Erro no Lexia 3

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
dksBR
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Dez 20, 2013 10:47 pm
Nome: dksBR

#1

Mensagem por dksBR » Sex Fev 14, 2014 8:40 pm

Olá, pessoal!

Ultimamente meu Pallas tem apresentado aquele erro "Defeito na Caixa de Câmbio", travando na 3a marcha e acendendo no painel a palavra "SERVICE".

Então ontem, chegou o meu Lexia, instalei e configurei. Rodei um scan agora pouco e retornou a seguinte tela:

Imagem

Aos mestres, gostaria de uma orientação sobre o que pode ser isso exatamente, pois o português do Lexia é o de Portugal.

Isso seria a tal solenóide?

Agradeço desde já.
Abraços.


Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#2

Mensagem por Xamã » Sáb Fev 15, 2014 6:43 pm

Prezado dksBR,

este erro significa falta de comunicação da caixa de comando do motor com a central Siemens do câmbio.

E o defeito faz com que a central Siemens entre em modo de emergência.

O câmbio trava mesmo na 3ª marcha.

Faz o teste global no carro e zera os defeitos, apagando tudo no "jornal de defeitos" e no AL4.

Às vezes, resolve o defeito. No meu carro, com apenas 1.500 kms rodados, deu um defeito desse, que me deixou furioso. Liguei o Lexia3 no carro e comecei a fazer os testes dos componentes. Zerei todos os defeitos e cheguei ao ponto de reiniciar a central de injeção e a do câmbio.

Pronto! Os defeitos sumiram e nunca mais apareceram.

Tenta isso no teu carro, mas se ficar com dúvidas, leva em alguém que já domina o Lexia a mais tempo.

Um abraço grande e espero que o carro fique bom.

Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
dksBR
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Dez 20, 2013 10:47 pm
Nome: dksBR

#3

Mensagem por dksBR » Sáb Fev 15, 2014 8:42 pm

Fala, Xamã!

Meu caro, já apaguei os erros no "Jornal de defeitos", mas como faço pra apagar os da AL4? Teria como passar o caminho, por favor?

Abração!
Editado pela última vez por dksBR em Sáb Fev 15, 2014 8:44 pm, em um total de 1 vez.
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#4

Mensagem por Xamã » Dom Fev 16, 2014 4:13 pm

[quote name='dksBR' date='Feb 15 2014, 08:42 PM' post='23942']
Fala, Xamã!

Meu caro, já apaguei os erros no "Jornal de defeitos", mas como faço pra apagar os da AL4? Teria como passar o caminho, por favor?

Abração!
[/quote]

:D Prezado dksBR,

estou meio longe de casa e do meu Lexia3, mas, pelo que me lembro, há a opção de reiniciar a central Siemens, como se fosse um "reset".

A partir daí é que os parâmetros são zerados e os erros também. Tudo é apagado da memória do sistema e a central é reiniciada.

Depois, há que se seguir algumas informações que são repassadas pelo próprio Lexia3, quando o carro for posto em movimento.

Não é complicado, mas se perde um pouco de tempo.

A tua caixa foi refeita ou trocou o óleo há pouco?

Se sim, aproveita para zerar os contadores de desgaste. Se nada foi feito na caixa, verifica a quilometragem e se não há a necessidade da substituição do lubrificante...

Me mantém informado! Tô longe,mas tô ligado!

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
dksBR
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Dez 20, 2013 10:47 pm
Nome: dksBR

#5

Mensagem por dksBR » Dom Fev 16, 2014 6:54 pm

"Tô longe,mas tô ligado!" HAHAHAHA

Meu camarada, tô nos 65K e ainda não foi trocado o óleo. Só as solenóides, mas em 2010, o carro é 2008.

O que tu acha que posso fazer agora? Esperar e usar aquele teu futuro "how-to" da lavagem da AL4? Pergunto pois estou com 9L do Dexron VI da Mobil.

Obs: quando zerei os "Jornal de defeitos", só diminuiu o número de vezes que dá tranco, mas ainda tá dando alguns trancos tanto na passagem quanto na reduzida entre a 1a e 2a.

Forte abraço! ;)
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#6

Mensagem por Xamã » Seg Fev 17, 2014 12:57 pm

[quote name='dksBR' date='Feb 16 2014, 07:54 PM' post='23948']
"Tô longe,mas tô ligado!" HAHAHAHA

Meu camarada, tô nos 65K e ainda não foi trocado o óleo. Só as solenóides, mas em 2010, o carro é 2008.

