Erro no Lexia 3
Olá, pessoal!
Ultimamente meu Pallas tem apresentado aquele erro "Defeito na Caixa de Câmbio", travando na 3a marcha e acendendo no painel a palavra "SERVICE".
Então ontem, chegou o meu Lexia, instalei e configurei. Rodei um scan agora pouco e retornou a seguinte tela:
Aos mestres, gostaria de uma orientação sobre o que pode ser isso exatamente, pois o português do Lexia é o de Portugal.
Isso seria a tal solenóide?
Agradeço desde já.
Abraços.
Ultimamente meu Pallas tem apresentado aquele erro "Defeito na Caixa de Câmbio", travando na 3a marcha e acendendo no painel a palavra "SERVICE".
Então ontem, chegou o meu Lexia, instalei e configurei. Rodei um scan agora pouco e retornou a seguinte tela:
Aos mestres, gostaria de uma orientação sobre o que pode ser isso exatamente, pois o português do Lexia é o de Portugal.
Isso seria a tal solenóide?
Agradeço desde já.
Abraços.
Prezado dksBR,
este erro significa falta de comunicação da caixa de comando do motor com a central Siemens do câmbio.
E o defeito faz com que a central Siemens entre em modo de emergência.
O câmbio trava mesmo na 3ª marcha.
Faz o teste global no carro e zera os defeitos, apagando tudo no "jornal de defeitos" e no AL4.
Às vezes, resolve o defeito. No meu carro, com apenas 1.500 kms rodados, deu um defeito desse, que me deixou furioso. Liguei o Lexia3 no carro e comecei a fazer os testes dos componentes. Zerei todos os defeitos e cheguei ao ponto de reiniciar a central de injeção e a do câmbio.
Pronto! Os defeitos sumiram e nunca mais apareceram.
Tenta isso no teu carro, mas se ficar com dúvidas, leva em alguém que já domina o Lexia a mais tempo.
Um abraço grande e espero que o carro fique bom.
Xamã
este erro significa falta de comunicação da caixa de comando do motor com a central Siemens do câmbio.
E o defeito faz com que a central Siemens entre em modo de emergência.
O câmbio trava mesmo na 3ª marcha.
Faz o teste global no carro e zera os defeitos, apagando tudo no "jornal de defeitos" e no AL4.
Às vezes, resolve o defeito. No meu carro, com apenas 1.500 kms rodados, deu um defeito desse, que me deixou furioso. Liguei o Lexia3 no carro e comecei a fazer os testes dos componentes. Zerei todos os defeitos e cheguei ao ponto de reiniciar a central de injeção e a do câmbio.
Pronto! Os defeitos sumiram e nunca mais apareceram.
Tenta isso no teu carro, mas se ficar com dúvidas, leva em alguém que já domina o Lexia a mais tempo.
Um abraço grande e espero que o carro fique bom.
Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Fala, Xamã!
Meu caro, já apaguei os erros no "Jornal de defeitos", mas como faço pra apagar os da AL4? Teria como passar o caminho, por favor?
Abração!
Meu caro, já apaguei os erros no "Jornal de defeitos", mas como faço pra apagar os da AL4? Teria como passar o caminho, por favor?
Abração!
Editado pela última vez por dksBR em Sáb Fev 15, 2014 8:44 pm, em um total de 1 vez.
[quote name='dksBR' date='Feb 15 2014, 08:42 PM' post='23942']
Fala, Xamã!
Meu caro, já apaguei os erros no "Jornal de defeitos", mas como faço pra apagar os da AL4? Teria como passar o caminho, por favor?
Abração!
[/quote]
:D Prezado dksBR,
estou meio longe de casa e do meu Lexia3, mas, pelo que me lembro, há a opção de reiniciar a central Siemens, como se fosse um "reset".
A partir daí é que os parâmetros são zerados e os erros também. Tudo é apagado da memória do sistema e a central é reiniciada.
Depois, há que se seguir algumas informações que são repassadas pelo próprio Lexia3, quando o carro for posto em movimento.
Não é complicado, mas se perde um pouco de tempo.
A tua caixa foi refeita ou trocou o óleo há pouco?
Se sim, aproveita para zerar os contadores de desgaste. Se nada foi feito na caixa, verifica a quilometragem e se não há a necessidade da substituição do lubrificante...
Me mantém informado! Tô longe,mas tô ligado!
Um abraço grande,
Xamã
Fala, Xamã!
