Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Olá pessoal.
O meu é um C3 picasso 2011 aut. Peguei com 40.000km e agora tá chegando aos 80. As manutenções até agora são somente as exigidas no manual do carro, ou seja, acreditando no óleo do cambio vitalício.
Considerando que minha caixa é a AT8 (já melhorada quanto ao arrefecimento e conversor de torque) preciso também fazer a troca periódica do óleo? Vocês acham que aos 80.000km eu já teria defeitos?
O comportamento continua exatamente o mesmo de quando eu adquiri o carro e, se dirigido com cuidado, não dá muitos trancos, porém, é meu primeiro carro automático e nunca dirigi outro.
Agradeço de antemão.
O meu é um C3 picasso 2011 aut. Peguei com 40.000km e agora tá chegando aos 80. As manutenções até agora são somente as exigidas no manual do carro, ou seja, acreditando no óleo do cambio vitalício.
Considerando que minha caixa é a AT8 (já melhorada quanto ao arrefecimento e conversor de torque) preciso também fazer a troca periódica do óleo? Vocês acham que aos 80.000km eu já teria defeitos?
O comportamento continua exatamente o mesmo de quando eu adquiri o carro e, se dirigido com cuidado, não dá muitos trancos, porém, é meu primeiro carro automático e nunca dirigi outro.
Agradeço de antemão.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Dê uma checada no óleo, se estiver até marrom escuro e sem cheiro de queimado, é só fazer a troca. Mas se estiver preto é recomendável abrir a transmissão, já deve ter coisa queimada lá dentro. O AL4 já foi um câmbio caro de mexer, hoje não é mais. Se você precisa tomar cuidado para não dar tranco, provavelmente já precisa fazer alguma coisa dentro da transmissão. Eu acredito que em 2011 ainda não havia saído o AT8
- Munhoz
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Acho que o que ele quis dizer com tomar cuidado para não dar tranco é movimentar o pedal do acelerador no momento exato da troca de marcha. Já aconteceu comigo, o câmbio vai fazer a troca e por conta do trânsito eu acelero ou tiro o pé e ele dá um tranquinho bem leve. Mas tem que ser no momento exato.. rs
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Valeu pessoal.
No Citroen Service indica AT8 quando eu entro com meu chassi.
E sobre o cuidado, é mais ou menos como o Munhoz falou, por exemplo, se eu estiver acelerando muito levemente de primeira, quando passa pra segunda o carro dá uma segurada, porém, se eu pisar um pouco mais no acelerador, a passagem de marcha acontece suavemente.
Vou checar o óleo pra ver como está.
No Citroen Service indica AT8 quando eu entro com meu chassi.
E sobre o cuidado, é mais ou menos como o Munhoz falou, por exemplo, se eu estiver acelerando muito levemente de primeira, quando passa pra segunda o carro dá uma segurada, porém, se eu pisar um pouco mais no acelerador, a passagem de marcha acontece suavemente.
Vou checar o óleo pra ver como está.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Pessoa Boa Noite
Nunca contribui com o fórum porém vai minha experiencia, após inúmeras pesquisas resolvi fazer a troca do óleo do meu cambio o mesmo nunca apresentou problemas e esta com 88K rodados, em minha cidade não encontrei nenhum tipo de óleo Dexron VI 100% sintético só o semi sintético em um concessionaria GM onde paguei 70 Temers o litro dai comprei 6 litros.
Drenei todo o oleo com a caixa quente nisso escorreu certa de 2,7 Litros de um óleo muito ralo e pretoooooo dai coloquei 3 Litros do Dexron 6 Semi sintetístico, diminui metade da degradação do óleo com o Lexia e os Auto Adaptativos, rodei 2 semanas fiz duas viagens em torno de 350Km em rodovia e uns 100Km na cidade. O Cambio esta uma beleza só demonstra pequenos trancos da 2 para a primeira que é uma coisa normal por que todos fazem isto.. Hoje drenei novamente o cambio e saiu os 3 litros fui e coloquei mais 3 litros e até agora não tenho o que reclamar do Dexron 6 da GM semi sintético.
