Manutenção câmbio AL4 - Relatos

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
internet.thiago
Sem Habilitação
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Fev 10, 2015 10:42 am
Nome: Thiago Marques
Localização: Goiânia, GO

#1

Mensagem por internet.thiago » Seg Fev 23, 2015 3:39 pm

Saudações pessoal. Semana passada realizei a troca "parcial" do óleo e efetuei a troca também das solenóides, e o sistema foi atualizado.
Pois bem. Houve uma melhora no que tange trocas de machas, ficaram mais suaves, sem muitos trancos na aceleração e também na freada. Ficaram relativamente melhores.
Porém, os famosos trancos de quando se para no semáforo, quando se anda muito com o carro e fica quente a caixa, ainda ficaram. Porém, diminuíram de frequência e de intensidade. Senti 2x "apenas", em um trânsito movimentado e o dia bem quente (38° !).

Mas, agora vem a questão. Conversando com os mecânicos da peugeot aqui da cidade e colhendo informações aqui desse fórum e de outros lugares, e algumas informações que ergui analisando o carro meu também, acredito que possamos chegar em um consenso sobre essa falha do tranco que incomoda muitos.
Esse tranco se deve, quase que certeza absoluta, ao desgaste dos discos da caixa. Acontece que, nas vezes que acontece esse tranco, não é o câmbio que esquece de engatar a marcha, mas sim uma patinada que ocorre nos discos do câmbio, não encaixando corretamente.
Quando você acelera o carro, ocorre que você força o engate da marcha que estava com falha no encaixe da engrenagem, dando o famoso tranco.
Se analisarem bem, todos que reclamam do tranco hora ou outra no dia, carro quente ou frio, o carro patina na aceleração, seja da primeira pra segunda, segunda pra terceira, ou terceira pra quarta. Seja o que for, hora ou outra, o carro de quem reclama, patina. Quase que fato isso.
Dado isso, acredito que podemos atribuir o problema do tranco a esse desgaste. E o desgaste já se dá devido a alta temperatura do óleo no câmbio, ja que existe algumas falhas no projeto de resfriamento do câmbio.
Para sanar o problema, é necessário a abertura da caixa de câmbio e trocar/retificar as peças com desgaste.
Quem não quiser abrir, terá que conviver com os trancos que irão ocorrer hora ou outra, independente de quantas vezes troque de óleo ou solenóides. Os trancos, por mais chatos que sejam, vão danificar em grande parte "apenas" os coxins do motor e do câmbio, pelo que sei.
O aviso de câmbio com defeito também quase que certeza se dá, nesse caso em específico, quando as engrenagens não encaixam bem naquele momento do engate, podendo ocorrer uma "travada", fazendo com que o câmbio entre no modo de segurança para que evite mais problemas.
Eu mesmo futuramente vou me juntar a um mecânico conhecido aqui e vamos descer o câmbio e ver quais estão com desgaste e trocar.
O sistema de arrefecimento tem grande importância nesse processo. A caixa não possui um sistema eficiente de resfriamento.

O xamã estava fazendo testes em um sistema de resfriamento que ele comprou, não sei se já fez e comprovou que melhorou. Os problemas de desgaste quase que certeza aparecem devido a alta temperatura da caixa, com que ela opera.
Enfim, acredito que o câmbio tenha essa deficiência e, independente da quilometragem, seja alta ou baixa, irá aparecer esse problema. Quem tem experiência em mecânica e for abrir, quase que certeza que irá constatar esse desgaste.
Peço desculpas pela minha linguagem, por eu não entender de muitos termos técnicos, posso ter escrito alguma coisa de forma grosseira. Mas fica aí as impressões e uma ajuda pra quem quer se livrar desse problema.

Outros problemas de quando o câmbio entra em modo de emergência, como óleo sem viscosidade, peças defeituosas e outras coisas, devem ser analisados separadamente. O que escrevi acima é com base em engrenagens com pouca aderência, devido ao desgaste.


Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#2

Mensagem por Xamã » Qua Jun 24, 2015 4:24 pm

Prezado Thiago,

viajei para os EUA e passei muito tempo lá.

Voltei há pouco...

Antes de viajar a trabalho, porém, adquiri alguns itens para formular um sistema de refrigeração novo para o câmbio. O problema, depois de muita análise, foi verificar que havia uma solução mais simples e barata para os proprietários de carros com a transmissão AL4: a substituição do tipo do fluido usado pelo câmbio.

O AL4 realmente possui um trocador de calor demasiadamente pequeno para suas necessidades. Porém, o uso de um fluido muito mais resistente se comparado ao atual LT71141 já resolvia a questão e sem a necessidade de alterações mecânicas nos carros.

Assim aconteceu com meu carro, que fez a troca do fluido pelo DEXRON VI aos 17.000 kms e nunca apresentou qualquer problema na transmissão.

O que fiz, então? Bolei uma maneira rápida e barata de trocar 100% do fluido da transmissão! Isto mesmo! 100%. Há quem diga que não é possível no AL4, mas dei um jeito de fazer o tal "flushing" possível. Assim que o invento estiver devidamente testado, posto a solução encontrada para os amigos do fórum.