Meu caro, já apaguei os erros no "Jornal de defeitos", mas como faço pra apagar os da AL4? Teria como passar o caminho, por favor?
Abração!
[/quote]
:D Prezado dksBR,
estou meio longe de casa e do meu Lexia3, mas, pelo que me lembro, há a opção de reiniciar a central Siemens, como se fosse um "reset".
A partir daí é que os parâmetros são zerados e os erros também. Tudo é apagado da memória do sistema e a central é reiniciada.
Depois, há que se seguir algumas informações que são repassadas pelo próprio Lexia3, quando o carro for posto em movimento.
Não é complicado, mas se perde um pouco de tempo.
A tua caixa foi refeita ou trocou o óleo há pouco?
Se sim, aproveita para zerar os contadores de desgaste. Se nada foi feito na caixa, verifica a quilometragem e se não há a necessidade da substituição do lubrificante...
Me mantém informado! Tô longe,mas tô ligado!
Um abraço grande,
Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
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"Tô longe,mas tô ligado!" HAHAHAHA
Meu camarada, tô nos 65K e ainda não foi trocado o óleo. Só as solenóides, mas em 2010, o carro é 2008.
O que tu acha que posso fazer agora? Esperar e usar aquele teu futuro "how-to" da lavagem da AL4? Pergunto pois estou com 9L do Dexron VI da Mobil.
Obs: quando zerei os "Jornal de defeitos", só diminuiu o número de vezes que dá tranco, mas ainda tá dando alguns trancos tanto na passagem quanto na reduzida entre a 1a e 2a.
Forte abraço! ;)
Meu camarada, tô nos 65K e ainda não foi trocado o óleo. Só as solenóides, mas em 2010, o carro é 2008.
O que tu acha que posso fazer agora? Esperar e usar aquele teu futuro "how-to" da lavagem da AL4? Pergunto pois estou com 9L do Dexron VI da Mobil.
Obs: quando zerei os "Jornal de defeitos", só diminuiu o número de vezes que dá tranco, mas ainda tá dando alguns trancos tanto na passagem quanto na reduzida entre a 1a e 2a.
Forte abraço! ;)
[quote name='dksBR' date='Feb 16 2014, 07:54 PM' post='23948']
"Tô longe,mas tô ligado!" HAHAHAHA
Meu camarada, tô nos 65K e ainda não foi trocado o óleo. Só as solenóides, mas em 2010, o carro é 2008.
O que tu acha que posso fazer agora? Esperar e usar aquele teu futuro "how-to" da lavagem da AL4? Pergunto pois estou com 9L do Dexron VI da Mobil.
Obs: quando zerei os "Jornal de defeitos", só diminuiu o número de vezes que dá tranco, mas ainda tá dando alguns trancos tanto na passagem quanto na reduzida entre a 1a e 2a.
Forte abraço! ;)
[/quote]
:D Prezado dksBR,
primeira coisa é saber se os trancos não são fruto de fuga de pressão da caixa.
Liga o Lexia3 no carro e mede a pressão do óleo da caixa aos 90ºC. Deve estar acima de 2.5 bars. Se estiver abaixo de 2 bars, há problemas de pressão e a troca de óleo não resolverá o problema. Aí, a solução será partir para a troca dos anéis da tampa traseira da AL4, mais a checagem das buchas dos eixos. A minha caixa, depois da troca do fluido, está trabalhando com 2.5 bars exatos, quando está a 90ºC. Antes da troca, ficava oscilando entre 2.55 e 2.6 bars...
Se a pressão estiver OK, troca logo o fluido desta caixa, meu amigo! Se o fluido do meu C4 Pallas já saiu da caixa meio "esquisito", com a cor escurecida e aquele cheiro de óleo queimado, aos 17.000 kms, imagino o estado em que está o fluido do teu câmbio.
É isto que destrói as AL4... :icon_smile_8ball:
Você consegue estas informações fazendo a leitura do componente com o carro ligado.
Faz uma coisa, já que só volto ao Brasil daqui a 20 dias, pois estou nos EUA agora: :154740:
Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste. Se a caixa não estiver com desgaste nas cintas de freio internas e a pressão estiver OK, vai rodar perfeita! :925400:
Não espera mais nada não! Para a troca, vai no concessionário e compra o anel de vedação do anel externo do dreno da caixa, pois é bom trocar este anel quando se abre a caixa para substituição do fluido.
