Boa noite, pessoal.
Gostaria de saber como fazer a lavagem completa do líquido de arrefecimento do sistema.
Vi alguns vídeos no youtube, mas sobre o Civic e outros.
Abraços!
Lavagem total do sistema de arrefecimento
- Munhoz
- Zumbi
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Velho, o procedimento é igual em qualquer carro, acredito eu...
drena, põe agua com algum produto pra limpeza para radiador, drena, enxagua umas 2x e põe agua desmineralizada com aditivo de monoetilenoglicol sempre!!
o etilenoglicol eleva o ponto de ebulição da agua para 170 ºC aproximadamente, então seu carro não ferve tão cedo...
os aditivos orgânicos duram mais tempo no sistema, em torno de um ano. depois tem que trocar
agua desmineralizada vc encontra em qualquer auto peça
Abraço
drena, põe agua com algum produto pra limpeza para radiador, drena, enxagua umas 2x e põe agua desmineralizada com aditivo de monoetilenoglicol sempre!!
o etilenoglicol eleva o ponto de ebulição da agua para 170 ºC aproximadamente, então seu carro não ferve tão cedo...
os aditivos orgânicos duram mais tempo no sistema, em torno de um ano. depois tem que trocar
agua desmineralizada vc encontra em qualquer auto peça
Abraço
[quote name='dksBR' date='Jan 9 2014, 12:11 AM' post='23636']
Fala, Munhoz, beleza?
Rapaz, o problema é que eu não sei nem o "básico" sobre isso! rs.. Queria mais dicas e tal pra limpar todo o sistema e poder renovar 100% a água.
Se tiver alguma alma caridosa que possa me passar como fazer isso, seria bem legal, e serei eternamente grato!
Um abraço.
[/quote]
:D Fala dksBR!
Faço nos meus carros da seguinte forma:
1º) compro duas caixas (24 litros) de água destilada. Cada uma deve custar coisa de R$ 4,00;
2º) Compro aditivo do tipo orgânico, que tem vida útil mais longa;
3º) Não abro o sistema de arrefecimento por baixo, pois propicia a entrada de ar no sistema todo. Abro a mangueirinha que vai para o vaso de expansão e, com o motor já quente, e a válvula termostática aberta, começo a inserir água desmineralizada pelo bocal do vaso de expansão até que a água, que sai da mangueirinha que vai para este vaso, comece a sair cristalina;
4º) Deixo a água sair limpinha e, depois, coloco o aditivo orgânico novo até deixar no nível ideal no vaso de expansão. Deixo o fluido - resultado final da mistura da água com o aditivo - até um pouquinho acima do nível máximo do reservatório e fecho o vaso com a mangueirinha de expansão do líquido de arrefecimento;
5º) Fecho o vaso de expansão com a tampa do mesmo. Com a sobrepressão do líquido, é normal o nível do fluido baixar um pouco e acabar ficando no nível máximo exato, quando quente.
Pronto! É isso! E o melhor é que como troca a água por cima, não entra ar e é só terminar o serviço e ficar despreocupado. No Citroen, o problema que vejo é o pequeno diâmetro da mangueirinha de retorno da água para o vaso de expansão, mas acho que dá para fazer devagar, com calma.
Um abraço grande,
Xamã
Fala, Munhoz, beleza?
Rapaz, o problema é que eu não sei nem o "básico" sobre isso! rs.. Queria mais dicas e tal pra limpar todo o sistema e poder renovar 100% a água.
Se tiver alguma alma caridosa que possa me passar como fazer isso, seria bem legal, e serei eternamente grato!
Um abraço.
[/quote]
:D Fala dksBR!
Faço nos meus carros da seguinte forma:
1º) compro duas caixas (24 litros) de água destilada. Cada uma deve custar coisa de R$ 4,00;
2º) Compro aditivo do tipo orgânico, que tem vida útil mais longa;
3º) Não abro o sistema de arrefecimento por baixo, pois propicia a entrada de ar no sistema todo. Abro a mangueirinha que vai para o vaso de expansão e, com o motor já quente, e a válvula termostática aberta, começo a inserir água desmineralizada pelo bocal do vaso de expansão até que a água, que sai da mangueirinha que vai para este vaso, comece a sair cristalina;
4º) Deixo a água sair limpinha e, depois, coloco o aditivo orgânico novo até deixar no nível ideal no vaso de expansão. Deixo o fluido - resultado final da mistura da água com o aditivo - até um pouquinho acima do nível máximo do reservatório e fecho o vaso com a mangueirinha de expansão do líquido de arrefecimento;
5º) Fecho o vaso de expansão com a tampa do mesmo. Com a sobrepressão do líquido, é normal o nível do fluido baixar um pouco e acabar ficando no nível máximo exato, quando quente.
Pronto! É isso! E o melhor é que como troca a água por cima, não entra ar e é só terminar o serviço e ficar despreocupado. No Citroen, o problema que vejo é o pequeno diâmetro da mangueirinha de retorno da água para o vaso de expansão, mas acho que dá para fazer devagar, com calma.
Um abraço grande,
Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Fala, Xamã! :D
Cara, o teu esquema de arriar a água toda do sistema de arrefecimento é bem diferente dos que eu já vi. rs.. Mas parece lavar 100% mesmo!
Coloquei o RAD CLEAN sábado e, segundo as instruções, tenho que rodar 7 dias. Assim que bater sábado, vou arriar da forma que tu passou e dou um feeedback aqui!
Valeu a ajuda, irmão!
Abraço.
Cara, o teu esquema de arriar a água toda do sistema de arrefecimento é bem diferente dos que eu já vi. rs.. Mas parece lavar 100% mesmo!
Coloquei o RAD CLEAN sábado e, segundo as instruções, tenho que rodar 7 dias. Assim que bater sábado, vou arriar da forma que tu passou e dou um feeedback aqui!
Valeu a ajuda, irmão!
Abraço.