Pressão do óleo baixa

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
caas.ribeiro
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Ago 19, 2013 1:32 pm
Nome: caasr

Pressão do óleo baixa

#1

Mensagem por caas.ribeiro » Qua Ago 28, 2013 10:49 pm

Oi turma,

Preciso de uma ajuda URGENTE de vocês.

Após fazer religiosamente todas as revisões em concessionárias da rede Citroën, levei meu C4 Pallas Exclusive 2.0 automático, ano 2009, para fazer a revisão dos 60.000 em uma oficina não autorizada aqui em Viçosa, MG, porém muito bem conceituada. Aproveitei e pedi para trocarem também a correia dentada e o tensor. Trocaram o óleo e o filtro e puseram 5 litros do Selenia 10W40.

Um dia depois de tirar o carro da oficina, a luz STOP acendeu no painel, seguida de um sinal sonoro (apito) e da mensagem "Nível de óleo baixo". Desliguei o motor e olhei o nível de óleo e vi que estava marcando o máximo na vareta. Liguei novamente o carro e levei-o à oficina. No caminho, ouvi novamente o aviso sonoro, mas a mensagem agora era: "Pressão do óleo baixa".

Chegando lá, o mecânico disse-me então que a origem do problema era que eles tinham colocado 4 litros, ligaram o motor e foram adicionando o 5º litro aos poucos e conferindo o nível de óleo na vareta até atingir o nível máximo. Isso teria gerado um falso registro no computador do C4. Disse-me que poderia rodar sem problema e que, em alguns dias, o computador já teria assimilado o nível correto do óleo e a mensagem desapareceria de vez.

Fiz então uma viagem de cerca de 40km e, após uns 30 km, o aviso de Pressão do óleo baixa surgiu novamente. Parei o carro, olhei o nível do óleo e estava OK. Liguei-o novamente e a mensagem não apareceu. Então segui viagem. Quase chegando ao destino, o motor começou a fazer um barulho forte (batendo), porém de forma intermitente.

Liguei para o mecânico e ele foi até lá, esgotou o todo o óleo e colocou outros 5 litros de Lubrax 5W30. Ligou o motor, aguardou uns 10 minutos e acelerou. O barulho de motor batendo se repetiu. O carro foi então rebocado para a oficina aqui de Viçosa. No dia seguinte, disseram-me que, ao abrirem o cárter, viram que havia borra no óleo e que a telinha do pescador da bomba de óleo estava parcialmente entupida, com bastante sujo. Mostraram-me dois casquilhos (o 2 e o 3) bastante comidos e outros dois sem quaisquer danos visíveis.

Antes de fazer esta revisão, o C4 estava funcionando perfeitamente. Fiz recentemente uma viagem de mais de 800km e em momento algum o motor rateou ou percebi qualquer perda de potência. Ao contrário, as ultrapassagens eram sempre seguras, com o motor sempre respondendo rapidamente ao toque no acelerador.

Alguém saberia me dizer o que de fato aconteceu com o motor do meu C4? Assumindo que não estava havendo lubrificação adequada, que outras partes, além dos casquilhos, poderão ter sido danificadas? Qual procedimento que deverei adotar com relação ao motor?

Obrigado.

Carlos
Editado pela última vez por caas.ribeiro em Sex Ago 30, 2013 4:13 am, em um total de 1 vez.


Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#2

Mensagem por Xamã » Sáb Set 07, 2013 6:36 pm

[quote name='caasr' date='Aug 28 2013, 10:49 PM' post='22354']
Oi turma,

Preciso de uma ajuda URGENTE de vocês.

Após fazer religiosamente todas as revisões em concessionárias da rede Citroën, levei meu C4 Pallas Exclusive 2.0 automático, ano 2009, para fazer a revisão dos 60.000 em uma oficina não autorizada aqui em Viçosa, MG, porém muito bem conceituada. Aproveitei e pedi para trocarem também a correia dentada e o tensor. Trocaram o óleo e o filtro e puseram 5 litros do Selenia 10W40.

