Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

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Xamã
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#16

Mensagem por Xamã » Qui Out 25, 2012 6:32 pm

[quote name='rgdl' date='Oct 25 2012, 12:51 PM' post='19229']
Aqui no Estado do Rio está difícil achar esse Z-Lub.

Também fiz uma pesquisa na internet sobre esse óleo z-lub e cheguei a mesma conclusão. Realmente ninguém reclama do óleo, todo mundo que colocou está satisfeito.

Reparei também que a Z-Lub é de Brasília o que deve facilitar encontrar o óleo ai.

Aqui eu encotrei o Renaultmati D3 syn por R$455,70 a caixa com 12 unidades, o que faz R$ 38,00 o Litro em uma distribuidora de lubrificantes.

<a href="http://www.duchaolubrificantes.com.br/c ... tml?id=686" target="_blank">http://www.duchaolubrificantes.com.br/c ... ?id=686</a>
[/quote]

:D Prezado rgdl,

o preço do Renaultmatic D3 Syn está ótimo frente ao que já vi pesquisando na net (entre R$ 45,00 e 50,00).

O custo da aquisição dos 18 (dezoito) litros do óleo sairá, com certeza, bem abaixo dos R$ 800,00 (na verdade, sairá por pouco mais de R$ 680,00...) e vossa senhoria estará com o câmbio novo em folha de novo. Só que antes de gastar isto eu mandava um e-mail para a Z - Lub e tentava fazer a compra diretamente com a firma. Acho que eoles praticam a venda direta ao consumidor e por preços muito bons. Acho que fazem até o envio do produto pelos correios.

Vai por mim. Fale com o Zema, da Z - Lub antes de comprar o Renaultmatic. O produto MTF deles tem um preço imbatível! :465974:

Acho que vale à pena tentar. Sobre a questão do contador de desgaste do óleo, há mais um detalhe: ele chega a uma contagem máxima, quando então o câmbio perde funções e passa a ter um funcionamento áspero, com passagens de marcha com trancos. O sinal que o contador chegou ao fim é claro: as luzes dos botões dos modos "sport" e "neve" passam a piscar, alternadamente.

Isto quer dizer que, para o contador, o óleo chegou ao fim de sua vida útil.

Assim, imagina vossa senhoria, depois de gastar os tubos com uma drenagem e lavagem total do câmbio, se deparar com o contador de desgaste do fluido indicando final de vida do fluido e fazendo o câmbio funcionar mal?

É para ficar :icon_smile_8ball:

Por isso é bom dar uma zerada no mesmo. Mas vai precisar do LEXIA... :icon_smile_dead:

Um abraço a todos,
Xamã :lol:


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#17

Mensagem por Xamã » Sáb Out 27, 2012 11:41 pm

[quote name='helder1000' date='Oct 25 2012, 11:00 AM' post='19228']
Bom dia!
Parabens Xamã pela pesquisa e informações e esclarecimentos prestados aqui.
Tenho um C-4 Palllas com cambio AL-4 e há um tempo atras meu veiculo apresentava uns trancos e na primeira marcha as vezes era mais forte.
Levei a uma oficina aqui em Brasilia(Pappas Veiculos) e lá fizeram a analise do oleo que estava escuro, porem sem cheiro de queimado(segundo o mecanico) e que apos diagnóstico eletronico não tinha nenhum erro.
Fiz a troca de oleo usando o produto da Z-LUB MTF, em que fizeram a lavagem e troca.
Me surpreendi, pois o veiculo parou com os trancos e ficaram mais suave as trocas de marchas.
Antes de aceitar a troca com o produto MTF da Z-LUB fiz uma pesquisa em outras oficinas em Brasilia que trabalham com cambio automatico e em oficinas especializadas em Peugeot Renault e Citroen, liguei ate para um mecanico em Goiania(Andre) e o produto tem uma grande aceitação na região, e é bastante utilizado e recomendado por eles na linha AL-4.
Estou satisfeito e paguei á vista R$ 45,00 o litro mais R$ 150,00 de mão de obra.
Voltei a oficina após 3.000 km para nova verificação e o oleo estava com a coloração clara.
Espero ter ajudado com minha experiencia e fica a dica do produto que achei de qualidade e tem preço acessivel.
Abraço.
[/quote]

:D Prezado Helder,

como ficou o funcionamento do AL4 quando está frio, na primeira passagem de marcha pela manhã? E no trânsito pesado, quando a caixa superaquece? Está tudo normal? Zerou o contador quando trocou o óleo?

