Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#481

Mensagem por giovane s » Qui Mar 21, 2019 11:18 am

Antonioraf escreveu:
giovane s escreveu:Valor baixo este do contador e mesmo assim já tinha trancos.
Na verdade o carro tinha somente usa hesitação entre a primeira e a segunda marcha (somente na passagem, não na redução). Não se tratava de um tranco forte ao patinação. Acredito que o baixo número do degradador de óleo se deve a trocas anteriores de fluído. O que posso dizer é que o carro está perfeito agora e vou fazer a troca parcial (3 lts) a cada ano.
O manual pede 4 litros, sai 3 entra 4 e coloca no nível.


giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#482

Mensagem por giovane s » Qua Mar 27, 2019 2:28 pm

leandrobastosbr escreveu:Acredito que uma solução para baixar a temperatura do AL4 seria instalar um radiador de óleo exclusivo do câmbio (o Focus trabalha assim, tem um radiador próprio). O problema seria adaptar um flange próprio para isso.
Acredito que a temperatura de trabalho deste câmbio seja mais alta que de outros carros, o problema é que com a diminuição da viscosidade os vazamentos internos causam trancos após longas viagens. Se a água do radiador trabalhasse mais fria ou o trocador de calor fosse maior ajudaria bastante.
leandrobastosbr escreveu: A questão é que o trocador de calor do AL4 serve também para aquecer o óleo na fase fria.
Tem uma válvula solenóide na tampa traseira que é acionada eletronicamente pelo módulo, deve ficar fechada até atingir aqueles 58°C da temperatura mínima para colocar o óleo no nível.
Antonioraf
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 3:26 pm
Nome: Antonio Araujo

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#483

Mensagem por Antonioraf » Sex Mar 29, 2019 11:55 am

giovane s escreveu:
Antonioraf escreveu:
giovane s escreveu:Valor baixo este do contador e mesmo assim já tinha trancos.
Na verdade o carro tinha somente usa hesitação entre a primeira e a segunda marcha (somente na passagem, não na redução). Não se tratava de um tranco forte ao patinação. Acredito que o baixo número do degradador de óleo se deve a trocas anteriores de fluído. O que posso dizer é que o carro está perfeito agora e vou fazer a troca parcial (3 lts) a cada ano.
O manual pede 4 litros, sai 3 entra 4 e coloca no nível.
Se faço isso, quando coloco no nível saem em torno de 1 litro. Assim, retiro 3 litros e insiro 3 litros.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#484

Mensagem por giovane s » Sex Mar 29, 2019 4:12 pm

Depende de quanto óleo sai.
Para min saiu 3,2l em uma das vezes, talvez tenha sido o tempo de drenagem mais longo.
JonatasAndrade
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jul 22, 2019 7:00 pm
Modelos Citroën: C3 Exclusive - Edição Louvre

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#485

Mensagem por JonatasAndrade » Seg Jul 22, 2019 7:14 pm

Pessoal, criei a conta exclusivamente para agradecer.

Preciso trocar o óleo do meu C3 e entrei aqui sabendo nada de câmbio. Muito obbrigado pelo material de excelente qualidade. :ok:

Agradecimento especial aos ilustríssimos Xamã, rgdl, munhoz e Miau.

Paz e saúde a todos, que as engrenagens do saber se mantenham em vocês girando sempre a todo vapor — opa, pera que já estamos na era da combustão, rsrs.
hernanicomh
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mai 01, 2017 5:30 pm
Modelos Citroën: c4 picasso 2011

Óleo lubrax pro câmbio AL4?

#486

Mensagem por hernanicomh » Dom Mai 03, 2020 5:39 pm

Minha c4 está com 70 mil km, resolvi trocar o óleo do câmbio preventivamente, fui numa empresa especializada que tem aquela máquina que suga o óleo e circula o óleo novo, ou seja troca praticante todo o óleo... Mas eu estava lá e pelo que vi colocaram óleo lubrax, não vi a especificação, vi que era vermelho. A pergunta é, existe algum óleo da lubrax pra esse câmbio?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Óleo lubrax pro câmbio AL4?

#487

Mensagem por Miau » Dom Mai 03, 2020 8:28 pm

Eu não concordo com tudo que é dito no video, principalmente em relação ao que se diz que não se troca o fluido.

Mas a recomendação dos atfs está correta.

Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Hasp
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Mai 03, 2020 10:02 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v 2011/2012

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#488

Mensagem por Hasp » Dom Mai 03, 2020 10:29 pm

Boa noite pessoal,

Comprei em dezembro meu C4 Picasso 2.0 2011/2012 e tenho gostado muito do carro, antes eu tinha uma Xsara Picasso 2009.

Tenho pesquisado bastante a respeito principalmente do câmbio automático, algo novo pra mim pois meus carros anteriores todos eram manuais, e vi em diversos lugares a recomendação de trocar o óleo da caixa no máximo aos 60.000 kms.

Meu carro atualmente está com 88500 kms e não sei se o dono anterior fez ou não essa troca alguma vez, apenas vi no manual que todas as revisões até 60.000 kms foram feitas em concessionária, mas nada além disso. Na minha mão eu troquei velas, filtros e óleo do motor até o momento.

