gnv C4 pallas, contra ou a favor?

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ioreh
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#1

Mensagem por ioreh » Qua Nov 03, 2010 5:11 pm

como estou comprando um C4 Pallas exclusive câmbio manual 07/08 e rodo em torno de 20000km por ano
e o carro é apenas gasolina, pensei em colocar um kit gás pois além do combustível tem a economia no ipva q passa a ter um desconto de 75%
minha dúvida é se afeta a revenda e se é prejudicial ao carro, nos aspectos motor e suspensão. além disto meu corretor disse q o seguro aumenta 40%! ..
aguardo opiniões
obrigado
abrçs


mobflex
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#2

Mensagem por mobflex » Ter Nov 09, 2010 4:14 pm

A favor, com ressalvas.

Toda conversão de veículo para GNV afeta o preço de venda, pois ainda existe muito preconceito nesta área. Quanto ao aumento no seguro, é factível, mas pese na balança quanto vai ecomonizar de IPVA e veja se vale a pena, considerando que vai economizar um bocado em combustível. Para instalar, dê uma olhada no meu site sobre este novo e revolucionário produto para veículos a GNV:

<a href="http://www.mobflex.com.br/mobflex-mix.html" target="_blank">http://www.mobflex.com.br/mobflex-mix.html</a>

Na hora de escolher sua convertedora, verifique no orçamento e exija que o modelo do redutor orçado seja colocado no orçamento e consulte nos fóruns se o equipamento é compatível com a potência de seu motor. Tem convertedora por aí colocando redutor de carro 1.0 em motor 2.0 para ganhar em preço, e esquece de qualidade.

Espero ter ajudado.
Cirdan
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#3

Mensagem por Cirdan » Ter Nov 09, 2010 5:53 pm

Compra um carro 1.6 amigo... vc vai matar o carro.

Abraços
ioreh
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#4

Mensagem por ioreh » Ter Nov 09, 2010 6:00 pm

já não estava muito animado a colocar o kit, depois q o primeiro orçamento ficou em 5800 reais realmente
não sei se vale a pena
abrçs e obrigado pelas respostas
adilson santa rosa
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#5

Mensagem por adilson santa rosa » Sáb Nov 13, 2010 3:55 pm

:angry2: o motor foi projetado para funcionar com gasolina,é o brasileiro q fais essas gambiarras, alcool,gas,flex,q tanto é q os carros flex precisa de injetar gasolina na primeira partida senão demora pra pegar[e quando pega] a minha opinião é fique original .
Cirdan
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#6

Mensagem por Cirdan » Ter Nov 16, 2010 11:32 pm

O Sistema Flex de fabrica não é uma gambiarra... principalmente hoje q até modelos importados já estão tendo essa tecnologia.

Mas GNV é sim uma adaptação, e como toda adaptação pode causar efeitos colaterais caso tenha algum problema.

Abraços
checov
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#7

Mensagem por checov » Sex Jan 21, 2011 5:07 am

Bom dia.

Infelizmente me deparei com mais um tópico recheado de mitos e medos gerados por pessoas que simplesmente desconhecem o tema.

Pessoal, desculpem-me, mas quem diz que "GNV é gambiarra", "GNV estraga motor", "GNV é seco e não 'lubrifica as válvulas'", "GNV esquenta muito o motor" e outras besteiras repetidas exaustivamente até o convencimento, está absolutamente e completamente enganado.

Primeiro, que GNV não é nenhuma gambiarra. Por isso que se chama "GNV", "Gás Natural Veicular", ou seja, é um combustível completamente projetado para carros comuns, motor ciclo otto, sem nenhum dano ao motor e nem ao veículo.

Segundo, "Gambiarra" é o que a grande maioria faz ao levar o carro a uma oficina boca-de-porco para instalar o kit. Mas não é só na instalação de GNV que existem gambiarras:

- tem a gambiarra de tuchar módulos amplificadores e boosters com sub-woofers no carro,
- tem gambiarra de trocar lâmpada de 55W por lâmpada de 100w sem preparar o circuito elétrico do carro,
- tem gambiarra de furar o painel pra colocar GPS,
- tem gambiarra de rebaixar cabeçote pra aumentar a compressão,
- tem gambiarra de ficar completando óleo ao invés de consertar o vazamento,
- tem gambiarra de abastecer o carro em posto baratinho (e recheado de solvente não identificado),
- tem gambiarra de reduzir odômetro pra vender o carro mais fácil (essa é clássica)...

gambiarreiros existem aos montes, não me venha falar que " instalar GNV é gambiarra", por que não é.