Pode ser que a espera acabe com a caixa de vez... Este é o meu receio, meu amigo!
Nem fiz as fotos do "how to" ainda, eis que a viagem veio de surpresa, para substituir um colega que se casou e não mais quis viajar. Aproveitei e vim para ver o que há de novo. Os dois colegas que tem CItroen e caixas AL4 estão ansiosos pelo meu retorno.
Um abraço grande,
Xamã
"Tô longe,mas tô ligado!" HAHAHAHA
Meu camarada, tô nos 65K e ainda não foi trocado o óleo. Só as solenóides, mas em 2010, o carro é 2008.
O que tu acha que posso fazer agora? Esperar e usar aquele teu futuro "how-to" da lavagem da AL4? Pergunto pois estou com 9L do Dexron VI da Mobil.
Obs: quando zerei os "Jornal de defeitos", só diminuiu o número de vezes que dá tranco, mas ainda tá dando alguns trancos tanto na passagem quanto na reduzida entre a 1a e 2a.
Forte abraço! ;)
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:D Prezado dksBR,
primeira coisa é saber se os trancos não são fruto de fuga de pressão da caixa.
Liga o Lexia3 no carro e mede a pressão do óleo da caixa aos 90ºC. Deve estar acima de 2.5 bars. Se estiver abaixo de 2 bars, há problemas de pressão e a troca de óleo não resolverá o problema. Aí, a solução será partir para a troca dos anéis da tampa traseira da AL4, mais a checagem das buchas dos eixos. A minha caixa, depois da troca do fluido, está trabalhando com 2.5 bars exatos, quando está a 90ºC. Antes da troca, ficava oscilando entre 2.55 e 2.6 bars...
Se a pressão estiver OK, troca logo o fluido desta caixa, meu amigo! Se o fluido do meu C4 Pallas já saiu da caixa meio "esquisito", com a cor escurecida e aquele cheiro de óleo queimado, aos 17.000 kms, imagino o estado em que está o fluido do teu câmbio.
É isto que destrói as AL4... :icon_smile_8ball:
Você consegue estas informações fazendo a leitura do componente com o carro ligado.
Faz uma coisa, já que só volto ao Brasil daqui a 20 dias, pois estou nos EUA agora: :154740:
Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste. Se a caixa não estiver com desgaste nas cintas de freio internas e a pressão estiver OK, vai rodar perfeita! :925400:
Não espera mais nada não! Para a troca, vai no concessionário e compra o anel de vedação do anel externo do dreno da caixa, pois é bom trocar este anel quando se abre a caixa para substituição do fluido.
Pode ser que a espera acabe com a caixa de vez... Este é o meu receio, meu amigo!
Nem fiz as fotos do "how to" ainda, eis que a viagem veio de surpresa, para substituir um colega que se casou e não mais quis viajar. Aproveitei e vim para ver o que há de novo. Os dois colegas que tem CItroen e caixas AL4 estão ansiosos pelo meu retorno.
Um abraço grande,
Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
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Meu amigo, desculpa te incomodar novamente, mas tenho algumas dúvidas ainda. ^_^
1) Você teria ideia de onde seria esse caminho no Lexia para monitorar em tempo real a pressão do óleo da caixa? Acho o Lexia um tanto lento e não muito organizado, sei lá! rs
"Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste."
2) Na caixa, tem óleo de fábrica DEXRON III. Eu poderia misturar esse óleo com o novo DEXRON VI?
3) Ao invés de passar as marchas com o carro no elevador, não seria melhor eu andar uns 20km?
Uma descoberta (pode ser viagem minha, mas tudo bem): o carro só entra em modo "SERVICE" quando estou numa subida, de terceira, quando tenho andado uns 10min depois dele ter ficado 100% frio (no caso, de um dia pro outro ou na hora de vir embora do trabalho). Quando zerei o "Jornal de defeitos", alguns trancos diminuíram na época, mas já estão voltando.
4) Essa minha "conclusão" teria alguma relação lógica? rs..
Um forte abraço, e obrigado! ;)
1) Você teria ideia de onde seria esse caminho no Lexia para monitorar em tempo real a pressão do óleo da caixa? Acho o Lexia um tanto lento e não muito organizado, sei lá! rs
"Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste."
2) Na caixa, tem óleo de fábrica DEXRON III. Eu poderia misturar esse óleo com o novo DEXRON VI?
3) Ao invés de passar as marchas com o carro no elevador, não seria melhor eu andar uns 20km?