Porém quando o $$ der vou comprar o 100% e fazer todo o processo mais isso vai ser só no fim do ano de 2017. Pois em 2017 vou rodas com o semi sintetístico fazendo as trocas em torno dos 30 mil Quilômetros por troca.
Nunca contribui com o fórum porém vai minha experiencia, após inúmeras pesquisas resolvi fazer a troca do óleo do meu cambio o mesmo nunca apresentou problemas e esta com 88K rodados, em minha cidade não encontrei nenhum tipo de óleo Dexron VI 100% sintético só o semi sintético em um concessionaria GM onde paguei 70 Temers o litro dai comprei 6 litros.
Drenei todo o oleo com a caixa quente nisso escorreu certa de 2,7 Litros de um óleo muito ralo e pretoooooo dai coloquei 3 Litros do Dexron 6 Semi sintetístico, diminui metade da degradação do óleo com o Lexia e os Auto Adaptativos, rodei 2 semanas fiz duas viagens em torno de 350Km em rodovia e uns 100Km na cidade. O Cambio esta uma beleza só demonstra pequenos trancos da 2 para a primeira que é uma coisa normal por que todos fazem isto.. Hoje drenei novamente o cambio e saiu os 3 litros fui e coloquei mais 3 litros e até agora não tenho o que reclamar do Dexron 6 da GM semi sintético.
Porém quando o $$ der vou comprar o 100% e fazer todo o processo mais isso vai ser só no fim do ano de 2017. Pois em 2017 vou rodas com o semi sintetístico fazendo as trocas em torno dos 30 mil Quilômetros por troca.
Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Bom dia, senhores.
Alguém sabe dizer como anda a máquina de flushing do Xamã? Meu AL4 tá dando tranco há algum tempo já.
É desanimador!
O caras tão cobrando 1400 só pra trocar os 3L de óleo.
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abraços.
Alguém sabe dizer como anda a máquina de flushing do Xamã? Meu AL4 tá dando tranco há algum tempo já.
É desanimador!
O caras tão cobrando 1400 só pra trocar os 3L de óleo.
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abraços.
- wendell.lopes-do-nascimento
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Olá pessoal bom dia!
desde já agradeço a oportunidade e o excelente espaço que temos para discussão.
meu C4 hatch começou a aparecer o erro de service e ficar em terceira marcha. Aparentemente um problema que está iniciando, devido ter acontecido umas 3 vezes em 20 dias. Passei um leitor de erro para celular, apontava um erro no cambio.
Bom, nunca me preocupei em trocar óleo do cambio AL4 devido acreditar no que a concessionária dizia, eles me falaram que não era necessário troca de óleo preventivamente, devido o óleo ser de LONG life.
o carro está com 78km e acredito que já passou da hora da trocar pelo que estou lendo.
Estou decidido a trocar, a minha dúvida é saber se troco apenas o óleo ou já substituo umas peças que podem estar com problemas.
Liguei para uma empresa, e me falaram que poderia trocar o óleo por completo (em torno de 7 litros), ou já aproveitar e trocar Solenoides e outras peças (não lembro nome) que podem apresentar fulga de pressão, que segundo o especialista ficaria em torno de 1.5 mil.
o que vcs aconselhariam? troco óleo e já aproveito para trocar essas peças ou apenas troco óleo?
óleo que pesquisei é o Febi 14738 (Bilstein) o que vcs acham? consegui por 70 reais o litro, aqui a especificação (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -pecas-_JM)
desde já agradeço e muito obrigado pelo auxilio.
desde já agradeço a oportunidade e o excelente espaço que temos para discussão.
meu C4 hatch começou a aparecer o erro de service e ficar em terceira marcha. Aparentemente um problema que está iniciando, devido ter acontecido umas 3 vezes em 20 dias. Passei um leitor de erro para celular, apontava um erro no cambio.
Bom, nunca me preocupei em trocar óleo do cambio AL4 devido acreditar no que a concessionária dizia, eles me falaram que não era necessário troca de óleo preventivamente, devido o óleo ser de LONG life.
o carro está com 78km e acredito que já passou da hora da trocar pelo que estou lendo.
