C4 VTR - Impressões e comparações

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#1

Mensagem por Benedusi » Sex Jan 04, 2013 12:41 am

Finalmente comprei meu C4 VTR, que disputou minha escolha principalmente com o 306 2.0 e 407 2.0

Dados:
  • C4 VTR, 2.0 </li>
  • 06/07</li>
  • 56000KM</li>
  • Preto</li>
  • De opcionais acho que só bancos de couro</li>
Impressões:
Prós
O carro é ágil;
Motor forte em baixas rotações;
Confortável;
Muito bonito(na minha opnião)
Consumo bom (estou fazendo 13,6 na cidade)
Espaçoso, mesmo sendo 2 portas
Ótimos painéis de instrumentos, bonitos, completos e funcionais

Poréns
A relação de marchas é curta, deixa ele mais ágil porém aumenta o consumo na estrada, seria muito bem vinda uma 6ª marcha;

Pelo nível do carro, faltam alguns detalhes de acabendo, como retrovisores rebatíveis e com Tilt Down, luzes de cortesia, tanta de leitura como nas portas e porta trecos mais úteis;

E a inaceitável tampa de combustível com chave, até mesmo o uno tem abertura elétrica, ter que entregar a chave canivete na mão do frentista é complicado.

O ar condicionado é muito fraco, mas isso parece ser mal da citroen.


Comparações:

O motor 2.0 de 143cv(parece mais) é muito esperto, mesmo para o peso do carro, a 60km/h pode colocar um 5ª tranquilamente.

Embreagem meio longa, prejudica um pouco, mas da pra se acostumar

Câmbio com alavanca um pouco comprida (o do civic seria uma maravilha)

Fica devendo um pouco em estabilidade para carros maiores, acho que por ser um pouco alto e ter pneus tb um pouco altos (os 215 do pallas cairiam muito bem)

Espaço interno de sobra, mesmo pra quem leva caro no banco traseiro, para um hatch/coupe nota 10


Vou continuar editando o tópico...


C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Sex Jan 04, 2013 12:29 pm

Parabéns pela aquisição Benedusi!!

Comprei um Xsara há uns meses e o ar dele funciona que é uma beleza...

Provavelmente o gás do seu ar ainda é o original, da uma passada em uma oficina especializada em ar e conversa com o técnico... não sei se trocando o gás e o fluido isso melhora.

Se quiser posso te indicar uma no ipiranga, próximo ao museu. Lá eles colocam o gás por peso (que é o certo) e não simplesmente engatando o cilindro no sistema.

Abraço
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#3

Mensagem por Benedusi » Sáb Jan 05, 2013 12:01 am

Parabéns pela aquisição Benedusi!!

Comprei um Xsara há uns meses e o ar dele funciona que é uma beleza...

Provavelmente o gás do seu ar ainda é o original, da uma passada em uma oficina especializada em ar e conversa com o técnico... não sei se trocando o gás e o fluido isso melhora.

Se quiser posso te indicar uma no ipiranga, próximo ao museu. Lá eles colocam o gás por peso (que é o certo) e não simplesmente engatando o cilindro no sistema.

Abraço

O ar do C5 tb era fraco, dei uma pesquisada e ví várias pessoas reclamando do mesmo problema no C4, mas de antes de qualquer coisa, o ar tem um configuração na BSI para o tipo de clima em que o carro está, vou ver com o Lexia se o meu está no "muito quente".

Se não, estou pensando em fazer um revisão nele na Citroen e já vejo isso tb.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#4

Mensagem por caldas » Qua Jan 09, 2013 10:30 am

Pode falar mais sobre essa configuração do ar condicionado?
E o que é essa configuração na BSI?
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#5

Mensagem por Benedusi » Qua Jan 09, 2013 10:34 pm

[quote name='Caldas' date='Jan 9 2013, 10:30 AM' post='20052']
Pode falar mais sobre essa configuração do ar condicionado?
E o que é essa configuração na BSI?
[/quote]

Pelo Lexia, você tem que entrar na central de climatização, e editar as configurações, você tem uma opção para configuração do tipo de clima em que o carro está que vai de muito frio até muito quente.

Ainda não tive tempo para parar e ver isso.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
caldas
Habilitado
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 3:54 pm
Nome: Caldas

#6

Mensagem por caldas » Qui Jan 10, 2013 8:16 am

Esse Lexia é algum tipo de scaner?
Desculpe a pergunta noob, mas estou pesquizando sobre manutenção "off-concessionária" só agora : /
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#7

Mensagem por Benedusi » Seg Jan 14, 2013 12:04 am

[quote name='Caldas' date='Jan 10 2013, 08:16 AM' post='20060']
Esse Lexia é algum tipo de scaner?
Desculpe a pergunta noob, mas estou pesquizando sobre manutenção "off-concessionária" só agora : /
[/quote]

Lexia/proxia é o scanner oficial da citroen, com ele você tem acesso a todas as informações e configurações sobre os carros da citroen.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#8

Mensagem por Xamã » Ter Jan 15, 2013 1:35 pm

:D Benedusi,

parabéns pelo excelente carro que adquiriste. O C4 VTR é show demais mesmo!!! :icon_smile_approve:

Continua informando a gente acerca do desempenho e consumo deste carro, que tem um "quê" de exclusividade.