Um dia depois de tirar o carro da oficina, a luz STOP acendeu no painel, seguida de um sinal sonoro (apito) e da mensagem "Nível de óleo baixo". Desliguei o motor e olhei o nível de óleo e vi que estava marcando o máximo na vareta. Liguei novamente o carro e levei-o à oficina. No caminho, ouvi novamente o aviso sonoro, mas a mensagem agora era: "Pressão do óleo baixa".

Chegando lá, o mecânico disse-me então que a origem do problema era que eles tinham colocado 4 litros, ligaram o motor e foram adicionando o 5º litro aos poucos e conferindo o nível de óleo na vareta até atingir o nível máximo. Isso teria gerado um falso registro no computador do C4. Disse-me que poderia rodar sem problema e que, em alguns dias, o computador já teria assimilado o nível correto do óleo e a mensagem desapareceria de vez.

Fiz então uma viagem de cerca de 40km e, após uns 30 km, o aviso de Pressão do óleo baixa surgiu novamente. Parei o carro, olhei o nível do óleo e estava OK. Liguei-o novamente e a mensagem não apareceu. Então segui viagem. Quase chegando ao destino, o motor começou a fazer um barulho forte (batendo), porém de forma intermitente.

Liguei para o mecânico e ele foi até lá, esgotou o todo o óleo e colocou outros 5 litros de Lubrax 5W30. Ligou o motor, aguardou uns 10 minutos e acelerou. O barulho de motor batendo se repetiu. O carro foi então rebocado para a oficina aqui de Viçosa. No dia seguinte, disseram-me que, ao abrirem o cárter, viram que havia borra no óleo e que a telinha do pescador da bomba de óleo estava parcialmente entupida, com bastante sujo. Mostraram-me dois casquilhos (o 2 e o 3) bastante comidos e outros dois sem quaisquer danos visíveis.

Antes de fazer esta revisão, o C4 estava funcionando perfeitamente. Fiz recentemente uma viagem de mais de 800km e em momento algum o motor rateou ou percebi qualquer perda de potência. Ao contrário, as ultrapassagens eram sempre seguras, com o motor sempre respondendo rapidamente ao toque no acelerador.

Alguém saberia me dizer o que de fato aconteceu com o motor do meu C4? Assumindo que não estava havendo lubrificação adequada, que outras partes, além dos casquilhos, poderão ter sido danificadas? Qual procedimento que deverei adotar com relação ao motor?

Obrigado.

Carlos
[/quote]

:D Prezado Carlos,

o problema que aconteceu com teu carro não é algo incomum.

O óleo especificado para os EW10a há muito é inadequado e o prazo estabelecido para a troca também é errado. Uso no meu carro óleo 5W30 desde que o adquiri - e não o ultrapassado Shell 15W - 50 - e não sigo o prazo de 10.000 kms estabelecido pela Citroen, pois optei por realizar as trocas a cada 5.000 kms.

Provavelmente, o óleo envelheceu e "fritou" dentro do motor após perder suas características físico - químicas. As trocas de óleo devem acontecer em um período máximo de 06 (seis) meses, sob pena do óleo se deteriorar e acabar levando à formação de borra no interior do motor.

No teu caso, parece ter havido a tal formação de borra no interior da máquina, o que levou ao entupimento do "pescador" de óleo. O que eu faria? Bem, mandaria desmontar a máquina e a submeteria a uma limpeza química completa. Aproveitaria para, nesta ocasião, mandar apenas brunir os cilindros - caso não estejam ovalizados - e trocaria os anéis de segmento, além de substituir juntas e vedadores todos (há kits de juntas e vedadores completos à venda...), sem esquecer de mudar as bronzinas e realizar a retífica do eixo de virabrequim. Não aconselho a feitura da mera retífica do eixo e a substituição das bronzinas, haja vista que outras partes do motor podem estar com borra e a sujeira, acaso se desprenda, pode levar, novamente, à roblemas sérios de lubrificação.

Se houve a formação de borra, limpeza em tudo! Tem de submeter o bloco e o cabeçote também a uma limpeza geral, com química que remove os depósitos todos. E fica atento para os prazos e quilometragens das trocas de óleo. Passa a mudar com, no máximo, 5.000 kms ou 06 (seis) meses, o que ocorrer primeiro. E caso a retífica do eixo de virabrequim e as bronzinas sejam trocadas por novas, deixando as folgas do motor bem menores, assa a usar um óleo 5W40 ou 4w30, API - SM ou API - SN, pois o carro vai ficar outro, muito mais "solto"...