Estou decidido a trocar, a minha dúvida é saber se troco apenas o óleo ou já substituo umas peças que podem estar com problemas.
Liguei para uma empresa, e me falaram que poderia trocar o óleo por completo (em torno de 7 litros), ou já aproveitar e trocar Solenoides e outras peças (não lembro nome) que podem apresentar fulga de pressão, que segundo o especialista ficaria em torno de 1.5 mil.
o que vcs aconselhariam? troco óleo e já aproveito para trocar essas peças ou apenas troco óleo?
óleo que pesquisei é o Febi 14738 (Bilstein) o que vcs acham? consegui por 70 reais o litro, aqui a especificação (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -pecas-_JM)
desde já agradeço e muito obrigado pelo auxilio.
- gjvialta
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Olá! Penso que deve ir de mobil ATF LT 71141, que é o indicado pelo fabricante do câmbio, se for apenas trocar o fluido. Se substituir o fluido totalmente, coisa que só é possível se abrir o câmbio, aí pode usar fluido similar. Atentar para as características principais, que são:
Viscosidade ASTM D 445
cSt @ 40 ºC 37,0
cSt @ 100 ºC 7,3
Índice de Viscosidade ASTM D 2270 168
Ponto de Fulgor (ºC) ASTM D 92 215
Ponto de Fluidez (ºC) ASTM D 97 -54
Usar fluidos com especificação diferente dessa, ou misturar fluidos lubrificantes, pode ocasionar a formação de polímeros, que sempre são prejudiciais, pois formam grânulos que vão agredir os componentes internos do câmbio, ou acelerar a formação de borras. A substituição do fluido deve passar por uma lavagem geral dos componentes internos do câmbio, conversor de torque, câmbio propriamente dito e placa de válvulas. Enfim não pode ficar vestígio algum do fluido anterior. Qualquer fluido substituto que possuir característica diferente poderá ocasionar problemas, por mais evoluído que o fluido possa ser.
Se for fazer limpeza total do câmbio existe um fluído sintético que pode ser recomendado: Pentosin Atf1, que possui especificações bem próximas do recomendado pelo fabricante do câmbio.
Quando são realizadas intervenções em câmbios desgastados, ou usados, não esquecer de acertar o contador de uso do óleo que deve ser feito através do lexia, ou diagbox, ou scaner que tenha conectividade total com o hardware da citroen. Mesmo na troca total do óleo, o contador não deve ser zerado. Por experiência, acrescentar 100 unidades para cada 10milkm rodados.
Exame visual de uma amostra do fluido do câmbio pode dar uma ideia das condições internas do câmbio. Óleo escuro, mas sem detritos, significa que o óleo está usado, mas não há muito desgaste dos componentes, cintas, buchas, etc. Nesse caso avaliar, com o carro em percurso trocando marchas, a pressão de trabalho nas eletroválvulas, que deve ficar entre 2,6 a 2,8 bar. Se estiver fora disso, haverá trancos nas mudanças de marchas. Trancos nas mudanças de marchas é que dão origem aos desgastes internos. O conversor torque não faz compensação nessas situações. Por isso quando começar tranco nas mudanças de marcha, deve ser feita uma verificação inicial: condição do fluido e a verificação da pressão de trabalho. Se a pressão de trabalho estiver na faixa mencionada o câmbio terá longa vida, pois o óleo trabalha tranquilo.
Se no exame visual for observado detritos, como sujeira que decanta, aí é recomendado que uma avaliação mais aprofundada seja feita no câmbio, pois se trocar o fluido somente, pode ser que o problema aumente e dinheiro jogado fora. Não há milagre. Em geral é isso.