Quanto o amigo já rodou com o Z - Lub MTF e qual a impressão quanto ao funcionamento do câmbio? Como estão as trocas de marcha no modo tiptronic? Há informações que o produto é bom e aguenta bem altas temperaturas.

Manda para o pessoal as tuas impressões sobre o funcionamento da caixa depois da "lavagem", pois reforçam a tese de que acaixa é boa, mas necessita de uma manutenção eficiente de vez em quando, com o uso de bons fluidos para não apresentar quaisquer defeitos.

Aguardo ansioso a tua resposta. Tô pensando seriamente no MTF já para lavar a caixa da minha "nave" já aos 10.000 kms. Não tô mais acreditando neste fluido LT71141... :457877:

Um abraço grande,
Xamã :lol:
Editado pela última vez por Xamã em Sáb Out 27, 2012 11:48 pm, em um total de 1 vez.
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#18

Mensagem por helder mercedes » Seg Out 29, 2012 5:15 pm

Boa Tarde!
Estamos com aproximadamente 7.000 km apos lavagem e troca.
O funcionamento esta perfeito e os trancos sumiram.
O carro funciona bem tanto frio quanto quente, inclusive em engarrafamentos, não notei nenhuma situaçao adversa as marchas trocam perfeitamente em modo normal e tiptronic.
Sobre a questao de temperatura, fui ate a oficina para perguntar e me disseram que foi observado pelo mecanico que o oleo MTF da Z-LUB trabalha em media 10 graus mais baixo do que o composto d3 syn ou 71141(fato observado pelo mecanico com ajuda do scanner).
Acho que procede a informaçao pois o veiculo não apresentou nenhuma alteraçao no funcionamento quente ou frio,
Espero ter ajudado
Abraço
Helder
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#19

Mensagem por rgdl » Seg Out 29, 2012 8:42 pm

Realmente Xamã, o custo de aquisição do Renaultmatic está imbatível a única desvantagem é que, como se trata de distribuidora, não terei a opção de comprar apenas os 6 litros necessários para completar os 18 litros. Terei que comprar duas caixas, isto é, 24 litros ou pagar mais caro nas 6 restantes comprando direto na Concessionária Renault.

Mas olha o preço está tão bom que se bobear vale a pena comprar as duas caixas e colocar os 6 litros que sobrarem para vender no Mercado livre por R$ 55,00 e recuperar alguma grana... kkkk

Quanto ao Z-lub MTF é impressionante o que se lê de depoimento a respeito dele, o colega helder1000 é mais um dos satisfeitos com o óleo.

De qualquer maneira vou fazer o que vc sugeriu, vou tentar contato com o fabricante para ver se eles atende direto e quanto custa, mas veja, o colega helder1000 falou que cobraram para ele (preço de oficina, ou pelo menos foi o que entendi) R$ 45,00 o litro. Se for por ai o preço do Z-Lub vai valer mais apena levar o Renaultmatic mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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#20

Mensagem por rgdl » Qua Nov 07, 2012 4:34 pm

Xamã, me responde mais uma coisa: E o filtro do óleo desse cambio não teria que ser trocado junto?
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#21

Mensagem por Xamã » Dom Nov 11, 2012 1:48 pm

[quote name='rgdl' date='Nov 7 2012, 04:34 PM' post='19397']
Xamã, me responde mais uma coisa: E o filtro do óleo desse cambio não teria que ser trocado junto?
[/quote]

:D Prezado rgdl,

seria o ideal... Se ele fosse externo, como acontece no caso do filtro de óleo do motor, a cada troca do fluido seria bom substituir o elemento filtrante da transmissão por um novíssimo.

Mas o filtro fica na parte interna da carcaça do câmbio a, ao que parece, sua troca leva à necessária desmontagem do conjunto.