O que tu acha que posso fazer agora? Esperar e usar aquele teu futuro "how-to" da lavagem da AL4? Pergunto pois estou com 9L do Dexron VI da Mobil.

Obs: quando zerei os "Jornal de defeitos", só diminuiu o número de vezes que dá tranco, mas ainda tá dando alguns trancos tanto na passagem quanto na reduzida entre a 1a e 2a.

Forte abraço! ;)
[/quote]

:D Prezado dksBR,

primeira coisa é saber se os trancos não são fruto de fuga de pressão da caixa.

Liga o Lexia3 no carro e mede a pressão do óleo da caixa aos 90ºC. Deve estar acima de 2.5 bars. Se estiver abaixo de 2 bars, há problemas de pressão e a troca de óleo não resolverá o problema. Aí, a solução será partir para a troca dos anéis da tampa traseira da AL4, mais a checagem das buchas dos eixos. A minha caixa, depois da troca do fluido, está trabalhando com 2.5 bars exatos, quando está a 90ºC. Antes da troca, ficava oscilando entre 2.55 e 2.6 bars...

Se a pressão estiver OK, troca logo o fluido desta caixa, meu amigo! Se o fluido do meu C4 Pallas já saiu da caixa meio "esquisito", com a cor escurecida e aquele cheiro de óleo queimado, aos 17.000 kms, imagino o estado em que está o fluido do teu câmbio.

É isto que destrói as AL4... :icon_smile_8ball:

Você consegue estas informações fazendo a leitura do componente com o carro ligado.

Faz uma coisa, já que só volto ao Brasil daqui a 20 dias, pois estou nos EUA agora: :154740:

Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste. Se a caixa não estiver com desgaste nas cintas de freio internas e a pressão estiver OK, vai rodar perfeita! :925400:

Não espera mais nada não! Para a troca, vai no concessionário e compra o anel de vedação do anel externo do dreno da caixa, pois é bom trocar este anel quando se abre a caixa para substituição do fluido.

Pode ser que a espera acabe com a caixa de vez... Este é o meu receio, meu amigo!

Nem fiz as fotos do "how to" ainda, eis que a viagem veio de surpresa, para substituir um colega que se casou e não mais quis viajar. Aproveitei e vim para ver o que há de novo. Os dois colegas que tem CItroen e caixas AL4 estão ansiosos pelo meu retorno.

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
dksBR
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Dez 20, 2013 10:47 pm
Nome: dksBR

#7

Mensagem por dksBR » Dom Fev 23, 2014 2:44 am

Meu amigo, desculpa te incomodar novamente, mas tenho algumas dúvidas ainda. ^_^

1) Você teria ideia de onde seria esse caminho no Lexia para monitorar em tempo real a pressão do óleo da caixa? Acho o Lexia um tanto lento e não muito organizado, sei lá! rs

"Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste."

2) Na caixa, tem óleo de fábrica DEXRON III. Eu poderia misturar esse óleo com o novo DEXRON VI?

3) Ao invés de passar as marchas com o carro no elevador, não seria melhor eu andar uns 20km?


Uma descoberta (pode ser viagem minha, mas tudo bem): o carro só entra em modo "SERVICE" quando estou numa subida, de terceira, quando tenho andado uns 10min depois dele ter ficado 100% frio (no caso, de um dia pro outro ou na hora de vir embora do trabalho). Quando zerei o "Jornal de defeitos", alguns trancos diminuíram na época, mas já estão voltando.

4) Essa minha "conclusão" teria alguma relação lógica? rs.. :blush:


Um forte abraço, e obrigado! ;)
Editado pela última vez por dksBR em Seg Fev 24, 2014 1:36 am, em um total de 1 vez.
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#8

Mensagem por Xamã » Ter Fev 25, 2014 11:01 am

[quote name='dksBR' date='Feb 23 2014, 03:44 AM' post='23983']
Meu amigo, desculpa te incomodar novamente, mas tenho algumas dúvidas ainda. ^_^

1) Você teria ideia de onde seria esse caminho no Lexia para monitorar em tempo real a pressão do óleo da caixa? Acho o Lexia um tanto lento e não muito organizado, sei lá! rs

"Faz a troca do fluido em duas etapas. Baixa logo o fluido, pois sairão coisa de 3 litros. Coloca 03 (três) litros novos e, com o carro no elevador, liga o motor e az a caixa funcionar para frente (todas as marchas) e ré. Baixa o óleo de novo e repete o processo. Na terceira vez, já será a deinitiva e sai para rodar com o carro, depois de reiniciar a caixa e zerar o contador de desgaste."

