Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#31

Mensagem por mlhz » Sex Dez 28, 2012 11:01 pm

[quote name='Esquerdo' date='Dec 28 2012, 12:10 PM' post='19948']
De onde vc é?

Eu sou do Rio e aqui nao acho nenhum lugar q faz esse serviço....

Enquanto isso...estou vivendo a vida...e torcendo pra nao dar M...

Se souber de alguem por aqui q faça...por favor compartilhe...

abs e boa sorte
[/quote]

Sou de Curitiba-pr

Tem uns 4 especializados em cambio automático aqui; mas pelo que vai nos videos é coisa simples trocar o óleo.

Precisa é de um mecânico inteligente.

Não tenha tanto medo deste câmbio, veja que poucas gente reclama dele. Eu estou usando sem medo.


Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#32

Mensagem por Xamã » Sex Dez 28, 2012 11:06 pm

[quote name='mlhz' date='Dec 28 2012, 11:44 AM' post='19947']
gostei das explicações. Entendo um pouco de mecânica (já me aventurei no ramo) e tenho uma picasso 05 automática. Quando quente a redução para 1a. apresente um forte tranco.

Estou querendo trocar o óleo pois realmente parece que o problema é o óleo quente (perde viscosidade e assim o câmbio da tranco).

Pensei até em usar o DEXRON III mineral mesmo, mas dai trocar ele a cada 20mkm ou 30mkm. Para substituir o Mobil tem vários, mas realmente precisa ser sintético?

No marea do meu pai (2.4 automatico - cambio do vectr) usamos o dexron III (trocamos com 80mkm e já esta com 140mkm) e esta perfeito.

Ai fica a questão, colocar um dexron III e trocar a cada 30mkm ou usar um mobil (ou similiar) e trocar a cada 60mkm.

Concordo 100% que este papo de óleo vitalicio não existe. Sinceramente até em cambio manual é bom trocar.
[/quote]

:D Prezado mlhz,

tenho hoje a quase certeza de que o fluido dos câmbios AL4 não passa de um bom DEXRON III - G, conforme já discorri anteriormente.

Neste caso, o TEXACO Texamatic 7045e serviria como uma luva para os nossos câmbios. É mineral,mas tem alto índice de viscosidade (192) e ponto de fulgor até elevado para um óleo convencional, mas duvido que em uma transmissão cujo trocador de calor é ridículo, sobreviva mais do que 10.000 kms... :65322:

Tenho de enxergar mais à frente, eis que há características físico - químicas nos fluidos que os diferenciam em efeitos quando aplicados às transmissões automáticas. Assim, o que é bom em um câmbio de Vectra, o Aisin AW 50-40, pode ser péssimo em um AL4.

A primeira observação que tenho a fazer é a seguinte: nossos Citroen trabalham com temperaturas que o óleo mineral de uma caixa Aisin, como a do meu saudoso Vectra Next Edition, jamais conhecerá, o que faz uma diferença enorme. Óleos minerais, quando submetidos a calor extremo, desnaturam muito rapidamente e isto já desaconselharia o uso de óleo DEXRON III barato, como um Lubrax OH49TDX, no AL4.

Vejamos um vídeo simples e que mostra a fragilidade de óleos minerais quando expostos a calor extremo neste link: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=_3GKXz-qSqI" target="_blank">óleo mineral versus óleo sintético (teste simples)</a>

Por isso a minha insistência no uso de óleos melhores e mais resistentes à oxidação/desnaturação, o que nos leva necessariamente a compostos com bom percentual de formulados sintéticos pelo menos. O uso de óleos minerais pode, a curto prazo, transformar a transmissão em um monte de borra imprestável e isto é o que eu definitivamente não quero que aconteça com os carros dos amigos deste fórum... :868677:

Quanto ao Esquerdo, aconselho o meu amigo a levar o Citroen C4 Pallas na "Cambiotec", que é uma oficina que fica próxima à rodoviária de NIterói, na rua Barão do Amazonas. Explique ao gerente como você quer que seja feito o procedimento e não deixe que a coisa seja feita da forma como os caras acharem melhor.

