C4 Pallas consumindo muito combustível. Qual a solução?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Skrunen
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 12:28 pm
Nome: Skrunen

#1

Mensagem por Skrunen » Qua Mai 14, 2014 5:25 pm

Olá, meu C4 Pallas 2.0 Exclusive 07/08 GASOLINA tá com consumo muita alto. Faz 9.3km/l na estrada e 5.8km/l na cidade, bem diferente dos 11.4 e 8.2 que diz no manual do fabricante. Pergunto a quem já passou por isso, como resolvo este problema?
:212469: :212469: :212469: :212469:
Por favor me ajudem, estou gastando 4 tanques por mês. Gosto muito do carro e não quero me desfazer dele, mas como esse consumo fica difícil. Obrigado desde já.


Citroën C4 Pallas
Exclusive Automático 2.0
2008
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Mai 14, 2014 6:28 pm

Amigo, o mais certo é levar na oficina, só eles com os equipamentos adequados conseguem fazer um diagnóstico preciso.

Consumo alto pode ser bico, velas, regulador de pressão, sonda etc..

O correto é levar em oficina especializada, que na maioria têm o scanner da PSA.
Brenobtf
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Jun 15, 2014 9:53 pm
Nome: Brenobtf

#3

Mensagem por Brenobtf » Ter Jun 17, 2014 9:08 pm

o meu esta fazendo 7.8 na cidade e 8.5 na estrada automático com gasolina e ando com vidro fechado e sem ar em sem passar de 100 deve ter algo errado no meu também ne ? ele ta demorando a esquentar !
rsampaiio
Sem Habilitação
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Ago 12, 2014 8:56 am
Nome: rsampaiio

#4

Mensagem por rsampaiio » Ter Ago 12, 2014 2:22 pm

[quote name='Munhoz' date='May 14 2014, 06:28 PM' post='24591']
Amigo, o mais certo é levar na oficina, só eles com os equipamentos adequados conseguem fazer um diagnóstico preciso.

Consumo alto pode ser bico, velas, regulador de pressão, sonda etc..

O correto é levar em oficina especializada, que na maioria têm o scanner da PSA.
[/quote]

Pessoal acho melhor seguir a orientação do Munhoz! :)

Mas não esta normal não! :65322:
Mode On : C4 Pallas Exclusive 09/10 BVA

Aposentado: PUG 206 Presence 1.4 06/07

<a href="http://imageshack.com/f/id5yguicj" target="_blank">Imagem</a>
FEARamon
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Nov 09, 2015 1:48 am
Nome: FEARamon

#5

Mensagem por FEARamon » Seg Nov 09, 2015 10:01 pm

[quote name='Brenobtf' date='Jun 17 2014, 10:08 PM' post='24871']
o meu esta fazendo 7.8 na cidade e 8.5 na estrada automático com gasolina e ando com vidro fechado e sem ar em sem passar de 100 deve ter algo errado no meu também ne ? ele ta demorando a esquentar !
[/quote]

Realmente o consumo está um pouco elevado. Quanto a ele demorar a esquentar, pode ser a válvula termostática travada aberta. Isso explicaria, em parte, o consumo elevado.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Seg Mar 28, 2016 9:58 am

Gente, manual de fabricante não deve ser referencia pra ninguem em consumo.

Ele depende de inumeros fatores, principalmente como vc dirige. Se vc acelera, anda sempre pisando forte e a região é cheia de semaforos, transito e subidas, não espere milagre.

Um Pallas automatico com injeção em dia e motorista tranquilo deve fazer uns 8km/l na cidade.
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#7

Mensagem por Xamã » Qui Mar 31, 2016 12:10 pm

Bom dia, pessoal!