Um abraço enorme,
Xamã :lol:


[quote name='Thiago Marques' date='Feb 23 2015, 03:39 PM' post='27803']
Saudações pessoal. Semana passada realizei a troca "parcial" do óleo e efetuei a troca também das solenóides, e o sistema foi atualizado.
Pois bem. Houve uma melhora no que tange trocas de machas, ficaram mais suaves, sem muitos trancos na aceleração e também na freada. Ficaram relativamente melhores.
Porém, os famosos trancos de quando se para no semáforo, quando se anda muito com o carro e fica quente a caixa, ainda ficaram. Porém, diminuíram de frequência e de intensidade. Senti 2x "apenas", em um trânsito movimentado e o dia bem quente (38° !).

Mas, agora vem a questão. Conversando com os mecânicos da peugeot aqui da cidade e colhendo informações aqui desse fórum e de outros lugares, e algumas informações que ergui analisando o carro meu também, acredito que possamos chegar em um consenso sobre essa falha do tranco que incomoda muitos.
Esse tranco se deve, quase que certeza absoluta, ao desgaste dos discos da caixa. Acontece que, nas vezes que acontece esse tranco, não é o câmbio que esquece de engatar a marcha, mas sim uma patinada que ocorre nos discos do câmbio, não encaixando corretamente.
Quando você acelera o carro, ocorre que você força o engate da marcha que estava com falha no encaixe da engrenagem, dando o famoso tranco.
Se analisarem bem, todos que reclamam do tranco hora ou outra no dia, carro quente ou frio, o carro patina na aceleração, seja da primeira pra segunda, segunda pra terceira, ou terceira pra quarta. Seja o que for, hora ou outra, o carro de quem reclama, patina. Quase que fato isso.
Dado isso, acredito que podemos atribuir o problema do tranco a esse desgaste. E o desgaste já se dá devido a alta temperatura do óleo no câmbio, ja que existe algumas falhas no projeto de resfriamento do câmbio.
Para sanar o problema, é necessário a abertura da caixa de câmbio e trocar/retificar as peças com desgaste.
Quem não quiser abrir, terá que conviver com os trancos que irão ocorrer hora ou outra, independente de quantas vezes troque de óleo ou solenóides. Os trancos, por mais chatos que sejam, vão danificar em grande parte "apenas" os coxins do motor e do câmbio, pelo que sei.
O aviso de câmbio com defeito também quase que certeza se dá, nesse caso em específico, quando as engrenagens não encaixam bem naquele momento do engate, podendo ocorrer uma "travada", fazendo com que o câmbio entre no modo de segurança para que evite mais problemas.
Eu mesmo futuramente vou me juntar a um mecânico conhecido aqui e vamos descer o câmbio e ver quais estão com desgaste e trocar.
O sistema de arrefecimento tem grande importância nesse processo. A caixa não possui um sistema eficiente de resfriamento.

O xamã estava fazendo testes em um sistema de resfriamento que ele comprou, não sei se já fez e comprovou que melhorou. Os problemas de desgaste quase que certeza aparecem devido a alta temperatura da caixa, com que ela opera.
Enfim, acredito que o câmbio tenha essa deficiência e, independente da quilometragem, seja alta ou baixa, irá aparecer esse problema. Quem tem experiência em mecânica e for abrir, quase que certeza que irá constatar esse desgaste.
Peço desculpas pela minha linguagem, por eu não entender de muitos termos técnicos, posso ter escrito alguma coisa de forma grosseira. Mas fica aí as impressões e uma ajuda pra quem quer se livrar desse problema.

Outros problemas de quando o câmbio entra em modo de emergência, como óleo sem viscosidade, peças defeituosas e outras coisas, devem ser analisados separadamente. O que escrevi acima é com base em engrenagens com pouca aderência, devido ao desgaste.
[/quote]
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
jmaneto
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jul 03, 2017 10:26 pm
Modelos Citroën: c4 pallas

Manutenção câmbio AL4 - Relatos

#3

Mensagem por jmaneto » Seg Jul 03, 2017 11:14 pm

Boa noite. Tive problema com meu cambio tb. C4 pallas GLX 2010, 103 mil km rodados.

Estava viajando a aracaju, o carro acendeu o service e ficou na terceira. Ainda consegui um mecânico pra dar um socorro. Ele fez a limpeza do sistema e trocou o óleo (colocou 4 lts de mobil). Rodei na cidade uns 20 km sem problema, porém na volta pra casa, o carro apresentou defeito de novo... Rodei 200 km a 80km/h. Ao chegar em casa, desliguei o carro. No outro dia percebi que o carro estava trabalhando com menos de 1000 rpm (coisa que nunca tinha acontecido antes). Quando rodei com o carro, na cidade, que acendeu o service, dessa vez o carro ficou sem força e não andava mais na terceira, tendo assim que desligar, esperar 10 segundos e ligar de novo pra poder sair. Porém qndo forço um pouco mais o pé ele acende o service de novo.
Levei na oficina, o mecanico escaneou e tive o retorno dos seguintes códigos:
p1167 - regulação da pressão diferença/referência.
p0721 - informação de velocidade do veículo.