Assim, volto ao argumento inicial: antes que o óleo fique velho e proporcione desgaste excessivo às peças móveis internas da transmissão AL4 - fato que gera o acúmulo de exceso de particulados metálicos no filtro de óleo -, devemos partir para lubrificantes novos, mais modernos e mais eficientes no combate ao desgaste da caixa de marcha.

Isto dará vida longa à transmissão automática e não deixará que o filtro fique entupido, prejudicando a pressão de operação do conjunto.

Agora, se a transmissão já foi para o beleléu, aí tem que trocar tudo mesmo. Principalmente o filtro... :966762:

Um abraço grande,
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#22

Mensagem por Xamã » Sáb Dez 01, 2012 10:50 am

:D Prezados amigos,

e aí? Alguém já efetuou a troca do fluido do câmbio automático usando algum dos produtos aqui indicados?

Se sim, como ficaram as caixas Al4?

Meu Pallas já passou dos 3.000 kms e, quando atingir os 10.000 kms, vou mandar descer o óleo todo e vou partir para um Z - Lub ATF VI 100% sinético.

Para quem já mexeu, acho interessante postar aqui os resultados... :icon_smile_wink:

Fico no aguardo.

Um abraço grande a todos os amigos,
Xamã :lol:
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#23

Mensagem por Xamã » Sáb Dez 01, 2012 12:18 pm

:D Caríssimos,

segue, abaixo, link de vídeo sobre as nossas transmissões AL4:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=jAr7e4HtzXU" target="_blank">Transmissão BVA AL4</a>

Um excelente final de semana para todos,
Xamã :lol:
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#24

Mensagem por esquerdo » Qui Dez 06, 2012 12:09 pm

Amigos Xama e rgdl sou novato com citroen. Acabei de pegar um C4 Pallas 2008 aut. Excl. de meu sogro e o mesmo está com 39.000km
Ja li e re-li o post algumas vezes mas estou muito perdido.

Sendo bem direto. Alguma recomendação para o meu carro?
rgdl eu também sou de Niteroi e estou caçando alguem pra revisar 40.000km do meu C4
Será q poderiamos nos falar pelo telefone? Vou te mandar uma MP passando meu email e telefones.

Xama, sensacional o seu conhecimento e a todos q participaram do post parabens por compartilharem seus conhecimentos.

Grande abraço e fico no aguardo de noticias e instrucoes...

att
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#25

Mensagem por rgdl » Qui Dez 06, 2012 1:46 pm

Esquerdo, tudo bem podemos nos falar pelo telefone assim que puder te ligo.

Mas aqui estamos falando de nosso drama comum, que é a caixa de cambio AL4.

já descobri em sites do exterior que o projeto dessa caixa é da ZF e que pela ZF não tem nada disso de óleo vitalício não. Muito pelo contrário, ela recomenda a troca do óleo a cada 60.000km.

Tudo que li confirma o que o colega Xamã postou aqui, não precisamos ficar presos ao óleo LT71141, vários outros óleos podem ser usados nessa caixa.

Uma coisa que vc precisa saber, principalmente se esse é o seu primeiro carro automático, é que caixas automáticas, diferente das manuais, precisam da troca constante do óleo.

É que todo o acionamento das caixas automáticas é hidraulico, não tem como falar tudo sobre caixas automáticas aqui, por isso vou lhe recomendar essa leitura, é bem simples e fácil de entender.

<a href="http://carros.hsw.uol.com.br/transmisso ... aticas.htm" target="_blank">Como funcionam as caixas automáticas</a>

<a href="http://carros.hsw.uol.com.br/conversores-de-torque.htm" target="_blank">Como funcionam os conversores de torque</a>

Como seu carro está com 40.000 km uma troca preventiva de óleo do cambio cai muito bem.

Essa caixa não tem troca de óleo facilitada não, por isso para fazê-lo tem que levar numa oficina e que tenha um scanner para poder zerar o contador de desgaste de óleo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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#26

Mensagem por esquerdo » Seg Dez 10, 2012 5:16 pm

Caro rqdl, obrigado pelos links. Vou ler tudo.

O que eu mais preciso nesse momento é saber de algum lugar que faça essa troca de fluido. Desconheço completamente.