Uma descoberta (pode ser viagem minha, mas tudo bem): o carro só entra em modo "SERVICE" quando estou numa subida, de terceira, quando tenho andado uns 10min depois dele ter ficado 100% frio (no caso, de um dia pro outro ou na hora de vir embora do trabalho). Quando zerei o "Jornal de defeitos", alguns trancos diminuíram na época, mas já estão voltando.
4) Essa minha "conclusão" teria alguma relação lógica? rs..
Um forte abraço, e obrigado! ;)
Editado pela última vez por dksBR em Seg Fev 24, 2014 1:36 am, em um total de 1 vez.
[quote name='dksBR' date='Feb 23 2014, 03:44 AM' post='23983']
Meu amigo, desculpa te incomodar novamente, mas tenho algumas dúvidas ainda. ^_^
1) Você teria ideia de onde seria esse caminho no Lexia para monitorar em tempo real a pressão do óleo da caixa? Acho o Lexia um tanto lento e não muito organizado, sei lá! rs
"Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste."
2) Na caixa, tem óleo de fábrica DEXRON III. Eu poderia misturar esse óleo com o novo DEXRON VI?
3) Ao invés de passar as marchas com o carro no elevador, não seria melhor eu andar uns 20km?
Uma descoberta (pode ser viagem minha, mas tudo bem): o carro só entra em modo "SERVICE" quando estou numa subida, de terceira, quando tenho andado uns 10min depois dele ter ficado 100% frio (no caso, de um dia pro outro ou na hora de vir embora do trabalho). Quando zerei o "Jornal de defeitos", alguns trancos diminuíram na época, mas já estão voltando.
4) Essa minha "conclusão" teria alguma relação lógica? rs..
Um forte abraço, e obrigado! ;)
[/quote]
:D Prezado dksBR,
o caminho, no Lexia3, para visualizar o funcionamento da caixa é o seguinte: ao invés de "Teste Global", vá no teste individual ou "Teste Componente". Lá, com o motor ligado, vá a leitura de dados. No teste global também é possível ver o funcionamento da caixa em tempo real. Clique no "AL4" com o motor ligado e clique, depois, em "visualizar dados", que aparecerão todos os dados da caixa de marchas.
Tô falando meio por alto porque eu não trouxe o AL4 aqui para os EUA... :998348:
Com o motor funcionando, observe a pressão da caixa depois dos 68ºC, que deve icar acima dos 2 bars.
Se não estiver, a caixa está com problemas... Uma coisa que me chama especial atenção na questão dos trancos é que as AL4 usam demais as "cintas de freio" para a adequação da rotação das engrenagens internas e tal uso exagerado das cintas acaba por as levar a desgaste prematuro quando o óleo está deteriorado. Tua caixa está dando trancos nas reduções e entrando em modo de emergência em ladeiras, o que "bate" exatamente com o defeito que apareceu na caixa de um amigo nosso, que tem uma Picasso, e que é o "RGDL".
Pelo que me lembro, ele estava cogitando do defeito da caixa dele estar em uma das solenóides, caso em que te aconselho a levar o carro a um bom mecânico de caixa automática. É que uma das solenóides controla o eixo piloto que faz o "lock up" do conversor de torque e parece ser este um dos defeitos da tua caixa. Quando este solenóide tem de uncionar, para travar o conversor e impedir que gire em falso, aparece o defeito...
Se o amigo "resetar" a caixa via Lexia3 e os problemas sumirem por alguns quilômetros, troca o óleo desta caixa logo, pois o problema está nele e não na parte eletrônica ou mecânica da caixa. Agora, se o "reset" não resultar no sumiço dos trancos, há alguma coisa errada na caixa.
É isto que o amigo tem de pesquisar e é por isso que estou te aconselhando o "reset" da caixa, antes de falar em defeito mecânico propriamente dito.
Quanto ao óleo DEXRON VI, ele é totalmente compatível quimicamente com o DEXRON III, de modo que uma pequena mistura entre ambos não descaracterizará o DEXRON VI. Procure, obviamente, limpar o máximo possível o interior da caixa.
Qunato a rodar com o carro, falei que é suficiente ligar o carro no elevador e acelerar o mesmo em "Drive", de modo que as marchas sejam passadas, para o óleo percorrer o interior do "corpo de válvulas" da caixa AL4.