E vamos que vamos!

Aos niteroienses, já cheguei em Niterói para as festas de final de ano.

Estou em Icaraí, perto de todos os amigos que moram na cidade. Tô pensando em ir, no dia 30/12, tomar umas cervejas no antigo bar "Albamar", na esquina da Moreira César.

Quem puder ir, acho que seria uma boa. Seria, aliás, uma ótima oportunidade para eu, o rgdl e o Esquerdo nos conhecermos do jeito que realmente interessa (Brahma ou chopp da Brahma!!!). Penso que o papo vai fluir muito bem... :465974:

Desde já, desejo a todos um excelente final de ano e que Deus os abençõe todos, de maneira que cheguem salvos e em segurança aos destinos que escolherem levar vossas famílias. Que Deus proteja a todos nós e aos nossos carros nas estradas deste país imenso que é o Brasil e que só tenhamos motivos para sorrir neste ano vindouro.

Um abraço enorme aos amigos que fiz neste espaço e aos que ainda farei,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#33

Mensagem por mlhz » Sáb Dez 29, 2012 5:50 pm

Xamã

pois é fico na duvida com relação ao óleo, obviamente um sintético aguenta bem mais temperatura.

Agora com relação a borra, fique tranquilo que isso não acontece pois a borra se dá devido ao contato do óleo com a gasolina.

Agora eu tenho como experiencia que conta mais a viscosidade do óleo do que a procedência dele.

Tomando com exemplo óleos de motores, um 15w50 mineral e outro sintético, a única diferença é a durabilidade, ou seja um sintético comporta rodar por 7500km e um mineral por 5mkm.

O óleo do cambio tem a mesma caracteristica. Mas com certeza o dexron 3 mineral vai durar menos que um dex3 sintético.

Pelo que li na internet o dexron 3 é o mais moderno, o que varia é a procedência. Mineral ou sintético.

E com certeza precisa trocar o óleo sim, este papo de eterno nao existe.

Também estou na praia curtindo um ano novo bacana.

Abraço aos amigos do Citroen club!




Acabei de ver o video. Bacana mas ali esta a mais de 300 graus e não foi a formação da borra que ocorreu e sim foi óleo queimado. Borra fica tipo uma graxa.

Seria bacana um teste em condições reais. Ali na panela perde um pouco a função.

Mas veja não discordo que o sintético é melhor.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#34

Mensagem por Xamã » Dom Dez 30, 2012 12:51 pm

[quote name='mlhz' date='Dec 29 2012, 05:50 PM' post='19957']
Xamã

pois é fico na duvida com relação ao óleo, obviamente um sintético aguenta bem mais temperatura.

Agora com relação a borra, fique tranquilo que isso não acontece pois a borra se dá devido ao contato do óleo com a gasolina.

Agora eu tenho como experiencia que conta mais a viscosidade do óleo do que a procedência dele.

Tomando com exemplo óleos de motores, um 15w50 mineral e outro sintético, a única diferença é a durabilidade, ou seja um sintético comporta rodar por 7500km e um mineral por 5mkm.

O óleo do cambio tem a mesma caracteristica. Mas com certeza o dexron 3 mineral vai durar menos que um dex3 sintético.

Pelo que li na internet o dexron 3 é o mais moderno, o que varia é a procedência. Mineral ou sintético.

E com certeza precisa trocar o óleo sim, este papo de eterno nao existe.

Também estou na praia curtindo um ano novo bacana.

Abraço aos amigos do Citroen club!
Acabei de ver o video. Bacana mas ali esta a mais de 300 graus e não foi a formação da borra que ocorreu e sim foi óleo queimado. Borra fica tipo uma graxa.

Seria bacana um teste em condições reais. Ali na panela perde um pouco a função.