Já estou providenciando a troca do oleo do motor e todos os filtros. Meu problema é q nao sei quem tem o Lexia...e muito menos quem faça essa troca de fluido da caixa...

-------

Ja procurei em tudo q é lugar na internet de algum lugar que faça o flushing. Mas aqui no Rio nao achei nada. Somente em Sao paulo, no link q o Xama postou.

<a href="http://automatik.com.br/manutencao/troca_fluido.asp" target="_blank">http://automatik.com.br/manutencao/troca_fluido.asp</a>

Pessoal, ninguem aqui sabe onde trocar isso?


--------
Atualizando.

Consegui falar com o pessoal da automatik de sao paulo.

Eles me mandaram a seguinte resposta:



=================================================================================
Olá Daniel:

Boa tarde, obrigado pela consulta.

A troca do fluido do câmbio que equipa seu carro é feita originalmente tanto com PENTOSIN ATF1 (R$110,00 o litro) ou Mobil LT71141 (R$81,00 o litro). Na transmissão cabem cerca de 8 litros e são utilizados cerca de 5 para a troca completa.

A mão de obra para o serviço é R$200,00 e é feito em cerca de uma hora e meia.


O pagamento pode ser feito em ate 3 x sem juros no cheque ou cartão.

Como você quer fazer?

Ficamos a seu aguarde.

Atenciosamente,

lincon - Equipe GásPoint e Automatik
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lincon@gaspoint.com.br
www.gaspoint.com.br - www.automatik.com.br
11-2911-6445, 11-7838-7276, ou no nextel 54*57253

=================================================================================

Já respondi pra eles sobre as outras opcoes de oleo discutidas aqui. E estou aguardando a resposta deles.
Qualquer coisa vou a Sao Paulo.

Liguei ainda pra Alinha Center aqui do Rio.

Eles nao mexem com isso. E recomendaram eu ir na Citroen. Falaram pra nao mexer em oleo agora.

Liguei pra Citroen da Barra, ja sabendo q eu ia ficar com raiva do q eu ia ouvir.

Um tal de Vieira atendeu e refutou na hora a troca de oleo. Disse q teria q trocar alguma coisa do frio...fluido de um outro lugar...e fazer uma outra coisa ae...R$1700,00 kkkkkkkkk
Disse pra ele q respeitava a opniao dele, mas q independente do q ele achava ou nao, amigos meus fizeram a troca do oleo e o carro melhorou. Ele me interrompeu e disse q o fluido é VITALICIO, eu lembrei na hora do q o Xama falou aqui. E ae desisti de conversar com o cara...

Vou acabar dando um pulo em Sao Paulo....se nao achar nada aqui no Rio...
Editado pela última vez por esquerdo em Ter Dez 11, 2012 4:57 pm, em um total de 1 vez.
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#27

Mensagem por esquerdo » Ter Dez 11, 2012 5:17 pm

Se alguem quiser ir à Sao Paulo comigo, a gente pode ir junto e fechar um pacote com os caras...e podemos ainda comprar o fluido e dividir....

O que acham?

---------------------------

Complicou....vejam a resposta deles.... Já não gostei da postura deles....

Ferrou...estou com a sensação de que meu carro esta condenado a dar merda no cambio....

====================================================================

Boa tarde, obrigado pelo retorno.

Não recomendo outros fluidos do que estes que lhe passei, caso voce queira nos trazer o fluido pode trazer porem tem de ser desta marca que lhe passei, o custo de mão de obra neste caso passa para R$ 300,00.

Não trabalhamos aos sábados por isto procure nos trazer o carro para fazer isto.

Abraço e ficamos a seu aguarde.

Lincon

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11 2911-6445 11-7729-4262,


===================

Atualizando...acabei de falar via skype diretamente com o Cesar Sanches...e ele me disse o seguinte...