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#9

Mensagem por Benedusi » Sex Jan 18, 2013 2:17 pm

Falando em consumo, com 1500km rodados vou dar meu parecer.

No transito de Sp, 45km diários, média de uns 30km/h dirigindo calmamente, da pra fazer 14km/l no CB uns 15 reais.

Na estrada não cheguei a andar com calma, mas com uma boa pegada ele bebe bem, gasta mais do que o c5 v6.

Nestes 1500 km, sendo uns 600 na estrada, o carro está com 10.5km/l no cb, um consumo até que bom pelo carro.

Ah, sempre gasolina BR comum.

Quanto a performance o carro é bom, apesar de ser pesado, o cambio bem curto deixa ele bem esperto, mas bem que poderia ter uma sobremarcha para usar na estrada. a 50km/h pode engatar a quinta sem problemas.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#10

Mensagem por Benedusi » Ter Abr 23, 2013 11:41 am

[quote name='Munhoz' date='Jan 4 2013, 11:29 AM' post='19994']
Parabéns pela aquisição Benedusi!!

Comprei um Xsara há uns meses e o ar dele funciona que é uma beleza...

Provavelmente o gás do seu ar ainda é o original, da uma passada em uma oficina especializada em ar e conversa com o técnico... não sei se trocando o gás e o fluido isso melhora.

Se quiser posso te indicar uma no ipiranga, próximo ao museu. Lá eles colocam o gás por peso (que é o certo) e não simplesmente engatando o cilindro no sistema.

Abraço
[/quote]

O gas do ar condicionado acabou de vez, aparentemente furou uma mangueira. Você tem como me passar o contato daquela empresa no ipiranga?

O meu problema é parar o carro um dia, já que uso para trabalhar.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

#11

Mensagem por Benedusi » Sáb Abr 27, 2013 2:15 pm

4 meses e 7000 km depois:

Defeitos:
-Mangueira do ar condicionado furada: Gas, solda e mão de obra: 350,00;
-Barulho chato na suspensão: Aperto geral nos parafusos: Grátis;
-Borracha da canaleta do vidro do carona, a borracha comeu e tem que segurar com a mão para fechar: ainda não sei como resolver.

Desgastes, acidentes, etc:
-Lâmpadas queimadas: troquei ambas baixas R$40,00 super brancas no extra;
-Pique de pedra no para-brisas: Ainda não troquei


Novas impressões:
Consumo: O consumo dele varia bastante, de acordo com o modo de dirigir mas muito também de acordo com a gasosa, no momento 9.8km/l (20% cidade 40% estrada 40% parado em engarrafamento) média em 7000km.

Na estrada não adianta andar devagar, em 5ª a 70 e a 120 o consumo é o mesmo.
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Avatar do usuário
Benedusi
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Mai 05, 2011 3:40 pm
Nome: Benedusi
Localização: SP
Modelos Citroën: C5 break

C4 VTR - Impressões e comparações

#12

Mensagem por Benedusi » Sex Mai 05, 2017 7:22 pm

Vou escrever mais um pouco, minha opinião sincera, se estiver acharem que estou errado em algum ponto é só falar.

Alguns anos e mais 2 C4 VTRs se passaram, e a minha impressão geral é de que o VTR é um dos melhores custo benefício no mercado de usados, também é um carro bom em todos os sentidos, mas tem algumas ressalvas.

Descobri que meu primeiro VTR já tinha sido batido, por isso ele fazia um assobio como se entrasse vendo ao passar dos 120km/h. Rodei um pouco mais de 10mil km com ele e vendi.
Imagem

Depois acabei comprando outro VTR, esse com 130mil km, Xenon direcional, central original e rodas 18 e bancos de tecido X-ray.
Imagem
Era o mesmo carro, mas ao mesmo tempo muito diferente, parecia muito superior em tudo, os bancos de tecido são muito bons (cuidado, bermudas com velcro matam eles) muito mais confortáveis que os de couro e com ótima sustentação, a central multimídia(com disqueteira) apesar de simples e do gps não funcionar no brasil, deixava o painel muito mais bonito e muito mais prático, ela também acompanha o comando por voz e telefone, coisas que praticamente nunca usei. Os xenos direcionais dão uma presença muito maior ao carro e iluminam muito bem. As rodas 18 eram um pouco grandes demais, mas apesar do perfil baixo eu não percebi alteração no conforto e talvez seja algo da minha cabeça, mas o carro parecia mais rápido(deveria ser o contrário)


Infelizmente fui obrigado a vender ele por questões financeiras.