Mas veja não discordo que o sintético é melhor.
[/quote]

:D Prezado mlhz,

a afirmação de que só há borra por conta do contato do óleo com combustível é absolutamente errada, mas é mais comum de acontecer do que se pensa. Ora, borra é óleo oxidado, desnaturado quimicamente, que se adere/deposita às paredes internas de uma máquina sim. Sua formação passa por fases distintas. E há vários fatores que podem levar à formação da borra e não apenas o contato com combustível de má qualidade, como foi mencionado.

A borra, tipo graxa, que o amigo mencionou é uma variação das formas como o fenômeno pode se apresentar, e representa um estágio ainda considerado inicial da formação da borra que, com o tempo e o calor, endurece, se solidifica, e começa a se desprender sob a forma de um pó preto... :65322:

E uma das formas pela qual a borra aparece é exatamente a que é mostrada no vídeo, no qual em momento algum o óleo aparece "queimando", conforme foi dito. O teste é simples, mas tem a ver com a realidade sim. Óbvio que não se trata da maneira mais correta de fazer as afirmações, eis que um ensaio em laboratório, com uso de viscosímetro e termômetros, seria o mais adequado.

O que foi mostrado no vídeo é, em síntese, o que acontece quando um óleo permanece tempo demais em contato com paredes quentes de um motor e não suporta tal calor. E uma das razões pelas quais o óleo permanece mais tempo do que o necessário dentro das partes mais quentes de um motor é a própria escolha errada da viscosidade do lubrificante.

O que estou querendo dizer ao amigo é que quanto mais fluido um óleo é, mais rapidamente o mesmo circulará pelos canais internos de lubrificação de um motor, menos tempo ficará em contato com as paredes quentes da máquina e, isto, fará com que a troca de calor na região do cárter (função exotérmica do lubrificante) seja mais intensa e contínua, diminuindo as chances de superaquecimento do óleo, que foi o que vimos na panela que tinha lubrificante mineral em seu interior.

Assim, se o lubrificante superaquecer e desnaturar dentro do teu câmbio automático, pode vir a ocasionar depósitos nas paredes internas e nas peças móveis da transmissão sim.

Quanto às formas de classificação do fluido das caixas automáticas, a denominação "DEXRON" está em desuso e já foi abandonada pela General Motors faz alguns anos, existindo hoje diversos tipos de fluidos, mas principalmente os com carga V e VI de aditivos, que equipam as novas transmissões automáticas da empresa norte - americana. No caso das transmissões AL4, há um fluido que foi indicado aqui, por exemplo, fabricado pela Z - Lub, que usa carga VI de aditivos e é denominado simplesmente de ATF - VI, representando o que há de mais moderno em termos de óleo.

Mas isto é papo para depois do ano novo! Tudo de bom para o amigo e um feliz 2013 a todos!!! :D

Um abraço enorme a todos,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#35

Mensagem por mlhz » Seg Dez 31, 2012 12:29 pm

xamã.

veja o cambio al4 trabalha com temperaturas entre 58 e 68 graus (pelo verificado pelo aparelho no injeção que lê o cambio).

Assim o teste a 300 graus é completamente infundado. Claro óleo a 300 graus oxida, ferve, forma borra (apesar que sempre entendi que a borra se dá com a mistura do óleo com a gasolina)...

Estava vendo o site da Castrol e veja que tanto no oleo mineral quanto o sintético mantém a viscosidade próxima a 40 ou a 100 graus. Outra questão: estando eles habilitados a trabalhar com temperaturas de até 100 graus, estando eles a 70 estaria perfeito.

Assim a troca se deve basicamente pelo desgaste natural de atrito, mas não pode temperatura.

E ai fica aquela pergunta (ou questionamento) que fiz no começo: um sintético suporta até 60mkm e um mineral até 30mkm?