Comecei a pesquisar algumas oficinas aqui em São Paulo (capital) e peguei alguns orçamentos:

- Automatik: R$1500,00 , usa 10L de óleo original, faz a substituição usando flushing, faz a reprogramação e os "adaptativos".
- Pradomatic: R$1300,00 , usa 9L de oleo Maxlife ATF/DVI/Mercon LV Synt e faz o flushing.
- Prontcar: R$750,00 , usa um óleo chamado "Tracktelf". Alguém já ouviu falar desse? Ele disse que tem a mesma especificação do original, porém com melhor qualidade. A troca creio que faça pelo modo convencional, não mencionou nada de flushing ao telefone.

O que vocês acham desses valores? E sobre as oficinas, aqui no fórum já li algo sobre a Prontcar mas nada sobre as outras. Se alguém conhecer outra que valha a pena checar eu agradeço.

Obrigado e um abraço!
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Óleo lubrax pro câmbio AL4?

#489

Mensagem por giovane s » Dom Mai 03, 2020 11:52 pm

hernanicomh escreveu:
Dom Mai 03, 2020 5:39 pm
Minha c4 está com 70 mil km, resolvi trocar o óleo do câmbio preventivamente, fui numa empresa especializada que tem aquela máquina que suga o óleo e circula o óleo novo, ou seja troca praticante todo o óleo... Mas eu estava lá e pelo que vi colocaram óleo lubrax, não vi a especificação, vi que era vermelho. A pergunta é, existe algum óleo da lubrax pra esse câmbio?
Cada câmbio tem um óleo específico.
O óleo original do câmbio AL4 é o LT da ESSO/MOBIL, não use óleos Dexron sem especificificação LT 71141.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#490

Mensagem por giovane s » Seg Mai 04, 2020 12:05 am

Comprei Xsara Picasso com 135 mil km e hoje tem 200 mil km, não use dexron VI, use Dexron III G ou H com especificação LT 71141.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Óleo lubrax pro câmbio AL4?

#491

Mensagem por rgdl » Qua Mai 06, 2020 4:24 pm

Desconheço qualquer óleo da Petrobras que atenda as especificações do Al4.

Para a linha leve o que se aproxima é o Lubrax ATF TDX que é um óleo com certificação Dexron III, porém por ser um óleo mineral ele não serve no AL4.
giovane s escreveu:
Dom Mai 03, 2020 11:52 pm
O óleo original do câmbio AL4 é o LT da ESSO/MOBIL, não use óleos Dexron sem especificificação LT 71141.
giovane não exatamente, LT 71141 não é uma especificação mas apenas o nome do óleo da Mobil e não é usado no mesmo cambio dos carros da Renault.

Só lembrando que o Al4 é um cambio desenvolvido por um consorcio formado pela Renault e pela PSA (dizem que envolvia a ZF também, mas que ela saiu do projeto) e a Renault não usa o LT71141 no seu cambio que ela dá o nome de DP0.

A Renaul usa o Renaultmatic D3 SYN da Elf/Total que na ficha técnica não tem especificação nenhuma além de ser recomendada para o AL4/DP0.

A verdade é a seguinte, ambos os óleos são óleos Dexron III de base sintética (semissintético no caso do LT e totalmente sintético no caso do Renaultmatic) sem maiores aperfeiçoamentos, caso contrário tudo estaria nas suas respectivas fichas técnicas.

É perfeitamente possível usar um óleo diferente desses desde que seja de base sintética e, no mínimo, Dexron III.

Eu uso o óleo da GM Dexron VI e o cambio está bem macio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#492

Mensagem por Miau » Qua Mai 06, 2020 6:51 pm

também uso o dexron VI sem problemas.. na verdade o meu cambio já estava com problema, e o uso desse fluido amenizou.. ainda preciso juntar uma verba, ferramentas e tempo pra baixar esse cambio e meter bala nele.. inclusive com troca do conversor.

outra dica é.. o dexron VI também funciona maravilhosamente bem na direção, que exige o dexron III.. assim como é perfeitamente possível usar um fluido de freio DOT superior ao especificado, nos freios é claro.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
brunoalvesramos
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Dez 29, 2020 2:27 pm

Re: Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#493

Mensagem por brunoalvesramos » Ter Dez 29, 2020 3:23 pm

Alguém sabe dizer se o Óleo PEAK ATF é bom para o cambio AL4?

Parece que ele é Dexron VI.

O preço desse óleo tá muito bom e tem várias oficinas no youtube usando esse óleo para o cambio AL4.

Adicionado após 1 minuto 18 segundos:
O preço tá muito bom.

https://www.altese.com.br/93252-altese-oleo-peak/p
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#494

Mensagem por giovane s » Ter Dez 29, 2020 3:40 pm

Tem as mesmas especificações do LT71141, porem com uma viscosidade um pouco menor.
falecomoalex
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Ago 02, 2021 3:53 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Re: Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

#495

Mensagem por falecomoalex » Seg Ago 02, 2021 4:00 pm

Achei maneiro a colocação do colega que é Eng. mecânico, salvo engano, que disse que a definição do fluido tem relação com o clima do local no globo terrestre em que o auto estará. Dessa forma, se o veículo não foi "adaptado" ao destino diverso, essa alteração/readequação do fluido fica com o usuário, como muitos estão fazendo, buscando safar o seu dinheiro aumentando a vida útil.

Digo isso porque eu usar meu C4 no RS ou SC, e usá-lo aqui no noroeste do PR, ou RJ, cujas temperaturas são muito discrepantes dentro da região geográfica sob o "mesmo manual". Isso montadora nenhuma vai personalizar. Não vale o custo.

Logo, a troca de experiência é enriquecedora nessa busca pelo ideal.

Tô lendo e vendo qual colocar na caixa do meu recém adquirido.
Responder