Depois de um tempo comprei outro, prata, bancos de tecido e com aerofólio(nos outros dois sempre quis colocar, depois que comprei esse com aerofólio, nem gostei tanto, me pareceu meio infantil, sei lá).
Imagem
Esse último tive que dar uma boa revisada em tudo, inclusive trocar o para-brisas. O carro estava bom e bonito(gostei do prata, mas se não estivesse 100% limpo ele perdia a "graça"), mas não sei, ele não tinha o mesmo "encanto" do outro, sempre que andava com ele lembrava do outro. No final acabei vendendo ele barato e pouco tempo depois de comprar, tendo um belo prejuízo.

Enfim, hoje pra quem for atrás de um VTR perfeito, essas são as minhas recomendações:
-Dê preferência aos bancos de tecido, estes ótimos, já os bancos de couro não são muito bons.
Imagem
Imagem
-Faróis com xenon direcional valem pagar mais caro com toda certeza.
ImagemImagem
-Central original não tem muita conectividade, só um RCA que sem modificações só exibe vídeo com o carro parado e o GPS não tem mapas para o Brasil, mas se vocês gostas desses "gadgets" o telefone (também recebe e envia sms) e os comandos de voz com feedback(em carioques) são bem interessantes, mas Acima de tudo, o painel fica muito mais bonito com a central e moldura em aço escovado.
Imagem
Imagem
-Rodas, as originais iguais as do C3 são as mais comuns e não combinam nem um pouco com o carro, aconselho trocar pelas rodas do c4 hatch que são bonitas e baratas.
Imagem
-A tampa traseira vai fazer barulho, em todos, ou melhor, a tampa traseira de qualquer hatch vai fazer barulho.
-Evite carros que passaram por mãos de "coladores de adesivos", geralmente aqueles com modificações estéticas como luzes de led em todo lugar, painel com cor trocada e por ai vai. O monta e desmonta de painel sempre acaba quebrando alguma presilha e deixando aquele barulho chato de carro velho, ou pior, o antigo dono pode ter mexido além do que devia.
-Manutenção, nunca tive problema algum além do habitual, mas obvio que um carro mais mal tratado vai te incomodar mais, lembrando que kilometragem não tem anda a ver com isso.

E as perguntas básicas:
P: Manutenção é muito cara?
R: Não, para um hatch médio é normal, assim como é a do i30, do focus, etc, inclusive por compartilhar a plataforma e mecânica com outros carros da PSA, é bem tranquilo de achar peças;

P: Dá muita manutenção?
R: Comigo não, se você tiver os cuidados básicos, provavelmente também não. Nesses anos tirando as revisões e peças de desgaste tive que trocar 1 bomba d'água, 1 atuador de embreagem e 1 bomba de combustível e soldar 1 mangueira do ar condicionado.

P: É difícil revender?
R: Sim, mas a não ser que você seja lojista não deveria pensar nisso

P: Gasta muito combustível?
R: Sim e não, depende do motorista e do transito, eu particularmente tenho o pé pesado e sempre fiz entre 9,5 e 10km/l de média (com algo em torno de 60% cidade e 30% estrada, mas já cheguei a fazer 14km/l(SP capital) na cidade e mais de 15km/l na estrada
Imagem

P: Tenho que levar em uma oficina especializada?
R: Ouço isso muito com os Alfas e a resposta na minha experiência é NÃO, não tem e não deve, já fui "picaretado" numa especializada em Citroen e sempre que tentei algum orçamento o valor era absurdo. Em essência todos os carros são iguais, todos tem um motor de combustão interna com virabrequim, pistão, bielas, cabeçote com válvulas, comandos, etc, etc... O que quero dizer é que qualquer mecânico de verdade(não um trocador de peças) vai saber o que fazer no seu carro, não existe nada de outro mundo nos Citroens, nada que não exista em outros carros.

P: Peças, paralelas, originais, genuínas(as que você compra na concessionária) ou de desmanche?
R: Sempre ligue na concessionária, várias vezes você vai achar um valor com pouca diferença ou até mais baratos que em desmanches ou peças paralelas, depois disso pesquise, peças de acabamento e lata não tem como fugir dos desmanches, peças paralelas tem que tomar cuidado, algumas são tão boas como as originais, já outras....


Fotos de cada um deles:
http://s1163.photobucket.com/user/bened ... %2067000km
http://s1163.photobucket.com/user/benedusi/library/VTR
http://s1163.photobucket.com/user/bened ... TR%20Prata
C5 Break :tools:
407 SW V6
Ds3
C4 VTR (x3)
C5 v6
Responder