Abaixo um link com detalhes do desmonte do cambio:

<a href="http://www.scribd.com/doc/13915310/AL4- ... ild-manual" target="_blank">http://www.scribd.com/doc/13915310/AL4- ... -manual</a>

Feliz 2013 amigo! Juntos faremos nossos citroens melhores!
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#36

Mensagem por mlhz » Seg Dez 31, 2012 1:01 pm

xamã

mais uma pesquisa, da uma olhada no indice de viscosidade do Mobil vs Castro TQ A (o mineral).

Viscosidade a 40 graus - 37,2 (Mobil) - 41,60 (Castrol)
Viscodidade a 100 graus - 7,4 (M) - 7,9 ©
Indice de viscosidade - 168 (M) - 164 ©

Fontes:

<a href="http://www.mobil.com/Russia-English/Lub ... 71141.aspx" target="_blank">http://www.mobil.com/Russia-English/Lub ... 41.aspx</a>

<a href="http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... o_A_DT.pdf" target="_blank">http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... _DT.pdf</a>


Observando os Motul temos (sintético vs mineral):

40 graus - 36,2 (Sintético) - 34,1 (Mineral)
100 graus - 7,6 (S) - 7,2 (M)
Viscosidade - 185 (S) - 182 (M)

Fontes:

<a href="http://www.motul.com/system/product_des ... 1335542544" target="_blank">http://www.motul.com/system/product_des ... 5542544</a>

<a href="http://www.motul.com/system/product_des ... 1327936112" target="_blank">http://www.motul.com/system/product_des ... 7936112</a>

Vale a pena dar uma olhada no Oleo ATF da castrol que é 100% sintético, os indíces dele são semelhantes ao do Motul. (link: <a href="http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... ATF_DT.pdf)" target="_blank">http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... ATF_DT.pdf)</a>

Agora olhando este números, estou achando que este Mobil é um sintético com característica de DEXRON III mineral (como você já disse anteriormente). E tanto o motul (mineral e sintético), quanto o castro (mineral e o sintético) podem ser utilizados.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#37

Mensagem por mlhz » Sex Jan 04, 2013 4:04 pm

Seguem os relatos da minha troca de óleo do cambio:

<a href="index.php?showtopic=866&st=160" target="_blank">index.php?showtopic=866&st=160</a>

usei o oleo mobil mesmo por uma questão de valores e durabilidade, uma vez que o motul 100% sintético custa mais de 100 reais, e o mineral da castro custa R$ 45 o litro, mas dura menos km.

De qualquer forma, posso dizer que vale muito a pena trocar o oleo do cambio.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#38

Mensagem por Xamã » Ter Jan 15, 2013 12:35 pm

[quote name='mlhz' date='Jan 4 2013, 04:04 PM' post='20000']
Seguem os relatos da minha troca de óleo do cambio:

<a href="index.php?showtopic=866&st=160" target="_blank">index.php?showtopic=866&st=160</a>

usei o oleo mobil mesmo por uma questão de valores e durabilidade, uma vez que o motul 100% sintético custa mais de 100 reais, e o mineral da castro custa R$ 45 o litro, mas dura menos km.

De qualquer forma, posso dizer que vale muito a pena trocar o oleo do cambio.
[/quote]

:D Prezado Mlhz,

por R$ 45,00, o litro, a Z - Lub está vendendo o ATF - VI deles, que é 100% sintético e dura bem mais que o Mobil mineral, sem esquecer que há menção expressa de que o ATF - VI atende às especificações Mobil LT 71141 e Citroen.

Ou seja, ainda considero mais aconselhável o uso de um sintético nas AL4, que em trânsito pesado, passam fácil dos 100º C... :65322:

Mas vamos que vamos! Me explica qual foi o óleo que o amigo usou na AL4 da "nave".

Qual foi o Mobil utilizado? É DEX III?

Como está o comportamento do câmbio? Zerou o contador?

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#39

Mensagem por rgdl » Ter Jan 15, 2013 1:02 pm

Oi Xamã, ainda não troquei o óleo do meu cambio.