Pouco importa ao motor do carro qual o combustível você usa, desde é claro que seja um combustível e que este combustível produza resíduos que o motor possa "tratar", além da capacidade deste combustível de resistir à detonação. Por isso, o GNV é muito mais avançado que a gasolina e que o álcool, por duas características bem simples:

1 - O GNV tem a capacidade muito maior de resistir à detonação do que o álcool. Comparado à gasolina então, nem há o que falar!
2 - O GNV é gás, puro e simples. Não há absolutamente nenhum componente sólido no gás, o que promove o trabalho sempre limpo do motor. O GNV não deixa resíduos na câmara de combustão, por isso que carros a GNV, devidamente utilizados, possuem cabeçote limpo, sedes das válvulas sem borra e óleo do motor também sem borra.

O que se deve fazer é, no momento da instalação, fugir dos instaladores gambiarreiros, porque qualquer imbecil pode estragar seu carro. E, depois de instalado, a regra básica é não deixar a gasolina não utilizada envelhecer no seu tanque, porque gasolina tem validade, o que não passa de algumas semanas.

Existem sim muitos carros que vão parar na oficina, e daí o "mechânico" que não sabe patavinas de carro solta a pérola dele: "olha, o cabeçote tá cheio de borra por causa do GNV". Gente, pense um pouco: GNV é gás, não tem componentes sólidos, como raios ele pode deixar borra no cabeçote? O que ocorre é que, ao deixar a gasolina envelhecer no tanque, o proprietário acaba usando gasolina velha e fora da especificação, com componentes vencidos que não queimam e se acumulam nas válvulas. Não é o GNV, é a gasolina velha. Por isso, se o carro for a GNV, ou você deixa pouca gasolina no tanque (cerca de 1/4) e usa esta gasolina em até 1 mês, ou então enche o tanque e usa um pouco por dia, como por exemplo em subidas mais íngrimes. Outro motivo, quando o carro vai para a oficina e o mesmo "mechânico" põe a culpa no GNV porque o motor quebrou. Daí você vai ver a KM do carro, e ele tem 200, até 300 mil Km. Lembrem-se: normalmente o consumidor do GNV é quem roda MUITO. e é claro que carro que roda muito tem manutenção em tempo menor.

Aliás, por falar em subidas íngrimes, é certo e sabido que o GNV possui relação de explosão diferente da gasolina e do álcool, por isso o torque do motor fatalmente fica menor em cerca de 15%. Mas o GNV é um combustível voltado à economia e à menor poluição, e não ao grande torque. Se precisa de torque imediato, comute para gasolina, e depois retorne para o GNV. Fácil assim.

Eu uso GNV desde o meu terceiro carro, um Ford Escort 1998 Zetec 1.8. Comprei-o com 70000Km, instalei o kit com 75000Km e vendi o carro com 290000Km. A manutenção mais pesada que fiz foi uma limpeza no cabeçote, aos 250.000Km, porque já estava com as válvulas desbalanceadas e fora da especificação. Ficou R$1200,00, e deixou o motor novo!

Vendi o Escort e comprei um Ford Ka 2004. Coloquei o GNV também, sem problemas. Vendi o carro 2 anos depois porque ficou pequeno para mim, e peguei um Ford Focus, que também coloquei kit GNV. Vendi 1 ano depois porque a Citroën me ofereceu um Pallas 2008 zero km em uma ótima oportunidade. Rodei o Pallas até os 25.000Km na gasolina, com medo da garantia, mas me enchi e taquei o GNV. Hoje o Pallas está com 145.000Km, rodando todos os dias com GNV, e nada de problemas por causa do GNV. A manutenção mais pesada vou fazer agora, que é a troca do anel sincronizado e da engrenagem da quinta marcha, porque eu danifiquei ao deixar a alavanca arranhando a quinta durante uma modificação no meu rádio (deixei o carro ligado e encostei na alavanca, que ficou aranhando a quinta por uns 3 minutos). Motor? Absolutamente nada para fazer no motor. Aliás, de motor, troco o óleo e filtro a cada 10.000km, e todas as vezes desde os 40.000Km (depois que foi convertido para GNV) o óleo sai limpo, mostrando que o motor não tem sinais de borra.

Outra coisa: GNV não é "coisa de brasileiro", é simplesmente o combustível verde mais utilizado na Europa, onde os carros já saem com o kit de conversão da concessionária. Aqui na América do Sul os pioneiros do GNV foram os argentinos. Nos EUA e Canadá, a Honda tem o New Civic GNV, que simplesmente não usa nenhum outro combustível exceto GNV. É muito desolador alguém vir deturpar a informação com "achismos", ainda mais falando de forma pejorativa "isso é coisa de brasileiro".