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
caas.ribeiro
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Ago 19, 2013 1:32 pm
Nome: caasr

#3

Mensagem por caas.ribeiro » Dom Set 08, 2013 9:36 am

Grande Xamã!!!

Muito obrigado pela sua preciosa ajuda. Já mandei fazer o que você sugeriu. Mas não ficou barato (~ R$5k). :icon_smile_8ball:

Assim que ficar pronto, descreverei os resultados aqui no blog. :613179:

Já instruí o mecânico para colocar água de bateria (desmineralizada) no radiador.
Mas estou em dúvida sobre o aditivo de arrefecimento ideal para o C4 e a proporção correta :827520: (meio a meio?). Qual você usa?

Tem que fazer alguma reprogramação do computador?

Algum cuidado adicional?

Um abraço.

Carlos
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#4

Mensagem por Xamã » Qui Set 12, 2013 11:20 pm

[quote name='caasr' date='Sep 8 2013, 09:36 AM' post='22452']
Grande Xamã!!!

Muito obrigado pela sua preciosa ajuda. Já mandei fazer o que você sugeriu. Mas não ficou barato (~ R$5k). :icon_smile_8ball:

Assim que ficar pronto, descreverei os resultados aqui no blog. :613179:

Já instruí o mecânico para colocar água de bateria (desmineralizada) no radiador.
Mas estou em dúvida sobre o aditivo de arrefecimento ideal para o C4 e a proporção correta :827520: (meio a meio?). Qual você usa?

Tem que fazer alguma reprogramação do computador?

Algum cuidado adicional?

Um abraço.

Carlos
[/quote]

:D Prezadíssimo Carlos,

mil desculpas pela demora em te responder, rapaz! Fiquei longe do fórum por conta do exceso de trabalho...

Olha só, a questão do aditivo de radiador é mais simples do que parece. Escolha um aditivo de marca, do tipo orgânico e que não tenha aminas, fosfatos e/ou nitritos em sua composição. Esta é a melhor opção! Os orgânicos duram mais e a ausência de tais elementos na composição do produto elimina o risco de ataque químico ao alumínio do bloco, cabeçote e radiador dos Citroen.

De preferência, escolha um aditivo deste tipo com coloração verde, pois é a cor do aditivo originalmente utilizado pela fábrica. Gosto dos produtos Texaco e Esso e já usei Paraflu nos carros que tive, sendo que há uma versão mais recente, de cor avermelhada, que é do tipo orgânico. Deve ser verificada a composição do mesmo antes de usar, se for a escolha!

Opções, como eu já disse, há várias.

O mais importante, porém, não está no aditivo. Adtivo bom com água de bica não é nada... Não serve para nada! Aditivo bom só é bom mesmo quando associado à água deionizada, sem sais... Falo de água de bateria, desmineralizada, no sistema de refrigeração, pois consegue evitar a tão temida corrosão galvânica e se prolonga muito a vida útil do sistema todo de refrigeração.

Acho que é isso!

Quanto à questão de resetar ou não o carro, acho pertinente passar o Lexia3 e checar se há erros gravados no "Jornal de Defeitos" do teu C4. Se não houver, basta reinicializar os parâmetros dos auto - adaptativos e pronto! O carro fica zero outra vez.

Um abraço grande meu amigo!

Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
caas.ribeiro
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Ago 19, 2013 1:32 pm
Nome: caasr

#5

Mensagem por caas.ribeiro » Sex Out 18, 2013 5:45 pm

[quote name='Xamã' date='Sep 12 2013, 11:20 PM' post='22497']
[quote name='caasr' date='Sep 8 2013, 09:36 AM' post='22452']
Grande Xamã!!!