Acabou que a uma das mangueiras da direção hidráulica furou quando vi já era tarde. Por ter ficado muito tempo com pouco óleo acabou dando consequência na DH e tive que mandar reparar também.

Some-se a isso o fato de ter estoura do o coxim inferior também, resultado a grana que tinha reservado para comprar o óleo tive que usar para resolver esses dois problemas.

Mas me conta aonde vc consegue esse óleo da z-lub a R$ 45,00? Aqui no RJ não acho dele e já mandei um e-mail para o pessoal da Z-Lub e até agora nada de resposta.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#40

Mensagem por Xamã » Ter Jan 15, 2013 1:29 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 15 2013, 01:02 PM' post='20090']
Oi Xamã, ainda não troquei o óleo do meu cambio.

Acabou que a uma das mangueiras da direção hidráulica furou quando vi já era tarde. Por ter ficado muito tempo com pouco óleo acabou dando consequência na DH e tive que mandar reparar também.

Some-se a isso o fato de ter estoura do o coxim inferior também, resultado a grana que tinha reservado para comprar o óleo tive que usar para resolver esses dois problemas.

Mas me conta aonde vc consegue esse óleo da z-lub a R$ 45,00? Aqui no RJ não acho dele e já mandei um e-mail para o pessoal da Z-Lub e até agora nada de resposta.
[/quote]

:D Prezadíssimo Rgdl,

manda e-mail para zas-car@hotmail.com, solicitando contato com o Sr. Zema.

Solicite a aquisição de 01 (uma) ou 02 (duas) caixas - a Z - Lub só vende por caixa, com 12 litros - do ATF - VI e solicite um desconto. O Sr. Zema, no ano passado, fazia o litro do ATF - VI a R$ 45,00, mais o valor do frete para o CEP da residência do adquirente. O preço inicial era de R$ 50,00, o litro, mas depois de uma boa "chorada", o preço ficou em R$ 45,00... :465974:

O cara é bom de papo e tem excelente nível no que concerne a óleos lubrificantes.

Explique os motivos da troca e pergunte o que o cara tem de bom a oferecer.

Acho que vai dar certo. Você vai conseguir trocar o óleo do câmbio, usando um produto top de linha e pagando menos do que pagaria acaso optasse por um Motul, por exemplo.

O produto, pelo que já lemos a respeito, parece muito bom.

Um abraço grande, meu amigo,
Xamã :lol:
Editado pela última vez por Xamã em Ter Jan 15, 2013 1:30 pm, em um total de 1 vez.
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#41

Mensagem por mlhz » Qui Jan 17, 2013 10:01 am

Xamã

Desculpa a demora na resposta, tava vendo o tópico no Picasso.

Então eu troquei pelo Mobil TF... (o recomendado); aqui em Curitiba eu achei apenas ele para cambio automático (da Mobil bem dizendo).

Fiquei meio assim com esta Z-Lub nunca ouvi falar da empresa, e conheço algumas marcas de óleo que não vale nem a embalagem. E a Mobil eu sei que pelo menos lá dentro tem o que é informado.

Sobre a Motul, o indice de viscosidade deles é alto demais (acima de 190) e o al4 exige que seja na casa de 160.

Retificando o que disse anteriormente: o motul não é indicado.

Sobre o contador, não falei nada com o mecânico sobre isso. Troquei 4 litros de óleo e boa.

O que eu senti do cambio: ficou mais suave, reduziu o apito em 4a. marcha, reduziu o tranco na redução para a 1a. marcha.