Mais informação e menos pitaco é o que todos precisam.

Checov
Editado pela última vez por checov em Sex Jan 21, 2011 5:13 am, em um total de 1 vez.
mobflex
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#8

Mensagem por mobflex » Sex Jan 21, 2011 12:20 pm

Imagem
Assino embaixo. Só uma ressalva, que pode ser vista no teste da Gaspoint (http://gaspoint.com.br/gnv/quebra_mitos.asp) é que realmente há ums desgaste um pouco maior na sede das válvulas, mas nada que torne o uso do GNV desinteressante. Quanto à força do carro, o uso do MOBMIX ajuda a resolver esta questão, tornando desnecessária a mudança entre gasolina e GNV e o envelhecimento do combustível no tanque.

ass.

Marcelo.
Cirdan
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#9

Mensagem por Cirdan » Qui Jan 27, 2011 9:10 pm

Pra mim, tudo q não vem de fabrica é adaptação.

Essa é a realidade. E consigo gambiarra tudo q não foi desenvolvido originalmente para isso.

Ex: Colocar GNV num veiculo que não foi desenvolvido para tal pra mim é adaptação. Furar a lataria para prender o cilindro é gambiarra.

A mesma coisa considero com Som, Rodas, suspensão.
Alterar altura do veiculo, trocar as rodas por modelo maior, colocar som de forma irresponsavel.

Penso da seguinte forma: se fosse bom, vinha de fabrica.

Abraços
mobflex
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#10

Mensagem por mobflex » Qui Jan 27, 2011 10:49 pm

Não creio que o que está em questão é se é ou não uma adaptação, pois isto já é um fato. A questão é se há condição de funcionar ou não, pois este é o interesse comum, economia de fato, não só momentânea, mas economia global, sem surpresas posteriores. Equipamentos de baixa qualidade vão gerar resultados duvidosos e prejuízos futuros. Um kit bem adaptado vai prover economia, sem nenhum acontecimento posterior que ponha a perder tudo o que se economizou. Se eu posso economizar, mesmo que seja uma adaptação, não hesito. Chamar de gambiarra tudo com o que não simpatizamos é ser muito simplista, pois assim seria uma gambiarra fazer um segundo andar em uma casa que foi originalmente feita no térreo, mesmo que a estrutura suporte, ou colocar uma capota de fibra em uma caminhonete, ou colocar insulfilme nos vidros do carro, ou colocar um som da pesada no porta malas, ou colocar rodas maiores, e por ai vai. Todas estas "gambiarras" fazem parte do nosso dia-a-dia. Quem nunca ligou dois aparelhos em um T (benjamim). A tomada foi originalmente projetada para ligar um só aparelho, mas acabamos ligando dois ou três. Não seria melhor então chamar o eletricista para por outra tomada ?
Cirdan
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#11

Mensagem por Cirdan » Sex Jan 28, 2011 2:26 pm

Isso eu concordo com vc amigo.

Porem, como já falei. Qualquer coisa q altere a originalidade do veiculo, eu considero adaptação e não me familiarizo com isso.

Abraços
RAFAEL
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#12

Mensagem por RAFAEL » Sex Jan 28, 2011 3:28 pm

Boa tarde senhores,

O tópico está fugindo ao seu objetivo.

Os Usuários podem, todos, expressar sua opiniões, experiências e conhecimentos, entretanto, a falta de objetividade, além da simples defesa do ponto de vista de cada um, podem gerar confrontos desnecessários entre seus defensores, tornando o tópico inóquo para os demais frequentadores que não convivem com a questão, não possuem opinião formada, mas que se interessam pelo assunto, mesmo que a titulo de curiosidade.

Peço aos colegas, que transformem seus comentários em páginas que possam ser didaticamente digeridas por todos, afinal, eles poderão influenciar diretamente qualquer pessoa que acesse esta área; leigos, cultos, do ramo ou simplesmente curiosos.

O objetivo do Fórum é orientar, instruir, esclarecer, desmistificar e reconhecer.

Obrigado pela atenção.
Editado pela última vez por RAFAEL em Sex Fev 04, 2011 10:05 am, em um total de 1 vez.
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#13

Mensagem por checov » Qui Fev 03, 2011 9:42 pm

Sem querer botar mais lenha na fogueira, mas sinto a necessidade de MOSTRAR o que eu disse sobre GNV.

Meu C4 Pallas está agora com 147.500Km (em torno disso) e acabei de trocas as velas dele, que já tinham mais de 70.000Km. Estas velas rodaram totalmente com GNV.