Viscosidade ASTM D 445
cSt @ 40 ºC 37,0
cSt @ 100 ºC 7,3
Índice de Viscosidade ASTM D 2270 168
Ponto de Fulgor (ºC) ASTM D 92 215
Ponto de Fluidez (ºC) ASTM D 97 -54
Usar fluidos com especificação diferente dessa, ou misturar fluidos lubrificantes, pode ocasionar a formação de polímeros, que sempre são prejudiciais, pois formam grânulos que vão agredir os componentes internos do câmbio, ou acelerar a formação de borras. A substituição do fluido deve passar por uma lavagem geral dos componentes internos do câmbio, conversor de torque, câmbio propriamente dito e placa de válvulas. Enfim não pode ficar vestígio algum do fluido anterior. Qualquer fluido substituto que possuir característica diferente poderá ocasionar problemas, por mais evoluído que o fluido possa ser.
Se for fazer limpeza total do câmbio existe um fluído sintético que pode ser recomendado: Pentosin Atf1, que possui especificações bem próximas do recomendado pelo fabricante do câmbio.
Quando são realizadas intervenções em câmbios desgastados, ou usados, não esquecer de acertar o contador de uso do óleo que deve ser feito através do lexia, ou diagbox, ou scaner que tenha conectividade total com o hardware da citroen. Mesmo na troca total do óleo, o contador não deve ser zerado. Por experiência, acrescentar 100 unidades para cada 10milkm rodados.
Exame visual de uma amostra do fluido do câmbio pode dar uma ideia das condições internas do câmbio. Óleo escuro, mas sem detritos, significa que o óleo está usado, mas não há muito desgaste dos componentes, cintas, buchas, etc. Nesse caso avaliar, com o carro em percurso trocando marchas, a pressão de trabalho nas eletroválvulas, que deve ficar entre 2,6 a 2,8 bar. Se estiver fora disso, haverá trancos nas mudanças de marchas. Trancos nas mudanças de marchas é que dão origem aos desgastes internos. O conversor torque não faz compensação nessas situações. Por isso quando começar tranco nas mudanças de marcha, deve ser feita uma verificação inicial: condição do fluido e a verificação da pressão de trabalho. Se a pressão de trabalho estiver na faixa mencionada o câmbio terá longa vida, pois o óleo trabalha tranquilo.
Se no exame visual for observado detritos, como sujeira que decanta, aí é recomendado que uma avaliação mais aprofundada seja feita no câmbio, pois se trocar o fluido somente, pode ser que o problema aumente e dinheiro jogado fora. Não há milagre. Em geral é isso.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
dando uma pesquizada no mercadolivre encontrei o oleo Valvoline MaxLife ATF que segundo o vendedor atende o cambio al4. oleo 100% sintetico e tem um bom preço, o que me dizem ?
Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Boa tarde, senhores.
Volto nesse fórum depois de algum tempo.
Péssima escolha esse C4 Pallas. Além de desvalorizar 2x mais rápido que os carros normais, essa caixa AL4 é decepcionante. Assim como é decepcionante a postura da Citroen em relação aos erros mais do que conhecidos. Simplesmente não se pronunciam. Se calam!
Bom, desejo sorte (e dinheiro sobrando) pra quando der problema, porque vai dar, infelizmente.
Abraços.
Volto nesse fórum depois de algum tempo.
Péssima escolha esse C4 Pallas. Além de desvalorizar 2x mais rápido que os carros normais, essa caixa AL4 é decepcionante. Assim como é decepcionante a postura da Citroen em relação aos erros mais do que conhecidos. Simplesmente não se pronunciam. Se calam!
Bom, desejo sorte (e dinheiro sobrando) pra quando der problema, porque vai dar, infelizmente.
Abraços.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Bom dia senhores,
Alguém pode me dar um dica sobre um bom Oleo para o Cambio do Citroen C3 2008/09 1.6 16V Automatico? E qual quantidade preciso? Pois estou nesse dilema já que meu Mecanico havia me informado que precisaria de 4L e o mesmo viajou e procurei outro para realizar a troca e ele me pediu 3L, ai surgiu a duvida de quantos litro realmente preciso, e o preço tem variado bastante primcipalmente pela marca, sou sincero em dizer que até li um manual via internet mais não encontrei essa informação.
Desde já agradeço a atenção.