Sobre óleos novamente: tem mecânico falando em DEXRON 4 e 5; veja que eles não existem, a GM pulou de 3 para o 6 direto. E pior a GM não dá mais a certificaçaõ DEXRON para ninguém (apenas para o oleo deles obviamente). Ou seja, todos que se dizem dex3 na verdade não tem a comprovação. E a GM não abre para nignuém o que é o dex6, mas diz que ele suporta 400.000km (ou milhas não sei ao certo). Este MOBIL (indicado para os nossos carros) possui uma certificação da mercedes, e é utilizado nos cambios deles de 8 marchas e carros com mais de 300cv, não é um óleo ruim pelo contrário li que falam bem dele; além disso até a BMW usa este óleo (quer dizer, somente empresa conceituadas).

Apenas para constar: mandei email para castrol, texaco, ipiranga e shell perguntando qual o óleo recomendado; apenas a texaco respondeu dizendo que não tinha óleo para este cambio.

Vi no outro post que você comentou de um conhecido seu que usou o texamatic no al4 e que roda beleza. Ele tem coragem pois o texamatic senão me engano é dex2 e é bem antigo ele (tipo anos 70/80).
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#42

Mensagem por rgdl » Qui Jan 17, 2013 10:28 am

Mas mlhz o que o Xamã diz não é que o Mobil LT71141 seja um óleo ruim, o problema que ele nos chama a atenção é o fato do AL4 ter um sistema de refrigeração de óleo pífio e que pelo fato o LT71141 ser semissintético ele não resiste muito tempo no AL4, entende?

Dai a saga do Xamã na procura de um óleo sintético e mais resistente ao calor que o LT71141.

Se vc quer uma solução barata e melhor que o LT71141 é só usar o Renaultmatic D3 SYN que é o óleo usado pela Renault no cambio DP0. E só para lembrar DP0 é a designação Renault para o AL4.

O Renaultmatic é totalmente sintético, feito especificamente para o AL4 e custa em torno de R$ 55,00 nas Concessionárias Renault.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#43

Mensagem por mlhz » Qui Jan 17, 2013 10:50 am

rgdl

Eu vi o renaultmatic estava mais barato mesmo. Mas ele é DEX3 e não atende as mesmas especificações que o MOBIL (aquela da mercedes que falei antes).

Até bati uma foto dele.

A sim, ele é fabricado pela TOTAL.

Eu também acho que existem óleos melhores que o MOBIL, mas são bem mais caros e tem especificações diferentes (veja no caso os Motul) e as vezes até melhores. Mas dai fica caro demais.

TEntei colocar a foto do óleo aqui mas não to conseguindo (do oleo da renault que classifica como dex3).
Editado pela última vez por mlhz em Qui Jan 17, 2013 11:13 am, em um total de 1 vez.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2891
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 2
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#44

Mensagem por rgdl » Qui Jan 17, 2013 11:35 am

Cara, na boa, "no frigir dos ovos" o óleo só precisa atender as especificações para uso nas caixas AL4/DP0. Se atende pode ser usado na boa.

O fato dele ser Dexron 3 não é desvantagem. Salvo engano, o LT71141 também é Dexron 3.

Para mim o fato do Ranaultmatic ser 100% sintético é uma vantagem em relação ao LT.

Mas mudando de assunto, estava pesquisando na internet e achei esse tópico no fórum renaultclube <a href="http://forum.renaultclube.com/index.php ... novidades/" target="_blank">Caixa AL4/DP0: importantes novidades!</a>

Lá eles falam que a Renaul fez uma mudança no trocador de calor do cambio DP0, colocando um de maior capacidade.

Ai surge as seguintes perguntas:

1 - Será que a PSA adotou a mesma medida?
2 - Será que dá para adaptar esse trocador maior nos nossos câmbios?
Editado pela última vez por rgdl em Qui Jan 17, 2013 11:40 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#45

Mensagem por mlhz » Sex Jan 18, 2013 8:37 am

então também li sobre a troca do trocador de calor. Parece que foi para o DUSTER que fizeram isso.

Será que conseguimos uma foto deste trocador de calor?

Ou será que vale mais a pena colocar um radiador de óleo?
Editado pela última vez por mlhz em Sex Jan 18, 2013 8:44 am, em um total de 1 vez.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Responder