz » Ter Jun 20, 2017 1:43 pm

Teria que passar o scanner (DiagBox) para monitorar o funcionamento dela. Perguntei se foi trocado o fluído pois se tiver ar no sistema, pode atrapalhar o funcionamento também.
Eu acredito que seja alguma leitura errada que faça o módulo acionar a ventoinha.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#11

Mensagem por gjvialta » Ter Jun 20, 2017 3:01 pm

Pode ser plug de conexão da ventoinha com contato ruim. Dê uma olhada na fiação. Já vi isso acontecer.

Abç
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#12

Mensagem por renan97ar » Ter Jun 20, 2017 8:23 pm

No caso, o sistema de acionamento é composto por basicamente 3 componentes, o módulo de injeção que envia o comando, a resistência (que tem um relé acoplado) e a ventoinha em si. Pode ser que a sua resistência esteja com o rele colado sim, já vi casos assim mas nos C4 hatch e Pallas. Ela fica ao lado da ventoinha, veja a cara dela: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 07-308-_JM
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
carlos.fernando
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 18, 2017 6:14 pm
Nome: Fernando
Localização: São Paulo/SP
Modelos Citroën: C4 Lounge 1.6 THP Exclusive 2013

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#13

Mensagem por carlos.fernando » Qui Jul 20, 2017 11:16 am

Quanto ao ar no sistema de arrefecimento, eu também tinha verificado. Não tinha.
Passei o scanner e não aponta código de erro ou qualquer outra anormalidade.
A temperatura do sistema também está marcando OK.
Pelo que contei, depois de desligar o carro, a ventoinha fica por exatos 5min ligado (5'00").
O problema é como se fosse um relê colado, mas o tempo de 5 minutos, certinho, é estranho para um problema físico no relê.

Descobri então, que esse veículo possui um módulo de controle específico para a ventoinha do motor (localizado na frente do veículo, junto da ventoinha) (diferente de outros modelos que a controladora do motor aciona um relê que aciona a ventoinha).
Acredito que uma falha nesse módulo esteja causando o funcionamento constante da ventoinha.
Isso também justifica o tempo exato de 5 minutos de funcionamento após desligar o carro.

A falha acontece quase sempre. Salvo algumas vezes que, sem motivo algum, para de acontecer e fica uns dias sem acontecer (por sinal, parece ser quando eu aciono o A/C e trafego por um bom tempo com o carro).
Por enquanto estou usando o carro assim mesmo.

Quando eu tiver mais tempo, vou remover o parachoques e verificar esse módulo (e seus possíveis relês).
Se eu conseguir alguma novidade, eu volto a postar aqui.
Avatar do usuário
carlos.fernando
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 18, 2017 6:14 pm
Nome: Fernando
Localização: São Paulo/SP
Modelos Citroën: C4 Lounge 1.6 THP Exclusive 2013

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#14

Mensagem por carlos.fernando » Qui Jul 20, 2017 11:27 am

renan97ar escreveu:No caso, o sistema de acionamento é composto por basicamente 3 componentes, o módulo de injeção que envia o comando, a resistência (que tem um relé acoplado) e a ventoinha em si. Pode ser que a sua resistência esteja com o rele colado sim, já vi casos assim mas nos C4 hatch e Pallas. Ela fica ao lado da ventoinha, veja a cara dela: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 07-308-_JM
Boa, não tinha reparado nessa resistência.

Apesar que esse modelo 1.6 THP é um pouco diferente do modelo 2.0 e outros veículis, e pelo que vi, ao invés de ter essa resistência, ele tem uma caixa maior, que segundo me falaram, é do módulo da ventoinha (segundo um mecânico da Citroën, esse carro tem um módulo específico para funcionamento da ventoinha, além do módulo da injeção).
Esse módulo faz o papel de controle e temporizador da ventoinha, provavelmente deve ter algum relê lá dentro que pode estar colando.

Terei que remover o para-choques para acessar essa parte.
Assim que eu conseguir analisar, volto a postar aqui e mando umas fotos!!
Valeu pela dica.
Avatar do usuário
carlos.fernando
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Jun 18, 2017 6:14 pm
Nome: Fernando
Localização: São Paulo/SP
Modelos Citroën: C4 Lounge 1.6 THP Exclusive 2013

Ventoinha (de sistema de arrefecimento ?) CITROËN C4 LOUNGE disparando direto

#15

Mensagem por carlos.fernando » Qui Jul 20, 2017 11:31 am

gjvialta escreveu:Pode ser plug de conexão da ventoinha com contato ruim. Dê uma olhada na fiação. Já vi isso acontecer.

Abç

Verifiquei também, e estava bom.
Até limpei e remontei.
Também tentei mexer nele em funcionamento, para ver se parava e acionava, indicando um mal contato, mas continuou igual.

Valeu a dica.
Abraço
Responder