Cesar:
posso te fazer por 200 a troca de fluido, mas é importante salientar que este cambio nao é possivel fazer com a maquina oque significa nao trocar todo o fluido, ref a demora na aceleração , é um defeito de softqare da central do motor, muito conhecida por nós, para resolve-la, gasta-se 260,00 reais.
[18:09:06] Cesar R A Sanches: a troca de fluido vai prolongar a vida do cambio, mas deve ser feita frequentemente uma vez que nao é possivel troca-lo todo.
[18:09:22] Cesar R A Sanches: o fluido usado deve ser lt71141
[18:09:39] Cesar R A Sanches: voce pode trazer sem problema, nos traga 5 litros
[18:10:11] Cesar R A Sanches: neste valor de 200 ja faremos o reset do cambio via scanner.
..
..
não é possovel fazer o procedimento no al4, portanto a troca será feita pelo metodo tradicional de esgotamento e só será trocado cerca de 60 % do fluido
[18:21:52] daniel.esquerdo: certo...
[18:22:04] daniel.esquerdo: sobre os fluidos posso levar um de minha escolha?
[18:22:43] Cesar R A Sanches: se for dexron III no minimo sintetico,pentosin ATF1 ou LT71141 sim, caso contrario nao
[18:23:03] Cesar R A Sanches: e obviamente dexron IV e V

========================================

Aguardo comentarios dos especialistas...

E pelo q ele falou sendo nesse processo de esgotamento..entendo q qq mecanico poderia fazer isso...estou enganado?

Fiquei curioso porque o Consultor da Alinha Center falou q mexer com isso é muito complicado e eles nem se arriscam....

Sendo sincero pra vcs..meio q me arrependi de pegar o C4...ou melhor...automatico....
Editado pela última vez por esquerdo em Ter Dez 11, 2012 6:25 pm, em um total de 1 vez.
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#28

Mensagem por Xamã » Qua Dez 12, 2012 11:54 am

[quote name='Esquerdo' date='Dec 11 2012, 05:17 PM' post='19792']
Se alguem quiser ir à Sao Paulo comigo, a gente pode ir junto e fechar um pacote com os caras...e podemos ainda comprar o fluido e dividir....

O que acham?

---------------------------

Complicou....vejam a resposta deles.... Já não gostei da postura deles....

Ferrou...estou com a sensação de que meu carro esta condenado a dar merda no cambio....

====================================================================

Boa tarde, obrigado pelo retorno.

Não recomendo outros fluidos do que estes que lhe passei, caso voce queira nos trazer o fluido pode trazer porem tem de ser desta marca que lhe passei, o custo de mão de obra neste caso passa para R$ 300,00.

Não trabalhamos aos sábados por isto procure nos trazer o carro para fazer isto.

Abraço e ficamos a seu aguarde.

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===================

Atualizando...acabei de falar via skype diretamente com o Cesar Sanches...e ele me disse o seguinte...

Cesar:
posso te fazer por 200 a troca de fluido, mas é importante salientar que este cambio nao é possivel fazer com a maquina oque significa nao trocar todo o fluido, ref a demora na aceleração , é um defeito de softqare da central do motor, muito conhecida por nós, para resolve-la, gasta-se 260,00 reais.
[18:09:06] Cesar R A Sanches: a troca de fluido vai prolongar a vida do cambio, mas deve ser feita frequentemente uma vez que nao é possivel troca-lo todo.
[18:09:22] Cesar R A Sanches: o fluido usado deve ser lt71141
[18:09:39] Cesar R A Sanches: voce pode trazer sem problema, nos traga 5 litros
[18:10:11] Cesar R A Sanches: neste valor de 200 ja faremos o reset do cambio via scanner.
..
..
não é possovel fazer o procedimento no al4, portanto a troca será feita pelo metodo tradicional de esgotamento e só será trocado cerca de 60 % do fluido
[18:21:52] daniel.esquerdo: certo...
[18:22:04] daniel.esquerdo: sobre os fluidos posso levar um de minha escolha?
[18:22:43] Cesar R A Sanches: se for dexron III no minimo sintetico,pentosin ATF1 ou LT71141 sim, caso contrario nao
[18:23:03] Cesar R A Sanches: e obviamente dexron IV e V

========================================

Aguardo comentarios dos especialistas...

E pelo q ele falou sendo nesse processo de esgotamento..entendo q qq mecanico poderia fazer isso...estou enganado?

Fiquei curioso porque o Consultor da Alinha Center falou q mexer com isso é muito complicado e eles nem se arriscam....