A pressão de funcionamento é muito grande no interior da caixa e a limpeza do corpo de válvulas não é demorada. Liga o motor e deixa em "drive" por uns 5 minutos. Depois, engata a marcha a ré também, para uma limpeza mais completa.
E o serviço estará feito!
Um abraço grande, meu amigo,
Xamã
Meu amigo, desculpa te incomodar novamente, mas tenho algumas dúvidas ainda. ^_^
1) Você teria ideia de onde seria esse caminho no Lexia para monitorar em tempo real a pressão do óleo da caixa? Acho o Lexia um tanto lento e não muito organizado, sei lá! rs
"Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste."
2) Na caixa, tem óleo de fábrica DEXRON III. Eu poderia misturar esse óleo com o novo DEXRON VI?
3) Ao invés de passar as marchas com o carro no elevador, não seria melhor eu andar uns 20km?
Uma descoberta (pode ser viagem minha, mas tudo bem): o carro só entra em modo "SERVICE" quando estou numa subida, de terceira, quando tenho andado uns 10min depois dele ter ficado 100% frio (no caso, de um dia pro outro ou na hora de vir embora do trabalho). Quando zerei o "Jornal de defeitos", alguns trancos diminuíram na época, mas já estão voltando.
4) Essa minha "conclusão" teria alguma relação lógica? rs..
Um forte abraço, e obrigado! ;)
[/quote]
:D Prezado dksBR,
o caminho, no Lexia3, para visualizar o funcionamento da caixa é o seguinte: ao invés de "Teste Global", vá no teste individual ou "Teste Componente". Lá, com o motor ligado, vá a leitura de dados. No teste global também é possível ver o funcionamento da caixa em tempo real. Clique no "AL4" com o motor ligado e clique, depois, em "visualizar dados", que aparecerão todos os dados da caixa de marchas.
Tô falando meio por alto porque eu não trouxe o AL4 aqui para os EUA... :998348:
Com o motor funcionando, observe a pressão da caixa depois dos 68ºC, que deve icar acima dos 2 bars.
Se não estiver, a caixa está com problemas... Uma coisa que me chama especial atenção na questão dos trancos é que as AL4 usam demais as "cintas de freio" para a adequação da rotação das engrenagens internas e tal uso exagerado das cintas acaba por as levar a desgaste prematuro quando o óleo está deteriorado. Tua caixa está dando trancos nas reduções e entrando em modo de emergência em ladeiras, o que "bate" exatamente com o defeito que apareceu na caixa de um amigo nosso, que tem uma Picasso, e que é o "RGDL".
Pelo que me lembro, ele estava cogitando do defeito da caixa dele estar em uma das solenóides, caso em que te aconselho a levar o carro a um bom mecânico de caixa automática. É que uma das solenóides controla o eixo piloto que faz o "lock up" do conversor de torque e parece ser este um dos defeitos da tua caixa. Quando este solenóide tem de uncionar, para travar o conversor e impedir que gire em falso, aparece o defeito...
Se o amigo "resetar" a caixa via Lexia3 e os problemas sumirem por alguns quilômetros, troca o óleo desta caixa logo, pois o problema está nele e não na parte eletrônica ou mecânica da caixa. Agora, se o "reset" não resultar no sumiço dos trancos, há alguma coisa errada na caixa.
É isto que o amigo tem de pesquisar e é por isso que estou te aconselhando o "reset" da caixa, antes de falar em defeito mecânico propriamente dito.
Quanto ao óleo DEXRON VI, ele é totalmente compatível quimicamente com o DEXRON III, de modo que uma pequena mistura entre ambos não descaracterizará o DEXRON VI. Procure, obviamente, limpar o máximo possível o interior da caixa.
Qunato a rodar com o carro, falei que é suficiente ligar o carro no elevador e acelerar o mesmo em "Drive", de modo que as marchas sejam passadas, para o óleo percorrer o interior do "corpo de válvulas" da caixa AL4.
A pressão de funcionamento é muito grande no interior da caixa e a limpeza do corpo de válvulas não é demorada. Liga o motor e deixa em "drive" por uns 5 minutos. Depois, engata a marcha a ré também, para uma limpeza mais completa.
E o serviço estará feito!
Um abraço grande, meu amigo,
Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
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Prezado Xamã,
estou desde o início do carnaval em Paty do Alferes (próximo a Miguel Pereira, não sei se conhece) e aqui o tempo é bem mais agradável que na cidade do Rio.