Quando voltei dos EUA, encontrei meu Pallas muito rodado, nas mãos do meu "velho", e consumindo horrores.
Deixei o Citroen para ele, mas resolvi botar a mão na massa e verificar o porquê do altíssimo consumo que o carro estava apresentando. Era coisa de 5 km/l na cidade e 9 na estrada, mesmo na gasosa aditivada.
Quando o carro estava comigo, em 2012 e 2013, fazia, em média, 12.8 a 13 km/l na estrada, em uma média de 90/100 km/h.
O que estava acontecendo?
Retirei a borboleta de aceleração fora e limpei muito bem com Car 80. Depois, lubrifiquei o eixo da mesma com WD-40. A mesma foi, então, recolocada no lugar. Troquei, por precaução, o filtro de ar, que já andava meio "meia vida"...
Retirei a flauta junto com os bicos injetores e, com uma lanterna, observei o estado geral de limpeza das válvulas de admissão através dos orifícios pelos quais os bicos injetores são fixados ao coletor de admissão.
O que vi não me agradou.
Retirei, então, a bobina e as velas. Achei muita sujeira - carbonização - nos eletrodos, como se houvesse problemas na composição da mistura.
Levei os bicos para uma oficina e mandei fazer a limpeza no ultrassom e os testes de estanqueidade e de equalização. Um dos bicos, o do terceiro cilindro, mostrou logo uma deficiência no volume injetado de combustível.
Comprei um bico novo, do modelo IWP210, se não me engano. Coisa de R$ 150,00... Magnetti Marelli.
Fiz o teste, de novo, de equalização dos bicos e, aparentemente, depois de duas horas de ultrassom e muitas simulações de rotações altas na máquina de teste, tinha os bicos funcionando bem de novo. A diferença de volume anotada, dentre os quatro, não passou de 3%.
Voltei para casa e, recoloquei as velas velhas e a bobina no lugar. Não dei grandes apertos em nada, mas fixei adequadamente.
Ao inserir os bicos na flauta, enchi a mesma de Car 80. Deixei a lauta fixada na mangueira, para que parte da mangueira de alimentação da flauta também fosse preenchida com Car 80 e só coloquei o quarto bico injetor - o último - quando a flauta já estava completamente cheia de Car 80.
Fixei os bicos na flauta e recoloquei a mesma no lugar, aparafusando com cuidado.
Tentei ligar o carro umas quinze vezes e nada!
O bicho só dava uns "pulos", ensaiando que ia ligar, mas nada!
Na décima sexta tentativa, o motor pegou! Funcionou precariamente por uns 20 segundos e uma fumaceira doida saiu pelo escapamento.
Logo depois, porém, a rotação estabilizou, com um leve barulho de batida de válvulas que, passados mais dois minutos, sumiu também.
Deixei o motor trabalhar em marcha lenta até atingir a temperatura normal de funcionamento e acelerei forte umas cinco vezes. Nada de fumaça! Nada de barulhos estranhos. Os sinais de que o motor EW10a estava pleno eram evidentes, pois não havia atraso na resposta do acelerador e a marcha lenta não tinha mais uma leve vibração que apresentava antes da limpeza.
Desliguei o carro e deixei o motor esfriar...
Quando frio, retirei a bobina e as velas e substituí as velas por novas.
Tudo no lugar, de novo, passei o carro no Lexia, com o motor ainda desligado.
Havia o registro, no "Jornal de Defeitos", de problema "não repertoriado" na injeção. Conferi a hora e data do defeito e vi que ocorreu quando liguei o carro com a flauta dos bicos cheia de Car 80...
Apaguei tudo e reiniciei os parâmetros auto-adaptativos da injeção.
Liguei o motor e segui tudo o que estava prescrito no Lexia, para correto desempenho da injeção.
Saí para testar o carro e, de cara, as respostas do motor estavam muito mais "cheias", fortes.
Bom, gente, o carro, hoje, faz 9 ou 10 kml na cidade e faz até 13 km/l na estrada, mesmo andando com o mesmo a 100/110 km/h.
Lembro: É um Pallas automático, com mais de 70.000 rodados!
Resumo o problema a algo comum nos Citroen: Bicos injetores com problema e a estratégia de compensação da injeção de combustível, que causa logo a carbonização excessiva do motor.
Meu antigo Pallas apresentava, antes da troca do bico defeituoso e da limpeza/descarbonização, um tempo de injeção de 4,7 milisegundo, em marcha lenta. Rotação de 768 rpm...
Tal tempo caiu para apenas 1.3 milisegundo, em marcha lenta, depois da manutenção que fiz.
O carro ficou outro. A rotação de lenta caiu para 704 rpm.
Muitos problemas ditos de "câmbio AL4" têm, na verdade, sua causa em problemas não conhecidos na injeção dos Pallas, pois meu "velho" já falava em pequenos trancos nas trocas ascendentes de marcha, que desapareceram com a manutenção posterior que fiz.
Fica aí a dica!

Um abraço a todos,
Xamã do Brasil :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

C4 Pallas consumindo muito combustível. Qual a solução?

#8

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Mai 03, 2016 7:08 pm

Excelente responsta Xama!
Quando se tem o lexia, ou outro scanner profissional, conseguimos ler como as manutençoes fazem diferença! Nessa hora que se percebe como um combustivel de boa qualidade ajuda a manter o sistema limpo e funcionando adequadamente por mais tempo sem precisar de uma manutençao corretiva. O dinheiro que "economiza" no combustivel, se gasta na limpeza de bico, troca de velas antes do tempo, desgaste prematuro do bico injetor, depositos de carbono nas valvulas e cilindros..

Show :vg:



Xamã escreveu: Bom dia, pessoal!

