Vou escrever mais um pouco, minha opinião sincera, se estiver acharem que estou errado em algum ponto é só falar.
Alguns anos e mais 2 C4 VTRs se passaram, e a minha impressão geral é de que o VTR é um dos melhores custo benefício no mercado de usados, também é um carro bom em todos os sentidos, mas tem algumas ressalvas.
Descobri que meu primeiro VTR já tinha sido batido, por isso ele fazia um assobio como se entrasse vendo ao passar dos 120km/h. Rodei um pouco mais de 10mil km com ele e vendi.
Depois acabei comprando outro VTR, esse com 130mil km, Xenon direcional, central original e rodas 18 e bancos de tecido X-ray.
Era o mesmo carro, mas ao mesmo tempo muito diferente, parecia muito superior em tudo, os bancos de tecido são muito bons (cuidado, bermudas com velcro matam eles) muito mais confortáveis que os de couro e com ótima sustentação, a central multimídia(com disqueteira) apesar de simples e do gps não funcionar no brasil, deixava o painel muito mais bonito e muito mais prático, ela também acompanha o comando por voz e telefone, coisas que praticamente nunca usei. Os xenos direcionais dão uma presença muito maior ao carro e iluminam muito bem. As rodas 18 eram um pouco grandes demais, mas apesar do perfil baixo eu não percebi alteração no conforto e talvez seja algo da minha cabeça, mas o carro parecia mais rápido(deveria ser o contrário)
Infelizmente fui obrigado a vender ele por questões financeiras.
Depois de um tempo comprei outro, prata, bancos de tecido e com aerofólio(nos outros dois sempre quis colocar, depois que comprei esse com aerofólio, nem gostei tanto, me pareceu meio infantil, sei lá).
Esse último tive que dar uma boa revisada em tudo, inclusive trocar o para-brisas. O carro estava bom e bonito(gostei do prata, mas se não estivesse 100% limpo ele perdia a "graça"), mas não sei, ele não tinha o mesmo "encanto" do outro, sempre que andava com ele lembrava do outro. No final acabei vendendo ele barato e pouco tempo depois de comprar, tendo um belo prejuízo.
Enfim, hoje pra quem for atrás de um VTR perfeito, essas são as minhas recomendações:
-Dê preferência aos bancos de tecido, estes ótimos, já os bancos de couro não são muito bons.
-Faróis com xenon direcional valem pagar mais caro com toda certeza.
-Central original não tem muita conectividade, só um RCA que sem modificações só exibe vídeo com o carro parado e o GPS não tem mapas para o Brasil, mas se vocês gostas desses "gadgets" o telefone (também recebe e envia sms) e os comandos de voz com feedback(em carioques) são bem interessantes, mas Acima de tudo, o painel fica muito mais bonito com a central e moldura em aço escovado.
-Rodas, as originais iguais as do C3 são as mais comuns e não combinam nem um pouco com o carro, aconselho trocar pelas rodas do c4 hatch que são bonitas e baratas.
-A tampa traseira vai fazer barulho, em todos, ou melhor, a tampa traseira de qualquer hatch vai fazer barulho.
-Evite carros que passaram por mãos de "coladores de adesivos", geralmente aqueles com modificações estéticas como luzes de led em todo lugar, painel com cor trocada e por ai vai. O monta e desmonta de painel sempre acaba quebrando alguma presilha e deixando aquele barulho chato de carro velho, ou pior, o antigo dono pode ter mexido além do que devia.
-Manutenção, nunca tive problema algum além do habitual, mas obvio que um carro mais mal tratado vai te incomodar mais, lembrando que kilometragem não tem anda a ver com isso.
E as perguntas básicas:
P: Manutenção é muito cara?
R: Não, para um hatch médio é normal, assim como é a do i30, do focus, etc, inclusive por compartilhar a plataforma e mecânica com outros carros da PSA, é bem tranquilo de achar peças;
P: Dá muita manutenção?
R: Comigo não, se você tiver os cuidados básicos, provavelmente também não. Nesses anos tirando as revisões e peças de desgaste tive que trocar 1 bomba d'água, 1 atuador de embreagem e 1 bomba de combustível e soldar 1 mangueira do ar condicionado.
P: É difícil revender?
R: Sim, mas a não ser que você seja lojista não deveria pensar nisso
P: Gasta muito combustível?
R: Sim e não, depende do motorista e do transito, eu particularmente tenho o pé pesado e sempre fiz entre 9,5 e 10km/l de média (com algo em torno de 60% cidade e 30% estrada, mas já cheguei a fazer 14km/l(SP capital) na cidade e mais de 15km/l na estrada
P: Tenho que levar em uma oficina especializada?
R: Ouço isso muito com os Alfas e a resposta na minha experiência é NÃO, não tem e não deve, já fui "picaretado" numa especializada em Citroen e sempre que tentei algum orçamento o valor era absurdo. Em essência todos os carros são iguais, todos tem um motor de combustão interna com virabrequim, pistão, bielas, cabeçote com válvulas, comandos, etc, etc... O que quero dizer é que qualquer mecânico de verdade(não um trocador de peças) vai saber o que fazer no seu carro, não existe nada de outro mundo nos Citroens, nada que não exista em outros carros.
P: Peças, paralelas, originais, genuínas(as que você compra na concessionária) ou de desmanche?
R: Sempre ligue na concessionária, várias vezes você vai achar um valor com pouca diferença ou até mais baratos que em desmanches ou peças paralelas, depois disso pesquise, peças de acabamento e lata não tem como fugir dos desmanches, peças paralelas tem que tomar cuidado, algumas são tão boas como as originais, já outras....
Fotos de cada um deles:
http://s1163.photobucket.com/user/bened ... %2067000km
http://s1163.photobucket.com/user/benedusi/library/VTR
http://s1163.photobucket.com/user/bened ... TR%20Prata