O Pallas, aqui, parece estar mais "tranquilo", por assim dizer. Os trancos são quase nenhum, as passagens e reduzidas são bem suaves e tive apenas um pequeno "SERVICE" numa subida (bem íngrime), mas eu estava com o pé lá no fundo. Acho que foi a única vez que deu problema. Fora isso, subi essa mesma ladeira inúmeras vezes, mas mais devagar, e sempre reduzindo pra segunda. Foi bem tranquilo!
Considerando esses fatos, você ainda acha que pode ser o óleo? Na cabeça de um leigo, penso que sim, pois quando estamos numa troca intensa de marchas e pisando bem em plena ladeira, creio que haja uma pressão maior dentro da caixa, não? Talvez o óleo tenha perdido realmente sua função por estar desgastado e, num momento de trabalho intenso, aliado à uma possível fuga de pressão, a caixa apresente essa falha.
O que você acha?
Além dos anéis da tampa traseira e das buchas de eixo, você acha que o sensor de pressão poderia estar envolvido nessa? Pegunto isso porque como a mensagem do Lexia é "Calculador da Caixa de Serviço de Motor mudo na rede CAN" e, TALVEZ, esse calculador poderia ser esse sensor, não? (pergunta de leigo, ok? rs..)
Um forte abraço, meu amigo! :)
estou desde o início do carnaval em Paty do Alferes (próximo a Miguel Pereira, não sei se conhece) e aqui o tempo é bem mais agradável que na cidade do Rio.
O Pallas, aqui, parece estar mais "tranquilo", por assim dizer. Os trancos são quase nenhum, as passagens e reduzidas são bem suaves e tive apenas um pequeno "SERVICE" numa subida (bem íngrime), mas eu estava com o pé lá no fundo. Acho que foi a única vez que deu problema. Fora isso, subi essa mesma ladeira inúmeras vezes, mas mais devagar, e sempre reduzindo pra segunda. Foi bem tranquilo!
Considerando esses fatos, você ainda acha que pode ser o óleo? Na cabeça de um leigo, penso que sim, pois quando estamos numa troca intensa de marchas e pisando bem em plena ladeira, creio que haja uma pressão maior dentro da caixa, não? Talvez o óleo tenha perdido realmente sua função por estar desgastado e, num momento de trabalho intenso, aliado à uma possível fuga de pressão, a caixa apresente essa falha.
O que você acha?
Além dos anéis da tampa traseira e das buchas de eixo, você acha que o sensor de pressão poderia estar envolvido nessa? Pegunto isso porque como a mensagem do Lexia é "Calculador da Caixa de Serviço de Motor mudo na rede CAN" e, TALVEZ, esse calculador poderia ser esse sensor, não? (pergunta de leigo, ok? rs..)
Um forte abraço, meu amigo! :)
Editado pela última vez por dksBR em Qua Mar 12, 2014 7:42 am, em um total de 1 vez.
[quote name='dksBR' date='Mar 10 2014, 07:09 AM' post='24067']
Prezado Xamã,
estou desde o início do carnaval em Paty do Alferes (próximo a Miguel Pereira, não sei se conhece) e aqui o tempo é bem mais agradável que na cidade do Rio.
O Pallas, aqui, parece estar mais "tranquilo", por assim dizer. Os trancos são quase nenhum, as passagens e reduzidas são bem suaves e tive apenas um pequeno "SERVICE" numa subida (bem íngrime), mas eu estava com o pé lá no fundo. Acho que foi a única vez que deu problema. Fora isso, subi essa mesma ladeira inúmeras vezes, mas mais devagar, e sempre reduzindo pra segunda. Foi bem tranquilo!
Considerando esses fatos, você ainda acha que pode ser o óleo? Na cabeça de um leigo, penso que sim, pois quando estamos numa troca intensa de marchas e pisando bem em plena ladeira, creio que haja uma pressão maior dentro da caixa, não? Talvez o óleo tenha perdido realmente sua função por estar desgastado e, num momento de trabalho intenso, aliado à uma possível fuga de pressão, a caixa apresente essa falha.
O que você acha?
Além dos anéis da tampa traseira e das buchas de eixo, você acha que o sensor de pressão poderia estar envolvido nessa? Pegunto isso porque como a mensagem do Lexia é "Calculador da Caixa de Serviço de Motor mudo na rede CAN" e, TALVEZ, esse calculador poderia ser esse sensor, não? (pergunta de leigo, ok? rs..)