Muito obrigado pela sua preciosa ajuda. Já mandei fazer o que você sugeriu. Mas não ficou barato (~ R$5k). :icon_smile_8ball:

Assim que ficar pronto, descreverei os resultados aqui no blog. :613179:

Já instruí o mecânico para colocar água de bateria (desmineralizada) no radiador.
Mas estou em dúvida sobre o aditivo de arrefecimento ideal para o C4 e a proporção correta :827520: (meio a meio?). Qual você usa?

Tem que fazer alguma reprogramação do computador?

Algum cuidado adicional?

Um abraço.

Carlos
[/quote]

:D Prezadíssimo Carlos,

mil desculpas pela demora em te responder, rapaz! Fiquei longe do fórum por conta do exceso de trabalho...

Olha só, a questão do aditivo de radiador é mais simples do que parece. Escolha um aditivo de marca, do tipo orgânico e que não tenha aminas, fosfatos e/ou nitritos em sua composição. Esta é a melhor opção! Os orgânicos duram mais e a ausência de tais elementos na composição do produto elimina o risco de ataque químico ao alumínio do bloco, cabeçote e radiador dos Citroen.

De preferência, escolha um aditivo deste tipo com coloração verde, pois é a cor do aditivo originalmente utilizado pela fábrica. Gosto dos produtos Texaco e Esso e já usei Paraflu nos carros que tive, sendo que há uma versão mais recente, de cor avermelhada, que é do tipo orgânico. Deve ser verificada a composição do mesmo antes de usar, se for a escolha!

Opções, como eu já disse, há várias.

O mais importante, porém, não está no aditivo. Adtivo bom com água de bica não é nada... Não serve para nada! Aditivo bom só é bom mesmo quando associado à água deionizada, sem sais... Falo de água de bateria, desmineralizada, no sistema de refrigeração, pois consegue evitar a tão temida corrosão galvânica e se prolonga muito a vida útil do sistema todo de refrigeração.

Acho que é isso!

Quanto à questão de resetar ou não o carro, acho pertinente passar o Lexia3 e checar se há erros gravados no "Jornal de Defeitos" do teu C4. Se não houver, basta reinicializar os parâmetros dos auto - adaptativos e pronto! O carro fica zero outra vez.

Um abraço grande meu amigo!

Xamã :lol:
[/quote]

$$$ (caríssimo :icon_smile_big: ) Xamã,

muito obrigado pela sua orientação. Desculpe-me também pela demora em responder à sua última postagem mas estive viajando neste período e só agora retornei. Nesse meio tempo, o mecânico terminou de montar o motor, já retificado. No radiador foi colocada água desmineralizada e com o aditivo que você recomendou. A viscosidade do óleo também foi a sugerida por você: 5W40 API-SM.

O C4 agora está uma maravilha só! E - não sei se é mera impressão, mas... - realmente parece muito mais solto e andando muito mais: ultrapassagens com câmbio em modo S então são pura emoção!!! :22062: Tô quase desistindo de trocá-lo pelo C4 Lounge THP... B)

Um grande abraço e um ótimo fim de semana.
Carlos
Editado pela última vez por caas.ribeiro em Sex Out 18, 2013 5:53 pm, em um total de 1 vez.
tiberto
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Ago 06, 2015 6:38 pm
Nome: tiberto

#6

Mensagem por tiberto » Seg Ago 10, 2015 6:23 pm

e ai amigos,

estou com um problema igualzinho o relatado acima. O carro saiu da revisão na concessionaria, trocou oleo, correia dentada, etc, em São Paulo, peguei estrada e na volta, acendeu a luz de stop no painel, mensagem de alerta da pressão de oleo no motor e já começou a bater.

A pergunta é a seguinte:

A oficina se responsabilizou pelo serviço? Ou você que teve que arcar com todos os gastos para refazer o motor?
fbfert
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Mar 29, 2015 10:55 pm
Nome: Felipe Boeck Fert
Localização: Lages - SC
Modelos Citroën: C5 2003 Break 2.0 automático
Contato:

#7

Mensagem por fbfert » Dom Fev 14, 2016 8:42 pm

Experimenta trocar o oleo para o sintético 5w40. troca o filtro também.
no meu resolveu
se não resolver, troca a bomba de óleo,
o ruim é que daí tem mão de obra cara :-(
Felipe Boeck Fert
C5 Break Wagon - 2003
Responder