Sendo sincero pra vcs..meio q me arrependi de pegar o C4...ou melhor...automatico....
[/quote]

:D Prezado Esquerdo,

não se arrependa de ter pego o C4. O problema é ter um C4 no Brasil e o carro ter sido feito na Argentina... :65322:

Quando falo que é um problema ter um carro como o C4 no Brasil, me refiro à ignorância generalizada no que concerne à manutenção destes carros. Pô, dá vergonha ouvir um cara, que se diz de uma firma especializada em câmbios automáticos, dizer que vai trocar só 60% do fluido do câmbio e que "o câmbio leva um total de 8 litros e que são necessários 5 litros para a troca completa"...

Porra, que matemática às avessas é esta??? :65322:

Já li as tuas colocações, junto com as do amigo RGDL, lá no tópico do "tranco no câmbio automático".

Primeiramente, a transmissão leva um total de 6,7 litros e a drenagem só consegue fazer escorrerem 4,5 litros de fluido hidráulico.

Óbvio que há como renovar o fluido em 100% ou quase isto, mas é preciso comprar uma quantidade de óleo muito maior para fazer um trabalho completo. Outra coisa que percebo é que os câmbios AL4 viraram garantia de lucro fácil para estas empresas que mexem com transmissão automática.

Os caras só falam em reformar tudo... Em trocar tudo! E mencionam, com a cara mais deslavada do mundo, valores de reparos que variam de R$ 1.500,00 a R$ 7.000,00...

Aí, queimam a imagem do carro e ferram com os consumidores. :icon_smile_8ball:

Sobre o carro ser feito na Argentina, o acabamento dos nuestros hermanos deixa muito a desejar, no que diz respeito a detalhes técnicos... Às vezes, são meio desleixados com relação a coisas que maculam (e muito!) a imagem do produto junto ao consumidor final.

Vamos aos fatos: a pior coisa que a PSA Peugeot/Citroen fez foi inserir, nos seus manuais, que o óleo do câmbio é vitalício. Ora, nada é vitalício! Para mim, foi um sinal de que a própria fábrica decidiu impor uma quilometragem limite de durabilidade para suas transmissões, como foram de ganhar uma grana extra no pós - garantia.

Uma sacanagem, venhamos a convir.

Não acho que dê para estabelecer uma quilometragem fixa, adequada para a troca do fluido, mas percebo que se o câmbio está bom e o carro já rodou, pelos menos, por dois anos, já seria bom mandar dar uma geral na caixa.

Penso que uma hora boa de mandar "lavar" a AL4, para quem roda coisa de 20.000 kms por ano, seria por volta dos 40.000 kms, pois seria uma forma de impedir que o óleo velho estrague as solenóides/eletroválvulas.

Isto já mostraria uma equivalência de manutenção das transmissões francesas com as demais, eis que as caixas Aisin (as mais comuns) trocam fluido, no geral, aos 50.000 kms. A diferença é que muitas delas pedem a utilização de óleos bem baratos, minerais, do tipo Mercon/Dexron III, que custam em média coisa de R$ 15,00 a R$ 20,00 o litro.

Para quem roda menos, como eu (média de 10.000 kms por ano), acho que lá para os 20.000 ou 30.000 kms já seria uma boa hora.

Assim, a situação deve ser analisada caso a caso, para não fixarmos prazos irreais ou que não atendam aos usuários dos carros.

A troca das solenóides, pelas BORG WARNER, atenuou muito os defeitos apresentados. Mas há o problema do óleo, que trabalha superaquecido em função do tamanho ridículo do trocador de calor das AL4. Por isso há a necessidade da troca e de ser utilizado um produto de nível superior ao adotado pelo fabricante.

O óleo, depois de degradado, começa a acelerar o desgaste das partes metálicas da caixa de marchas. Os particulados metálicos, oriundos do desgaste maior e mais rápido, é que entupirão os canalículos do corpo de válvulas e que atrapalharão o funcionamento das eletroválvulas. Aí, não tem solenóide, por melhor marca que possua, que aguente a situação. Vejam que é um processo gradativo e que culmina com a destruição da transmissão.

Daí a importância do óleo novo. A troca parcial, da maneira como é feita quando da troca das eletroválvulas, quando são adicionados apenas 4 litros de fluido novo (ou menos!!!), apenas adia, por um razoável tempo, o reaparecimento dos defeitos.

