C4 Cactus - Acesso a ECU via ELM-327 OBD2

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PU4ASL
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C4 Cactus - Acesso a ECU via ELM-327 OBD2

#1

Mensagem por PU4ASL » Seg Jan 08, 2024 9:02 pm

Resolvi hoje testar o meu Mini OBD2 Elm 327 antes usado no Chevrolet Agile 1.4, o resultado até que foi bom uma surpresa para mim porque eu imaginava que nem conectasse.
Inicialmente, abri o painel dos fusíveis localizado ao lado esquerdo do motorista, logo abaixo do volante, ali há uma tampa fixa por presilhas é só puxar primeiro a lateral esquerda da tampa de vagar que ela vai soltando.
Tirando a tampa, ao centro você verá o conector OBD fêmea do veículo, de cor Verde/Amarelo, ali é local onde as concessionárias conectam os computadores da oficina, para análise.

Após inserido o Mini OBD2 macho no conector fêmea do veículo, há 3 LEDs a serem observados:
    Vermelho - Indica que o módulo está alimentado pelo veículo
      Verde - Indica que há comunicação Bluetooth com a ECU
        Amarelo - Indica que há transferência de dados entre o celular ou PC e a ECU via OBD2

        Inicialmente nada vai acontecer, até você baixar alguns APPs para testes, uma vez baixados no celular, a visualização dos parâmetros e valores instrumentais dos diversos sensores do veículo poderão ser visualizados no seu Celular ou no PC, melhor ainda se pudessem ser vistos no Console de Midias do próprio veículo, mas não tive tempo de pesquisar isto.

        A primeira dificuldade que tive foi, PAREAR o MINI OBD2 com o Bluetooth do celular, alguns APPs são interativos e fazem o passo a passo automático, você só vai clicando no que conseguir entender (informações sobre o dispositivo e o carro) até conectar.

        Detalhe: para CONECTAR o sistema ao Bluetooth, o carro deve estar com o motor ligado, porque a ECU neste momento está com o barramento de dados de diagnóstico desativado e o Mini OBD fica aguardando dados.

        Uma vez motor ligado e OBD CONECTADO, vem a hora do quebra cabeça, alguns APPs vem em inglês, então devemos selecionar a linguagem, outros já vem em nosso idioma.

        Notei também que a maioria dos APPs vem habilitado somente para 2 ou três parâmetros da lista de mais de 90, na grande maioria das vezes estes APPs são pagos, então eles liberam só alguns que você pode escolher entre os 90 para testes e avaliações. Como eu desejava visualizar no momento o parâmetro de aquecimento do motor e do Radiador foram os que selecionei.

        Fiz testes em 4 APPs mas só me chamou a atenção mesmo 2 deles, um só libera 2 parâmetros mas escolhe a ECU automaticamente, a outra opção permite mostrar uma página com todos os parâmetros ativos mas sem visualização de instrumentos, ou seja eles vem bem limitados, pois exigem que você adquira a licença de uso para ter acesso à tudo.

        Em resumo: temos que testar vários APPs para ver quais fornecem mais recursos gratuitos que o outro, porém cheguei a conclusão que é melhor escolher um bom e pagar o valor dos pacotes oferecidos, alguns oferecem 3 meses, 1 ano ou acesso permanente e ilimitado, vai do custo e da posse do interessado.

        Para testar, baixei e utilizei 2 APPs:
        • >Primeiro
        EOBD Facile - OBD2 Car Scanner (da Klavkarr ) V 3.57.1002 atualizado em 21/12/2023
        >> Link 1
        • >Segundo
        Car Scanner ELM OBD2 (da Car Scanner Pro ) V 1.101.9
        >> Link 2


        Ao meu ver, muitos parâmetros básicos podem ser visualizados com estes Mini OBDs 327 porém, há parâmetros técnicos que eu nem entendo para que servem. No meu caso os 2 APPs selecionados liberaram os 2 valores que eu queria monitorar, embora eu não tenha conseguido criar aqueles medidores bonitos com ponteiros parecendo aqueles VUs de carros antigos, o interessante para mim eram os valores de temperatura que não conseguimos ver normalmente nos instrumentos do carro (Tela do console da Midia), mas como eu nunca tinha visualizado estes valores térmicos na eletrônica do próprio carro, o que era a minha curiosidade....me atendeu plenamente. Com isto pude observar que ao atingir mais de 90 graus a ventoinha do radiador entrava e a cor do parâmetro mudava, sinalizando que houve uma mudança de estado.
        O primeiro APP citado logo acima (da Klavkarr), sugere alguns modelos MINI OBDs que tecnicamente oferecem total acesso aos mais de 90 parâmetros para o C4 Cactus, vale a pena pesquisar os preços e postar aqui para nós.

        No mais, eu diria que é pesquisar os APPs disponíveis nas lojas de aplicativos, selecionar os melhores para o C4 Cactus e postar depois os resultados para que todos os colegas fiquem conhecendo e usem.
        Vale lembrar que não testei o apagamento de mensagens de falhas porque meu carro não tinha nenhuma, mas quando houver, eu tentarei fazer o apagamento com o meu Mini OBD 327.

        Há pessoal...um detalhe importante: com o módulo Mini OBD2 conectado ao conector OBD do carro, a tampa não fecha, não há espaço para isto, mas descobri que retirar o conector fêmea do painel é fácil e o módulo OBD2 pode ficar conectado e alojado por trás da tampa preso por uma fita ou um suporte que seja desenvolvido para ele pelos grandes cérebros que com certeza vão desenvolver para nós aqui depois. Eu soltei as 2 garrinhas do conector OBD fêmea do carro que fixam ele no chassis e deixei ele solto lá trás, quando preciso retirar, uso a mão e pego ele por tás da tampa, onde ficam os pedais, lá por baixo......assim fica protegido e camuflado e de fácil acesso, sem retirar a tampa.......só se perde a visualização dos LEDs do MINI OBD porque a tampa não permite a visualização, mas com o tempo resolveremos isto também.

        Espero ter ajudado.

        Abraço Pessoal

        Ademilton S.L. (PU4ASL)
        Módulo OBD utilizado nos testes
        Módulo OBD utilizado nos testes
        Conector OBD2
        Conector OBD2


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