2) Na caixa, tem óleo de fábrica DEXRON III. Eu poderia misturar esse óleo com o novo DEXRON VI?

3) Ao invés de passar as marchas com o carro no elevador, não seria melhor eu andar uns 20km?


Uma descoberta (pode ser viagem minha, mas tudo bem): o carro só entra em modo "SERVICE" quando estou numa subida, de terceira, quando tenho andado uns 10min depois dele ter ficado 100% frio (no caso, de um dia pro outro ou na hora de vir embora do trabalho). Quando zerei o "Jornal de defeitos", alguns trancos diminuíram na época, mas já estão voltando.

4) Essa minha "conclusão" teria alguma relação lógica? rs.. :blush:


Um forte abraço, e obrigado! ;)
[/quote]

:D Prezado dksBR,

o caminho, no Lexia3, para visualizar o funcionamento da caixa é o seguinte: ao invés de "Teste Global", vá no teste individual ou "Teste Componente". Lá, com o motor ligado, vá a leitura de dados. No teste global também é possível ver o funcionamento da caixa em tempo real. Clique no "AL4" com o motor ligado e clique, depois, em "visualizar dados", que aparecerão todos os dados da caixa de marchas.

Tô falando meio por alto porque eu não trouxe o AL4 aqui para os EUA... :998348:

Com o motor funcionando, observe a pressão da caixa depois dos 68ºC, que deve icar acima dos 2 bars.

Se não estiver, a caixa está com problemas... Uma coisa que me chama especial atenção na questão dos trancos é que as AL4 usam demais as "cintas de freio" para a adequação da rotação das engrenagens internas e tal uso exagerado das cintas acaba por as levar a desgaste prematuro quando o óleo está deteriorado. Tua caixa está dando trancos nas reduções e entrando em modo de emergência em ladeiras, o que "bate" exatamente com o defeito que apareceu na caixa de um amigo nosso, que tem uma Picasso, e que é o "RGDL".

Pelo que me lembro, ele estava cogitando do defeito da caixa dele estar em uma das solenóides, caso em que te aconselho a levar o carro a um bom mecânico de caixa automática. É que uma das solenóides controla o eixo piloto que faz o "lock up" do conversor de torque e parece ser este um dos defeitos da tua caixa. Quando este solenóide tem de uncionar, para travar o conversor e impedir que gire em falso, aparece o defeito...

Se o amigo "resetar" a caixa via Lexia3 e os problemas sumirem por alguns quilômetros, troca o óleo desta caixa logo, pois o problema está nele e não na parte eletrônica ou mecânica da caixa. Agora, se o "reset" não resultar no sumiço dos trancos, há alguma coisa errada na caixa.

É isto que o amigo tem de pesquisar e é por isso que estou te aconselhando o "reset" da caixa, antes de falar em defeito mecânico propriamente dito.

Quanto ao óleo DEXRON VI, ele é totalmente compatível quimicamente com o DEXRON III, de modo que uma pequena mistura entre ambos não descaracterizará o DEXRON VI. Procure, obviamente, limpar o máximo possível o interior da caixa.

Qunato a rodar com o carro, falei que é suficiente ligar o carro no elevador e acelerar o mesmo em "Drive", de modo que as marchas sejam passadas, para o óleo percorrer o interior do "corpo de válvulas" da caixa AL4.

A pressão de funcionamento é muito grande no interior da caixa e a limpeza do corpo de válvulas não é demorada. Liga o motor e deixa em "drive" por uns 5 minutos. Depois, engata a marcha a ré também, para uma limpeza mais completa.

E o serviço estará feito!

Um abraço grande, meu amigo,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
dksBR
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Dez 20, 2013 10:47 pm
Nome: dksBR

#9

Mensagem por dksBR » Seg Mar 10, 2014 7:09 am

Prezado Xamã,

estou desde o início do carnaval em Paty do Alferes (próximo a Miguel Pereira, não sei se conhece) e aqui o tempo é bem mais agradável que na cidade do Rio.