Me dêem uma luz aí pfv pq o mecanico aqui está perdido...
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Manutenção câmbio AL4 - Relatos

#4

Mensagem por Munhoz » Ter Jul 04, 2017 11:14 am

jmaneto, existe um tópico específico desse câmbio aqui, recomendo a leitura para entender melhor os problemas dele: viewtopic.php?f=29&t=4742

Quanto ao seu mecânico estar perdido, talvez seria melhor procurar um mais especializado nesse câmbio.
Avatar do usuário
brandao1323
Sem Habilitação
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Out 10, 2016 10:35 pm
Modelos Citroën: C4 PALLAS AT 2011/2011

#5

Mensagem por brandao1323 » Qui Jul 06, 2017 8:37 pm

Opa Thiago, boa noite!

Ótimo relato, inclusive tudo é um conjunto , dependendo do problema pode ser em inumeros locais mas a lubrificação e importantíssima, inclusive nosso trocador de calor deixa a desejar, quando peguei o meu estava com um pequeno vazamento, fiz a troca da vedação e troca do óleo, o relato postado por mim a alguns anos atras a respeito do óleo, recomendo a leitura: viewtopic.php?f=29&t=866&p=36821#p36821, irá tirar as conclusoes que se resume em vários relatos e informações de nós usuários.
Mas claro que não podemos descartar todas as outras situações, como , solenoides, desgastes e etc...



internet.thiago escreveu:Saudações pessoal. Semana passada realizei a troca "parcial" do óleo e efetuei a troca também das solenóides, e o sistema foi atualizado.
Pois bem. Houve uma melhora no que tange trocas de machas, ficaram mais suaves, sem muitos trancos na aceleração e também na freada. Ficaram relativamente melhores.
Porém, os famosos trancos de quando se para no semáforo, quando se anda muito com o carro e fica quente a caixa, ainda ficaram. Porém, diminuíram de frequência e de intensidade. Senti 2x "apenas", em um trânsito movimentado e o dia bem quente (38° !).

Mas, agora vem a questão. Conversando com os mecânicos da peugeot aqui da cidade e colhendo informações aqui desse fórum e de outros lugares, e algumas informações que ergui analisando o carro meu também, acredito que possamos chegar em um consenso sobre essa falha do tranco que incomoda muitos.
Esse tranco se deve, quase que certeza absoluta, ao desgaste dos discos da caixa. Acontece que, nas vezes que acontece esse tranco, não é o câmbio que esquece de engatar a marcha, mas sim uma patinada que ocorre nos discos do câmbio, não encaixando corretamente.
Quando você acelera o carro, ocorre que você força o engate da marcha que estava com falha no encaixe da engrenagem, dando o famoso tranco.
Se analisarem bem, todos que reclamam do tranco hora ou outra no dia, carro quente ou frio, o carro patina na aceleração, seja da primeira pra segunda, segunda pra terceira, ou terceira pra quarta. Seja o que for, hora ou outra, o carro de quem reclama, patina. Quase que fato isso.
Dado isso, acredito que podemos atribuir o problema do tranco a esse desgaste. E o desgaste já se dá devido a alta temperatura do óleo no câmbio, ja que existe algumas falhas no projeto de resfriamento do câmbio.
Para sanar o problema, é necessário a abertura da caixa de câmbio e trocar/retificar as peças com desgaste.
Quem não quiser abrir, terá que conviver com os trancos que irão ocorrer hora ou outra, independente de quantas vezes troque de óleo ou solenóides. Os trancos, por mais chatos que sejam, vão danificar em grande parte "apenas" os coxins do motor e do câmbio, pelo que sei.
O aviso de câmbio com defeito também quase que certeza se dá, nesse caso em específico, quando as engrenagens não encaixam bem naquele momento do engate, podendo ocorrer uma "travada", fazendo com que o câmbio entre no modo de segurança para que evite mais problemas.
Eu mesmo futuramente vou me juntar a um mecânico conhecido aqui e vamos descer o câmbio e ver quais estão com desgaste e trocar.
O sistema de arrefecimento tem grande importância nesse processo. A caixa não possui um sistema eficiente de resfriamento.

O xamã estava fazendo testes em um sistema de resfriamento que ele comprou, não sei se já fez e comprovou que melhorou. Os problemas de desgaste quase que certeza aparecem devido a alta temperatura da caixa, com que ela opera.
Enfim, acredito que o câmbio tenha essa deficiência e, independente da quilometragem, seja alta ou baixa, irá aparecer esse problema. Quem tem experiência em mecânica e for abrir, quase que certeza que irá constatar esse desgaste.
Peço desculpas pela minha linguagem, por eu não entender de muitos termos técnicos, posso ter escrito alguma coisa de forma grosseira. Mas fica aí as impressões e uma ajuda pra quem quer se livrar desse problema.

Outros problemas de quando o câmbio entra em modo de emergência, como óleo sem viscosidade, peças defeituosas e outras coisas, devem ser analisados separadamente. O que escrevi acima é com base em engrenagens com pouca aderência, devido ao desgaste.
Responder