Alguém pode me dar um dica sobre um bom Oleo para o Cambio do Citroen C3 2008/09 1.6 16V Automatico? E qual quantidade preciso? Pois estou nesse dilema já que meu Mecanico havia me informado que precisaria de 4L e o mesmo viajou e procurei outro para realizar a troca e ele me pediu 3L, ai surgiu a duvida de quantos litro realmente preciso, e o preço tem variado bastante primcipalmente pela marca, sou sincero em dizer que até li um manual via internet mais não encontrei essa informação.
Desde já agradeço a atenção.
- gjvialta
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Olá!
Para um serviço bem executado, existe procedimento descrito aqui no fórum. São no mínimo 7 litros de fluido. Cuidado com o que vai colocar no lugar. Existe especificação adequada para o fluido. viewtopic.php?p=37874#p37874
Para um serviço bem executado, existe procedimento descrito aqui no fórum. São no mínimo 7 litros de fluido. Cuidado com o que vai colocar no lugar. Existe especificação adequada para o fluido. viewtopic.php?p=37874#p37874
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Bom dia
Meu nome é Sales e comprei um Xantia 2000 Automático
quero dar uma geral no meu câmbio eu mesmo, mas queria orientações , quero trocar o filtro e junta e o óleo.
Minhas perguntas são as seguintes,
1- Esses óleos para o câmbio automático AL4, o Motul Multi ATF, o Renaultmatic D3 Syn, o Z - Lub ATF - VI e o Z - Lub MTF, podem ser usados tranquilamente? E com que frequência faço a troca? Qual a quantidade devo comprar para a troca , incluindo uma possível "lavagem " interna?
2- Tenho algum conhecimento em mecânica e queria eu mesmo fazer , qual a sequencia da troca? O que devo atentar no procedimento?
3- Algum conselho a mais por parte de vocês?
Meu nome é Sales e comprei um Xantia 2000 Automático
quero dar uma geral no meu câmbio eu mesmo, mas queria orientações , quero trocar o filtro e junta e o óleo.
Minhas perguntas são as seguintes,
1- Esses óleos para o câmbio automático AL4, o Motul Multi ATF, o Renaultmatic D3 Syn, o Z - Lub ATF - VI e o Z - Lub MTF, podem ser usados tranquilamente? E com que frequência faço a troca? Qual a quantidade devo comprar para a troca , incluindo uma possível "lavagem " interna?
2- Tenho algum conhecimento em mecânica e queria eu mesmo fazer , qual a sequencia da troca? O que devo atentar no procedimento?
3- Algum conselho a mais por parte de vocês?
- gjvialta
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- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Prezado Salesabib,
Recomendo muita leitura a respeito, pois existem muitas teorias a respeito dos cuidados com este cambio.
O fluidos mencionados possuem especificações, que devem ser comparadas com o recomendado pelo fabricante, que é da Mobil. Pequenas diferenças na especificação, somadas com a idade e desgaste do cambio podem criar condições para defeitos e perda de controle de seu diagnóstico. Não recomendo mistura de fluido de cambio por motivos óbvios.
A "lavagem" do câmbio dificilmente pode ser considerada 100% a menos que ele seja desmontado por completo. Não existe equipamento capaz de fazê-lo com o câmbio montado.
Espero ter ajudado.
Recomendo muita leitura a respeito, pois existem muitas teorias a respeito dos cuidados com este cambio.
O fluidos mencionados possuem especificações, que devem ser comparadas com o recomendado pelo fabricante, que é da Mobil. Pequenas diferenças na especificação, somadas com a idade e desgaste do cambio podem criar condições para defeitos e perda de controle de seu diagnóstico. Não recomendo mistura de fluido de cambio por motivos óbvios.
A "lavagem" do câmbio dificilmente pode ser considerada 100% a menos que ele seja desmontado por completo. Não existe equipamento capaz de fazê-lo com o câmbio montado.
Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por gjvialta em Qui Ago 03, 2017 5:36 pm, em um total de 1 vez.
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4
Pessoal que efectuou a troca pelo dexron vi, como está o comportamento do câmbio?
Meu carro é um at8, está com 52.000 vou efetuar a troca pelo dexron vi preventivamente.
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Meu carro é um at8, está com 52.000 vou efetuar a troca pelo dexron vi preventivamente.
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