O Pallas, aqui, parece estar mais "tranquilo", por assim dizer. Os trancos são quase nenhum, as passagens e reduzidas são bem suaves e tive apenas um pequeno "SERVICE" numa subida (bem íngrime), mas eu estava com o pé lá no fundo. Acho que foi a única vez que deu problema. Fora isso, subi essa mesma ladeira inúmeras vezes, mas mais devagar, e sempre reduzindo pra segunda. Foi bem tranquilo!

Considerando esses fatos, você ainda acha que pode ser o óleo? Na cabeça de um leigo, penso que sim, pois quando estamos numa troca intensa de marchas e pisando bem em plena ladeira, creio que haja uma pressão maior dentro da caixa, não? Talvez o óleo tenha perdido realmente sua função por estar desgastado e, num momento de trabalho intenso, aliado à uma possível fuga de pressão, a caixa apresente essa falha.

O que você acha?

Além dos anéis da tampa traseira e das buchas de eixo, você acha que o sensor de pressão poderia estar envolvido nessa? Pegunto isso porque como a mensagem do Lexia é "Calculador da Caixa de Serviço de Motor mudo na rede CAN" e, TALVEZ, esse calculador poderia ser esse sensor, não? (pergunta de leigo, ok? rs..)

Um forte abraço, meu amigo! :)
Editado pela última vez por dksBR em Qua Mar 12, 2014 7:42 am, em um total de 1 vez.
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#10

Mensagem por Xamã » Sáb Abr 19, 2014 7:20 am

[quote name='dksBR' date='Mar 10 2014, 07:09 AM' post='24067']
Prezado Xamã,

estou desde o início do carnaval em Paty do Alferes (próximo a Miguel Pereira, não sei se conhece) e aqui o tempo é bem mais agradável que na cidade do Rio.

O Pallas, aqui, parece estar mais "tranquilo", por assim dizer. Os trancos são quase nenhum, as passagens e reduzidas são bem suaves e tive apenas um pequeno "SERVICE" numa subida (bem íngrime), mas eu estava com o pé lá no fundo. Acho que foi a única vez que deu problema. Fora isso, subi essa mesma ladeira inúmeras vezes, mas mais devagar, e sempre reduzindo pra segunda. Foi bem tranquilo!

Considerando esses fatos, você ainda acha que pode ser o óleo? Na cabeça de um leigo, penso que sim, pois quando estamos numa troca intensa de marchas e pisando bem em plena ladeira, creio que haja uma pressão maior dentro da caixa, não? Talvez o óleo tenha perdido realmente sua função por estar desgastado e, num momento de trabalho intenso, aliado à uma possível fuga de pressão, a caixa apresente essa falha.

O que você acha?

Além dos anéis da tampa traseira e das buchas de eixo, você acha que o sensor de pressão poderia estar envolvido nessa? Pegunto isso porque como a mensagem do Lexia é "Calculador da Caixa de Serviço de Motor mudo na rede CAN" e, TALVEZ, esse calculador poderia ser esse sensor, não? (pergunta de leigo, ok? rs..)

Um forte abraço, meu amigo! :)
[/quote]

:D Prezado dksBR,

Paty é um lugar muito aprazível... Conheço bem a famosa "Festa do Tomate" da cidade. Já fui e gostei muito!

Bem, o calculador da caixa é a central Siemens da mesma. Não é o sensor. Este calculador é que recebe informações da BSI e resolve a forma como fará a troca das marchas, reduções e etc. Este é o princípio da chamada "rede CAN", onde um cérebro (BSI) comanda os demais atuadores/calculadores.

No teu caso, parece mesmo que o óleo perdeu a função. A caixa só está andando melhor quando há muita pressão e apresenta comportamento, em ladeira, que me leva a pensar em falha de "lock up" de conversor de torque ou, em outros termos, falha da solenóide que faz o acionamento do pino mestre de travamento do conversor de torque.

Nos AL4, é incrível como se percebe o funcionamento desta eletroválvula em algumas situações de ladeira, quando o câmbio patina um tempo e depois parece "acoplar" de vez.

Acho que o melhor a fazer seria retirar a tampa frontal, aproveitando a ocasião da troca do fluido, e checar se as duas solenóides principais estão OK.

Não parece haver perda de pressão na tua caixa, mas sim perda acentuada de viscosidade do fluido... :65322:

Um abraço grande e mil perdões pelo tempo que estou levando para responder os amigos, mas aqui nos "States" tá difícil ter tempo para alguma coisa... Tô no osso!!!

Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Responder