Alguma recomendação para um novo dono de C4 Pallas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#1

Mensagem por leo_spitz » Ter Nov 19, 2013 9:29 pm

Olá pessoal....

Depois de muito tempo volto ao fórum... vendi minha "bolha" (Xsara Picasso GLX 2008) e acabei de adquirir um C4 Pallas GLX BVA 2013 branco com apenas 5 mil km (o dono vendeu pra comprar um C4 Lounge) :icon_smile_wink:

Sei que muitos elogiam, e muitos criticam o Pallas... mas pelo que vi os pontos fracos do modelo são o câmbio AL4 e a suspensão...

Tive uma Xsara Picasso automática 2011 e o câmbio do Pallas 2013 parece mais bem escalonado. Deve ter sido reprogramado... a Picasso não teve nenhum problema com cambio... espero não ter no Pallas.

De qualquer forma, gostaria que os amigos do fórum, que têm mais experiência que eu com o Pallas BVA, pudessem dar algumas dicas pra melhorar minha experiência com a nave.

Valeu pessoal!


Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#2

Mensagem por Xamã » Qua Nov 20, 2013 12:48 am

[quote name='leo_spitz' date='Nov 19 2013, 09:29 PM' post='23260']
Olá pessoal....

Depois de muito tempo volto ao fórum... vendi minha "bolha" (Xsara Picasso GLX 2008) e acabei de adquirir um C4 Pallas GLX BVA 2013 branco com apenas 5 mil km (o dono vendeu pra comprar um C4 Lounge) :icon_smile_wink:

Sei que muitos elogiam, e muitos criticam o Pallas... mas pelo que vi os pontos fracos do modelo são o câmbio AL4 e a suspensão...

Tive uma Xsara Picasso automática 2011 e o câmbio do Pallas 2013 parece mais bem escalonado. Deve ter sido reprogramado... a Picasso não teve nenhum problema com cambio... espero não ter no Pallas.

De qualquer forma, gostaria que os amigos do fórum, que têm mais experiência que eu com o Pallas BVA, pudessem dar algumas dicas pra melhorar minha experiência com a nave.

Valeu pessoal!
[/quote]

:D Prezado Leo,

meus parabéns pela aquisição!

Lindo carro!

Bem, minha estória com o Pallas teve início com histórico meio traumático, mas estamos tendo hoje uma estória mais voltada para o amor do que para o ódio... :465974:

Graças ao bom Deus... :925400:

Mas vamos lá: vc acertou nos pontos fracos do carro. A transmissão em si não é um problema, mas o fluido que é utilizado na mesma sim! O velho LT71141 é um Dexron III - G ultrapassado para as necessidades e esforços impingidos pela transmissão e aconselho que o amigo, quando puder, o substitua pelo Dexron VI, bem mais moderno, utilizado hoje nas transmissões GM.

Há, aqui, um tópico que só aborda esta problemática... :65322:

Eu, particularmente, estou bolando um jeito de conseguir fazer a diálise da AL4, de modo que 100% do seu fluido seja retirado e substituído por outro, sem os problemas que a troca incompleta gera a longo prazo.

Sobre a suspensão, basta utilizar o carro com carinho e evitar altas velocidades em vias eburacadas que o conjunto aguenta bem o tranco. Batidas secas e "socos" do eixo traseiro são normais no Pallas e aconselho o amigo a não achar que tais fenômenos sejam apenas "características" do projeto do veículo. São sinais sim de inadequação do projeto à realidade brasileira e o uso do carro exige cautela para evitar quebras e danos precoces nos componentes. A carga dos amortecedores é baixa demais e o curso dos mesmos é muito curto... :icon_smile_8ball:

A combinação desses dois fatores... Bem, o amigo já imagina, não é!?!

No caso da suspensão, a situação melhora muito depois da troca dos amortecedores pelos do PUG 307, da marca COFAP especificamente, sendo o efeito sentido mais notadamente no comportamento da suspensão traseira. O carro fica mais alto e tende a "bater" muito menos.

Acho que já falei do que é problema...

O resto é aproveitar o carro maravilhoso que o C4 Pallas é.

O AL4 passou por evoluções. Teu carro já vem de fábrica com as solenóides da Borg Warner e programação mais atualizada da centralina Siemens. As trocas de marcha são muito mais suaves.

Um abraço grande e, mais uma vez, parabéns pela aquisição. O carro é um espetáculo à parte!
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#3

Mensagem por leo_spitz » Qua Nov 20, 2013 1:13 am

Xamã, muito elucidativos teus comentários... obrigado!

Mas acha que devo mexer no fluido do câmbio com tão pouca quilometragem

O carro tem só 5 mil km! Teve duas passagens pela concessionário desde a compra: uma pra instalar censores de estacionamento e outra pra alinhar a tampa do porta malas!

Quanto à suspensão, posso garantir que minha tocada é suave na cidade, mesmo no asfalto. Mas a Citroen sabe do problema dos amortecedores... tenho um amigo que teve problemas de batidas secas e barulhos no Pallas com menos de 15 mil km... e a Le Monde Citroen substituiu os amortecedores na garantia. Espero não precisar disso.

Quanto ao carro, posso parecer maluco, mas testei C4 picasso no mesmo dia e no mesmo trajeto, e achei o Pallas mais gostoso de dirigir e menos ruidoso, mesmo o Picasso tendo apenas 400 km rodados.
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
Responder