Coloquei uma foto delas e o explicativo no tópico <a href="index.php?showtopic=843" target="_blank">Pallas: boas e ruins do sedã (o meu)</a>

Fora o preço da instalação do kit GNV, tudo é bom ao instalar o kit:
- Menor gasto com combustível;
- Maior durabilidade do motor;
- Redução a níveis nulos de emissões de gases tóxicos, contribuindo para o meio ambiente;
- O kit é um investimento, não um gasto. Os carros vêm e vão, o kit fica, se você quiser.

Talvez alguns se incomodem também com a redução do porta-malas. É claro que no Pallas isso não ocorreu, os cilindros de GNV instalados no fundo do porta-malas nem fizeram "cosquinha" na capacidade de carregar bagagem. Mas também, na boa: quantas vezes o proprietário anda com o porta-malas cheio? Talvez umas 5 vezes POR ANO? Todo o restante do ano, o porta-malas anda vazio. Quem não instala o GNV pensando no porta-malas, tem que se lembrar que está pagando para manter o porta-malas vazio. Para carros com porta-malas limitados, sugiro um Jetbag (bagageiro estilo Thule): é bonito, removível e carrega tudo o que se deseja para viajar.

Abraço.
Checov
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#14

Mensagem por Munhoz » Ter Abr 01, 2014 4:32 pm

Reportado:

Checov, boa noite!
Parabéns pela aula ministrada. Demonstrou ter profundo conhecimento a respeito do tema GNV. Sendo assim, gostaria de saber qual o kit GNV mais indicado para instalar em um C4 PALLAS GLX 2.0 16V e a convertedora capaz de realizar a instalação do kit?
Marcelo Medeiros
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#15

Mensagem por Marcelo Medeiros » Seg Abr 07, 2014 10:32 am

Checov, concordo com vc em tudo o que disse, tenho carro com GNV desde 2002.

Ja tive um
Honda civic 1999 (rodei 120mil km),
Caravan 1989 (250mil km),
Peugeot 306 2000 (150mil km),
CLIO 2006 (106mil km)

Agora tenho uma Zafira 2009 (ela esta com 187mil km e instalei com 20mil) e acabei de colocar no C4 2010 hatch que comprei (já rodei 1000 km).

Se computar todos os carros já rodei mais de 800mil km com GNV.

Como você mesmo disse quero revalidar que existem instaladores e curiosos.

Se for em uma convertedora de nível, não terá problema nenhum.

@Munhoz, quanto ao KIT, tem que ser o 5ª geração, eu só uso o BRC, sei que tem outras marcas (como landirenzo), mas só utilizei uma única vez em minha caravan, mas é outro sistema, pois ela era carburada.

Pode instalar que não vai se arrepender.

Fuja desses kits que não são 5ª geração, pois o rendimento do carro cai, a manutenção de cabos e velas tem qeu ser de 10 em 10mil kms para que ele funcione aceitavelmente, o desgaste das peças do carro são muito mais rápidas, como embreagem, caixa de marcha, etc. o acabamento não é a mesma coisa e vários outros motivos.

Para ter uma ideia, tive que fazer a troca das solenoides pois meu C4 tem o problema crônico dos automáticos, ele esta com 78mil km, já comprei com esse problema, mas a garantia do mecânico é de um ano ou 50000 km, falei que tinha intensão de colocar GNV, e ele falou que não daria mais a garantia, quando disse que seria o 5ª geração, ele disse "Então não tem problema, posso manter a garantia."

Eu instalei em Votorantim na EMI, custou R$ 3500,00 (à vista) pois optei por usar um cilindro restestado ao ínvez de um novo (que funciona perfeitamente igual).

Ando 140km por dia, pois moro em Sorocaba e trablho em Boituva, abasteço todos os dias e gasto em torno de R$ 18,00 (10,6 m³) aqui o m³ custa R$ 1,699.

Faça suas contas antes de colocar GNV eu gastava em torno de R$ 35,00 por dia usando alcool.

Uma dica, se tiver carro flex use sempre álcool com GNV e a cada dois tanques de álcool use um vidro de aditivo bardal para carros com GNV.

Se o carro for gasolina utilize a Premium da BR, pois ela não apodece tão fácil. Apesar de ser mais cara, vale a pena.

outra dica é instalar uma válvula de abastecimento na boca do tanque de abastecimento do combustível líquido, pois evita o abre fecha do capô e também possível morsas quanto frentista cisma em fecha o capô com a mão ao ínves de soltalo.

Espero ter ajudado a dismistificar o uso do GNV também.

Qualquer dúvida fique a vontade de perguntar...

Abrs
Marcelo Medeiros
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