Um forte abraço, meu amigo! :)
[/quote]
:D Prezado dksBR,
Paty é um lugar muito aprazível... Conheço bem a famosa "Festa do Tomate" da cidade. Já fui e gostei muito!
Bem, o calculador da caixa é a central Siemens da mesma. Não é o sensor. Este calculador é que recebe informações da BSI e resolve a forma como fará a troca das marchas, reduções e etc. Este é o princípio da chamada "rede CAN", onde um cérebro (BSI) comanda os demais atuadores/calculadores.
No teu caso, parece mesmo que o óleo perdeu a função. A caixa só está andando melhor quando há muita pressão e apresenta comportamento, em ladeira, que me leva a pensar em falha de "lock up" de conversor de torque ou, em outros termos, falha da solenóide que faz o acionamento do pino mestre de travamento do conversor de torque.
Nos AL4, é incrível como se percebe o funcionamento desta eletroválvula em algumas situações de ladeira, quando o câmbio patina um tempo e depois parece "acoplar" de vez.
Acho que o melhor a fazer seria retirar a tampa frontal, aproveitando a ocasião da troca do fluido, e checar se as duas solenóides principais estão OK.
Não parece haver perda de pressão na tua caixa, mas sim perda acentuada de viscosidade do fluido... :65322:
Um abraço grande e mil perdões pelo tempo que estou levando para responder os amigos, mas aqui nos "States" tá difícil ter tempo para alguma coisa... Tô no osso!!!
Xamã
Prezado Xamã,
estou desde o início do carnaval em Paty do Alferes (próximo a Miguel Pereira, não sei se conhece) e aqui o tempo é bem mais agradável que na cidade do Rio.
O Pallas, aqui, parece estar mais "tranquilo", por assim dizer. Os trancos são quase nenhum, as passagens e reduzidas são bem suaves e tive apenas um pequeno "SERVICE" numa subida (bem íngrime), mas eu estava com o pé lá no fundo. Acho que foi a única vez que deu problema. Fora isso, subi essa mesma ladeira inúmeras vezes, mas mais devagar, e sempre reduzindo pra segunda. Foi bem tranquilo!
Considerando esses fatos, você ainda acha que pode ser o óleo? Na cabeça de um leigo, penso que sim, pois quando estamos numa troca intensa de marchas e pisando bem em plena ladeira, creio que haja uma pressão maior dentro da caixa, não? Talvez o óleo tenha perdido realmente sua função por estar desgastado e, num momento de trabalho intenso, aliado à uma possível fuga de pressão, a caixa apresente essa falha.
O que você acha?
Além dos anéis da tampa traseira e das buchas de eixo, você acha que o sensor de pressão poderia estar envolvido nessa? Pegunto isso porque como a mensagem do Lexia é "Calculador da Caixa de Serviço de Motor mudo na rede CAN" e, TALVEZ, esse calculador poderia ser esse sensor, não? (pergunta de leigo, ok? rs..)
Um forte abraço, meu amigo! :)
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:D Prezado dksBR,
Paty é um lugar muito aprazível... Conheço bem a famosa "Festa do Tomate" da cidade. Já fui e gostei muito!
Bem, o calculador da caixa é a central Siemens da mesma. Não é o sensor. Este calculador é que recebe informações da BSI e resolve a forma como fará a troca das marchas, reduções e etc. Este é o princípio da chamada "rede CAN", onde um cérebro (BSI) comanda os demais atuadores/calculadores.
No teu caso, parece mesmo que o óleo perdeu a função. A caixa só está andando melhor quando há muita pressão e apresenta comportamento, em ladeira, que me leva a pensar em falha de "lock up" de conversor de torque ou, em outros termos, falha da solenóide que faz o acionamento do pino mestre de travamento do conversor de torque.
Nos AL4, é incrível como se percebe o funcionamento desta eletroválvula em algumas situações de ladeira, quando o câmbio patina um tempo e depois parece "acoplar" de vez.
Acho que o melhor a fazer seria retirar a tampa frontal, aproveitando a ocasião da troca do fluido, e checar se as duas solenóides principais estão OK.
Não parece haver perda de pressão na tua caixa, mas sim perda acentuada de viscosidade do fluido... :65322:
Um abraço grande e mil perdões pelo tempo que estou levando para responder os amigos, mas aqui nos "States" tá difícil ter tempo para alguma coisa... Tô no osso!!!
Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012