Quanto aos trancos mencionados, há uma atualização de software para a AL4, feita em 2010, que atenua o tranco de engate da primeira marcha abaixo dos 20 km/h, quando se freia o carro. De acordo com o que disse o engenheiro da Citroen, o objetivo foi conseguir um "efeito de escorregamento maior, que atenua o efeito de redução feita, propiciando maior conforto na condução dos veículos".

Assim, sobre o tranco nas redução em baixas velocidades, trata-se de uma questão que pode ser resolvida (se o defeito não for outro... :154740: ) com o telecarregamento da central Siemens da caixa AL4. Ao que parece, há um erro de procedimento nas atualizações feitas, pois se apenas for feita a adição de um arquivo novo, a caixa não responde à atualização. Fala-se, nas oficinas e concessionários, que a central deve ser atualizada in totum, com a instalção do software atualizado todo e, após isso, deve ser reinicializada via LEXIA 3.

É algo que, ao meu ver, deve ser investigado, pois muitos amigos do fórum podem já ter sido prejudicados por errôneas atualizações de software. Por estes dias, estarei indo à Citroen próxima a minha casa para checar se tal fato é verídico e se o procedimento exige mesmo maiores detalhamentos.

Uma coisa eu afirmo: se fosse praxe a troca do fluido das transmissões AL4, a quantidade de defeitos apresentados por esta transmissão diminuiria em 90% e ninguém falaria tão mal das mesmas. Na minha humilde opinião, quando a caixa está funcionando a contento, apresenta comportamento correto e, para as quatro marchas que possui, faz bonito nas ruas e estradas.

Um abraço grande,
Xamã :lol:
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#29

Mensagem por mlhz » Sex Dez 28, 2012 11:44 am

gostei das explicações. Entendo um pouco de mecânica (já me aventurei no ramo) e tenho uma picasso 05 automática. Quando quente a redução para 1a. apresente um forte tranco.

Estou querendo trocar o óleo pois realmente parece que o problema é o óleo quente (perde viscosidade e assim o câmbio da tranco).

Pensei até em usar o DEXRON III mineral mesmo, mas dai trocar ele a cada 20mkm ou 30mkm. Para substituir o Mobil tem vários, mas realmente precisa ser sintético?

No marea do meu pai (2.4 automatico - cambio do vectr) usamos o dexron III (trocamos com 80mkm e já esta com 140mkm) e esta perfeito.

Ai fica a questão, colocar um dexron III e trocar a cada 30mkm ou usar um mobil (ou similiar) e trocar a cada 60mkm.

Concordo 100% que este papo de óleo vitalicio não existe. Sinceramente até em cambio manual é bom trocar.
Marcus

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#30

Mensagem por esquerdo » Sex Dez 28, 2012 12:10 pm

De onde vc é?

Eu sou do Rio e aqui nao acho nenhum lugar q faz esse serviço....

Enquanto isso...estou vivendo a vida...e torcendo pra nao dar M...

Se souber de alguem por aqui q faça...por favor compartilhe...

abs e boa sorte

[quote name='mlhz' date='Dec 28 2012, 11:44 AM' post='19947']
gostei das explicações. Entendo um pouco de mecânica (já me aventurei no ramo) e tenho uma picasso 05 automática. Quando quente a redução para 1a. apresente um forte tranco.

Estou querendo trocar o óleo pois realmente parece que o problema é o óleo quente (perde viscosidade e assim o câmbio da tranco).

Pensei até em usar o DEXRON III mineral mesmo, mas dai trocar ele a cada 20mkm ou 30mkm. Para substituir o Mobil tem vários, mas realmente precisa ser sintético?

No marea do meu pai (2.4 automatico - cambio do vectr) usamos o dexron III (trocamos com 80mkm e já esta com 140mkm) e esta perfeito.

Ai fica a questão, colocar um dexron III e trocar a cada 30mkm ou usar um mobil (ou similiar) e trocar a cada 60mkm.

Concordo 100% que este papo de óleo vitalicio não existe. Sinceramente até em cambio manual é bom trocar.
[/quote]
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