Quando voltei dos EUA, encontrei meu Pallas muito rodado, nas mãos do meu "velho", e consumindo horrores.
Deixei o Citroen para ele, mas resolvi botar a mão na massa e verificar o porquê do altíssimo consumo que o carro estava apresentando. Era coisa de 5 km/l na cidade e 9 na estrada, mesmo na gasosa aditivada.
Quando o carro estava comigo, em 2012 e 2013, fazia, em média, 12.8 a 13 km/l na estrada, em uma média de 90/100 km/h.
O que estava acontecendo?
Retirei a borboleta de aceleração fora e limpei muito bem com Car 80. Depois, lubrifiquei o eixo da mesma com WD-40. A mesma foi, então, recolocada no lugar. Troquei, por precaução, o filtro de ar, que já andava meio "meia vida"...
Retirei a flauta junto com os bicos injetores e, com uma lanterna, observei o estado geral de limpeza das válvulas de admissão através dos orifícios pelos quais os bicos injetores são fixados ao coletor de admissão.
O que vi não me agradou.
Retirei, então, a bobina e as velas. Achei muita sujeira - carbonização - nos eletrodos, como se houvesse problemas na composição da mistura.
Levei os bicos para uma oficina e mandei fazer a limpeza no ultrassom e os testes de estanqueidade e de equalização. Um dos bicos, o do terceiro cilindro, mostrou logo uma deficiência no volume injetado de combustível.
Comprei um bico novo, do modelo IWP210, se não me engano. Coisa de R$ 150,00... Magnetti Marelli.
Fiz o teste, de novo, de equalização dos bicos e, aparentemente, depois de duas horas de ultrassom e muitas simulações de rotações altas na máquina de teste, tinha os bicos funcionando bem de novo. A diferença de volume anotada, dentre os quatro, não passou de 3%.
Voltei para casa e, recoloquei as velas velhas e a bobina no lugar. Não dei grandes apertos em nada, mas fixei adequadamente.
Ao inserir os bicos na flauta, enchi a mesma de Car 80. Deixei a lauta fixada na mangueira, para que parte da mangueira de alimentação da flauta também fosse preenchida com Car 80 e só coloquei o quarto bico injetor - o último - quando a flauta já estava completamente cheia de Car 80.
Fixei os bicos na flauta e recoloquei a mesma no lugar, aparafusando com cuidado.
Tentei ligar o carro umas quinze vezes e nada!
O bicho só dava uns "pulos", ensaiando que ia ligar, mas nada!
Na décima sexta tentativa, o motor pegou! Funcionou precariamente por uns 20 segundos e uma fumaceira doida saiu pelo escapamento.
Logo depois, porém, a rotação estabilizou, com um leve barulho de batida de válvulas que, passados mais dois minutos, sumiu também.
Deixei o motor trabalhar em marcha lenta até atingir a temperatura normal de funcionamento e acelerei forte umas cinco vezes. Nada de fumaça! Nada de barulhos estranhos. Os sinais de que o motor EW10a estava pleno eram evidentes, pois não havia atraso na resposta do acelerador e a marcha lenta não tinha mais uma leve vibração que apresentava antes da limpeza.
Desliguei o carro e deixei o motor esfriar...
Quando frio, retirei a bobina e as velas e substituí as velas por novas.
Tudo no lugar, de novo, passei o carro no Lexia, com o motor ainda desligado.
Havia o registro, no "Jornal de Defeitos", de problema "não repertoriado" na injeção. Conferi a hora e data do defeito e vi que ocorreu quando liguei o carro com a flauta dos bicos cheia de Car 80...
Apaguei tudo e reiniciei os parâmetros auto-adaptativos da injeção.
Liguei o motor e segui tudo o que estava prescrito no Lexia, para correto desempenho da injeção.
Saí para testar o carro e, de cara, as respostas do motor estavam muito mais "cheias", fortes.
Bom, gente, o carro, hoje, faz 9 ou 10 kml na cidade e faz até 13 km/l na estrada, mesmo andando com o mesmo a 100/110 km/h.
Lembro: É um Pallas automático, com mais de 70.000 rodados!
Resumo o problema a algo comum nos Citroen: Bicos injetores com problema e a estratégia de compensação da injeção de combustível, que causa logo a carbonização excessiva do motor.
Meu antigo Pallas apresentava, antes da troca do bico defeituoso e da limpeza/descarbonização, um tempo de injeção de 4,7 milisegundo, em marcha lenta. Rotação de 768 rpm...
Tal tempo caiu para apenas 1.3 milisegundo, em marcha lenta, depois da manutenção que fiz.
O carro ficou outro. A rotação de lenta caiu para 704 rpm.
Muitos problemas ditos de "câmbio AL4" têm, na verdade, sua causa em problemas não conhecidos na injeção dos Pallas, pois meu "velho" já falava em pequenos trancos nas trocas ascendentes de marcha, que desapareceram com a manutenção posterior que fiz.
Fica aí a dica!

Um abraço a todos,
Xamã do Brasil :lol:
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Responder